Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Traduzir identidades: a tradução de variação linguística no diálogo literário de Robert GalbraithPublication . Cavadas, Diana Moreira; Tallone, LauraA variação linguística é um fenómeno universal, diretamente resultante de fatores geográficos, socioeconómicos, entre vários outros. Esta correlação entre as características fonéticas, lexicais e morfossintáticas de uma dada variante e características contextuais como o tempo e o espaço em que esta existe significa que a variante estará sempre associada a uma região, estrato social ou grupo específico de indivíduos, tornando-se única e irrepetível. A recriação destas variantes na literatura suscita assim diversas questões e problemáticas tradutológicas, devido a essa singularidade contextual que deve ser transposta para a tradução de forma a esta fazer sentido e ser aceite na cultura de chegada. Pretende-se com o presente trabalho explorar este fenómeno, a forma como a recriação de variantes linguísticas não padrão é usada para caracterizar personagens no mundo literário e as possíveis estratégias para a tradução dessas recriações, bem como analisar exemplos concretos nas três obras de Robert Galbraith traduzidas para português europeu até à data e propor possíveis traduções para alguns excertos do quarto livro, ainda não publicado em português europeu.
- European Piano Schools in the 20th century: Personality and aesthetic identity of the interpretersPublication . Lourenço, SofiaO objetivo deste estudo é a caraterização de performances representativas de pianistas, através da aferição de linhas essenciais e principais tendências da prática performativa, referenciadas como Escolas Nacionais de Piano. Estudos e investigação prévia demonstram a existência de tradições nacionais de práticas interpretativas específicas de comunidades definidas de pianistas, os quais partilham caraterísticas similares, de ordem estética, técnica, histórica e de repertório. Foram analisadas fontes primárias, nomeadamente, literatura de pedagogia de piano, em articulação como uma metodologia de análise empírica de exemplos áudio e a aplicação de uma grelha de avaliação de âmbito qualitativo. As principais Escolas Nacionais de Piano dividem-se em três núcleos principais: a Escola Russa, a Escola Francesa e a Escola Alemã. A sua identificação e o seu estudo sistemático protegem e valorizam a herança do património imaterial da música de origem Europeia na compreensão de processos de identificação, mediação e hibridação na prática e comunicação musical.
- Relatório de estágio: Liminal – MarTech & Business ExpertsPublication . Quatorze, Mariana Froufe; Rodrigues, Luís António da SilvaO presente relatório foi redigido no âmbito da conclusão do Mestrado em Informação Empresarial, tendo sido realizado estágio curricular na Liminal – MarTech & Business Experts. Com o intuito de executar funções ao nível de implementações de soluções MarTech, desempenharam-se, no decorrer do estágio, tarefas integradas no departamento de Tecnologia da entidade. O percurso do estágio curricular é descrito ao longo deste relatório, incorporando não só a apresentação da entidade de acolhimento, como também o enquadramento teórico das atividades desenvolvidas e a descrição das mesmas. O enquadramento teórico aborda o Marketing Relacional como estratégia de captação de clientes, tendo como suporte uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), para a concretização da gestão de todas as informações de clientes. É apresentada uma análise da ferramenta com foco nos seus objetivos, funções, componentes, tipos e implementação, e ainda como uma estratégia de negócio. No enquadramento teórico é ainda abordada a temática da Gestão Documental, com enfâse nas funções arquivísticas do documento digital.