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REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto's main goal is to provide all the scientific production of teachers, researchers and students of the Polytechnic Institute of Porto when possible in full text.The mission of the Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto comprises up between two factors of extreme importance, the availability of scientific information and the preservation of digital information."Key Market": to make available in free access all the scientific production of the Polytechnic Institute of Porto."Contribution": aid students, researchers, teachers and the general public in obtaining reliable scientific production."Distinction": commitment that each user meets their scientific needs.

Recent Submissions

Product ideation in the age of artificial intelligence: insights on design process through shape coding social robots
Publication . Chakraborty, Shujoy; Loyens, Dirk; Aston, Jeremy
This research explores the impact of generative artificial intelligence (GenAI) on ideation and concept design of social robots capable of undertaking sustained long-duration human–robot interaction. The work reported here was developed between 2021 and 2024 through classroom teaching executed in four editions of 3-day project workshops involving 36 product design master students producing 27 concept design proposals in a European Higher Education Institute (HEI). The first two workshop editions used only classical methods utilising semantic moodboarding, sketching, virtual 3D modelling, and rendering. The last two editions employed mixed methods blending classical methods with computational methods using text-to-image and sketch-to-image GenAI tools, like Midjourney, DALL-E, and Vizcom. The findings suggest that using mixed methods, which co-creates by combining organic and synthetic creativity, enhances the concepts’ numeric quantity, although the concepts’ creative quality remains questionable. The advantage of the computationally enhanced mixed methods over the traditional classical methods is the greater potential to overcome creative blockages in novice designers with weak ideation skills. Increasing the volume of concept exploration increases the serendipitous probability of arriving at successful outcomes. This research is a case study of GenAI implementation in classroom teaching, highlighting its benefits and limitations for design courses in HEIs.
A equiparação a IPSS das cooperativas de solidariedade social: contributo para a clarificação do conceito jurídico
Santos, Frederico Botelho da Costa; Meira, Deolinda MAria Moreira Aparício
O presente estudo procura analisar e compreender, à luz do direito português, o conceito jurídico de equiparação a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mais precisamente no contexto das cooperativas de solidariedade social. Partindo de uma compreensão histórica sobre a solidariedade e passando pelo enquadramento legal e conceitual da figura jurídica de cooperativa de solidariedade social e do estatuto jurídico de IPSS, pretende-se justificar a extensão a esta figura jurídica, dos benefícios reservados às IPSS. Neste sentido, é dado especial enfoque à natureza distinta entre as cooperativas de solidariedade social e as IPSS que, apesar de, em certos casos, desenvolverem atividades materialmente semelhantes, estão sujeitas a dois regimes funcionais e orgânicos substancialmente distintos. A análise desenvolvida aborda igualmente a evolução legislativa, dos diplomas que regulam a atividade levada a cabo por estas entidades, bem como, daqueles que aprovam o regime de equiparação jurídica a IPSS, identificando as suas fragilidades na respetiva aplicação prática. Por fim, é apresentada uma proposta de alteração legislativa ao Decreto-Lei (DL) n.º 7/98 de 15 de janeiro e ao Estatuto das IPSS, no sentido de estabelecer uma realidade mais favorável e promotora do sustentável desenvolvimento destas entidades, bem como, de acomodar uma harmonização jurídica entre os diplomas que vise uma maior clareza normativa, segurança jurídica e valorização dos princípios orientadores do setor. A metodologia adotada assenta numa abordagem jurídico-dogmática, complementada por uma análise histórica das figuras em apreço. Conclui-se pela necessidade de um modelo legal que reconheça, respeite e promova a diversidade organizativa no setor da economia social, assegurando condições justas de acesso aos apoios estatais.
Mentoring: uma possibilidade para mobilidade social de indivíduos em comunidades de baixo rendimento
Barbosa, Christiane Souza de Macedo; Barros, Maria Teresa Morais Tavares de
O mentoring é uma estratégia, uma ferramenta de orientação e suporte, uma prática de desenvolvimento de pessoas. Atualmente observa-se um crescente interesse por programas de mentoring para fins de desenvolver habilidades/competências ao nível pessoal e profissional. Este estudo procurou encontrar motivos que justificam a prática do mentoring e perceber como o mentoring pode desenvolver habilidades/competências e técnicas pessoais e profissionais, que fomentem o empoderamento económico e financeiro em pessoas em situação de vulnerabilidade económico-financeira com vista a uma ascenção social, tendo por análise grupos de indivíduos provenientes de comunidades de baixo rendimento localizadas no Brasil, que serão analisados e explicados a partir das suas percepções e opiniões. Para a concretização desses objetivos, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica e uma investigação empírica usando uma metodologia qualitativa através da análise de entrevistas como instrumento de análise. A análise dos resultados foi feita com recurso à análise de conteúdo segundo Bardin (1977). Concluiu-se que a formação através do mentoring permite aos mentorados oriundos de comunidades de baixo rendimento adquirirem competências financeiras, sociais e de empreendedorismo que lhes facilitam obter melhores empregos de forma a poderem ascender a níveis sociais superiores. Como contribuição para a ciência pode-se referir que este estudo é pioneiro no relacionamento entre a aquisição de competências financeiras, sociais e de empreendedorismo através do mentoring e a possibilidade de ascenção social. Ao nível da comunidade da prática este estudo tem utilidade prática, nomeadamente ao nível da decisão de um eventual maior investimento em programas de mentoring que facilitem a ascenção social através da aquisição de competências conduzentes a uma melhor oferta profissional com um melhor rendimento. Ao nível de limitação podemos referir a dificuldade de generalização tendo em consideração de que se trata de uma análise qualitativa e exploratória que se realizou numa provincia do Brasil e cujos resultados podem não ser os mesmos noutras geografias. O número de entrevistas efetuadas também não permite considerar uma amostra grande. Foram propostos alguns estudos futuros tendo as conclusões deste por base.
A realização em Lá Pró Pé do Fim: a abordagem etnográfica no cinema documental
Publication . Inácio, Gonçalo Rui Mendes; Martins, Filipe
Este ensaio procura debruçar-se sobre as ferramentas e metodologias utilizadas no estudo da etnografia associada ao cinema documental e como estas podem ser usadas na realização de um filme que se aproxime ao máximo da realidade de uma comunidade a ser estudada, com atenção a todas as implicações éticas que possam daí existir. Para além disso, pretende-se averiguar como o subgénero etnográfico se manifestou na prática do cinema português na representação de comunidades de diferentes pontos do território, com especial ênfase na região do Algarve. Partindo do cruzamento de conceitos dos campos da Antropologia Visual, Sociologia e Etnografia, o objetivo passa por entender de que forma uma abordagem etnográfica pode moldar a construção da narrativa documental de determinado filme. Através da realização do filme Lá Pró Pé do Fim e da análise de outras referências filmográficas, explora-se como melhor aplicar técnicas e estratégias de envolvimento com o Outro representado para criar uma obra documental mais autêntica.
A sinergia entre a narrativa visual e a realidade aumentada
Publication . Medeiros, Ana Helena Rodrigues dos Santos e; Leite, Luís
Este projeto, de natureza prática, propõe a criação de um livro infantil que conjuga narrativa visual com Realidade Aumentada, com o objetivo de repensar a forma como crianças entre os 5 e os 8 anos se relacionam com os livros e interpretam narrativas. Num contexto cada vez mais digital, procura-se explorar novas formas de leitura que valorizem a interpretação visual, a criatividade e o envolvimento sensorial. Através de um livro de imagens sem texto, investigam-se possibilidades de interação que integrem animação, som e elementos multissensoriais simples, de modo a incentivar uma leitura ativa, acessível e intuitiva. O projeto procura adaptar-se a diferentes níveis de literacia e a diversos contextos culturais, promovendo o acesso à literatura para além dos modelos convencionais. Mais do que substituir o livro físico, a integração da Realidade Aumentada visa reforçar o seu potencial narrativo, propondo novas formas de imaginação, interpretação e leitura em conjunto.