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REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto's main goal is to provide all the scientific production of teachers, researchers and students of the Polytechnic Institute of Porto when possible in full text.The mission of the Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto comprises up between two factors of extreme importance, the availability of scientific information and the preservation of digital information."Key Market": to make available in free access all the scientific production of the Polytechnic Institute of Porto."Contribution": aid students, researchers, teachers and the general public in obtaining reliable scientific production."Distinction": commitment that each user meets their scientific needs.

Recent Submissions

Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suporte
Publication . Silva, Marta Santos da; Bessa, Rui
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
Construção da profissionalidade docente: aprendizagens de uma professora em formação no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico
Publication . Cerqueira, Mariana da Silva; Duarte, Pedro
O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular anual Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um dos elementos de avaliação da unidade curricular, assim como é um requisito formal obrigatório para a aceitação a prova pública e para a conclusão do segundo ciclo de estudos superiores. O relatório engloba uma dimensão reflexiva e descritiva, debruçando-se sobre o percurso da professora estagiária ao longo do ano de estágio curricular nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, espelhando os conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos construídos. O relatório contempla, ainda, uma dimensão investigativa com o desenvolvimento de um projeto de investigação realizado no 1.º CEB, centrado na questão "De que forma o trabalho pedagógico que promove a articulação curricular horizontal com a Educação Física pode facilitar o desenvolvimento de competências sociais em crianças do 1.º CEB?". Neste sentido, foram implementadas quatro sessões, em que se procurou fazer articulação curricular com foco em Educação Física de maneira a desenvolver, nos alunos, competências sociais como a interação entre pares e o respeito pelo outro, promovendo aprendizagens e contextos cooperativos. Este relatório reflete, não só o crescimento profissional da professora em formação, como também o compromisso com uma prática pedagógica intencional e centrada nos alunos.
Rumo ao horizonte da Educação: uma viagem transformadora
Publication . Ferreira, Maria José Barbosa Dias; Maia, Cristina Maria Ferreira da Costa Ribeiro
Este relatório resulta da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte fundamental do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo central deste documento é apresentar uma análise detalhada do percurso pedagógico da mestranda durante a sua prática pedagógica, enfatizando tanto os aspetos teóricos e legais que orientaram sua prática quanto as competências científicas, pedagógicas e didáticas aplicadas. A elaboração deste relatório evidencia como a formação académica da mestranda foi crucial para fundamentar e direcionar a sua atuação pedagógica. A formação teórica proporcionou uma base sólida para a aplicação de abordagens construtivistas, permitindo à mestranda implementar estratégias que não apenas refletiram o seu entendimento dos princípios educacionais, mas também se ajustaram às necessidades e contextos específicos das turmas com as quais trabalhou. A formação académica também foi fundamental para a criação de práticas de ensino que visavam uma melhoria contínua das aprendizagens dos alunos. A Prática de Ensino Supervisionada permitiu à mestranda experimentar e adaptar diferentes metodologias pedagógicas e recursos didáticos em dois ciclos distintos de ensino: o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta experiência diversificada foi enriquecedora, pois possibilitou a aplicação prática de conhecimentos teóricos e a personalização das estratégias pedagógicas de acordo com as características e necessidades das turmas. A interação com alunos de diferentes idades e contextos ofereceu uma visão ampla dos desafios e oportunidades presentes em cada ciclo de ensino. Além da prática pedagógica, o relatório incorpora uma componente investigativa significativa. Esta inclui um estudo empírico que avalia a eficácia das estratégias de ensino implementadas, analisando os erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas com base na categorização proposta por Newman (1983). A análise detalhada desses erros permite compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelos alunos e ajustar as abordagens pedagógicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O relatório não apenas documenta as experiências e os desafios encontrados durante a prática educativa supervisionada, mas também reflete sobre o impacto da prática pedagógica na formação profissional da mestranda. A Prática de Ensino Supervisionada é descrita como o ponto de partida para um percurso contínuo de desenvolvimento profissional, destacando a importância de práticas reflexivas e investigativas na formação do professor. A mestranda é incentivada a utilizar as experiências adquiridas para aprimorar a sua prática docente e contribuir para a formação integral dos alunos.
Entre sonhar e exercer: a viagem pelo aprender a ser
Publication . Rebelo, Maria Inês Teixeira; Maia, Cristina
O presente Relatório de Estágio documenta o percurso da mestranda no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um documento cujo principal objetivo se encontra relacionado com a reflexão sobre aspetos legais, teóricos, pedagógicos e didáticos inerentes à profissão docente, dando conta das aprendizagens realizadas e desafios superados ao longo do último ano de formação inicial da mestranda. Aclara-se, por isso, que o processo de colaboração e intervenção nos contextos educativos evidencia um crescente desenvolvimento profissional da professora em formação, sustentado numa progressiva construção da sua identidade docente. Esta surge ao serviço de uma Educação hodierna, de qualidade, pautada pelo reconhecimento das emoções do professor e do aluno e, principalmente, reflexiva, tendo em vista a melhoria das práticas pedagógicas. Este Relatório abarca, ainda, uma dimensão investigativa na qual se procurou indagar a relevância da abordagem emocional da área disciplinar de História e Geografia de Portugal no desenvolvimento da empatia histórica numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, suportada numa análise mista dos dados recolhidos através das narrativas dos alunos, da observação direta e do inquérito por questionário, tornou-se possível atestar o potencial da abordagem referida no desenvolvimento da empatia histórica, sendo, contudo, reconhecidas as limitações do estudo
Ensinar Aprender Humanizar
Publication . Carneiro, Raquel Cecília da Silva; Macedo, Ana Cristina Vasconcelos Pereira de
Num tempo marcado pela aceleração digital e pela lógica tecnocrática que atravessa a escola, torna-se imperativo devolver centralidade à dimensão humana da educação, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o sentido ético do ensinar. O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo, da Escola Superior de Educação do Porto, espelha um percurso de formação sustentado na reflexão e na experimentação pedagógica em contextos educativos distintos, mas complementares. Organizado em cinco grandes eixos — enquadramento profissional, intervenção nos contextos escolares, descrição das práticas, fundamentos metodológicos e análise de resultados — o relatório documenta experiências de ensino que cruzam literatura, ciência, história e cidadania. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se práticas de leitura simbólica e dramatização em torno da memória democrática, atividades interdisciplinares sobre os direitos humanos, a experimentação científica com base em textos literários e a dinamização de um clube de leitura como espaço de formação leitora e humana. Os resultados obtidos evidenciam que a leitura literária, quando mediada criticamente, permite interpelar o mundo e formar sujeitos mais conscientes e criativos. Este percurso formativo reafirma, assim, a importância de uma escola onde a imaginação, o conhecimento e a ética caminhem lado a lado, ao serviço de uma educação verdadeiramente transformadora.