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Empregabilidade e oportunidades de carreira para jovens diplomados - o universo ISCAP

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As possibilidades de emprego oferecidas pelo mercado de trabalho são, não raras vezes, significativamente menores do que o número de jovens diplomados à procura de trabalho em diversas áreas. Atualmente, são as soft skills o fator de diferenciação no que diz respeito à empregabilidade dos jovens diplomados, e o que lhes permite distinguirem-se face à sua concorrência. Nesse sentido, surge este estudo em conjunto com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Para comprovar estas ideias, esta dissertação tem como objetivo geral perceber se as perspetivas dos estudantes/recém-diplomados (dos cursos lecionados no ISCAP) coincidem com as oportunidades do mercado de trabalho. De forma a consolidar o estudo empírico, foi aplicada uma metodologia mista, incluindo o método quantitativo (através de um questionário) e qualitativo (através de análise documental) e, no fim, todos os dados obtidos foram combinados, consolidando os mesmos através de uma triangulação de dados. Os resultados obtidos sugerem que, apesar de algumas das soft skills que os alunos consideram ter mais importância não irem de encontro às soft skills que o mercado de trabalho procura nos candidatos, a maioria das competências que os recém-diplomados afirmam ter desenvolvido nos respetivos cursos coincidem com as competências apresentadas nos ofertas de emprego atuais. Os resultados desta investigação sugerem, ainda, que, no que diz respeito à área das ciências empresariais, é possível verificar que, além das soft skills, também as saídas profissionais dos vários cursos do ISCAP vão ao encontro das ofertas de emprego que existem atualmente no mercado de trabalho.
The employment possibilities offered by the job market are often significantly smaller than the number of young graduates looking for work in various areas. Currently, soft skills are the differentiating factor when it comes to the employability of young graduates, and what allows them to stand out from their competition. To prove these ideas, this dissertation has the main goal of understanding whether the perspectives of students/recent graduates (from courses taught at ISCAP) matches with the opportunities offered by the job market. To consolidate the empirical study, a mixed methodology was applied, including quantitative (through a questionnaire) and qualitative (through document analysis) methods. In the end, all data was combined through data triangulation. The results obtained suggest that, although some of the soft skills that students consider to be most important, do not meet the soft skills that the job market seeks in candidates, the majority of skills that recent graduates claim to have developed in their respective courses coincide with the skills presented in current job offers. The results of this investigation also suggest that the professional opportunities that ISCAP courses present, correspond to the different job offers found, at least with regard to the area of business sciences.

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Mercado de trabalho Empregabilidade Jovens diplomados Competências Job market Employability Young graduates Skills

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