Repository logo

REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto's main goal is to provide all the scientific production of teachers, researchers and students of the Polytechnic Institute of Porto when possible in full text.The mission of the Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto comprises up between two factors of extreme importance, the availability of scientific information and the preservation of digital information."Key Market": to make available in free access all the scientific production of the Polytechnic Institute of Porto."Contribution": aid students, researchers, teachers and the general public in obtaining reliable scientific production."Distinction": commitment that each user meets their scientific needs.

Recent Submissions

COVID-19 no Facebook: cobertura jornalística e envolvimento de audiências ativas, em Portugal
Publication . Azevedo, Joana Borges de Pinho Santos de; Oliveira, Luciana Gomes de
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica da literatura, sobre a cobertura jornalística em Portugal, e o envolvimento das audiências emergentes nestes meios. Para análise deste envolvimento recorremos à plataforma Facebook. Com o intuito de sumarizar os seus principais resultados e servir de base para investigações futuras foi, primeiramente, realizado uma recolha de mais de 30 000 notícias e categorizadas categoriamente, com o objetivo de comrpeender as expressões e o sentimento associados. Cumprindo com o objetivo proposto, foi elaborado um estudo quantitativo com o obejtivo de caracterizar o equadramento de que as notícias sobre COVID-19 tiveram nas fontes de recolha de dados, comparar sua evolução temporal da relevância jornalística e avaliar a resposta e o envolvimento das audiências ativas, nestas mesmas fontes face à COVID-19. Este estudo destinou-se a compreender o desenvolvimento do comportamento das pessoas, em três plataformas de comunicação social portuguesas, e a perceber quais os temas de maior preocupação as pessoas, ou os de menor relevância. Destaca-se a relevância desta temática para a compreensão do envolvimento das audiências emergentes nas redes sociais, particularmente na plataforma Facebook, especialmente em momentos de crise como foi dispultado através da pandemia mundia de COVID-19.
O impacto da implementação de um novo sistema de gestão de compras no Hotel Intercontinental Porto-Palácio das Cardosas
Publication . Fontes, Mariana Diogo; Melo, António; Fernandes, Joel
Este trabalho tem como tema a “O impacto da implementação do novo sistema de Gestão de Compras no Hotel Intercontinental Porto- Palácio das Cardosas” que surge com a necessidade do hotel de modificar o sistema antigo para um que seja mais prático, rápido e operacional, através de um sistema onde é possível gerir as compras, o inventário e realizar encomendas de todo o hotel, diminuindo a taxa de erro. O sistema de Compras, apesar de fazer parte do departamento financeiro do Hotel, é um serviço de enorme importância para todos as áreas do hotel e fulcral para o seu bom funcionamento. Objetivos: O tema da proposta de estágio tem como objetivo, em primeiro lugar, conhecer o departamento financeiro, em particular a articulação com o sistema de compras, e a sua ligação com as outras áreas do hotel. Em segundo lugar, conhecer como funciona o processo de compras nos diferentes departamentos, percebendo assim como se articula o processo interno da gestão de stock, desde o processo da encomenda, da receção das mercadorias, da conferência das faturas e do pagamento das mesmas. Em terceiro lugar, conhecer o novo sistema de compras a implementar e as principais mudanças significativas deste novo sistema. O último objetivo, é analisar o sistema de controlo que um novo sistema de gestão de compras implica. Metodologia: Durante o período de estágio a nossa investigação será conduzida através de uma abordagem qualitativa, uma vez que faremos entrevistas aos principais responsáveis pela implementação do novo sistema de Gestão de Compras, bem como utilizaremos a metodologia observação-participação na referida implementação, de forma que o nosso trabalho diário possa ajudar a cumprir os objetivos enumerados. Logo, teremos uma componente associativa entre todo o conhecimento teórico na área financeira e hoteleira lecionada e desenvolvida ao longo da formação académica com a componente prática a desenvolver no estágio. Assim, aplicaremos a metodologia observação-participação que constitui a abordagem principal de adaptação, integração e desenvolvimento pessoal. A implementação de um novo sistema de compras será uma boa oportunidade de aprimorar processos, aumentar a eficiência e fortalecer a colaboração entre diferentes áreas do hotel.
Gestão estratégica de vendas no setor hoteleiro: maximização de receitas
Publication . Vieira, Catarina Alexandra Bernardo Costa; Oliveira, Mónica
A maximização de receitas e gestão estratégica de vendas constituem pilares fundamentais para o sucesso no setor hoteleiro, caracterizado por um ambiente de elevada competitividade e pela necessidade constante de inovação. Este relatório de estagio focaliza-se no Hotel Es Princep, em Palma de Maiorca, com o objetivo de avaliar e otimizar práticas de gestão de vendas, direccionadas para o aumento do desempenho financeiro e a satisfação dos hóspedes. A investigação abrange uma analise aprofundada da segmentação de mercado, a eficácia de pacotes promocionais, e a implementação de técnicas de cross-selling e upselling, integradas em pontos estratégicos de contacto com o cliente, como forma de fortalecer a fidelização dos hóspedes e incrementar a receita. Este trabalho é o culminar de um estágio curricular de 840 horas, realizado entre outubro de 2024 e março de 2025 no Hotel Es Pn'ncep, um hotel de 5 estrelas do grupo Mon Hotels e membro da rede Leading Hotels of The World. Desenvolvido no departamento de receção, o estágio proporcionou uma experiência intensiva de 6 meses, permitindo uma análise detalhada das operações e interações com os hóspedes. Ao longo deste período, a observação direta das práticas de vendas e atendimento permitiu identificar as oportunidades de melhoria, que embasam as recomendações apresentadas neste relatório. Estas sugestões estratégicas visam não apenas aumentar as receitas, mas também fortalecer o posicionamento do hotel no mercado e elevar a qualidade da experiência dos hóspedes.
A importância crescente da área geoambiental em obras geotécnicas: acompanhamento de uma obra em Lisboa
Publication . RIBEIRO, ALÍCIA MARIANA NUNES; Chaminé, Helder Gil Iglésias de Oliveira
A presente dissertação, baseada num estágio curricular académico, foca-se na crescente importância da componente geoambiental nas obras geotécnicas. Explora ainda uma campanha de prospeção geotécnica e ambiental, realizada na Rua do Mirador, em Lisboa. De modo a obter o conhecimento necessário para a elaboração do presente trabalho, foi realizado um estágio na Mota-Engil Engenharia & Construção S.A. – Departamento de Geotecnia. Neste relatório é dada ênfase aos trabalhos efetuados em campo, descrevendo alguns métodos de prospeção mais utilizados, incluindo a prospeção mecânica, ensaios in situ e prospeção geofísica. Também é referida a informação relevante a incluir nos ensaios geoambientais, como a legislação e os tipos de ensaios, assim como a sua importância no estudo geológico-geotécnico. É analisada em maior detalhe a crescente importância ambiental na geotecnia, com recurso ao estudo das campanhas de prospeção realizadas entre os anos de 2020 a 2024 através da plataforma “GIS MEEC”, da Mota- Engil. O objetivo desta análise é avaliar a tendência da solicitação de componente geoambiental em obras geotécnicas, principais elementos analisados e quais os que demonstram maior excedência em relação aos valores de referência utilizados pela APA, em Portugal. Por último, é analisado um caso prático de uma campanha de prospeção geotécnica e ambiental, que menciona os trabalhos realizados, a metodologia utilizada e os resultados obtidos. Debatem-se os resultados dos ensaios in situ, nomeadamente a resistividade elétrica e os ensaios geoambientais, visando prevenir possíveis consequências da deficiente aplicação e interpretação de resultados.
Revisão e comparação dos modelos de planeamento da gestão da produção
Publication . TEIXEIRA, ÂNGELA FRANCISCA RIBEIRO; Ávila, Paulo António da Silva
Atualmente as empresas deparam-se com o problema de como aumentar a eficiência do sistema produtivo enquanto mitigam desperdícios e perdas. Para isso torna-se essencial definir qual o modelo de planeamento e controlo da produção a adotar para cada tipo de contexto produtivo uma vez que estes assumem um papel fundamental no equilíbrio da capacidade produtiva com a procura do mercado. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo apresentar o estudo exaustivo dos modelos de planeamento e controlo da produção com o intuito de responder às seguintes questões: Quais os modelos de planeamento e controlo da produção referenciados na literatura e o seu funcionamento? Os modelos de planeamento e controlo da produção têm diferentes enquadramentos no sistema produtivo? Que combinações de modelos (modelos mistos) já foram estudadas (implementadas ou simuladas) e comparadas? Após a revisão de literatura verificou-se que, os modelos de planeamento e controlo da produção mais estudados estão divididos segundo as suas abordagens, sendo considerados convencionais (push ou pull), como é o caso do MRP/MRPII, Modelos de Reposição de Stock, Kanban, CONWIP, DBR/OPT, ou híbridos, isto é, DDMRP, POLCA, WLC e COBACABANA, que serão analisados em detalhe. Tendo em conta esta análise, propôs-se uma framework aplicada aos modelos estudados e seguindo dimensões de classificação definidas com o intuito de auxiliar na comparação e na escolha adequada do modelo tendo em conta o contexto produtivo em causa e as suas necessidades. Assim, após o estudo dos diversos modelos foram identificadas as combinações de modelos que já tivessem sido implementadas, a partir de simulações, casos de estudo ou casos reais não documentados, como é o caso do Synchro MRP, Kanban com CONWIP (Hybrid Kanban/CONWIP), DBR/OPT com MRP, COBACABANA com POLCA e o DDMRP com o CONWIP, analisando as vantagens que resultam de cada combinação.