Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-06"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Características do Governance e influência na performance das sociedades cotadas em PortugalPublication . Silva, Márcia Alexandra Batista da; Silva, SusanaAs questões do governance têm sido trazidas para análise desde o final do século passado e continuam na atualidade a ser alvo de preocupação, nomeadamente os modelos do corporate governance, as práticas utilizadas, o modo como se estruturam os conselhos de administração e os seus reflexos na performance das empresas. Este estudo analisa a influência das caraterísticas do conselho de administração e das práticas do governance na performance das sociedades cotadas na Euronext Lisboa, salientando o contributo destas dimensões para a gestão de Recursos Humanos. A revisão da literatura apresenta resultados pouco consistentes e os contributos mais recentes em Portugal são escassos. Pelo que esta investigação parte da literatura para testar um conjunto de hipóteses que relacionam as caraterísticas do conselho e práticas do governance com a performance. Para o efeito, na metodologia são utilizados dados anuais desde 2005 até 2015 das empresas cotadas na Euronext Lisboa, e as hipóteses de investigação são testadas através de dois modelos com dados em painel, ponderadores seccionais e efeitos fixos temporais. As proxys de performance utilizadas corresponderam à rentabilidade das ações e a variações no Q de Tobin. Os resultados obtidos apontam que as empresas que têm mais mulheres no conselho de administração são as que têm maiores níveis de performance. Em contrapartida, as empresas com mais administradores tendem a apresentar piores desempenhos. Adicionalmente, ao nível da formação, foram encontradas evidências que sugerem que deverá existir um equilíbrio entre administradores com formação na área da economia/gestão e administradores com formação em outras áreas. Foram ainda obtidos indícios que apontam para uma relação positiva entre dispersão acionista e performance. Estes resultados têm implicações no modo como se estruturam os conselhos de administração nas sociedades cotadas de forma a que a sua perfornance tenda a aumentar. Poderá ser pertinente aprofundar algumas questões, nomeadamente a diversidade do conselho além do género, que ainda foram pouco explorados em Portugal. Outra questão importante remete para os planos de compensação e no modo como isso se reflete na performance. Estudos futuros seriam uteis associados ao processo de seleção dos administradores independentes, permitindo concluir sobre a sua eficácia na monitorização do conselho e consequentemente o seu real contributo para a performance.
- Manual de boas práticas em hotelaria: aplicabilidade no InterContinental PortoPublication . Colino, Rita Paiva Gouveia Beato; Oliveira, MónicaEste trabalho é o resultado da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no Mestrado de Direção Hoteleira, através da realização de um estagio e visa a criação de um manual de boas praticas a aplicar a qualquer unidade hoteleira. Pretende-se com este trabalho criar orientações ao nível das duas areas essenciais do Hotel; alojamento (reservas) e F&B, Food and Bevarage, (compras), tentando elevar o serviço ao nivel da excelência, a tentativa da standardização e da eliminação do erro. O objetivo será a retenção do cliente, a fidelização e a sustentabilidade do negocio. Considerando que a concorrência aumenta e o grau de exigência do cliente é cada vez maior, e urgente criar modelos que nos permitam estar ao nivel dos melhores do mercado. No seguimento desta linha de pensamento, a criaçao de um manual de boas praticas hoteleiras, revela-se como uma boa alternativa para consulta e aplicabilidade dos procedimentos corretos em hotelaria.
- Os auditores internos portugueses e o risco de interrupção do negócioPublication . Vale, Fátima Susana Ferreira; Mendes, Carlos Manuel AntunesO risco faz parte do dia a dia das organizações e, atualmente, mais do que nunca deve ser gerido de uma forma consciente. Afinal o Risco de Interrupção do Negócio é real, consiste no risco de o volume de negócios ser afetado negativamente devido a um risco a “montante”. Face à evolução e ao papel relevante que o controlo interno e a gestão de risco têm adotado como ferramentas de gestão, é cada vez mais necessário que as organizações detenham adequados sistemas de gestão de risco e de controlo interno, alinhados entre si, integrando-os na sua cadeia de valor e nos seus processos de negócio. A auditoria interna com pensamento baseado no risco, estimula os auditores internos a desenvolverem maior atenção nesta área preponderante para os dias de hoje. Daí que, com este estudo, tivéssemos pretendido responder à questão “Como os Auditores Internos Portugueses vêm o Risco de Interrupção do Negócio”, com o objetivo de analisar o processo de gestão do risco de interrupção do negócio, analisar a sensibilidade do auditor interno perante o risco de interrupção do negócio e o impacto daquele risco. O estudo foi realizado aos auditores internos das empresas inscritas no IPAI. Como principais resultados apurados, salienta-se a debilidade do processo de gestão de risco de interrupção do negócio embora exista o reconhecimento do risco.
- Relatório de estágio - Follow Inspiration, S.APublication . Rodrigues, Rui Pedro Pinto Teixeira; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO presente relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Finanças Empresariais, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), unidade orgânica do Politécnico do Porto, no qual realizei um estágio curricular na empresa Follow Inspiration, S.A para obtenção do grau de mestre. O estágio teve duração de 6 meses, decorrendo entre novembro de 2016 e maio de 2017. Assim sendo, este trabalho pretende descrever as funções desempenhadas na entidade acolhedora do estágio, dando a conhecer e a perceber as estratégias financeiras usadas pela empresa que são parte integrante da sua estratégia para se afirmar no mercado e potenciar o seu crescimento. Neste contexto, o relatório divide-se em duas partes: do capítulo I ao III, o objetivo passa pela elaboração do enquadramento teórico sobre projetos de investimento, a importância das start-ups nas economias e as principais fontes de financiamento usadas pelas mesmas; do capítulo IV ao VII, são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. A primeira parte procura abordar de forma teórica as decisões de investimento e financiamento, apresentando vários fundamentos para a elaboração e avaliação de projetos de investimento, assim como a seleção das várias fontes de financiamento. Este enquadramento teórico é contextualizado na realidade das empresas em fase de start-up, verificando o impacto destas entidades na economia. É também dada relevância às análises económicas e financeiras realizadas pelas mesmas, de forma a se darem a conhecer a possíveis investidores e credores, para não terem que aceder a financiamento externo. A segunda parte passa pela descrição sucinta da entidade acolhedora do estágio (caracterização da empresa, os seus valores e missão e uma análise de mercado por via da análise SWOT) e a explicação das várias atividades realizadas no estágio, com especial relevo sobre o project finance desenvolvido com o objetivo de projetar uma nova ronda de financiamento por via de private equity.
- Relatório de auditoria fatores que condicionam a mudança de auditorPublication . Sousa, Chantelle Cancela; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoA mudança de auditor e os fatores que influenciam essa mudança, principalmente a opinião emitida pelo auditor através do relatório de auditoria financeira tem-se revelado, ao longo dos tempos, um importante tema de investigação. Isto porque, o relatório de auditoria financeira representa a realização do produto final de uma auditoria externa e independente e, assim sendo, é expectável que, a opinião do auditor, nem sempre seja, a prevista por parte da empresa. O problema em estudo, centra-se em perceber quais os fatores que influenciam a mudança de auditor por parte da empresa auditada, e principalmente se existe alguma relação direta entre o resultado de um relatório de auditoria e a mudança de auditor. Os objetivos definidos para esta investigação baseiam-se em analisar os fatores que condicionam a mudança de auditor pela empresa auditada e identificar se existem motivos que condicionam a opinião do auditor na emissão de um relatório de auditoria qualificado. A pesquisa bibliográfica possibilitou a delimitação dos temas a estudar, nomeadamente a evolução do conceito de auditoria e da profissão dos auditores tanto a nível nacional, como internacional. De forma a encontrar respostas às questões de investigação foi disponibilizado um questionário aos auditores inscritos na OROC, que se encontravam “em atividade” e que tinham o correio eletrónico disponível. Desta forma, foi possível concluir que apesar das entidades obterem uma opinião qualificada no relatório de auditoria financeira, optam, na sua maioria, por continuar com o mesmo auditor, ou seja, este pode ser um dos fatores, mas não é o principal para a mudança. A opinião do auditor não é propriamente condicionada por nenhum motivo em especial, existindo apenas o fator “dependência económica” que pode colocar o auditor a ponderar a sua opinião.
- Impacto da crise no financiamento das PME´s portuguesas - evidência no setor têxtilPublication . Lobo, Sara Manuela Pereira de Sousa; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo do presente trabalho consiste em estudar de forma empírica, a relação entre o financiamento das pequenas médias empresas portuguesas e a crise do subprime. O impacto no financiamento será efetuado através de medidas contabilísticas, pelo indicador do rácio da divida total das empresas, pelo rácio da divida de longo e curto prazo e pelo indicador do crédito comercial, que são os indicadores mais utilizados para verificar se a alavancagem financeira das empresas diminui, se o passivo corrente das empresas aumenta e se as empresas substituem divida bancária por divida comercial, num período temporal de 2006 a 2015, que está divido em três períodos: pré-crise ( 2006-2007), crise (2008-2012), pós-crise (2013-2015). Para testar as nossas hipóteses de investigação, são aplicadas diferentes metodologias de dados em painel. Em linha com as evidências demonstradas por estudos anteriores, os nossos resultados sugerem que há uma diminuição no endividamento face ao ativo total das empresas entre períodos – pré-crise (2006-2007), crise (2008-2012) e pós-crise (2013-2015), o que conduz a uma diminuição do endividamento face ao ativo total. No entanto, não encontramos evidências de substituição de endividamento de longo prazo por endividamento de curto prazo ou de substituição de endividamento de curto prazo por crédito comercial.
- Oscar Peterson: transcripción y análisisPublication . Comesaña Rodríguez, Roberto; Rabade Villar, Xesús AbelardoEI presente trabajo se ha desarroIIado a partir deI estudio pormenorizado de uno de Ios más importantes pianistas de jazz de Ia historia, Oscar Peterson. EI anáIisis y estructuración desarroIIados están encIavados dentro de Ia formación en piano jazz impartida en dicho centro. EI objetivo de este trabajo, es Ia eIaboración de un proyecto que sirva como fundamento pedagógico en Ia enseñanza deI sistema de improvisación y Ia técnica de comping y acompañamiento dentro de diferentes formaciones. Primero, se reaIizará una aproximación a diferentes obras representativas de dicho artista en diferentes formaciones (piano soIo, dúo y trío de jazz), deIimitando Ias diferentes secciones que interpreta. Posteriormente, se detaIIará Ias principaIes técnicas de arregIos empIeadas, técnica de comping, improvisación y reIacionarIa con Ios principaIes géneros y figuras deI jazz. Asimismo, se contempIará Ia revisión y posibIe éxito que podría tener dicho proyecto, evaIuando pros y contras, de Ia apIicación dentro de un sistema pedagógico regIado. La principaI concIusión deI trabajo es como mediante Ia transcripción y eI anáIisis se puede estabIecer un sistema de estudio pormenorizado que mejore eI aprendizaje de Ios pianistas de jazz. Nace Ia necesidad de impuIsar más actividades o proyectos que agIutinen estudios simiIares y profundizar en Ia búsqueda de una mejora en eI estudio de una de Ios géneros musicaIes más importantes de Ia música moderna.
- Um novo modelo de gestão documental para a Escola Superior de Saúde de Santa MariaPublication . Moreira, Hugo Miguel da Silva; Serrano, Anabela Prista SaraivaO estágio curricular desenvolvido no âmbito da conclusão do Mestrado em Informação Empresarial foi realizado na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, situada na cidade do Porto com a duração de 824 horas, compreendidas entre 1 de fevereiro e 30 de junho, sob a orientação da Doutora Anabela Serrano, e da tutora e representante da instituição acolhedora do estágio, a Doutora Ana Paula da Conceição. O presente relatório é representativo das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, e baseia-se na problemática encontrada e na proposta de resolução que foi criada. A resolução proposta está sustentada com uma fundamentação teórica, de acordo com bibliografia especializada na área em estudo. A problemática encontrada e colmatada com o trabalho realizado no estágio foi a ausência de um sistema de gestão documental na Escola, que permita que a informação seja criada, organizada e partilhada de forma correta, que seja segura o que levará a uma redução significativa a nível do uso de papel. Para além destes fatores o tempo na pesquisa de informação será menor, o colaborador não necessita de se encontrar nas instalações, a tomada de decisão será potenciada pelo acesso à informação correta no tempo certo, a possibilidade de efetuar cópias de segurança e ainda facilitar na comunicação e colaboração através dos fluxos de trabalho.
- Implementação de um plano de marketing interno no Hotel Meliã Barcelona Sky: contribuição para o sucesso e sustentabilidade da unidadePublication . Campos, Tiago Filipe Abreu; Oliveira, MónicaAtualmente, a industria hoteleira é um dos sectores mais concorridos quer ao nivel da criaçao e implementaçao de unidades hoteleiras quer ao nivel da taxa de empregabilidade. No entanto, é um dos sectores com maior rotatividade provocados por fatores financeiros, nomeadamente fracos salários, e pelas mentalidades da sociedade atual, que provocam uma má imagem do setor. Nesta geração da grande concorrência e das constantes diferenças dos serviços hoteleiros, lidera quem primar pela diferença. Essa diferença nao é conseguida através dos pontos de venda de um hotel, mas sim pelos colaboradores que desempenham o serviço ao cliente, e é essa diferença em que as organizações tem que investir. Para tal diferença no serviço surge a aplicação do marketing interno, onde as técnicas tradicionais de motivação e gestão dos colaboradores sofrem uma drástica modificação, fazendo com que os colaboradores da organizaçao atinjam com mais facilidade os objetivos da empresa, satisfazendo o cliente externo com um serviço distinto dos demais. O marketing interno assenta na ideia de que antes de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes externos, a organizaçao deve procurar satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes internos, ou seja, os colaboradores da organização. Para tal, este instrumento de gestão de recursos humanos possui uma série de ferramentas que utilizadas de forma adequada e estratégica, se tornam fundamentais para um desempenho de funçoes cada vez melhor, bem como para a melhora do compromisso com os valores e visão da empresa por parte dos colaboradores. Este relatorio de estágio curricular tem como objetivo analisar a implementaçao de um plano de marketing interno dentro de uma unidade hoteleira em Barcelona, designada de Hotel Melia' Barcelona Sky. Tem como objetivo central estudar a recetividade dos colaboradores das várias equipas a implementaçao deste plano. Após o levantamento de fatores fundamentais ao estudo do marketing interno tais como, a motivaçao, a formaçao, o desenvolvimento de carreira e a comunicaçao interna, será posto em prática um Plano de Marketing Interno. Para tal recorreu-se a metodologia quantitativa, com recurso a questionários estruturados, dos quais serão analisados através da análise de conteúdo, nomeadamente a análise temática ou categorial.
- Expatriados portugueses em missões internacionais no Médio Oriente: a relação entre o ajustamento intercultural e o sucesso da expatriaçãoPublication . Pontes, Luísa Margarida Oliveira; Martins, Dora Cristina MoreiraEste estudo tem como principal objetivo compreender o processo de ajustamento intercultural de expatriados portugueses à cultura do Médio Oriente. Complementarmente este trabalho procura, também, identificar os fatores que poderão por um lado facilitar, e por outro condicionar o sucesso da missão internacional. O método privilegiado para a realização do estudo foi o qualitativo, com recurso à entrevista semiestruturada como técnica de recolha de informação. No total foram realizadas no total 19 entrevistas a expatriados Portugueses nos Países Árabes do Médio Oriente, nomeadamente no Dubai, Qatar, Kuwait, Omã, Bahrain e Arábia Saudita. Os resultados obtidos ajudam a compreender que o principal fator facilitador do ajustamento intercultural dos expatriados Portugueses à cultura Árabe é a língua, sendo que o fator religioso prevalece como principal fator condicionante. No que respeita à perceção dos expatriados Portugueses relativamente ao apoio organizacional no ajustamento intercultural ao Médio Oriente, o sentimento generalizado é o de que esse apoio organizacional foi praticamente inexistente. Na parte final da dissertação são apresentadas as conclusões deste estudo, as principais limitações e pistas de investigação futura.