Repository logo

REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto's main goal is to provide all the scientific production of teachers, researchers and students of the Polytechnic Institute of Porto when possible in full text.The mission of the Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto comprises up between two factors of extreme importance, the availability of scientific information and the preservation of digital information."Key Market": to make available in free access all the scientific production of the Polytechnic Institute of Porto."Contribution": aid students, researchers, teachers and the general public in obtaining reliable scientific production."Distinction": commitment that each user meets their scientific needs.

Recent Submissions

Certificação da DESICOR como entidade formadora pela DGERT: da conceção do processo ao pedido de certificação no portal Certifica
Publication . Veríssimo, Ana da Conceição Roque; Martins, Dora Cristina Moreira
As pessoas são um ativo com forte impacto nos resultados de qualquer organização. Como tal, as práticas de gestão de recursos humanos constituem, hoje, um recurso estratégico e, em particular, a formação e desenvolvimento de colaboradores. Perante a identificação da necessidade de melhoria da atividade formativa na DESICOR, surge este trabalho de intervenção em Recursos Humanos. Foi seguida a metodologia de projeto de intervenção para atuar sobre uma lacuna aferida na DESICOR, empresa acolhedora do projeto de intervenção, ao nível da formação profissional dos colaboradores, que vem sendo assegurada por entidades externas. O diagnóstico realizado possibilitou identificar como potencialidade para a intervenção a elaboração pela DESICOR do processo para a certificação como entidade formadora pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), cumprindo os requisitos apresentados no Guia da Certificação de Entidades Formadoras: Sistema e Requisitos de Certificação - versão 1.17 (DGERT, 2017) e os critérios de preenchimento do formulário eletrónico do pedido de certificação no portal Certifica, no website da DGERT (www.dgert.pt). Seguiram-se o planeamento estratégico e o planeamento operacional da estratégia, ao que se sucedeu a fase da implementação do projeto, isto é, a execução da intervenção. Terminámos com a avaliação e a apresentação das medidas adotadas para verificar a concretização da finalidade enunciada. Os resultados da avaliação permitem concluir que o planeamento e a implementação do projeto foram eficazes, considerando-se alcançados os objetivos a que nos propusemos. Concretizou-se a finalidade do projeto com a validação pelo Corporate People & Culture Director da Empresa do Dossier completo do processo para a certificação da DESICOR como entidade formadora pela DGERT, que integra todo o processo da atividade formativa elaborado neste projeto de intervenção em consonância com os requisitos e critérios delimitados pelo organismo certificador, o que permitirá a submissão do pedido de certificação e o reconhecimento da Empresa como entidade formadora certificada.
A comunicação interna como aliada da Sustentabilidade organizacional: dois estudos de caso sobre a gestão de recursos humanos sustentável
Publication . Silva, Ana Rita Florentino; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Ferreira, Marisa Roriz
A sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa têm-se tornado preocupações centrais para as empresas, que cada vez mais reconhecem a necessidade de implementar práticas sustentáveis de gestão de recursos humanos (RH) no seu quotidiano. No entanto, para colocar em prática, é fundamental que as empresas comuniquem de forma clara e sejam coerentes no seu discurso. Este trabalho analisa o papel da comunicação interna na implementação de práticas sustentáveis de gestão de recursos humanos (RH). O objetivo é identificar boas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, mapear os canais de comunicação interna utilizados e avaliar como essas práticas são comunicadas nas organizações. Foram realizados dois estudos de caso, na Adidas Business Services e na Wipro, com recurso a uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental e entrevistas. Os resultados mostram que ambas as empresas implementam diversas práticas sustentáveis de gestão de RH e que as comunicam internamente. No entanto, a utilização de canais específicos de comunicação interna para esse fim ainda está em desenvolvimento. É evidente o compromisso das organizações com a sustentabilidade e o esforço para comunicá-la internamente. A dissertação aplica um modelo de análise baseado em três abordagens da comunicação da sustentabilidade -de, sobre e para, distinguindo entre a forma como se comunica e o propósito da comunicação. A aplicação deste modelo aos casos estudados revela-se inovadora, contribuindo para o desenvolvimento teórico e oferecendo uma ferramenta útil para a análise empírica da comunicação interna em contextos de sustentabilidade.
O Impacto do enoturismo na performance dos vinhos portugueses
Publication . Santos, Ana Beatriz Dias Amaral dos; Silva, Pedro Bruno Mendonça da
O setor vitivinícola português tem vindo a reforçar o enoturismo como uma ferramenta estratégica para a promoção e valorização dos seus produtos. Este estudo, intitulado "O impacto do enoturismo na performance dos vinhos portugueses", procurou responder à Questão de Investigação central: Quais são as perceções dos stakeholders do setor vitivinícola português sobre o impacto multidimensional do enoturismo na performance dos seus vinhos, e quais as dimensões mais relevantes desse impacto? A investigação foi suportada por um enquadramento teórico sobre os conceitos de enoturismo, marketing experiencial e comportamento do consumidor, e adotou uma metodologia quantitativa descritiva com um elemento qualitativo exploratório. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário a uma amostra de 237 stakeholders do setor (produtores, gestores, enólogos, consumidores e wine lovers). A combinação da análise de dados quantitativos (escala de Likert) com a análise de dados qualitativos (respostas abertas) permitiu uma compreensão holística do fenómeno. Os resultados revelaram uma perceção amplamente favorável entre os inquiridos sobre o impacto do enoturismo. Os dados quantitativos indicaram que o enoturismo contribui significativamente para a performance financeira (aumento das vendas, da lucratividade e do preço médio), para a performance de marca (reconhecimento, diferenciação e reputação) e para o aumento da perceção de valor do vinho por parte dos consumidores. A análise qualitativa complementou estes resultados, destacando a importância de fatores estratégicos, como o storytelling, a digitalização e a colaboração regional, na otimização do impacto desta atividade. Em conclusão, esta dissertação sugere que o enoturismo em Portugal é uma estratégia de marketing experiencial altamente eficaz. Ao criar um vínculo emocional e transformar a visita numa experiência memorável, o enoturismo potencia a performance global do vinho, aumentando o valor e a reputação da marca na perspetiva dos stakeholders nacionais.
Influência da tecnologia na contabilidade: passado, presente e futuro
Publication . Neto, Ana Isabel Ferreira; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Cepeda, Catarina Libório Morais
A profissão de contabilista enfrenta atualmente exigências tecnológicas sem precedentes. A evolução tecnológica tem transformado progressivamente o papel do contabilista e as suas metodologias de trabalho. Nesse contexto, levantam-se questões sobre o futuro da profissão e sobre se inovações como sistemas integrados ERP, Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial (IA) poderão vir a substituir contabilistas certificados e técnicos de contas nas tarefas rotineiras de menor valor acrescentado. O principal objetivo deste trabalho é analisar o impacto das inovações tecnológicas nas práticas e funções contabilísticas, com base na perspetiva de profissionais certificados sobre estas transformações e o futuro da profissão num cenário de avanço tecnológico. Os resultados indicam que a adoção de sistemas ERP avançados e ferramentas como RPA e IA tem alterado significativamente os processos de trabalho dos contabilistas. Os contabilistas passaram a dedicar-se a atividades de supervisão e controlo dos processos automatizados, bem como à validação dos resultados gerados pelas novas ferramentas, assumindo um papel analítico de maior valor acrescentado. Do ponto de vista académico, este trabalho contribui para preencher uma lacuna na literatura, analisando empiricamente a perspetiva dos profissionais acerca da evolução da profissão contabilística com o progresso tecnológico. Em particular, o estudo valida e complementa previsões teóricas sobre a evolução profissional, ao confrontar essas previsões com evidências empíricas.
Incoterms e as exportações portuguesas. Os exportadores portugueses estão aptos para escolher devidamente os Incoterms?
Publication . Moreira, Ana Catarina Baía; Lopes, Isabel Cristina da Silva
O objetivo fundamental deste estudo é avaliar se os exportadores portugueses, clientes da Garland Transport Solutions, estão devidamente instruídos e preparados para a escolha e utilização dos Incoterms, bem como perceber o seu nível de conhecimento e compreensão sobre a temática. A investigação inclui uma análise empírica junto de empresas portuguesas exportadoras, que, através da Garland, operam nos mercados extracomunitários do Reino Unido, Turquia e Suíça, procurando identificar tendências, lacunas de conhecimento e entender se os inquiridos estariam dispostos a obter uma formação sobre os Incoterms. Os resultados demonstram que, embora exista uma familiaridade generalizada com os Incoterms, nem todos os exportadores possuem o conhecimento técnico necessário para os aplicar corretamente, o que pode gerar riscos legais, logísticos e financeiros nas atividades comerciais das suas empresas. Este estudo contribui para uma melhor compreensão da importância da correta aplicação dos Incoterms no contexto das exportações, sugerindo a necessidade de formação específica nesta área para reforçar a competitividade das empresas portuguesas no comércio internacional.