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- A evidência científica de plantas medicinais e suplementos alimentares utilizados no tratamento de infeções do trato urogenitalPublication . Silva, Alana Mary Santos; Cruz, Agostinho; Barreiros, LuísaAs infeções do trato urinário estão entre as doenças infeciosas mais comuns. O tratamento padrão baseia-se na utilização de antibióticos cujo uso excessivo resulta no problema da resistência microbiana. A fitoterapia e os suplementos alimentares fazem parte das indicações terapêuticas alternativas destinadas ao auxílio do conforto genitourinário, sendo ambos mercados de grande importância e crescimento contínuo. O objetivo deste trabalho foi identificar plantas utilizadas comumente pela população portuguesa como tendo propriedades contra infeções urogenitais, descritas em estudos etnobotânicos em Portugal Continental, além de verificar os principais suplementos alimentares contidos em ervanárias presentes no centro do concelho do Porto, recomendados para o auxílio do tratamento destas infeções. A partir dos dados coletados, analisou-se a evidência científica de cada espécie para atividade antibacteriana, utilizando bases de dados de cunho científico. A partir dos estudos etnobotânicos identificou-se 59 plantas usadas comumente para infeções do trato genitourinário, das quais 48 apresentam evidência científica para atividade antibacteriana. Na análise de 12 suplementos alimentares, a espécie Vaccinium macrocarpon foi comum em 83% dos produtos identificados. A agregação dos resultados obtidos incentiva a contínua investigação do uso de plantas medicinais no âmbito das infeções urinárias com vista à sua futura aplicação no tratamento destas doenças.
- Programa baseado no Método de Pilates Clínico como meio de intervenção na incontinência urinária femininaPublication . Pessoa, Vera Lúcia Mendes; Santos, Paula ClaraA incontinência urinária (IU) é uma condição de saúde, predominantemente feminina, que afeta várias dimensões na vida da mulher. Esta pode ser intervencionada com diferentes métodos, sendo escassa a evidência relativa a métodos globais. Avaliar a influência de um programa de promoção da continência baseado no método de Pilates Clínico na autoeficácia na realização de exercícios de contração dos músculos do pavimento, qualidade de vida e ganho de força na musculatura do pavimento pélvico em mulheres, com incontinência urinária, bem como nos comportamentos/hábitos de vida. Estudo experimental, numa amostra de 24 participantes com idade≥ a 50 anos, com sintomas de incontinência urinária de esforço (IUE). A amostra foi aleatorizada em 2 grupos, o experimental (GE, n=12) que integrou o programa e o de controlo (GC, n=12) que não fez intervenção. Este estudo, teve a duração de 16 semanas com uma frequência de 2 vezes/ semana e duração de 60 min/ sessão. Nas primeiras 8 semanas o programa realizou-se presencialmente e da 9ª à 16ª as sessões foram administradas em grupos online, via faceboook. O GE foi ainda exposto a uma sessão de educação para a saúde. Utilizou-se o “International Consultation of Incontinence Questionnaire-Short Form (ICIQ-SF)” para avaliar a incontinência urinária e o seu impacto na qualidade de vida; a escala de Autoeficácia de Broome para verificar a perceção da funcionalidade dos músculos do pavimento pélvico (MPP); a Escala de Oxford Modificada para avaliação da força dos MPP. Os níveis de atividade física foram mensurados com a IPAQ, e os hábitos comportamentais, foram recolhidos através do questionário de estilo de vida. Foram usados os testes t de Studant e a ANOVA para medidas repetidas. Verificaram-se diferenças significativas, entre grupos, com melhorias mais evidentes para o GE ao nível da autoeficácia MPP (F(2,22) = 31.75, p <0,001), e força muscular (F(2,22) = 9.13, p=0.001). Para as outras variáveis: gravidade, qualidade de vida, atividade física, IMC, e fatores comportamentais não se verificaram diferenças significativas entre grupos p>0,05. Quanto à forma de aplicação do programa, são visíveis diferenças significativas dentro do GE, no regime presencial, regista melhorias ao nível da gravidade da IU (p=0,003), qualidade de vida (p=0,003), qualidade de vida (p=0,017), autoeficácia dos músculos do pavimento pélvico (p<0,0001), e na força muscular (p=0,001). Verificou-se ainda um aumento da atividade física (p<0,0001); diminuição do IMC (p=0,001); aumento do consumo de água (p=0,017) e horas de sono (p<0,0001). Após a aplicação do programa online verificou-se uma regressão dos resultados quando comparados com o método presencialmente, todavia esta regressão também foi visível para o GC. O programa de promoção da continência que inclui o método de Pilates Clínico teve um efeito positivo na saúde global das mulheres, nomeadamente na força muscular e autoeficácia dos MPP, contudo é necessário a realização de mais estudos que possam comprovar a efetividade do método na prática clínica.
- Avaliação do sucesso da adoção de um portal académico numa Instituição do Ensino Superior: o caso da Secretaria OnlinePublication . Silva, Bárbara Manuela Vieira da; Rodrigues, Luís António da SilvaNos últimos anos, os Sistemas de Informação têm ganho especial importância para as organizações, na medida em que estes suportam muitas das suas principais atividades. Do mesmo modo, também a realização de diversas atividades nas Instituições de Ensino Superior está suportada por Sistemas de Informação, designados por Portais Académicos. Face à importância que os Sistemas de Informação operam nas organizações, a problemática da avaliação do seu sucesso tem suscitado a realização de diversos estudos, mostrando a necessidade dos Sistemas de Informação serem avaliados, de forma a que tragam maior eficácia para as organizações. Partindo desta problemática, o presente trabalho de investigação avalia o sucesso da adoção do Portal Académico do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a Secretaria Online, tendo por base o modelo proposto por DeLone e McLean em 2003. À data da realização do estudo, a Secretaria Online estava em vias de ser substituída por um novo portal, pelo que se entendeu importante avaliar o sucesso da adoção da Secretaria Online, de forma a ser possível no futuro comparar com o sucesso da adoção do novo Portal Académico – Domus. Para o efeito, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, através de uma metodologia quantitativa para recolha de dados e um teste de hipóteses do modelo para avaliar o sucesso da Secretaria Online. Para isso, analisaram-se os dados pela técnica de modelação de equações estruturais, de modo a testar 11 hipóteses, das quais 7 foram suportadas pelos dados, evidenciando que a qualidade da informação e a qualidade do serviço tem um impacto significativo no uso da Secretaria Online. Ao mesmo tempo, a qualidade da informação, a qualidade da Secretaria Online e a qualidade do serviço influenciam positivamente a satisfação do utilizador. Constatou-se ainda que a satisfação do utilizador influencia os benefícios.
- Impact of COVID-19 on undergraduate business students: a longitudinal study on academic motivation, engagement and attachment to universityPublication . Camacho, AnaThis study aims to explore whether the COVID-19-related circumstances hindered these academic-related variables. The authors surveyed two groups of undergraduate business students (42% male) who completed the questionnaires at the beginning and at the end of the semester. One group of students attended only face-to-face classes in the 2018/2019 academic year (n = 126) and the other group transitioned to online classes because of the COVID-19 outbreak in the 2019/2020 academic year (n = 99).
- A valorização do património histórico e turismo religioso no Norte de Portugal: rota dos mosteirosPublication . Gomes, Mónica Sofia da Silva; Liberato, DáliaEsta investigação incide sobre a valorização do património histórico-cultural em Portugal, concretamente na região Norte. A criação de rotas e itinerários culturais e turísticos são importantes recursos, que permitem a valorização e dinamização dos destinos, nomeadamente na perspetiva económica, por via do aumento da procura turística. Como tal, é um produto diferenciador e único, oferecido aos visitantes e turistas, e que tem observado uma considerável procura. Embora a dimensão do turismo religioso e cultural esteja amplamente estudada por diversos autores, as rotas e os itinerários turísticos e culturais como forma de impulsionar e valorizar o património histórico-cultural não estão suficientemente investigados, pelo que o objetivo desta dissertação visa aprofundar o conhecimento científico sobre esta temática. Objetivo- O objetivo geral desta investigação consiste em avaliar o papel do património histórico-cultural de Portugal no contexto da criação da rota dos mosteiros, com incidência no Norte de Portugal. Metodologia— O método de estudo aplicado na realização desta investigação foi a metodologia qualitativa, tendo a recolha de dados sido feita através de entrevistas semiestruturadas. Foram aplicadas 10 entrevistas a representantes de diversas entidades. Procedeu-se à sua análise e respetivas conclusões. Resultados- De acordo com a análise exaustiva e detalhada das informações e dados fornecidos pode-se comprovar que a atribuição, por parte da UNESCO, da designação de Património Mundial a destinos e locais, confere aos mesmos um maior reconhecimento e um aumento exponencial de turistas; o património histórico-cultural é um dos principais fatores para a eleição do destino; o património histórico e cultural é potenciado positivamente por parte das entidades públicas e governamentais; o papel das peregrinações influencia positivamente o aumento do setor do turismo em Portugal acarretando inúmeras vantagens principalmente no setor hoteleiro e de restauração; a criação de um itinerário turístico e cultural influencia positivamente o conhecimento, a preservação do legado histórico e cultural e, por último, repercussões na economia de Portugal; os conventos e mosteiros são uma das dimensões que são alvo das políticas nacionais de preservação do património histórico-cultural. Limitações e implicações- No decorrer do processo de recolha de dados foram colocados alguns entraves. Esses entraves estão relacionados com a metodologia utilizada neste estudo, visto que inicialmente estava prevista a realização de questionários, mas dada a contingência atual inerente à Covid-19 foi impossível a realização dos mesmos. A par disso, o estabelecimento do contacto para a obtenção de entrevistados foi difícil dada a escassa disponibilidade para o agendamento das entrevistas. Implicações práticas- O propósito deste estudo consiste em demonstrar a importância da rota dos mosteiros no Norte de Portugal como forma de dinamizar e dar a conhecer o património pouco explorado de que Portugal é detentor. Dessa forma, pretende-se valorizar e dinamizar os destinos que dispõem desta tipologia de património, fomentando o turismo por um lado e os setores da economia mais preponderantes como o hoteleiro e de restauração, por outro. Originalidade/valor- Escassos estudos, a nível internacional, abordam a temática e analisam o impacto das rotas e itinerários na valorização do património histórico e cultural, daí a importância deste contributo para a comunidade científica. Apesar de em Portugal a Direção Regional da Cultura do Norte estar a desenvolver um projeto no âmbito dos mosteiros no Norte de Portugal, a relevância desta temática é imprescindível para o fomento do setor do turismo.
- Perceção do impacto dos empreendimentos turísticos na sustentabilidade do destino turístico: análise da cidade do PortoPublication . Silva, Igor Filipe Martins; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaO objetivo fundamental deste estudo reside em perceber qual é o impacto que os empreendimentos turísticos existentes numa dada região turística, neste caso específico a cidade do Porto, acarretam na sustentabilidade dessa mesma região, sendo esta uma questão muito pouco explorada em termos de literatura. Por esse motivo, esta problemática acaba por ser um tema bastante desafiante de ser trabalhado, uma vez que irá acrescentar valor ao pouco conhecimento existente sobre esta temática. Para esta pesquisa foi escolhida a pesquisa quantitativa, mais concretamente a realização e divulgação de um inquérito por questionário estruturado, já que permite uma resposta prática, rápida, anónima e em grande número, sendo que o questionário foi respondido apenas por residentes da cidade do Porto. Os dados recolhidos pelo questionário provieram de uma amostra composta por 166 indivíduos e os resultados alcançados permitiram gerar algumas conclusões. Foi possível perceber que os empreendimentos turísticos, através das suas receitas, podem contribuir para o desenvolvimento de medidas mais sustentáveis que contribuem para a construção de um destino mais sustentável. Observou-se, também, que a construção de empreendimentos turísticos na cidade, aos olhos dos residentes, implica um uso excessivo do solo e dos recursos do território, prejudicando o nível de sustentabilidade da cidade. De um modo geral, os empreendimentos turísticos, devem ser construídos de forma sustentada, sob a orientação de um bom plano de ordenamento de território e com a adoção de medidas de funcionamento sustentáveis, de modo a minimizar os impactos negativos causados no meio físico e cultural, aumentando os impactos positivos, contribuindo, dessa forma, para a construção de um destino cada vez mais sustentável.
- Avaliação do impacto do uso de jogos digitais sérios na promoção de competências comunicativas na paralisia cerebralPublication . Gomes, Marta Agostinha Vieira; Silva, Firmino; Maia, FátimaA presente investigação pretende compreender qual o impacto que o uso do Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” apresenta na promoção de competências comunicativas em indivíduos com Paralisia Cerebral. Os jogos são uma ferramenta intrínseca há muito no quotidiano do ser humano que evoluíram rapidamente para Jogos Digitais. Os Jogos Digitais apresentam uma realidade mais rica pelas características sensoriais que apresentam, permitindo uma interação mais dinâmica. Este conceito evoluiu também para Jogo Digital Sério. O Jogo Digital Sério apresenta duas vertentes: a vertente lúdica e a vertente séria, ou seja, este apresenta como objetivo principal o equilíbrio entre a componente lúdica e o treino de competências. A aplicabilidade dos Jogos Digitais Sérios é vasta, sendo a saúde uma área crescente que apresenta um grande potencial no que concerne à reabilitação de competências, nomeadamente na Paralisia Cerebral. A Paralisia Cerebral é condição neuromotora que frequentemente se encontra acompanhada por alterações da sensação, cognição, comunicação, perceção, comportamento, epilepsia e problemas músculo-esqueléticos secundários. As dificuldades de acesso às aprendizagens ou experiências estão, na maioria das vezes, relacionadas com as dificuldades que apresentam. A intervenção do Terapeuta da Fala surge como fulcral nomeadamente na área da Comunicação. O desafio diário de (re)inventar novas metodologias de intervenção que permitam potenciar competências, mantendo o nível de motivação dos indivíduos, na esfera da intervenção deve ser uma componente considerada pelo Terapeuta da Fala. A presente investigação apresenta em termos metodológicos o âmbito de Estudo de Caso, composto por Casos Múltiplos. Os Participantes consistem assim na colaboração de dois indivíduos com Paralisia Cerebral (Participantes Principais) e as suas Cuidadoras Principais (CP). Os indivíduos com Paralisia Cerebral foram selecionados considerando características como Classificação Gross Motor Nível IV; Classificação Nível IV do Sistema de Classificação da Comunicação; Utilizadores de um Sistema Aumentativo e Alternativos de Comunicação. Os objetivos principais são compreender se o Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” permite: potenciar competências comunicativas; promover motivação intrínseca por parte dos utilizadores durante a interação com o Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?”; perceber as mais-valias e fragilidades do mesmo, considerando também os princípios de usabilidade e, deste modo, concluir se este poderá ser uma mais-valia como ferramenta complementar de intervenção do Terapeuta da Fala. O Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” foi ajustado, considerando as 8 boas práticas definidas para a saúde conciliado com a prática da investigadora. Para compreensão dos objetivos propostos os dados foram recolhidos através de instrumentos qualitativos (Entrevista Semiestruturada) e instrumentos quantitativos (System Usability Scale (SUS); Inventário de Motivação Intrínseca (IMIp) e um Protocolo de Observação Informal antes e após a interação com o Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?”). Os dados qualitativos foram tratados considerando a análise temática, que posteriormente foram relacionados através do método de triangulação de dados. Os resultados principais demonstram que o uso do Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” se apresenta como uma ferramenta complementar com impacto ao nível da intervenção do Terapeuta da Fala na área da Comunicação, influenciado positivamente a motivação e permitindo maior autonomia para exploração da ferramenta pelo indivíduo com Paralisia Cerebral. No estudo foi possível ainda compreender a barreira que ainda existente pela sociedade e o modo como a atitude do outro condiciona o desempenho do indivíduo com Paralisia Cerebral quando utilizador de um Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. A investigação neste âmbito surge ainda como uma mais-valia uma vez que os estudos neste sentido são escassos, não obstante as potencialidades e a criação de ferramentas que acompanham a era tecnológica se apresentam com um grande potencial.
- As competências no setor das TI: desafios da era digitalPublication . Andrade, Filipa Oliveira; Silva, Susana; Martins, Dora Cristina MoreiraNos dias de hoje assistimos à constante evolução dos mercado de trabalho e a uma maior influência da Era digital no dia a dia das organizações. Deste modo, estas novas realidades trouxeram aos gestores de recursos humanos novos desafios, preocupações e a rápida necessidade de adaptação a estes contextos. O objetivo principal desta investigação consiste na caracterização das competências mais relevantes sentidas pelos gestores de recursos humanos, decorrentes do novo paradigma da Era digital, nomeadamente, no setor da tecnologias da informação. Neste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à entrevista semi-estruturada para efetuar a recolha de informação. Realizaram-se nove entrevistas a profissionais de recursos humanos de empresas do setor em estudo. Estas entrevistas tiveram como propósito a recolha de dados sobre a perceção dos participantes acerca da influência e dos desafios sentidos com a transformação digital, bem como o impacto dessa transformação nas competências mais valorizadas pelas organizações deste setor. Os resultados da investigação sugerem que as organizações em estudo se sentem mais preparadas para enfrentar esta nova realidade da transformação digital, sendo também possível evidenciar o surgimento de novos desafios e preocupações sentidas pelos gestores de recursos humanos destas organizações. Por outro lado, foi possível obter uma visão concreta de quais as competências mais valorizadas pelos gestores de recursos humanos, assim como a sua importância no desempenho superior das organizações em que estão inseridos. Por fim, procede-se à discussão das principais conclusões deste estudo, assim como à exposição dos contributos e limitações desta investigação, bem como ao levantamento de sugestões para pesquisas futuras.
- Parents’ Perceptions of Student Academic Motivation During the COVID-19 Lockdown: A Cross-Country ComparisonPublication . Zaccoletti, Sónia; Camacho, Ana; Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Mason, Lúcia; Alves, Rui A.; Daniel, João R.The COVID-19 outbreak has ravaged all societal domains, including education. Home confinement, school closures, and distance learning impacted students, teachers, and parents’ lives worldwide. In this study, we aimed to examine the impact of COVID-19-related restrictions on Italian and Portuguese students’ academic motivation as well as investigate the possible buffering role of extracurricular activities. Following a retrospective pretest–posttest design, 567 parents (nItaly = 173, nPortugal = 394) reported on their children’s academic motivation and participation in extracurricular activities (grades 1 to 9).