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Authors
Abstract(s)
The culture focused on the use of data in the business environment has grown year after
year, either because of the substantial increase in data generated through the various
equipment and mobile devices, or because of the growing level of demand required by
the market, which consequently demands greater precision of companies in getting to
know their customers better and better and this consequently increases the
competitiveness among the companies. Thus, we have large companies with their high
investments in technologies and their growing commitment to developing new solutions
that allow them to collect, process and use the largest possible volume of data, as they
have already understood the importance of data in their routine. Proof of this, is that a
large part of their decisions are making based on this data, which consequently reflects
on their results. On the other hand, we have micro, small and medium-sized companies
(SMEs) which, despite playing a fundamental role in the countries economy, generating
wealth and employing a large proportion of active professionals, have still not been able
to extract the best from their own data.
It is in this scenario that this work is inserted, as a dedicated solution was developed to
analyze the data generated by SMEs in Portugal, focusing on the sales departments of
these companies. To develop this work, the Design Science Research (DSR) methodology
and its activities were applied, which resulted in the development of an artifact, a term
used in DSR, but in this work we will consider it as a "solution", capable of analyzing
large volumes of data and provide insights that can serve as a basis for these companies
when decision making. To reach this result, it was necessary to conduct interviews with
specialists working in the sales area, who indicated the main information needed to assess
sales performance in a company. Based on the answers obtained, a solution was
developed that has several dashboards and after this development, it underwent an expert
evaluation, who evaluated it in a positive way, recognizing that the developed solution
will support managers in decision-making.
A cultura voltada para a utilização de dados no meio empresarial, tem crescido ano após ano, seja por conta do aumento substancial dos dados gerados através dos diversos equipamentos e dispositivos móveis, ou seja pelo crescente nível de exigência requerido pelo mercado, o que por consequência demanda maior precisão das empresas em conhecerem seus clientes cada vez melhor e isso amplia consequentemente a competitividade entre as empresas. Assim, temos as grandes empresas com os seus altos investimentos em tecnologias e o seu empenho cada vez maior em desenvolver novas soluções que permitam coletar, tratar e utilizar o maior volume de dados possíveis, pois já entenderam a importância dos dados em sua rotina. Prova disso, é que grande parte das suas decisões são tomadas com base nestes dados, o que consequentemente, reflete em seus resultados. Por outro lado, temos as micro, pequenas e médias empresas (PME) que, apesar de exercerem um papel fundamental na economia dos países, gerando riquezas e empregando grande parte dos profissionais ativos, ainda não têm conseguido extrair o melhor dos seus próprios dados. É neste cenário que este trabalho está inserido, pois desenvolveu-se uma solução dedicada para analisar os dados gerados pelas PME em Portugal, tendo como foco, o departamento de vendas destas empresas. Para desenvolver este trabalho, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) e suas atividades, o que resultou no desenvolvimento de um artefato, termo utilizado na DSR, porém neste trabalho o consideraremos como “solução”, capaz de analisar grandes volumes de dados e fornecer insights que poderão servir como base para estas empresas no momento da tomada de decisão. Para se chegar a este resultado, foi necessario realizar entrevistas com especialistas atuantes na área de vendas, os quais indicaram quais as principais informações necessárias para avaliar o desempenho das vendas em uma empresa. Com base nas respostas obtidas, foi desenvolvida uma solução que possui diversos dashboards e após este desenvolvimento a mesma passou por uma avaliação dos especialistas, os quais a avaliaram de forma positiva, reconhecendo que a solução desenvolvida dará suporte aos gestores na tomada de decisão.
A cultura voltada para a utilização de dados no meio empresarial, tem crescido ano após ano, seja por conta do aumento substancial dos dados gerados através dos diversos equipamentos e dispositivos móveis, ou seja pelo crescente nível de exigência requerido pelo mercado, o que por consequência demanda maior precisão das empresas em conhecerem seus clientes cada vez melhor e isso amplia consequentemente a competitividade entre as empresas. Assim, temos as grandes empresas com os seus altos investimentos em tecnologias e o seu empenho cada vez maior em desenvolver novas soluções que permitam coletar, tratar e utilizar o maior volume de dados possíveis, pois já entenderam a importância dos dados em sua rotina. Prova disso, é que grande parte das suas decisões são tomadas com base nestes dados, o que consequentemente, reflete em seus resultados. Por outro lado, temos as micro, pequenas e médias empresas (PME) que, apesar de exercerem um papel fundamental na economia dos países, gerando riquezas e empregando grande parte dos profissionais ativos, ainda não têm conseguido extrair o melhor dos seus próprios dados. É neste cenário que este trabalho está inserido, pois desenvolveu-se uma solução dedicada para analisar os dados gerados pelas PME em Portugal, tendo como foco, o departamento de vendas destas empresas. Para desenvolver este trabalho, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) e suas atividades, o que resultou no desenvolvimento de um artefato, termo utilizado na DSR, porém neste trabalho o consideraremos como “solução”, capaz de analisar grandes volumes de dados e fornecer insights que poderão servir como base para estas empresas no momento da tomada de decisão. Para se chegar a este resultado, foi necessario realizar entrevistas com especialistas atuantes na área de vendas, os quais indicaram quais as principais informações necessárias para avaliar o desempenho das vendas em uma empresa. Com base nas respostas obtidas, foi desenvolvida uma solução que possui diversos dashboards e após este desenvolvimento a mesma passou por uma avaliação dos especialistas, os quais a avaliaram de forma positiva, reconhecendo que a solução desenvolvida dará suporte aos gestores na tomada de decisão.
Description
Keywords
Business intelligence Business analytics Sage 50C™ Power BI™ Gestão de performance PME Management Design science research