Repository logo

REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

Recent Submissions

Implementação de centros de responsabilidade: um estudo aplicado ao setor de comércio e distribuição de peças e serviços para o setor automóvel
Publication . Martins, Filipa Carvalho Ribeiro Rodrigues; Vale, José António Fernandes Oliveira; Abrantes, Luís Manuel
O presente projeto apresenta, analisa e discute o processo de implementação de centros de responsabilidade como instrumento de controlo de gestão numa empresa do setor da distribuição de peças e serviços para o setor automóvel, com o objetivo de promover a descentralização da tomada de decisão e maximizar a eficiência organizacional. Inserido num contexto de investigação-ação, o estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa, privilegiando a recolha de dados através de entrevistas ao CEO da empresa, que assumiu igualmente o papel de orientador do projeto. Esta proximidade permitiu o conhecimento aprofundado da missão, visão e valores da organização, fundamentais para a adequação da solução proposta. O processo de implementação teve como objetivo criar centros de responsabilidade homogéneos, ajustados às necessidades dos colaboradores, às exigências dos clientes e à realidade económica dos diferentes estabelecimentos. Posteriormente, foi analisado o impacto desta implementação na melhoria dos resultados, dos processos e da eficiência global da organização. Os resultados obtidos evidenciam o potencial dos centros de responsabilidade para reforçar a supervisão, a responsabilização e a capacidade de resposta das unidades operacionais. O projeto permitiu ainda identificar oportunidades para desenvolvimento futuro, nomeadamente a introdução de mecanismos de avaliação de desempenho e a utilização dos centros de responsabilidade no cálculo da rentabilidade, apoiando decisões estratégicas de investimentos e desinvestimento e contribuindo para uma gestão da empresa mais informada e orientada para a criação de valor.
East Asian cultural industries: cultural exports and protectionism
Publication . Guedes, Filipa Marques; Cerqueira, Carina Raquel Oliveira
A presente dissertação examina a evolução das indústrias culturais nos países do Leste Asiático, focalizando o Japão, a China e a Coreia do Sul. Historicamente conhecidos pelas suas fortes medidas protecionistas, durante várias décadas o comércio com estes países era limitado e o acesso aos mesmos igualmente restrito. Somente durante os séculos XIX e XX, marcados pela troca no poder político, foram aplicadas medidas para a abertura destes países, incluindo a entrada em várias organizações mundiais, tal como a Organização Mundial do Comércio. Através de uma análise histórica comparativa, torna-se possível identificar os principais eventos que mudaram a trajetória destes países e a forma como os mesmos passaram a ser encarados pelas principais potências mundiais, incluindo a Restauração Meiji no Japão, as Guerras de Ópio na China e a crise financeira na Coreia do Sul. Todos estes acontecimentos históricos levaram à abertura das economias e consequente interesse, por parte dos países asiáticos, em obter sucesso mundialmente. A mudança de perspetiva levou a um investimento nas indústrias culturais, motivado pelo crescente sucesso das mesmas. Esta dissertação pretende elaborar um mapa histórico de forma a perceber o que influenciou a mudança de protecionismo para abertura e de que forma isso afetou a economia e cultura dos países do Leste Asiático. Analisando os diferentes produtos culturais exportados, é possível identificar os vários benefícios e consequências de uma política mais liberalizada.
People & experience (P&E) and intercultural competence (IC)as structural pillars for sustainable and innovative organisations
Publication . Oliveira, Erika de; Cerqueira, Carina Raquel Oliveira
Este relatório explora o People & Experience (P&E) e a Competência Intercultural (CI) como pilares essenciais do sucesso organizacional no ambiente empresarial globalizado e competitivo da atualidade. O P&E coloca o bem-estar, a motivação, o envolvimento e o desenvolvimento dos colaboradores no centro da estratégia organizacional, enquanto a CI equipa indivíduos e organizações da capacidade de colaborar eficazmente através de fronteiras culturais. Em conjunto, promovem um ambiente de trabalho sustentável, inclusivo e inovador, capaz de navegar num mercado em constante evolução. Na parte teórica deste relatório, analisaram-se modelos como a hierarquia das necessidades de Maslow, o modelo Job Demands–Resources e o guia Harvard Work Design for Health, que destacam a importância estrutural da motivação e do bem-estar dos colaboradores, bem como a forma como devem ser implementados numa organização. No que respeita à CI, a análise considera o processo e a pirâmide de Deardorff, a teoria da complexidade cognitiva de Arasaratnam e o modelo de Inteligência Cultural, todos eles sublinhando que a CI é uma competência desenvolvida de forma contínua através da reflexão e do apoio organizacional. Estes conceitos foram então analisados através do meu estágio na Cork Supply. Durante esta experiência, colaborei com o departamento de Comunicação Interna e de People & Experience, participando em tarefas como a criação de conteúdos, a gestão de newsletters, a atualização da intranet, o planeamento de eventos corporativos e o desenvolvimento de iniciativas para programas internos (We Care, Beyond Us, Taking Care of Tomorrow). Estas atividades vão ao encontro de muitos dos princípios discutidos na literatura. Os resultados sugerem que o P&E e a CI são iniciativas que colaboram positivamente e que permitem às organizações criar ambientes nos quais os colaboradores se sintam valorizados, motivados e conectados, ao mesmo tempo que fortalecem o seu empenho e a sua eficácia em contextos multiculturais.
Relatório final de estágio no Coliseu Porto Ageas
Publication . Rebelo, Eduardo Moreira; Pinto, Susana Mónica da Cruz
O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio curricular realizado no Coliseu Porto Ageas, no âmbito do Mestrado em Assessoria e Comunicação Digital. O estágio teve uma duração aproximada de cinco meses, durante os quais foi possível integrar o departamento de Comunicação da instituição, uma das salas de espetáculos mais emblemáticas do país. As atividades desenvolvidas centraram-se na criação e gestão de conteúdos para redes sociais, produção de materiais de comunicação institucional e apoio à assessoria de imprensa, tendo como objetivo reforçar a presença digital do Coliseu e consolidar a sua imagem enquanto referência cultural e artística nacional. Entre as principais tarefas realizadas, destaco a gestão e produção de conteúdos para o Instagram, Facebook e LinkedIn, a colaboração na criação de novos espaços digitais, nomeadamente a página do Serviço Educativo do Coliseu e a elaboração de press releases. Foram também desenvolvidas ações de cobertura de eventos culturais como o ciclo Mantras Coliseu, o Shortcutz no Ático e as Oficinas de Verão, promovendo uma comunicação mais próxima, dinâmica e alinhada com a estratégia institucional da organização. O estágio permitiu aprofundar o contacto com as práticas da assessoria de comunicação e gestão de imagem. A experiência contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências técnicas, criativas e analíticas, reforçando a importância da comunicação integrada na mediação entre instituições culturais e os seus públicos. O relatório conclui com uma reflexão crítica sobre o papel da comunicação estratégica no setor cultural, destacando-se os desafios e aprendizagens resultantes da experiência no Coliseu Porto Ageas, bem como o impacto desta vivência na consolidação das competências profissionais e na formação académica do estagiário.
Gestão administrativa e coordenação pedagógica na Do It Better - Centro de formação profissional de Vila Nova de Gaia e do Porto
Publication . Cântara, Eduarda de Sousa; Silva, Marlene Sofia Alves e
O presente relatório é fruto do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações – especialização em Gestão de Empresas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. O estágio realizou-se na organização Do It Better, nos Centros de Formação Profissional de Vila Nova de Gaia e do Porto, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025. O relatório teve como propósito desenvolver o enquadramento teórico e a descrição prática do trabalho realizado, centrado na Gestão Administrativa e na Coordenação Pedagógica de centros de formação. Estas áreas apresentam um papel importante para o funcionamento dos centros, desde as tarefas de planeamento, organização, acompanhamento e avaliação de ações formativas, a par, com a Gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. O trabalho realizado na instituição de estágio desde, as tarefas diárias de centro, a preparação e gestão de ações de formação e, o acompanhamento e relações interpessoais, permitiu explorar e aplicar várias ferramentas de apoio à Gestão das atividades administrativas e pedagógicas, desde os sistemas PHC, CRM, Moodle e 3CX. Este relatório retrata ainda a importância da Gestão Administrativa no suporte à qualidade pedagógica e à estabilidade organizacional, articulando a teoria com a prática, contribuindo para a consolidação de competências e para a preparação do futuro percurso profissional.