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- A construção do personagem biográfico no cinema documental: o caso da biografia fílmica de Luís Neves RealPublication . Seixas, Alberto Davide Bastos; Baptista, Adriana; Pinheiro, José AlbertoA construção de um personagem fílmico obedece a um processo que pode ir desde a pré-produção até à pós-produção de um filme. No caso do cinema documental, os personagens têm origens diversas, podendo ser “atores sociais” (Nichols, 1991, p. 42), ou seja, figuras da vida real, que são representadas pela sua própria performance, mas também podem ser personagens do passado, que o autor do filme recria, ao recolher sobre elas informações, testemunhos e/ou documentos. Para entender este processo, abordamos as origens da biografia enquanto género literário e cinematográfico, analisando a sua relação com a história, com os factos e com a ficção. Tendo como objetivo paralelo a construção da biografia fílmica de Luis Neves Real (1910-1985), académico e cinéfilo portuense do seculo XX, refletimos sobre o papel do realizador na construção de uma personagem que será por ele moldada. Analisamos também os documentários Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2O13) de John Maloof e Charlie Siskel, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica dos testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.
- Plano de marketing para o serviço de documentação e informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do PortoPublication . Reis, Ana Suzete Pires; Terra, Ana Lúcia; Santos, José de FreitasTendo como premissa a importância do marketing e da comunicação como ferramentas de gestão fundamentais para qualquer organização, a presente investigação pretendeu conhecer e compreender as diferentes especificidades do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia do Porto, com o propósito de apresentar um Plano de Marketing e Comunicação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas estruturadas aos responsáveis pelos diferentes serviços. O estudo de caso consiste numa abordagem metodológica de investigação particularmente adequada quando se procura compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. A análise da informação recolhida, quer no âmbito da revisão bibliográfica, quer das entrevistas, permitiu assinalar determinadas lacunas no âmbito do planeamento estratégico, quer a nível interno, quer a nível externo. Neste quadro de referência e dentro de uma linha de pensamento, na qual tanto o marketing como a comunicação são influenciados por constantes mudanças, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitam enfrentar o mercado de forma sustentável. De facto, o marketing da informação pode contribuir como abordagem inovadora sobre a gestão de unidades de informação. O conhecimento das técnicas de marketing aplicadas à gestão da informação e do conhecimento torna-se fundamental no momento em que a sociedade, em constantes transformações, é cada vez mais digital. Neste contexto, e com base no diagnóstico efetuado foi elaborado um Plano de Marketing e Comunicação para os Serviços de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com vista ao reforço da sua imagem junto dos utilizadores reais, mas também, com o objetivo de captação de novos utilizadores.
- A importância das redes sociais na divulgação das empresas de restauraçãoPublication . Almeida, Marta Cristina de Sousa Neves; Vieira, António da SilvaCom o crescimento acentuado nos últimos anos dos negócios ligados à restauração, e com o crescente desenvolvimento das redes sociais, deparamo-nos com o facto de este ramo apesar do seu elevado crescimento, não desenvolver estratégias para estar presente das redes sociais. O foco desenvolvido nesta investigação liga-se essencialmente ao Facebook. Numa primeira fase, para se conhecer o mundo da restauração e a sua presença online, realizou-se um estudo quantitativo para o levantamento dos negócios de restauração em Lisboa e Porto. Através de uma ferramenta de análise do Facebook, o Likealyzer, foi utilizada uma amostra desse levantamento para se estudar vários pontos relativos à presença dessas empresas no Facebook, nomeadamente ranking, posts colocados, entre outros. Numa segunda fase, para se conhecer os consumidores dessa área de negócio, elaborou-se um estudo quantitativo por questionário, suportado pelo levantamento bibliográfico. O resultado de ambos vai possibilitar uma conclusão, entre o que é realmente feito por estas empresas em estudo e o que o consumidor gosta de ver online, e, se é ou não influenciado por tudo o que estas empresas publicam. A conclusão final prende-se, no ramo da restauração, saber se é ou não importante a divulgação nas redes sociais para o sucesso nos dias de hoje.
- O consumidor do enoturismo: análisena perspectiva do marketing experiencial e a relação com os meios digitaisPublication . Soares, Juliana Oliveira; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosPara manter um consumidor cada vez mais interessado deve-se reinventar, a cada dia, novas formas de explorar o marketing, seja ele o marketing experiencial, digital ou qualquer outro que leve a um contacto mais direto com o consumidor e permita conhecê-lo melhor. Neste estudo é utilizado o marketing experiencial e o marketing digital como forma de identificar que tipo de impacto têm na abordagem ao enoturismo. O enoturismo representa em Portugal um nicho de negócio com poucos anos, no entanto tem representado um forte impulsionador do turismo para as zonas demarcadas e por isso um fator económico de grande importância para as regiões interiores. Foi feito um inquérito aos consumidores que realizaram uma experiência enoturística, que teve 220 respostas válidas, as quais foram utilizadas para uma caraterização do enoturista português, bem como para a validação de várias hipóteses. Como resultados, observou-se que os fatores estímulos e espaço afetam positivamente a satisfação do consumidor, mas a sua satisfação não afeta necessariamente o seu comportamento em termos de hábitos de partilha digital. O mesmo acontece com a diversificação da oferta e complemento da experiência, a qual não leva à realização de mais partilhas online. Há, no entanto, uma relação positiva da satisfação com a memorização, recompra e recomendação. Se o enoturista recorrer a um acompanhamento online, ou se recolher informação por sua iniciativa, é mais provável que repita a experiência, no entanto se lhe forem oferecidas lembranças durante a experiência, esse facto não contribui para que o consumidor memorize a marca.
- Cloud Computing e gestão de conhecimento em contexto organizacionalPublication . Araújo, André Romão Maia; Serrano, Anabela Prista SaraivaA constante evolução nas tecnologias de computação e nas telecomunicações tem tornado o acesso à internet mais fácil, mais amplo e mais rápido. A World Wide Web (WWW) tem-se tornado além de um espaço de divulgação de atividades, de produtos e serviços para as organizações, um espaço onde aplicações, soluções de computação, arquivo e comunicação encontram-se disponiveís em servidores, permitindo o acesso a estas por qualquer computador com ligação à internet a partir de qualquer parte. Num ambiente organizacional, as aplicações assumem um papel fundamental no seu funcionamento e organização, exigindo um constante e avultado investimento em recursos, sejam estes de hardware, em infraestruturas e/ou licenciamento. O surgimento dos serviços Cloud Computing, permitiu às organizações tornarem-se mais competitivas, mais eficientes e economicamente mais competitivas, deixando-se de preocupar com atualizações, instalação, upgrades de hardware que conduziam a custos elevados e a uma perda de eficiência, de forma a acompanhar a constante evolução técnologica. Com o aparecimento dos sistemas Cloud Computing verifica-se uma crescente adesão a estes serviços tornando-se uma realizadade cada vez mais presente, a de ter dados e aplicações disponiveis na Cloud, permitindo o fácil e rápido acesso aos mesmos. São variadas as vantagens da sua utilização, quer numa prespetiva organizacional, quer numa prespetiva pessoal, vantagens económicas, de elasticidade, escalibilidade e agilidade, na adoção destas tecnologias, apesar das vantagens existem tambem desvantagens como a fiabilidade ou dependência da rede, para referir apenas algumas. De forma semelhante, o conhecimento, tem vindo a ser reconhecido como um ativo de máxima importancia para as organizações, de forma que a gestão deste conhecimento tem assumido, cada vez mais, um papel fundamental para o optimo funcionamento das mesmas. A utilização de ferramentas e tecnologias que facilitem e fomentem esta gestão são fundamentais e imprescindíveis. Com este trabalho pretende-se percecionar o impacto da utilização de sistemas Cloud Computing na Gestão de Conhecimento nas equipas e se os seus utilizadores percecionam as vantagens e riscos inerentes à sua adoção e utilização
- Personalização da gamificação: aplicação em plataforma e-healthPublication . Martins, António José Aguiar Pereira Botelho; Santos, José de FreitasO trabalho de investigação explora as potencialidades do conceito de gamificação como ferramenta de criação e desenvolvimento de engagement com o público alvo numa aplicação de e-health. A metodologia que serviu de base ao estudo foi a User Types Hexad Scale, uma escala desenvolvida por Tondello et al. (2016). Num primeiro momento, a fiabilidade desta escala é testada, para depois avaliar do seu nível de correlação com os perfis de pacientes e médicos, bem como entre estes perfis e diferentes tipos de jogos. Com base nos resultados obtidos junto de médicos e pacientes é sugerido o My Community, uma experiência de gamificação numa plataforma E-Health. Após a análise de resultados, a fiabilidade estatística da User Types Hexad Scale prova não ter robustez suficiente para ser cientificamente validada e dada como apta para a personalização da gamificação, pelo menos no setor da saúde. O estudo permite ainda concluir que pacientes e médicos apresentam perfis de utilizador distintos no meio digital. Apenas o elemento de jogo Colecionar Pontos demonstra significância quando correlacionado com a tipologia Jogador na definição do perfil dos pacientes. O estudo permite ainda definir 4 elementos de jogos preferenciais para médicos e pacientes. Com base nos elementos de jogos e no survey implementado, é desenhada uma sugestão de experiência de gamificação.
- A relação entre a Écfrase e a Tradução Intersemiótica - caso de estudo: a representatividade de "A Persistência da Memória" de Salvador Dalí numa seleção de poemasPublication . Castro, Ana Carina Azevedo; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO objetivo da presente dissertação é aprofundar a relação entre a Tradução Intersemiótica e a Écfrase concretizando com a análise contrastiva entre “A Persistència da Memória” de Salvador Dalí e poemas selecionados enquanto objeto transmutado e intersemiótico representativo da obra em análise. Para tal foram estudadas teorias linguísticas que cimentam o conceitos de Tradução Intersemiótica e da Écfrase de forma a fornecer o enquadramento teórico necessário para a compreensão do problema de estudo. De seguida, sendo a obra pictórica da autoria de Salvador Dalí, a vida e obra do artista, assim como as suas influências e inspirações, foram escrutinadas de forma a fornecer ao leitor com uma breve clarificação acerca do processo criativo do artista. Posteriormente é realizada a desconstrução da obra “A Persistència da Memória” juntamente com a sua análise simbólica partindo de um ponto de vista pessoal. Para finalizar, é realizada uma análise contrastiva entre “A Persistència de Memória” e uma seleção de poemas retirados da rede social Blogspot, enquanto objetos resultantes do precesso intersemiótico de transmutação representativos da obra selecionada. Com este estudo pretendo concluir que existe uma relação intrínseca entre os conceitos Tradução Intersemiótica e Écfrase, mais precisamente no que concerne à transcriação de objetos de sistemas de signos distintos, nomeadamente entre o pictórico e o verbal. Conceitos estes cuja aplicabilidade se encontra visível no caso de estudo apresentado, demonstrando tratar-se de um processo de criação artística inato ao Ser Humano.