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- Riscos ambientais e ocupacionais na gestão de resíduos: uma análise bibliométrica e revisão sistemática da literaturaPublication . Sousa, Mariana Sofia Ribeiro de; Rodrigues, Matilde; Pinto, Edgar; Barros, PiedadeA gestão de resíduos é uma atividade essencial para a sociedade. Esta compreende diversos processos com potencial para causar danos para o ambiente, saúde da população e segurança e saúde dos trabalhadores do setor. É um setor que tem como propósito administrar um tratamento aos materiais que todos os restantes setores da sociedade descartam, assim está associado a uma diversidade enorme de fatores de risco, devido à complexidade das operações. O presente trabalho pretende sistematizar os fatores de risco decorrentes dos processos de gestão de resíduos, para o ambiente, saúde da população e segurança e saúde dos trabalhadores. Além disso, tem como propósito identificar lacunas de conhecimento, para as quais será importante preparar pesquisas futuras. O presente trabalho desenvolveu uma análise bibliométrica e uma revisão sistemática orientada pela metodologia PRISMA. Para complementar, os artigos foram avaliados quanto à sua qualidade através de uma lista de verificação. Através da análise bibliométrica foi possível percecionar que o número de estudos neste âmbito tem vindo a aumentar, com especial ênfase nos últimos anos 5 anos. Com esta análise foi ainda possível identificar que países como os Estados Unidos da América têm uma contribuição notável através da publicação de um maior número de estudos neste tema. Na revisão sistemática foram analisados 30 estudos, 22 dos quais observacionais. A partir destes foi possível identificar e categorizar fatores de risco físicos, químicos, biológicos, mecânicos, psicossociais e ergonómicos. Foi ainda relevante destacar que os fatores sociodemográficos dos trabalhadores do setor da gestão de resíduos têm uma grande influência na perceção dos riscos e, consequentemente, nos potenciais danos que podem decorrer dos mesmos. Os resultados obtidos são consistentes com estudos efetuados noutros setores da sociedade relativamente aos riscos identificados e ainda às características bibliométricas destacadas. O presente trabalho permitiu identificar e sistematizar os riscos associados ao setor da gestão de resíduos de modo a constituir uma ferramenta base para orientar os diversos stakeholders na elaboração de guias para a gestão de riscos do setor. Assim, é possível detetar quais são os pontos nos quais o setor da gestão de resíduos precisa implementar medidas eficazes para minimizar os riscos que decorrem da realização dos seus processos. Este estudo contribuiu para uma compreensão aprofundada dos fatores de risco associados aos processos realizados na gestão de resíduos.
- Entrega Contínua de Aplicações em Ambientes HíbridosPublication . Correia, Vítor João Fallé; Bettencourt, Nuno Miguel GomesThe use of hybrid deployment models is becoming a standard since it provides many benefits regarding on-demand scalability, high availability, and reliability. However, the management of resources (application specifications and infrastructure details) in a hybrid environment is a complex task since interfaces vary depending on the ven dor. Therefore, continuous practices already established must be adjusted whenever new interfaces are to be supported. This work aims to explore how a deployment process can be improved regarding the adoption of hybrid environments at the host organization DevScope, producing a proof of concept capable of explaining how this improvement can be achieved. A Components-of-the-Shelf (COTS) approach is followed for developing the solution that relies on different technologies to achieve the expected results. The proof of concept consists of deploying the infrastructure that supports the new deployment process and the orchestration of the components to enable the delivery of applica tions to the environments. Terraform is used to define and deploy the infrastructure, and KubeVela is the technology used for managing applications. The implementation of the solution made it clear that managing applications in heterogeneous platforms is not easy. After some experimentation and answers to a prepared questionnaire regarding the new deployment process, it was possible to conclude that the solution still has a margin for improvement and that some technologies are projects still being actively improved. Although KubeVela is not polished enough, it was possible to verify that it is easily extendable and that more scenarios for specific applications can be added when needed. The obtained results are relevant for future studies and will contribute to a better understanding of how the delivery of multiple applications can be homogenized. It also helps to address other problems, such as oversimplification of deployments, losing important infrastructure-based details, and the associated learning curve to deploy a complex application.
- Empregabilidade e oportunidades de carreira para jovens diplomados - o universo ISCAPPublication . Pinto, Daniela Filipa da Silva; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deAs possibilidades de emprego oferecidas pelo mercado de trabalho são, não raras vezes, significativamente menores do que o número de jovens diplomados à procura de trabalho em diversas áreas. Atualmente, são as soft skills o fator de diferenciação no que diz respeito à empregabilidade dos jovens diplomados, e o que lhes permite distinguirem-se face à sua concorrência. Nesse sentido, surge este estudo em conjunto com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Para comprovar estas ideias, esta dissertação tem como objetivo geral perceber se as perspetivas dos estudantes/recém-diplomados (dos cursos lecionados no ISCAP) coincidem com as oportunidades do mercado de trabalho. De forma a consolidar o estudo empírico, foi aplicada uma metodologia mista, incluindo o método quantitativo (através de um questionário) e qualitativo (através de análise documental) e, no fim, todos os dados obtidos foram combinados, consolidando os mesmos através de uma triangulação de dados. Os resultados obtidos sugerem que, apesar de algumas das soft skills que os alunos consideram ter mais importância não irem de encontro às soft skills que o mercado de trabalho procura nos candidatos, a maioria das competências que os recém-diplomados afirmam ter desenvolvido nos respetivos cursos coincidem com as competências apresentadas nos ofertas de emprego atuais. Os resultados desta investigação sugerem, ainda, que, no que diz respeito à área das ciências empresariais, é possível verificar que, além das soft skills, também as saídas profissionais dos vários cursos do ISCAP vão ao encontro das ofertas de emprego que existem atualmente no mercado de trabalho.
- Resiliência das cadeias de abastecimento em ambientes disruptivos: um estudo de casoPublication . Eusébio, Fábio Miguel Dias; Oliveira, Lia Coelho deNuma era caracterizada por frequentes eventos disruptivos, a resiliência das cadeias de abastecimento surgiu como um fator determinante para o sucesso empresarial. Esta dissertação apresenta um estudo de caso que explora a resiliência das cadeias de abastecimento no contexto de ambientes disruptivos. Os principais objectivos do estudo abrangem duas facetas: em primeiro lugar, uma análise aprofundada dos problemas decorrentes de acontecimentos perturbadores na empresa alvo de estudo, juntamente com uma analise das estratégias utilizadas para enfrentar esses desafios; em segundo lugar, o mapeamento parcial da cadeia de abastecimento da empresa. Esta investigação procura responder a questões fundamentais relacionadas com a resposta da empresa a eventos perturbadores, a eficácia das medidas de mitigação adoptadas e o reforço global da resiliência e preparação da empresa para futuras perturbações. Através de metodologias qualitativas, incluindo entrevistas com os principais intervenientes em logística, aprovisionamento e planeamento, a investigação gira em torno da questão central: "Quais são os fatores-chave que contribuem para a resiliência da cadeia de abastecimento face a eventos disruptivos?". Foram formuladas três hipóteses para validar este inquérito, relativas à diversificação, integração tecnológica e comunicação e coordenação efectiva. O estudo conclui que a diversificação das fontes de abastecimento e dos modos de transporte, a incorporação de tecnologias preditivas e os mecanismos de coordenação robustos entre os parceiros da cadeia de abastecimento contribuem de forma significativa para a resiliência da cadeia de abastecimento. Os conhecimentos recolhidos nas entrevistas confirmam a capacidade da empresa não só para enfrentar as perturbações, mas também para promover o crescimento e uma maior resiliência. Esta investigação serve apenas de guia estratégico para empresas que pretendem fortalecer as suas cadeias de abastecimento, no entanto sugere-se uma investigação mais aprofundada quer na cadeia de abastecimento da empresa em foco, quer em cadeias de abastecimentos de outras áreas de atividade.
- Ciência da Informação, Museologia e a Acessibilidade das Coleções na Rede de Museus de Vila Nova de FamalicãoPublication . Teixeira, Filipe José Capela Novais; Carvalho, Milena Carla Lima de; Martins, Susana Alexandra da CostaTendo como tema “Ciência da Informação, Museologia e a Acessibilidade das Coleções na Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão”, o projeto desenvolvido apresenta a oportunidade de compreender a relação entre a Ciência da Informação e a Museologia, considerando os Museus e o Património Cultural, bem como a acessibilidade às coleções dos museus na Rede de Museu de Vila Nova de Famalicão (RMVNF). Assumem-se as seguintes questões de investigação “De que forma é gerida a informação/documentação na RMVNF e como é apresentada ao público?”; “De que forma a RMVNF lidou com a pandemia derivada do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) e como é que nesse período se relacionou com o público?”. Os objetivos identificados foram: Identificar o software que é usado nos museus da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão e os respetivos instrumentos de acesso à coleção; Conhecer quais são os canais de informação e de que forma são usados, para a comunicação do seu acervo, ao público; Identificar quais as políticas de informação e tecnologia em vigor na rede e nas orientações sobre a acessibilidade e divulgação das coleções; Identificar quais foram as estratégias usadas para a continuidade da promoção, acessibilidade e a segurança das suas coleções. A metodologia enquadra-se numa abordagem aplicada e qualitativa, que recorre à revisão da literatura e ao uso de entrevistas. A investigação colocada em prática consiste numa investigação exploratório-descritiva. Concluída a análise e aprofundamento do tema, foi permitido compreender que a maior parte das unidades museólogicas que compõem a RMVNF utilizam o InPatrimonium como software. Concluiu-se ainda que os museus no período pandémico adotaram medidas que, com o fim da pandemia, foram abandonadas por alguns deles. Os museus que mantiveram as inovações forçadas pelo período pandémico, conseguem, atualmente, continuar a tirar proveito das mesmas.
- Melhoria do fluxo de logística inversa de embalagens numa empresa vidreiraPublication . Cardoso, Mónia Isabel da Silva; Oliveira, Lia Coelho deNuma era onde a preocupação com a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e a eficiência dos recursos são fundamentais, a Logística Inversa assume um papel crucial na gestão da cadeia de abastecimento moderna e traz uma série de vantagens estratégicas e financeiras às empresas. Esta desempenha um papel crítico ao viabilizar a recolha, retorno e gestão de produtos, materiais ou resíduos após o seu uso pelo cliente. Na BA Glass a relevância da Logística Inversa não é ignorada e torna-se cada vez mais uma atividade essencial tanto a nível de sustentabilidade como de redução de custos de compra de materiais de embalagem. O alvo deste estudo de caso são as unidades produtivas do referido grupo industrial, localizadas no Sudoeste Europeu onde há uma maior necessidade de atenção, de melhoria e de padronização dos processos locais aplicados à recolha e tratamento dos materiais devolvidos. Para se conseguir uma melhoria dos processos de Logística Inversa foram utilizadas ferramentas Lean. Com base nas ferramentas consideradas mais adequadas, foi feita uma observação e mapeamento da situação atual, foram sugeridos alterações e ajustes e proposto um plano de implementação das mesmas, bem como a identificação de todos os intervenientes que tornarão possível a implementação das referidas mudanças. Apesar de até terminar este trabalho não ter sido possível implementar as propostas sugeridas, a metodologia utilizada permitiu apresentar soluções que poderão tornar o processo de devolução de materiais de embalagem mais fluido, automático e célere. Desta forma, será também possível obter mais informação e mais exata para apoio na tomada de decisões mais conscientes e responsáveis.
- Sistema para monitorização de propostas de crédito após desembolsoPublication . Ribeiro, Rúben André Luís; Paulo, Filipe de Faria PachecoOs últimos anos têm registado um elevado crescimento da atividade bancária associado à evolução tecnológica na área. A par desta transformação digital, as entidades bancárias têm tentado proporcionar aos seus clientes processos de crédito cada vez mais automatizados. A pressão exercida pela concorrência existente na área de crédito incentiva os bancos a inovarem os seus processos recorrendo a tecnologias cada vez mais eficientes que permitam diminuir os tempos de espera do cliente e maximizar os lucros das entidades bancárias. O foco principal deste trabalho é implementar um sistema de gestão de incumprimento de propostas que permita á entidade bancária uma reação mais eficiente à alteração de condições dos seus clientes e diminuir as situações de incumprimento. Um dos resultados pretendidos para este projeto é o desenvolvimento de um produto capaz de analisar um perfil de um cliente e um conjunto de dados de um processo e calcular o risco de incumprimento desse crédito. Com este produto, espera-se aumentar a fiabilidade dos processos da entidade bancária, levando a uma diminuição dos casos de incumprimento que ocorrem na entidade bancária, através de respostas mais rápidas e mais acertadas por parte da entidade bancária para a necessidade de renegociação das condições contratuais.
- Detection of microservice smells through static analysisPublication . Samões, João Afonso Almeida; Azevedo, Isabel De Fátima SilvaA arquitetura de microsserviços é um modelo arquitetural promissor na área de software, atraindo desenvolvedores e empresas para os seus princípios convincentes. As suas vantagens residem no potencial para melhorar a escalabilidade, a flexibilidade e a agilidade, alinhando se com as exigências em constante evolução da era digital. No entanto, navegar entre as complexidades dos microsserviços pode ser uma tarefa desafiante, especialmente à medida que este campo continua a evoluir. Um dos principais desafios advém da complexidade inerente aos microsserviços, em que o seu grande número e interdependências podem introduzir novas camadas de complexidade. Além disso, a rápida expansão dos microsserviços, juntamente com a necessidade de aproveitar as suas vantagens de forma eficaz, exige uma compreensão mais profunda das potenciais ameaças e problemas que podem surgir. Para tirar verdadeiramente partido das vantagens dos microsserviços, é essencial enfrentar estes desafios e garantir que o desenvolvimento e a adoção de microsserviços sejam bem-sucedidos. O presente documento pretende explorar a área dos smells da arquitetura de microsserviços que desempenham um papel tão importante na dívida técnica dirigida à área dos microsserviços. Embarca numa exploração de investigação abrangente, explorando o domínio dos smells de microsserviços. Esta investigação serve como base para melhorar um catálogo de smells de microsserviços. Esta investigação abrangente obtém dados de duas fontes primárias: systematic mapping study e um questionário a profissionais da área. Este último envolveu 31 profissionais experientes com uma experiência substancial no domínio dos microsserviços. Além disso, são descritos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de uma ferramenta especificamente concebida para identificar e resolver problemas relacionados com os microsserviços. Esta ferramenta destina-se a melhorar o desempenho dos programadores durante o desenvolvimento e a implementação da arquitetura de microsserviços. Por último, o documento inclui uma avaliação do desempenho da ferramenta. Trata-se de uma análise comparativa efetuada antes e depois das melhorias introduzidas na ferramenta. A eficácia da ferramenta será avaliada utilizando o mesmo benchmarking de microsserviços utilizado anteriormente, para além de outro benchmarking para garantir uma avaliação abrangente.
- Desenvolvimento de um instrumento para avaliação dos potenciais da resiliência no âmbito da gestão da segurança e saúde no trabalho (STT) em meio hospitalarPublication . Barbosa, Judite Sofia Freitas Lopes; Rodrigues, Matilde AlexandraAs rápidas mudanças e a crescente complexidade dos processos que ocorrem em meio hospitalar desafiam as atuais práticas de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Assim, surge a necessidade de serem adotadas novas práticas e de otimizar o processo de gestão de risco. Neste âmbito, a engenharia da resiliência surge como um novo paradigma que poderá contribuir para este processo. A partir dos preceitos da engenharia da resiliência, este estudo pretende contribuir para a melhoria do desempenho resiliente da gestão da SST em meio hospitalar. Para o efeito, tem como objetivo desenvolver e validar um instrumento para a avaliação dos potenciais de resiliência da gestão da SST em meio hospitalar. O instrumento desenvolvido consiste num questionário baseado no Systemic Potential Management (SPM). Uma versão inicial do instrumento foi desenvolvida por 4 investigadores, com base nos pressupostos do SPM e da bibliografia atual. A validação do instrumento foi realizada através da aplicação da metodologia de Delphi, contando com a participação de um painel de 19 especialistas e 3 rondas consecutivas. Por último, foi realizado um pré-teste à versão final no instrumento com o objetivo de validar a clareza na interpretação e compreensão dos itens incluídos. O instrumento obtido através deste estudo é constituído por 47 itens divididos por quatro dimensões que correspondem aos quatro potenciais para o desempenho resiliente. No futuro, o instrumento obtido será aplicado em meio hospitalar de forma a proceder-se a uma análise da estrutura fatorial e da validade do constructo. Acredita-se que a aplicação do instrumento servirá de suporte para a implementação de medidas pró-ativas no âmbito da gestão da SST e permitirá a otimização destes processos em meio hospitalar.
- A importância da satisfação dos colaboradores na performance económica e financeira das empresas - evidências nas empresas cotadas brasileirasPublication . Moreira, Tiago Fernando Silva; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daA satisfação dos colaboradores revela-se um fator crítico para o sucesso de uma organização. Para que os colaboradores de uma empresa se sintam motivados no desempenho das suas tarefas é necessário que estes se sintam satisfeitos no seu trabalho. São os colaboradores que através da sua produtividade contribuem para a melhoria da performance económica e financeira das empresas. O objetivo desta investigação consiste em analisar o impacto da satisfação dos colaboradores na performance económica e financeiras das empresas brasileiras cotadas na Bovespa, no período entre 2011 e 2020. Começando pela revisão de literatura, esta procurou aprofundar a temática da satisfação e o desempenho no trabalho, quer ao nível individual, quer ao nível coletivo, em termos da organização como um todo, tendo-se, no final, definido as hipóteses de partida para a investigação. De seguida, foi conduzido um estudo empírico de forma a validar as hipóteses de partida e testar o objetivo desta investigação. Foram utilizados neste estudo dados recolhidos através das bases de dados Eikon, Datastream e Worldscope, tendo sido analisadas 38 empresas. A performance económica e financeira das empresas foi aferida tendo em conta três indicadores, designadamente, a rendibilidade do ativo (ROA), a rendibilidade do capital próprio (ROE) e o Q de Tobin. Como forma de aferir a satisfação dos colaboradores, foi utilizado um vetor de quatro variáveis explicativas, sendo elas, a percentagem de colaboradores satisfeitos no trabalho, a pontuação ESG da força de trabalho, a implementação de horários de trabalho flexíveis e a existência de políticas de diversidade e de oportunidades nas organizações. O modelo de regressão econométrica utilizado foi o modelo de efeitos fixos para os indivíduos e para o tempo, tendo sido obtidas evidências de que a satisfação dos colaboradores tem um impacto positivo e significativo na performance económica e financeira das empresas brasileiras cotadas na Bovespa.