Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-12"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A gestão de informação sobre os clientes numa vertente comercial: estudo de caso de uma empresa de tecnologias de informaçãoPublication . Pereira, Pedro Miguel Gonçalves; Terra, Ana LúciaNos dias de hoje, devido à extrema concorrência que se faz sentir em quase todas as vertentes do mercado, é necessário ter a informação não só interna, mas também alusiva aos clientes, muito bem organizada e estruturada. O presente estudo analisa os processos de evolução da forma como é feita a gestão da informação alusiva aos clientes através da implementação de uma ferramenta específica para a gestão interna dos clientes numa empresa de tecnologias de informação. Numa fase inicial, são descritas todas as problemáticas que os colaboradores da empresa encontravam relativamente às informações alusivas aos clientes e de que forma é que esta ferramenta veio melhorar os processos informacionais relativos mesmos. São descritas e demonstradas detalhadamente todas as funcionalidades desta ferramenta, a forma como os colaboradores a utilizam e quais as mais-valias oferecidas, também no departamento comercial como um todo. Por fim, é feita uma análise crítica aos resultados apresentados relativamente à implementação da ferramenta de gestão de informação dos clientes na ótica do colaborador, à difusão interna da informação sobre os clientes e à comunicação entre colaboradores do departamento comercial.
- Revenue management em hotelaria: da conceção do produto à implementaçao do processo num contexto de soft openingPublication . Mendonça, David António Queirós; Ribeiro, Joaquim; Gustavo, NunoEste trabalho tem como objetivo identificar e expor o papel do revenue management na estratégia de um Hotel. Para que tal seja possível foi feita uma investigação durante oito meses em Bruxelas, Bélgica, onde foi possível criar uma estrutura operacional e de gestão de preços no processo de pré-abertura de um Hotel e colocar em prática todas as estratégias criadas após a abertura da unidade hoteleira. A recolha de dados para esta investigação foi realizada a partir de técnicas de observação de forma a ter uma perceção mais natural e real do que é e qual a utilidade do revenue management desde a criação de um produto até este ser vendido. Os objetivos principais são: descrever, saber quais os objetivos, as circunstâncias em que sao aplicadas, os principais passos da sua implementaçao e os pontos fortes e as limitações das técnicas investigadas. Por ter estado presente tanto na pré como na pós abertura de uma unidade hoteleira e ter ajudado a criar toda a estrutura, não só de revenue management mas também a de Marketing, de Vendas e a Operacional, é agora evidente que ter uma estratégia de revenue management num hotel nos tempos que correm, em que a concorrência procura estar sempre à frente dos outros, é obrigatório. Só assim é possível manter o Hotel na vanguarda com uma oferta que se altera consoante diversas variáveis, tendo como objetivo principal a maximização do lucro.
- Análise setorial da maturidade da dívida em Portugal e EspanhaPublication . Alves, Nelson da Silva Ferreira; Queirós, Mário Joel Matos Veiga de Oliveira; Lopes, Isabel Cristina da SilvaO objetivo do presente estudo consiste numa análise empírica dos fatores que influenciam a maturidade da dívida nos diferentes setores de atividade, recorrendo a 16 494 empresas não financeiras, portuguesas e espanholas, cotadas e não cotadas, num horizonte temporal de 2010 a 2015. Recorrendo à metodologia de dados em painel, usando o modelo de efeitos fixos, analisamos a influência das variáveis explicativas das características das empresas relativas às teorias do custo de agência, da sinalização, do risco de liquidez e do efeito fiscal, bem como a influência das variáveis das características dos países, nomeadamente as variáveis macroeconómicas, o sistema financeiro e o sistema jurídico. Os resultados mostram que as características das empresas são os grandes impulsionadores na escolha da maturidade da dívida de acordo com a evidência empírica encontrada em todos os setores de atividade analisados. Apesar desta revelação, somente a variável do rating alto, pertencente à teoria do risco de liquidez, mostra uma influência negativa consistente e significativa em todos os setores de atividade. Já a caraterística relativa ao endividamento das empresas, mostra ter uma influência positiva e significativa na maturidade da dívida na maior parte dos setores de atividade, falhando só no setor dos transportes. Quanto às características dos países, os resultados apontam para uma fraca evidência da influência sobre a maturidade da dívida, não sendo possível encontrar uma característica que influencie de igual modo todos os setores de atividade.
- Plano de negócios da conversão de uma habitação antiga num hostel: “The Other Side - Porto Hostel”Publication . Sousa, Ana Isabel Carvalho de; Ribeiro, Joaquim; Dieguez, TeresaO intuito deste plano de negócios é avaliar a viabilidade financeira e económica da abertura de um hostel no Grande Porto, mais propriamente, na cidade de Vila Nova de Gaia. Assim, inicia-se com um muito breve enquadramento teórico sobre o empreendedorismo. Segue-se o estudo de mercado, onde se analisará a evolução do turismo no mundo e em Portugal, a evolução do alojamento em Portugal, a caracterização da região, e a oferta de alojamento turístico, mais especificamente, de hostels, junto ao Centro Histórico do Porto. Após o enquadramento do estudo, segue-se a elaboração do projeto em si, começando com a descrição do espaço de intervenção como ele é na atualidade, passando para a proposta aqui descrita. Será então mostrado o espaço que é suposto o hostel ter, a imagem, a marca e far-se-á um diagnóstico interno e externo. Finalmente, avaliar-se-á a viabilidade financeira deste projeto, com a caracterização do investimento, do financiamento, a descrição pormenorizada das receitas e dos custos previstos e a demonstração de resultados prevista, por último, uma avaliação do projeto de investimento, com duas análises de sensibilidade (uma positiva e uma negativa), com uma alteração na taxa de ocupação líquida anual. Os resultados apresentados mostram que existe viabilidade financeira neste projeto, contudo a taxa de ocupação é uma variável muito sensível que pode facilmente condicionar o sucesso do mesmo. As limitações encontradas na execução deste trabalho são a falta de informação estatística sobre o alojamento local e os hostels. Seria, portanto, interessante que se fizesse um estudo sobre a oferta deste tipo de alojamento, que tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, em Portugal.
- Retenção e GRH: a abordagem da investigação científicaPublication . Faustino, Sara Miguel Abrunhosa; Meirinhos, Viviana Andrade; Martins, Dora Cristina MoreiraCom o objetivo de sistematizar o conhecimento científico sobre a retenção de colaboradores nos últimos 10 anos, este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura que resulta numa análise global sobre a retenção nas organizações, no contexto português e internacional. Metodologicamente, implementaram-se critérios de seleção que direcionaram a recolha da amostra. A amostra integra 188 documentos científicos escritos por 375 autores, publicados entre 2006-2015. Os resultados obtidos inferem sobre a retenção: (1) global dos colaboradores; (2) por setor de negócio; (3) no âmbito da diversidade humana; (4) por contexto organizacional; (5) no âmbito das missões internacionais; (6) por funções; (7) por dimensão da organização; (8) por geração. Os fatores organizacionais são os que mais afetam a retenção, nomeadamente o bom relacionamento com o superior hierárquico e com os colegas de trabalho. As práticas de GRH com impacto positivo na retenção, estão associadas a processos, como recrutamento e seleção, acolhimento e integração, desenvolvimento profissional (gestão de desempenho, formação, gestão de carreiras), sistema de recompensas, cultura organizacional e gestão da mudança. Não obstante, outra conclusão expressa é a importância de implementar práticas de retenção específicas, isto é, apropriadas à organização, ao contexto e aos interesses da pessoa. Na prática, o principal contributo é o suporte concedido, tanto aos profissionais de GRH como aos profissionais com cargos de gestão de equipas, no desenvolvimento de estratégias e procedimentos que melhorem a capacidade de retenção dos seus colaboradores.
- A transparência e accountability na investigação e desenvolvimento: um estudo de caso múltiplo sobre Laboratórios AssociadosPublication . Silva, Tiago André Borges; Bandeira, Ana Maria Alves; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioOs Laboratórios Associados são entidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. De acordo com o Decreto-Lei n.º 125/99, de 20 de abril, estas entidades podem adotar a natureza jurídica de Instituições Públicas ou de Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos. O Estado exige destas últimas a observância de regras de transparência e, com base nesta exigência, definimos os objetivos deste estudo, que visam aferir se existe transparência e accountability por parte destas entidades. De igual modo, pretende-se verificar se as demonstrações financeiras evidenciam a imagem verdadeira e fidedigna do património e do desempenho destas entidades, assim como aferir se os financiamentos obtidos e utilizados em atividades de Investigação e Desenvolvimento se impactam na rúbrica de Ativos Intangíveis, bem como se o normativo contabilístico aplicável a estas organizações é o mais adequado tendo em conta as suas características. Tendo em conta estes objetivos, procedemos à elaboração de um estudo empírico com recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, através de um estudo de caso múltiplo e com recurso à técnica de análise de conteúdo. Para tornar o estudo mais robusto, utilizámos ainda a metodologia quantitativa com recurso à análise estatística. O estudo de caso teve por base dez Laboratórios Associados com a natureza jurídica de Associação Sem Fins Lucrativos, enquanto que a análise estatística se debruçou sobre os quatro Laboratórios Associados com aquela natureza jurídica que evidenciaram transparência na divulgação do seu relato financeiro. Dos resultados obtidos, destacamos a pouca transparência destes Laboratórios Associados, aferida pela falta de divulgação do relato financeiro. Tendo por base as entidades transparentes, foi possível constatar que o relato financeiro não transmite a imagem verdadeira e apropriada do património, nomeadamente ao nível da capitalização dos dispêndios realizados nas atividades de Investigação e Desenvolvimento e no montante total dos respetivos Fundos Patrimoniais. Verificámos, ainda, que os Laboratórios Associados apresentam um conjunto de características comuns, tais como: estão localizados em espaços físicos no interior ou muito próximos de estabelecimentos do Ensino Superior; têm como associados essas mesmas entidades; são fiscalizados pelo Tribunal de Contas; são financiados pelo Estado e estão sujeitos ao regime de contratação pública. Concluímos defendendo necessária aplicação de um normativo contabilístico que seja transversal a todos os Laboratórios Associados, pois só assim será possível comparar o desempenho económico, financeiro e social destas importantes entidades.
- Análise dos processos logísticos de uma empresa brasileira produtora de pamonhas: um estudo de casoPublication . Magalhães, Cíntia Fonseca; Pereira, Maria Teresa RibeiroO trabalho aqui apresentado se refere a uma pesquisa qualitativa, realizada pelo método estudo de caso, objetivando analisar os processos logísticos da empresa Pamonharia Aguinaldo das Pamonhas desde sua fundação, em 1998, até os dias atuais, com o objetivo de apresentar um panorama desses processos logísticos ao longo dos anos. Os processos logísticos investigados foram: transporte, controle de estoque, processamento de pedidos, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, obtenção, programação de produtos, manutenção de informações e logística reversa. Para a recolha dos dados, utilizou-se dos seguintes instrumentos: formulários, documentos e notas de campo. Os dados foram informados pelos responsáveis da empresa e são apresentados, neste estudo, em dois períodos distintos da organização, de 1998 a 2008 e de 2009 ao momento atual. A análise dos dados revelou que empresa apresentou evolução significativa em quatro processos logísticos: programação de produção, embalagem, armazenagem e logística reversa. Além disso, apresentou, embora de forma menos expressiva, evolução nos processos de manuseio de materiais e manutenção de informação. Não se identificou evolução nos processos de transporte, processamento de pedidos, controle de estoque e obtenção.
- Planeamento fiscal abusivo - uma análise aos principais fatores que motivam o aparecimento de esquemas de planeamento fiscalPublication . Xavier, Sofia Jorge Gonçalves; Pinheiro, Gabriela Maria AzevedoAssiste-se, atualmente, a um crescente escrutínio público das práticas de planeamento fiscal adotadas por várias empresas multinacionais, as quais se traduzem em elevadas perdas de receitas fiscais nos países onde estas se encontram sediadas. De facto, como resultado da crise económica e financeira mundial dos últimos anos, das políticas de austeridade implementadas em alguns países e dos diversos escândalos que divulgaram esquemas implementados por grupos multinacionais para diminuírem a sua base tributável, verifica-se uma atenção crescente para a problemática do planeamento fiscal abusivo. De referir que as formas utilizadas pelos contribuintes para a diminuição da sua carga fiscal são cada vez mais complexas e sofisticadas, o que dificulta o trabalho das autoridades responsáveis por travar a fraude e evasão fiscal. A proliferação destas práticas tem vindo a levantar questões relacionadas com o dever moral dos contribuintes pagarem um montante justo de impostos e colocam em causa a confiança no sistema fiscal internacional, desencorajando o cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes e aumentando significativamente os custos de fiscalização da máquina fiscal. A presente dissertação debruça-se, assim, sobre a problemática do planeamento fiscal abusivo, pretendendo analisar em que medida as lacunas existentes nos sistemas fiscais dos vários países contribuem para a criação de esquemas de planeamento fiscal.
- Interacção humano-máquina no processo composicionalPublication . Costa, Nuno André Pinheiro Trocado da; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Andrikopoulos, DimitriosCom a problemática da interacção humano-máquina no processo composicional como pano de fundo, a presente dissertação prossegue três vectores simultâneos: (a) um portfolio de alguma da música que escrevi nos últimos dois anos, na qual fiz uso de (b) um conjunto de ferramentas de composição algorítmica assistida por computador que desenvolvi sincronicamente no mesmo período de tempo, por sua vez fruto de (c) uma reflexão sobre os conceitos subjacentes, aqui apresentada monograficamente. De entre as ferramentas desenvolvidas destaca-se uma biblioteca em Common Lisp integrando funções relativas a operações combinatórias simples com vastas colecções de alturas e à exploração de propriedades geométricas de ciclos rítmicos e tonais, bem como um programa de manipulação de áudio com cadeias de Markov. A música escrita que integra este trabalho assume-se simultaneamente como ponto de partida e de chegada do percurso de investigação.
- Estrutura de capitais nas empresas familiaresPublication . Pestana, Luciana de Jesus; Gomes, Luís Pereira; Lopes, Isabel Cristina da SilvaAs empresas familiares representam o modelo de organização predominante nas economias a nível mundial. A compreensão das expetativas destas empresas permite melhorar a monitoração dos seus comportamentos e do seu desempenho. O envolvimento da família nos negócios influencia a determinação de metas e objetivos distintos que tenham por base a preservação da continuidade da empresa na família. A propriedade privada limita seriamente o recurso ao capital externo, determinando que estas empresas, na maior parte das vezes, tenham de confiar nos recursos internos e/ou nos recursos familiares para satisfazerem as suas necessidades de capital. Ainda assim, o receio de perder o controlo empresarial justifica que as empresas familiares prefiram empregar níveis de dívida relativamente superiores, de modo a limitar as tentativas de aquisição por parte dos acionistas externos. Neste contexto, o objetivo principal desta dissertação é estudar duas teorias sobre a estrutura de capitais nas empresas familiares portuguesas, designadamente, a teoria Trade-Off (TOT) – para identificar se estas empresas estipulam metas de endividamento que lhes permitam compensar os custos da dívida com os benefícios fiscais emergentes – e a teoria Pecking Order (POT) – para verificar se estas empresas dão preferência à utilização dos recursos internos, em detrimento da emissão de dívida e da emissão de ações. Para o feito, foi selecionada uma amostra final constituída por 4.952 empresas familiares sediadas em Portugal com atividade no período compreendido entre 2009 e 2016. O estudo recorreu a modelos estáticos de painel e a modelos dinâmicos de painel, compreendendo testes individuais a cada uma das teorias em estudo e um teste conjunto comparativo do desempenho da TOT e da POT nas referidas empresas. As principais conclusões evidenciam que as decisões sobre a estrutura de capitais das empresas familiares portuguesas adaptam-se relativamente bem aos pressupostos da TOT. Os reduzidos custos de agência nestas empresas, resultantes da maior convergência de interesses entre proprietários e gestores, por um lado, e, por outro, dos menores problemas de assimetria de informação entre proprietários/gestores e credores, contribuem para a contração de dívidas menos onerosas e com maior facilidade. Mas apesar do défice de fundos não apresentar um impacto considerável sobre as variações no endividamento, o teste conjunto sugere que ambas as teorias explicam parte da estrutura de capitais das empresas familiares portuguesas, concluindo-se que a TOT e a POT não são mutuamente exclusivas.