ISCAP - DM- Informação Empresarial
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O Mestrado em Informação Empresarial (MIE) apresenta-se como uma formação inovadora na área da Ciência da Informação, em Portugal, formando diplomados aptos para exercerem funções de gestores de informação em contexto empresarial. No contexto atual, o MIE responde ao desafio de promover capacidades de empreendedorismo e inovação, formando diplomados com um perfil sincrético de várias áreas disciplinares, capazes de reconhecer a informação como um valor estratégico essencial à gestão das organizações empresariais. Estes diplomados estarão aptos para promover a optimização dos processos associados à criação e uso da informação, apoiando a performance da empresa. Considerando a informação como um elemento transversal em qualquer organização, o Mestrado em Informação Empresarial apresenta interesse para estudantes e profissionais de campos muito diversificados. Assim, destina-se a atuais ou a futuros profissionais das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Organizacional, da Gestão, da Assessoria e Secretariado, da Informática de Gestão, do Marketing e dos Recursos Humanos, entre outras.
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- A importância da informação aplicada ao empreendedorismo organizacionalPublication . Silva, Beatriz Santos da; Silva, Pedro Bruno Mendonça daEsta dissertação investiga o conceito de empreendedorismo organizacional e a sua aplicação prática em diversas organizações, abordando como estas promovem e integram práticas empreendedoras. A análise abrange cinco casos específicos. O estudo revela que a autonomia dos colaboradores, a gestão eficiente da informação, o uso estratégico da tecnologia e a criação de um ambiente propício à inovação são elementos essenciais para o sucesso das iniciativas empreendedoras. O Organização A e a Organização C destacam a importância da autonomia dos colaboradores, aplicando-a em equipes menores para maior flexibilidade e a Organização C valorizando-a em funções mais simples onde emergem ideias inovadoras. Organização B e D promovem uma mentalidade empreendedora em todos os níveis organizacionais, com a Organização B incentivando a criatividade e adaptação rápida, e a Organização D integrando a visão empreendedora à sua cultura organizacional. A Organização E adota uma abordagem de intraempreendedorismo, focando na proatividade e na utilização de metodologias inovadoras para atender às necessidades do município. Os desafios enfrentados, como a sobrecarga de informações, resistência à mudança e dificuldades na filtragem de dados, são abordados na dissertação. As práticas de comunicação e o uso de tecnologias avançadas para a gestão da informação também são discutidos, revelando a importância de uma abordagem bem-informada e adaptável. Este estudo sugere direções para pesquisas futuras, como investigações longitudinais e comparativas para uma compreensão mais aprofundada. A dissertação sublinha a importância de um ambiente organizacional que valorize a inovação e a expressão de ideias para a adaptabilidade e sustentabilidade das organizações.
- Aplicando inteligência nos dados do Sage 50C™ através do Power BI™Publication . Silva, Creudinei da; Silva, Luís António da Silva; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deThe culture focused on the use of data in the business environment has grown year after year, either because of the substantial increase in data generated through the various equipment and mobile devices, or because of the growing level of demand required by the market, which consequently demands greater precision of companies in getting to know their customers better and better and this consequently increases the competitiveness among the companies. Thus, we have large companies with their high investments in technologies and their growing commitment to developing new solutions that allow them to collect, process and use the largest possible volume of data, as they have already understood the importance of data in their routine. Proof of this, is that a large part of their decisions are making based on this data, which consequently reflects on their results. On the other hand, we have micro, small and medium-sized companies (SMEs) which, despite playing a fundamental role in the countries economy, generating wealth and employing a large proportion of active professionals, have still not been able to extract the best from their own data. It is in this scenario that this work is inserted, as a dedicated solution was developed to analyze the data generated by SMEs in Portugal, focusing on the sales departments of these companies. To develop this work, the Design Science Research (DSR) methodology and its activities were applied, which resulted in the development of an artifact, a term used in DSR, but in this work we will consider it as a "solution", capable of analyzing large volumes of data and provide insights that can serve as a basis for these companies when decision making. To reach this result, it was necessary to conduct interviews with specialists working in the sales area, who indicated the main information needed to assess sales performance in a company. Based on the answers obtained, a solution was developed that has several dashboards and after this development, it underwent an expert evaluation, who evaluated it in a positive way, recognizing that the developed solution will support managers in decision-making.
- As inovações tecnológicas em meio organizacional: impactos e benefíciosPublication . Ribeiro, Tiago Filipe Cardoso; Braga, Maria Inês PeixotoA inovação tecnológica tornou-se num fator de importância extrema para a sobrevivência das organizações, em especial na época altamente tecnológica em que vivemos. Por isso, é importante compreender em que medida as organizações podem utilizar os meios de inovação para não só favorecer os seus lucros mas também para melhorar a sua eficiência operacional, a sua capacidade de gestão da informação, as suas perspetivas para o futuro e o seu respeito e consideração pela sustentabilidade tecnológica a longo prazo. O principal objetivo desta dissertação é analisar em que medida as inovações tecnológicas afetam as organização. Assim, através da adoção da metodologia do estudo de caso, pretende-se compreender as opiniões e atitudes dos funcionários de médias e grandes empresas acerca de vários tipos de questões relacionadas com a compreensão da inovação tecnológica e o seu efeito no meio organizacional, a análise do quão importante é uma boa gestão de informação na melhoria da eficiência operacional das organizações e, por último, entender quão importante é a sustentabilidade tecnológica para os indivíduos e as organizações. Os resultados obtidos demonstram que os funcionários das organizações envolvidas no estudo e, por conseguinte, as suas organizações, valorizam e aplicam meios de inovação como forma de melhorar a qualidade dos seus serviços e produtos. Ainda assim, foram identificadas algumas áreas, nomeadamente na parte relativa à economia circular, a serem desenvolvidas, existindo pois espaço para melhoria, por parte das organizações, no que diz respeito ao tópico da inovação.
- Avaliação do sucesso da adoção de um portal académico numa Instituição do Ensino Superior: o caso da Secretaria OnlinePublication . Silva, Bárbara Manuela Vieira da; Rodrigues, Luís António da SilvaNos últimos anos, os Sistemas de Informação têm ganho especial importância para as organizações, na medida em que estes suportam muitas das suas principais atividades. Do mesmo modo, também a realização de diversas atividades nas Instituições de Ensino Superior está suportada por Sistemas de Informação, designados por Portais Académicos. Face à importância que os Sistemas de Informação operam nas organizações, a problemática da avaliação do seu sucesso tem suscitado a realização de diversos estudos, mostrando a necessidade dos Sistemas de Informação serem avaliados, de forma a que tragam maior eficácia para as organizações. Partindo desta problemática, o presente trabalho de investigação avalia o sucesso da adoção do Portal Académico do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a Secretaria Online, tendo por base o modelo proposto por DeLone e McLean em 2003. À data da realização do estudo, a Secretaria Online estava em vias de ser substituída por um novo portal, pelo que se entendeu importante avaliar o sucesso da adoção da Secretaria Online, de forma a ser possível no futuro comparar com o sucesso da adoção do novo Portal Académico – Domus. Para o efeito, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, através de uma metodologia quantitativa para recolha de dados e um teste de hipóteses do modelo para avaliar o sucesso da Secretaria Online. Para isso, analisaram-se os dados pela técnica de modelação de equações estruturais, de modo a testar 11 hipóteses, das quais 7 foram suportadas pelos dados, evidenciando que a qualidade da informação e a qualidade do serviço tem um impacto significativo no uso da Secretaria Online. Ao mesmo tempo, a qualidade da informação, a qualidade da Secretaria Online e a qualidade do serviço influenciam positivamente a satisfação do utilizador. Constatou-se ainda que a satisfação do utilizador influencia os benefícios.
- Benefícios da gestão do conhecimento nas empresas: estudo de caso Living ToursPublication . Soares, Mariana Azevedo; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraAtualmente, vive-se um cenário complexo no mercado de trabalho. As empresas procuram, progressivamente, por instrumentos capazes de envolver e motivar os colaboradores no trabalho. A gestão do conhecimento é caracterizada como uma forma de partilhar a exploração da informação nas empresas. A sua principal função é ajudar as empresas a evoluir no mercado de trabalho através da obtenção de novos clientes e do aumento do nível financeiro. Isto significa que a gestão do conhecimento poderá ser um dos instrumentos chave de que as empresas precisam. Neste trabalho, pretende-se perceber a relevância da gestão do conhecimento na empresa Living Tours, através de um estudo de caso com base numa abordagem qualitativa, quantitativa e exporatória, com base em dois métodos de recolha de dados, de modo a perceber o valor da gestão do conhecimento para a empresa. A empresa tem como objetivo criar itinerários turísticos entre Portugal e Espanha. O estudo permitiu validar as boas práticas identificadas no processo de revisão da literatura e enunciar um conjunto de atividades para potenciar a gestão de conhecimento na Living Tours. Inicialmente, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, tendo o propósito de analisar trabalhos de investigação que expliquem a importância e as diferentes formas de implementação de processos de gestão do Conhecimento nas empresas. A revisão foca--se nos conceitos: gestão, conhecimento e empresa que, através de uma investigação detalhada e necessária, possibilitou uma melhor perceção da investigação sobre quais os benefícios da gestão do conhecimento nas empresas. O processo de revisão da literatura permitiu extrair um conjunto de sugestões para a implementação da gestão do conhecimento, que poderiam ser aplicadas e validadas na empresa Living Tours.
- Características do profissional da informação: uma comparação entre Portugal e BrasilPublication . Oliveira, Dalbert MarquesNos dias de hoje, a informação gerada diariamente pelas organizações, tem o potencial de tornar-se um ativo organizacional importante e estratégico, mas nem toda a informação o chega a ser. É necessário um trabalho de gestão, o qual irá moldar a informação às necessidades das partes interessadas (stakeholders) da organização, para a realização das atividades e à promoção do desenvolvimento e/ou transformação organizacional. Este trabalho de gestão da informação caberá aos Profissionais da Informação, grupo profissional que apresenta um perfil multifacetado e uma conceituação abrangente. Para trabalhar a informação, o Profissional da Informação deve possuir um perfil composto por atributos, tais como os Conhecimentos, as Habilidades, as Competências e as Aptidões, doravante denominado Características. Os referidos termos são amplamente discutidos na literatura, quer em trabalhos académicos, quer em referenciais. Constata-se a existência de diferenças conceituais sobre o termo Profissional da Informação e sobre os termos relacionados as Características, principalmente quando se analisa trabalhos de autores de diferentes países e de diferentes correntes. A finalidade do presente trabalho é apresentar uma análise comparativa acerca do perfil do Profissional da Informação em Portugal e no Brasil. Para alcançar tal análise, rever-se-á os saberes relacionados ao Profissional da Informação, principalmente nos países investigados. Isso envolve investigar as profissões desempenhadas por este profissional em ambos os países, bem como as Características necessárias para que este possa executar as suas funções. Como resultado dessa análise, será apresentada um panorama comparativo entre as realidades portuguesa e brasileira, bem como um cenário sobre os Características consideradas mais importantes para estes profissionais.
- Uma caracterização de iniciativas de transformação digital nas organizaçõesPublication . Ribeiro, Ana Sofia Oliveira; Rodrigues, Luís António da SilvaNos últimos anos, tendo em conta a era digital e a sociedade cada vez mais tecnológica, deparamo-nos com um aumento nas exigências e perspetivas das organizações, no mercado cada vez mais competitivo em que se inserem. Assistimos cada vez mais à adoção de iniciativas de Transformação Digital, pelas organizações de quase todos os setores, que envolvem transformações nos produtos e processos, mudanças nas estruturas organizacionais e na forma como as organizações gerem os seus negócios. Desta forma, reconhecendo a importância e o papel da Transformação Digital nas organizações, o principal objetivo desta investigação é conhecer as tendências atuais e as melhores práticas de Transformação Digital nas organizações. Para o estudo formulou-se a seguinte questão “Como se caracterizam as iniciativas de Transformação Digital nas organizações?”. Assim, a estratégia de investigação adotada para o estudo foi o Survey, com o uso do questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise dos dados, tornou-se possível caracterizar a realidade das organizações portuguesas em relação às iniciativas de Transformação Digital que estão a ser implementadas. A análise dos dados permitiu identificar sete áreas/departamentos e sete stakeholders envolvidos nas iniciativas de Transformação Digital. Também foram identificados dez tipos de iniciativas, oito motivações, cinco estratégias e nove tecnologias adotadas pelas organizações. Além disso, foram reconhecidas treze práticas habilitadas pelas tecnologias, oito desafios e seis barreiras na implementação das iniciativas. Também foram identificados seis fatores críticos de sucesso e dez resultados alcançados com as iniciativas de Transformação Digital. Por fim, espera-se que esta investigação contríbua para uma caraterização das iniciativas de Transformação Digital das organizações e para a literatura no domínio da Transformação Digital.
- Ciência da Informação, Museologia e a Acessibilidade das Coleções na Rede de Museus de Vila Nova de FamalicãoPublication . Teixeira, Filipe José Capela Novais; Carvalho, Milena Carla Lima de; Martins, Susana Alexandra da CostaTendo como tema “Ciência da Informação, Museologia e a Acessibilidade das Coleções na Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão”, o projeto desenvolvido apresenta a oportunidade de compreender a relação entre a Ciência da Informação e a Museologia, considerando os Museus e o Património Cultural, bem como a acessibilidade às coleções dos museus na Rede de Museu de Vila Nova de Famalicão (RMVNF). Assumem-se as seguintes questões de investigação “De que forma é gerida a informação/documentação na RMVNF e como é apresentada ao público?”; “De que forma a RMVNF lidou com a pandemia derivada do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) e como é que nesse período se relacionou com o público?”. Os objetivos identificados foram: Identificar o software que é usado nos museus da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão e os respetivos instrumentos de acesso à coleção; Conhecer quais são os canais de informação e de que forma são usados, para a comunicação do seu acervo, ao público; Identificar quais as políticas de informação e tecnologia em vigor na rede e nas orientações sobre a acessibilidade e divulgação das coleções; Identificar quais foram as estratégias usadas para a continuidade da promoção, acessibilidade e a segurança das suas coleções. A metodologia enquadra-se numa abordagem aplicada e qualitativa, que recorre à revisão da literatura e ao uso de entrevistas. A investigação colocada em prática consiste numa investigação exploratório-descritiva. Concluída a análise e aprofundamento do tema, foi permitido compreender que a maior parte das unidades museólogicas que compõem a RMVNF utilizam o InPatrimonium como software. Concluiu-se ainda que os museus no período pandémico adotaram medidas que, com o fim da pandemia, foram abandonadas por alguns deles. Os museus que mantiveram as inovações forçadas pelo período pandémico, conseguem, atualmente, continuar a tirar proveito das mesmas.
- Cloud Computing e gestão de conhecimento em contexto organizacionalPublication . Araújo, André Romão Maia; Serrano, Anabela Prista SaraivaA constante evolução nas tecnologias de computação e nas telecomunicações tem tornado o acesso à internet mais fácil, mais amplo e mais rápido. A World Wide Web (WWW) tem-se tornado além de um espaço de divulgação de atividades, de produtos e serviços para as organizações, um espaço onde aplicações, soluções de computação, arquivo e comunicação encontram-se disponiveís em servidores, permitindo o acesso a estas por qualquer computador com ligação à internet a partir de qualquer parte. Num ambiente organizacional, as aplicações assumem um papel fundamental no seu funcionamento e organização, exigindo um constante e avultado investimento em recursos, sejam estes de hardware, em infraestruturas e/ou licenciamento. O surgimento dos serviços Cloud Computing, permitiu às organizações tornarem-se mais competitivas, mais eficientes e economicamente mais competitivas, deixando-se de preocupar com atualizações, instalação, upgrades de hardware que conduziam a custos elevados e a uma perda de eficiência, de forma a acompanhar a constante evolução técnologica. Com o aparecimento dos sistemas Cloud Computing verifica-se uma crescente adesão a estes serviços tornando-se uma realizadade cada vez mais presente, a de ter dados e aplicações disponiveis na Cloud, permitindo o fácil e rápido acesso aos mesmos. São variadas as vantagens da sua utilização, quer numa prespetiva organizacional, quer numa prespetiva pessoal, vantagens económicas, de elasticidade, escalibilidade e agilidade, na adoção destas tecnologias, apesar das vantagens existem tambem desvantagens como a fiabilidade ou dependência da rede, para referir apenas algumas. De forma semelhante, o conhecimento, tem vindo a ser reconhecido como um ativo de máxima importancia para as organizações, de forma que a gestão deste conhecimento tem assumido, cada vez mais, um papel fundamental para o optimo funcionamento das mesmas. A utilização de ferramentas e tecnologias que facilitem e fomentem esta gestão são fundamentais e imprescindíveis. Com este trabalho pretende-se percecionar o impacto da utilização de sistemas Cloud Computing na Gestão de Conhecimento nas equipas e se os seus utilizadores percecionam as vantagens e riscos inerentes à sua adoção e utilização
- Estágio: avaliações de impacto sobre proteção de dados e de segurança da informaçãoPublication . Jaques, Raúl Manuel do Novo Catarino; Rodrigues, Luís António da SilvaEm 2016, a União Europeia criou o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), com aplicação obrigatória em toda a União Europeia a partir de 25 de maio de 2018, tendo gerado um forte debate em torno da proteção de dados, em particular os dados pessoais. Ao se considerarem medidas impostas por lei como o Direito de Acesso, o Direito ao Apagamento de Dados e o Direito de Retificação dos dados pessoais, torna-se necessária a existência de mecanismos que assegurem a conformidade dos Sistemas de Informação (SI) perante tais imposições. De modo a assegurar que as organizações sigam as diretrizes do RGPD é encorajada a realização de Avaliações de Impacto sobre a Proteção de Dados de modo a serem visíveis as mudanças nas necessidades de segurança dos SI das organizações. No âmbito do Mestrado em Informação Empresarial foi realizado um estágio do qual resultou o presente relatório. O estágio foi realizado durante cerca de seis meses e meio, no edifício central da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., inserido na Divisão de Proteção de Dados e Gestão de Risco Empresarial. Tendo como foco a proteção dos dados pessoais usados nas atividades da organização foram definidos dois objetivos principais. Por um lado, analisar e avaliar as práticas e os mecanismos de segurança de cada SI utilizados dentro da organização e, por outro lado, verificar o nível de conformidade da implementação das diretrizes do RGPD. Durante este estágio foram avaliados oito SI, alguns interligados, mas todos com processos e finalidades diferentes, concluiu-se que, de uma forma geral, se verifica um aumento no nível de segurança dos SI, e que, apesar de serem necessárias alguns ajustes, também existe um elevado nível de conformidade quanto à aplicação das diretrizes do RGPD.