Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Otimização da experiência do utilizador no sistema de informação universitário do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)Publication . Ferreira, Hélder Filipe dos Santos; Braga, Maria Inês PeixotoO objetivo deste estudo é avaliar e otimizar a experiência de utilização do sistema de informação universitário SIGARRA no contexto do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (U.Porto). A investigação centra-se na importância da acessibilidade e da usabilidade dos sistemas de informação, componentes vitais para a eficácia da gestão académica e para a satisfação dos utilizadores. Para alcançar este objetivo, foi adotada a metodologia Design Science Research (DSR), que permitiu o desenvolvimento de um conjunto de artefactos, tais como manuais de apoio e vídeos explicativos. Estes foram desenvolvidos e implementados com o intuito de melhorar a interação dos utilizadores com o SIGARRA, facilitando o acesso e a compreensão das suas funcionalidades. A revisão da literatura abrangeu um conjunto de temas como a gestão da informação, sistemas de informação, acessibilidade e usabilidade e formação de utilizadores. Esta revisão permitiu obter uma base teórica sólida para a investigação. A análise dos dados recolhidos através de um questionário aplicado aos utilizadores revelou desafios significativos na usabilidade do SIGARRA, indicando a necessidade de uma formação contínua e de interfaces mais intuitivas. Os resultados indicam que o conjunto de artefactos desenvolvidos conduzirá a uma melhoria significativa da experiência do utilizador, aumentando a sua satisfação e eficiência na utilização do sistema. Em suma, este estudo evidencia a importância de uma abordagem centrada no utilizador na gestão de sistemas de informação em instituições académicas e propõe melhorias que promoverão uma experiência de utilização mais satisfatória e eficaz para toda a comunidade académica do ICBAS.
- Tendências futuras no mercado de trabalho e os desafios impostos pela evolução tecnológica: do teletrabalho à inteligência artificialPublication . Ribeiro, Ana Conceição; Santos, José de FreitasTem-se verificado o surgimento de novas formas de trabalho e é necessário compreender como a evolução tecnológica, as novas formas de trabalho e os sistemas de Inteligência Artificial afetam o mercado de trabalho, bem como o que pensam empresários e trabalhadores. Os colaboradores têm necessidades específicas e é necessário proporcionar bem-estar no local de trabalho, melhores relações profissionais e proximidade nas suas relações familiares. Para atingir estes objetivos as empresas optaram por adotar medidas que garantam mais tempo livre para a realização de outras atividades: lazer, em família, entre amigos, ou para descanso e relaxamento. O estudo realizado mostra que em teletrabalho, os indivíduos admitem que foi possível conciliar de forma mais próxima a sua vida pessoal e profissional, ainda que alguns desafios lhes tenham sido impostos, precisamente por essa interrelação no mesmo espaço. A perspetiva dos trabalhadores foi obtida através da resposta a questionários. Em contexto de entrevista, a semana de trabalho reduzida permite aos trabalhadores terem mais tempo livre, valorizando-o para excecução de tarefas essenciais que de outra forma teriam de fazer durante o seu horário de trabalho. A adoção de inteligência artificial no mercado de trabalho veio revolucionar a forma como a tecnologia é utilizada. São sistemas que carecem de análises profundas para se compreender se oferecem o que as empresas necessitam para desenvolver as suas atividades profissionais. Na adoção de sistemas de inteligência artificial verifica-se que existem trabalhadores que aceitam a sua implementação e a usam como parte do seu dia a dia e outros que são mais céticos e têm maior dificuldade na sua aceitação. No contexto atual, as empresas também se apresentam como pouco conhecedoras das vantagens destas tecnologias, não as adotando por ainda desconhecerem a sua utilidade.
- Reestruturação do processo de gestão do desempenho numa empresa familiar do setor industrialPublication . Garcia, Ranna Kelly Rodrigues; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraO projeto visa a reestruturação do processo da gestão do desempenho para todos os colaboradores e lideranças do Grupo AGÁ2 (Brasil), nas unidades Acqualimp (Extrema-Minas Gerais) e a Avanplas (Manaus-Amazonas). O objetivo geral do projeto foi rever o sistema da gestão do desempenho e a valorização do ciclo da performance para o desenvolvimento profissional. Neste projeto, utilizou-se a metodologia de investigação-ação: (1) baseada em um diagnóstico prévio com reuniões com a empresa cliente para a definição sobre a real necessidade, (2) a conceção do redesenho do processo de gestão do desempenho teve por base a revisão de literatura, a análise dos dados empíricos sobre o sistema anterior, (3) depois do planeamento aprovado pelo cliente, (4) ocorreu um período em que intervenção planeada foi totalmente implementada. Finalmente, foi realizada (5) a análise dos resultados e avaliação por parte dos colaboradores e da organização, alcançando os objetivos específicos inicialmente definidos: rever e dar a conhecer os critérios/regras, periodicidade e competências comportamentais reunidas em um manual informativo, o processo ser visto como importante para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e com participação positiva dos envolvidos. Foram ainda apresentadas sugestões de melhoria. O Ciclo da Performance revisto é constituído por 11 fases, das quais 4 são novas face ao processo anterior e vários procedimentos do processo anterior foram também revistos. Após a implementação e avaliação por parte do cliente, apontaram 9 melhorias para ciclos futuros, nas fases (1) Sessão de Comunicação (5 melhorias); (2) Identificação dos colaboradores elegíveis (2 melhorias); (4) Avaliação das Competências Comportamentais (1 melhoria) e (7) Sessão de Calibração 9 Box Geral (1 melhoria). Este projeto demonstrou a importância do processo de comunicação generalizada e da clarificação das repercussões para os colaboradores, e de que o processo de gestão do desempenho pode ser pertinente até em empresas familiares para o alcance dos objetivos organizacionais.