ISCAP - DM- Informação Empresarial
Permanent URI for this collection
O Mestrado em Informação Empresarial (MIE) apresenta-se como uma formação inovadora na área da Ciência da Informação, em Portugal, formando diplomados aptos para exercerem funções de gestores de informação em contexto empresarial. No contexto atual, o MIE responde ao desafio de promover capacidades de empreendedorismo e inovação, formando diplomados com um perfil sincrético de várias áreas disciplinares, capazes de reconhecer a informação como um valor estratégico essencial à gestão das organizações empresariais. Estes diplomados estarão aptos para promover a optimização dos processos associados à criação e uso da informação, apoiando a performance da empresa. Considerando a informação como um elemento transversal em qualquer organização, o Mestrado em Informação Empresarial apresenta interesse para estudantes e profissionais de campos muito diversificados. Assim, destina-se a atuais ou a futuros profissionais das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Organizacional, da Gestão, da Assessoria e Secretariado, da Informática de Gestão, do Marketing e dos Recursos Humanos, entre outras.
Browse
Browsing ISCAP - DM- Informação Empresarial by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 43
Results Per Page
Sort Options
- A gestão da informação com foco na mobilidade, colaboração e segurançaPublication . Ribeiro, Fernando António de BastosA grande diversidade de dispositivos móveis e a crescente mobilidade dos utilizadores, num ambiente de trabalho colaborativo, coloca novos desafios para a gestão e segurança da informação. Este estudo analisa a forma como uma associação cultural implementou um sistema de gestão da informação baseado na nuvem. É descrita a problemática existente e a forma como a organização efetuou o levantamento de necessidades informacionais, definiu o plano de classificação e gestão da informação, instituiu um conjunto de regras e boas práticas a observar pelos colaboradores, implementou a plataforma colaborativa de gestão da informação na nuvem e conduziu a sua adoção pelos colaboradores. São detalhadas a funcionalidades oferecidas pela plataforma, a forma como os utilizadores foram formados na sua utilização e como essas funcionalidades foram assimiladas e integradas nas tarefas quotidianas desempenhadas pelos colaboradores. É feita uma análise crítica aos resultados da adoção do sistema de informação na perceção do valor da informação, nos processos de trabalho quotidianos, no trabalho colaborativo entre departamentos e com parceiros externos e no desempenho coletivo e individual.
- Um novo modelo de gestão documental para a Escola Superior de Saúde de Santa MariaPublication . Moreira, Hugo Miguel da Silva; Serrano, Anabela Prista SaraivaO estágio curricular desenvolvido no âmbito da conclusão do Mestrado em Informação Empresarial foi realizado na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, situada na cidade do Porto com a duração de 824 horas, compreendidas entre 1 de fevereiro e 30 de junho, sob a orientação da Doutora Anabela Serrano, e da tutora e representante da instituição acolhedora do estágio, a Doutora Ana Paula da Conceição. O presente relatório é representativo das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, e baseia-se na problemática encontrada e na proposta de resolução que foi criada. A resolução proposta está sustentada com uma fundamentação teórica, de acordo com bibliografia especializada na área em estudo. A problemática encontrada e colmatada com o trabalho realizado no estágio foi a ausência de um sistema de gestão documental na Escola, que permita que a informação seja criada, organizada e partilhada de forma correta, que seja segura o que levará a uma redução significativa a nível do uso de papel. Para além destes fatores o tempo na pesquisa de informação será menor, o colaborador não necessita de se encontrar nas instalações, a tomada de decisão será potenciada pelo acesso à informação correta no tempo certo, a possibilidade de efetuar cópias de segurança e ainda facilitar na comunicação e colaboração através dos fluxos de trabalho.
- A gestão colaborativa da informação numa estrutura de serviços partilhados: o caso da FADEUPPublication . Ferreira, Rui Telmo Dias; Serrano, Anabela Prista SaraivaA gestão colaborativa (GC) da informação é muito utilizada por organizações de várias áreas de atuação, como o marketing, indústria, tecnologias da informação e até na saúde. Este tipo de prática pode ser realmente benéfica para uma empresa ou organização, desde que convenientemente utilizada. Nesse intuito, em maio de 2009 o Centro de Recursos e Serviços Comuns da Universidade do Porto (CRSCUP) passou a ter autonomia administrativa e financeira, tendo como principal vocação fornecer serviços de apoio que sejam comuns às unidades orgânicas da UP. Este centro passa a ter uma visão de serviços partilhados (SP) sendo conhecido, atualmente, por Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP). A concentração natural, ao nível da Gestão da Informação (GI) obriga a um grande desafio por parte dos SPUP e das escolas, já que, grande parte da informação, procedimentos e história de cada uma das entidades constitutivas, passam a ser centralizadas num único serviço, que agilizará de forma a uniformizar todos os processos. A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) necessita de acesso total e constante à informação gerada dentro da sua organização, de forma a ter a possibilidade de otimizar os recursos e melhorar as suas decisões, transformando-a em vantagem competitiva. Assim, é pretendido, identificar e compreender de forma clara, qual o modelo de gestão adotado pela UP/FADEUP e todas as práticas de gestão de informação associadas, de forma a identificar possíveis problemas e a promover a sua otimização e potenciação, através do uso da tecnologia e métodos de trabalho colaborativo.
- A gestão de informação sobre os clientes numa vertente comercial: estudo de caso de uma empresa de tecnologias de informaçãoPublication . Pereira, Pedro Miguel Gonçalves; Terra, Ana LúciaNos dias de hoje, devido à extrema concorrência que se faz sentir em quase todas as vertentes do mercado, é necessário ter a informação não só interna, mas também alusiva aos clientes, muito bem organizada e estruturada. O presente estudo analisa os processos de evolução da forma como é feita a gestão da informação alusiva aos clientes através da implementação de uma ferramenta específica para a gestão interna dos clientes numa empresa de tecnologias de informação. Numa fase inicial, são descritas todas as problemáticas que os colaboradores da empresa encontravam relativamente às informações alusivas aos clientes e de que forma é que esta ferramenta veio melhorar os processos informacionais relativos mesmos. São descritas e demonstradas detalhadamente todas as funcionalidades desta ferramenta, a forma como os colaboradores a utilizam e quais as mais-valias oferecidas, também no departamento comercial como um todo. Por fim, é feita uma análise crítica aos resultados apresentados relativamente à implementação da ferramenta de gestão de informação dos clientes na ótica do colaborador, à difusão interna da informação sobre os clientes e à comunicação entre colaboradores do departamento comercial.
- Social media intelligence versus inteligência competitiva - os dados das redes sociais na informação empresarial: o caso da ANA - Aeroportos de Portugal, S.APublication . Pereira, José Alberto Sardo Ramos; Terra, Ana LúciaNos anos recentes, observou-se um rápido desenvolvimento das redes sociais virtuais, que se tornaram ubíquas e passaram a desempenhar um papel importante na vida das pessoas. Como consequência, uma larga quantidade de conteúdos gerados pelos utilizadores está agora disponível nas redes sociais. O rápido incremento dos dados das redes sociais evoluiu para um problema, porque muitas organizações não têm a capacidade e os esquemas para processar tamanhas quantidades de dados em tempo oportuno, e que podem ser úteis, não só para melhorar o seu negócio, tal como o marketing, produtos, vendas, etc., mas também, por outro lado, para impedir o impacto dramático que os web social media podem ter na reputação das empresas, dos seus produtos, serviços ou marcas. O eletronic word-of-mouth, por eles amplificado pode ter efeitos positivos ou negativos para a popularidade dessas empresas, desses produtos, serviços ou marcas. Às organizações impõe-se, pois, a coleta, a monitorização e a análise eficiente desses conteúdos, atividades que podem integrar-se num processo de Inteligência Competitiva. A Inteligência Competitiva é um conceito que lida com o ambiente competitivo das empresas, requerendo o domínio da informação e o conhecimento do seu ambiente externo em todos os seus domínios, traduzindo-se numa resposta estratégica de adaptação, garantindo uma rápida reação no momento certo. Este estudo elegeu uma grande empresa - a “ANA - Aeroportos de Portugal, S.A.” e, através dele, pretende-se dar uma resposta (positiva ou negativa) a duas questões: saber se no seio desta empresa existe o dito processo de Inteligência Competitiva e se os dados das redes sociais são coletados, monitorizados e analisados no âmbito e para efeitos desse mesmo processo de inteligência competitiva, ou seja, para auxiliarem na tomada de decisões estratégicas.
- Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do PortoPublication . Reis, Ana Suzete Pires; Terra, Ana Lúcia; Santos, José de FreitasTendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.
- Cloud Computing e gestão de conhecimento em contexto organizacionalPublication . Araújo, André Romão Maia; Serrano, Anabela Prista SaraivaA constante evolução nas tecnologias de computação e nas telecomunicações tem tornado o acesso à internet mais fácil, mais amplo e mais rápido. A World Wide Web (WWW) tem-se tornado além de um espaço de divulgação de atividades, de produtos e serviços para as organizações, um espaço onde aplicações, soluções de computação, arquivo e comunicação encontram-se disponiveís em servidores, permitindo o acesso a estas por qualquer computador com ligação à internet a partir de qualquer parte. Num ambiente organizacional, as aplicações assumem um papel fundamental no seu funcionamento e organização, exigindo um constante e avultado investimento em recursos, sejam estes de hardware, em infraestruturas e/ou licenciamento. O surgimento dos serviços Cloud Computing, permitiu às organizações tornarem-se mais competitivas, mais eficientes e economicamente mais competitivas, deixando-se de preocupar com atualizações, instalação, upgrades de hardware que conduziam a custos elevados e a uma perda de eficiência, de forma a acompanhar a constante evolução técnologica. Com o aparecimento dos sistemas Cloud Computing verifica-se uma crescente adesão a estes serviços tornando-se uma realizadade cada vez mais presente, a de ter dados e aplicações disponiveis na Cloud, permitindo o fácil e rápido acesso aos mesmos. São variadas as vantagens da sua utilização, quer numa prespetiva organizacional, quer numa prespetiva pessoal, vantagens económicas, de elasticidade, escalibilidade e agilidade, na adoção destas tecnologias, apesar das vantagens existem tambem desvantagens como a fiabilidade ou dependência da rede, para referir apenas algumas. De forma semelhante, o conhecimento, tem vindo a ser reconhecido como um ativo de máxima importancia para as organizações, de forma que a gestão deste conhecimento tem assumido, cada vez mais, um papel fundamental para o optimo funcionamento das mesmas. A utilização de ferramentas e tecnologias que facilitem e fomentem esta gestão são fundamentais e imprescindíveis. Com este trabalho pretende-se percecionar o impacto da utilização de sistemas Cloud Computing na Gestão de Conhecimento nas equipas e se os seus utilizadores percecionam as vantagens e riscos inerentes à sua adoção e utilização
- Relatório de estágio: Liminal – MarTech & Business ExpertsPublication . Quatorze, Mariana Froufe; Rodrigues, Luís António da SilvaO presente relatório foi redigido no âmbito da conclusão do Mestrado em Informação Empresarial, tendo sido realizado estágio curricular na Liminal – MarTech & Business Experts. Com o intuito de executar funções ao nível de implementações de soluções MarTech, desempenharam-se, no decorrer do estágio, tarefas integradas no departamento de Tecnologia da entidade. O percurso do estágio curricular é descrito ao longo deste relatório, incorporando não só a apresentação da entidade de acolhimento, como também o enquadramento teórico das atividades desenvolvidas e a descrição das mesmas. O enquadramento teórico aborda o Marketing Relacional como estratégia de captação de clientes, tendo como suporte uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), para a concretização da gestão de todas as informações de clientes. É apresentada uma análise da ferramenta com foco nos seus objetivos, funções, componentes, tipos e implementação, e ainda como uma estratégia de negócio. No enquadramento teórico é ainda abordada a temática da Gestão Documental, com enfâse nas funções arquivísticas do documento digital.
- O papel da gestão da informação na inteligência competitiva: um estudo de caso numa média empresaPublication . Vaz, Sónia Catarina Martins dos Santos; Terra, Ana LúciaNo presente documento, aborda-se a temática da Gestão da Informação nas Organizações, identificando os seguintes modelos de gestão da informação: Modelo de McGee e Prusak (1994), o Modelo de Davenport (1998) e, por fim, o Modelo de Choo (2003). Relacionam-se os temas Gestão da Informação e Inteligência Competitiva, apresentando a relação entre os termos informação e competitividade, com base na premissa de que a informação gera valor e, consequentemente, vantagem competitiva para as organizações. Seguidamente, é discutido o valor da informação na tomada de decisão enquanto processo estratégico. Evidencia-se que a informação tem um papel indiscutível na tomada de decisão, pois as organizações só conseguem otimizar as suas opções usando informação adequada e no momento certo para a decisão ser a mais oportuna. Assim, são apontados e caracterizados os modelos de decisão racional, anárquico, político e processual, que não sendo mutuamente exclusivos, partilham elementos uns dos outros, permitindo um melhor conhecimento de certas características da realidade. Por outro lado, e tendo em conta que as organizações dependem de sistemas de informação, abordam-se os sistemas de apoio à decisão uma vez que estes fornecem informação relevante para o processo decisório. Relativamente ao enquadramento metodológico, foi realizado um estudo de caso numa média empresa com base em entrevistas e questionários. Neste estudo foram identificadas as práticas da Gestão da Informação alinhadas com a Inteligência Competitiva existentes numa média empresa, caracterizaram-se as necessidades dos gestores de topo no que toca à Inteligência Competitiva e identificaram-se os sistemas de apoio à decisão usados nessa empresa, tomada como objeto do estudo de caso. Evidencia-se que a Inteligência Competitiva ainda é uma temática desconhecida, apesar de os gestores terem consciência que é benéfica para a Tomada de Decisão, a implementação da Gestão de Informação alinhada com a Inteligência Competitiva. Por fim, são identificadas e analisadas as práticas formais e informais de gestão da informação que a administração da empresa concretiza para uma abordagem de Inteligência Competitiva.
- Avaliação do sucesso da adoção de um portal académico numa Instituição do Ensino Superior: o caso da Secretaria OnlinePublication . Silva, Bárbara Manuela Vieira da; Rodrigues, Luís António da SilvaNos últimos anos, os Sistemas de Informação têm ganho especial importância para as organizações, na medida em que estes suportam muitas das suas principais atividades. Do mesmo modo, também a realização de diversas atividades nas Instituições de Ensino Superior está suportada por Sistemas de Informação, designados por Portais Académicos. Face à importância que os Sistemas de Informação operam nas organizações, a problemática da avaliação do seu sucesso tem suscitado a realização de diversos estudos, mostrando a necessidade dos Sistemas de Informação serem avaliados, de forma a que tragam maior eficácia para as organizações. Partindo desta problemática, o presente trabalho de investigação avalia o sucesso da adoção do Portal Académico do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a Secretaria Online, tendo por base o modelo proposto por DeLone e McLean em 2003. À data da realização do estudo, a Secretaria Online estava em vias de ser substituída por um novo portal, pelo que se entendeu importante avaliar o sucesso da adoção da Secretaria Online, de forma a ser possível no futuro comparar com o sucesso da adoção do novo Portal Académico – Domus. Para o efeito, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, através de uma metodologia quantitativa para recolha de dados e um teste de hipóteses do modelo para avaliar o sucesso da Secretaria Online. Para isso, analisaram-se os dados pela técnica de modelação de equações estruturais, de modo a testar 11 hipóteses, das quais 7 foram suportadas pelos dados, evidenciando que a qualidade da informação e a qualidade do serviço tem um impacto significativo no uso da Secretaria Online. Ao mesmo tempo, a qualidade da informação, a qualidade da Secretaria Online e a qualidade do serviço influenciam positivamente a satisfação do utilizador. Constatou-se ainda que a satisfação do utilizador influencia os benefícios.