ISCAP - DM - Assessoria de Administração
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Objetivos
O Mestrado em Assessoria de Administração visa a conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou instituições. Abrangendo áreas nucleares como a Assessoria e Comunicação Organizacional, a Gestão, a Economia, a Contabilidade, a Informática, o Direito, as Línguas e Culturas, as Ciências Sociais e a Matemática, propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais da administração através da aquisição de competências avançadas por parte do futuro Assessor de Administração.
Objetivos do Mestrado:
- Desenvolver capacidades analíticas, usando conceitos que provêm de um grande leque de unidades curriculares, direcionadas para a resolução de problemas no âmbito administrativo, em contexto interno e externo;
- Fornecer um conjunto de ferramentas multidisciplinares que proporcionem formação qualificada e especializada como a Gestão, a Contabilidade, o Direito, as Ciências Sociais, a Economia;
- Adquirir competências especializadas no domínio da Gestão ou do Direito para integrar uma posição de responsabilidade significativa;
- Adquirir conceitos relacionados com o processo de administração empresarial abrangendo as fases de planeamento e de execução estratégica e operacional;
- Fomentar a eficácia organizacional através da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão da empresa;
- Apropriar-se das metodologias de investigação e análise para produzir novos conhecimentos, desenvolver novas atividades e métodos operacionais;
- Proporcionar a realização de um estágio/projeto profissional ou desenvolvimento de uma dissertação, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas.
Este ciclo de estudos tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes do 1º ciclo de estudos da área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem a profissão de Assessores de Administração. Este Mestrado pretende, também, preparar os estudantes para que, durante o exercício profissional, tenham condições de lidar com a incerteza de forma flexível sem descurar a rapidez necessária à resolução de problemas.
Saídas Profissionais
- Exercer atividades de assessoria ao mais alto nível da administração
- Gestão de serviços administrativos
- Secretariado de direção
Reconhecimento do Mestrado de Assessoria de Administração
Por Despacho de 08-06-2012 do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o Mestrado de Assessoria de Administração, foi deferido o pedido de reconhecimento para o grupo de recrutamento 530, do ensino básico, 2º e 3º ciclos, e do ensino secundário.
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Recent Submissions
- A comunicação interna na Associação Porto Business SchoolPublication . Sousa, Marta Alexandra Lopes de; Oliveira, Adriana José Veloso deA comunicação interna desempenha um papel fundamental no sucesso das organizações, influenciando a satisfação dos colaboradores, a produtividade e os resultados globais (Quirke, 2008). Atenta a estas questões, a Porto Business School (PBS) tem vindo a refletir sobre a comunicação interna da instituição, desenvolvendo um conjunto de ações, nomeadamente recolhendo a perceção dos colaboradores no que concerne à comunicação interna da instituição. Para isso, recorreu à aplicação do questionário «Índice de Excelência de 2022». Identificada necessidade de ser trabalha a comunicação interna, entendeu-se muito pertinente que a realização do estágio curricular fosse nessa área. Neste cenário, considerou-se pertinente a conceção do seguinte objetivo principal do estágio: definir um conjunto de ações visando ao melhoramento da comunicação interna na PBS. A metodologia adotada foi a investigação-ação, que combina intervenção prática com reflexão crítica. Assim, apresenta-se o respetivo relatório, que tem como intenção principal descrever o percurso desenvolvido ao longo do estágio na PBS na área da comunicação interna, nomeadamente as atividades realizadas para dar resposta ao objetivo que norteou o estágio. Atividade que passaram pela implementação de canais de feedback bidirecionais e a promoção de uma cultura organizacional mais transparente e inclusiva. As implicações deste estudo são significativas para a PBS, pois as recomendações propostas visam aumentar a satisfação e a produtividade dos colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho e, consequentemente, o desempenho organizacional. Este relatório contribui para a literatura sobre comunicação interna, oferecendo um caso prático de aplicação de investigação-ação para resolver desafios organizacionais.
- Responsabilidade social corporativa nos serviços hospitalares: uma comparação entre hospitais públicos e privados em PortugalPublication . Gonçalves, Catarina Alexandra Dias Ramos; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daA responsabilidade social corporativa (RSC) assume uma importância crescente no setor hospitalar, não só como consideração ética, mas também como uma estratégia para aumentar a qualidade dos serviços e adquirir a confiança da comunidade. No contexto da saúde, a RSC abrange uma variedade de práticas que transcendem as práticas de sustentabilidade, incluindo a gestão económica e política até ao bem-estar dos colaboradores. Atendendo à caracterização do setor hospitalar, é fundamental recorrer a ferramentas de avaliação que permitem avaliar as práticas de RSC. A presente dissertação apresenta uma comparação entre as práticas de RSC de um hospital público e um privado em Portugal, através da aplicação de indicadores de RSC. A avaliação baseia-se na adaptação de um conjunto de indicadores do Global Reporting Initiativa (GRI), habitualmente utilizados em relatórios de sustentabilidade, focando as categorias GRI 200 (Económicos) e GRI 400 (Sociais). A metodologia apresenta o desenvolvimento de escalas de classificação e matrizes de avaliação comparativa, elaboradas especificamente para atender às características do setor hospitalar. Assim, recorrendo a análise documental de relatórios, provenientes dos hospitais definidos na amostra, procedeu-se a uma avaliação do seu conteúdo para construção das matrizes. O estudo permitiu identificar as práticas de RSC implementadas e as oportunidades de melhoria, assim como concretizar uma comparação entre o setor público e privado. A adaptação dos indicadores GRI permitiu avaliar de forma direta e objetivo as práticas de RSC, proporcionando uma ferramenta sólida para futuras avaliações e melhorias no setor. Adicionalmente, considera-se que a abordagem aos indicadores GRI poderá ser utilizadas em outras análise externas à RSC, através da readaptação das escalas de classificação e matrizes de avalação comparativa.
- Comunicação de ciência: benchmarking de desempenho de centros I&D em redes sociaisPublication . Teixeira, Sónia Nunes; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira Barbosa; Gomes, Luciana Gomes deNos últimos anos, o distanciamento entre a ciência e a sociedade civil tem vindo a preocupar as organizações científicas de todo o mundo. Pela importância que desempenha na vida humana e no seu desenvolvimento, é fundamental que a ciência se aproxime da comunidade, através da divulgação externa das suas ações e investigações. Adicionalmente, a comunicação de ciência apenas faz sentido se do outro lado estiver uma sociedade disponível a aceitar esta informação. Para desenvolver esse interesse na sociedade, as organizações científicas devem utilizar ferramentas e canais de comunicação mais adequados e eficazes, que se adaptem à atualidade digital que vivemos. É, por isto, essencial uma análise aos meios, estratégias e técnicas utilizadas por estas organizações para comunicar ciência nos meios digitais e, dos resultados obtidos, criar novos modelos que favoreçam e melhorem a experiência da comunicação. A presente Dissertação de Mestrado, propõe analisar as práticas de comunicação de ciência realizadas pelos centros de investigação na área das Ciências da Educação financiados pela FCT, com foco na sua presença nas redes sociais, nomeadamente no Facebook. Utilizando uma abordagem mista de métodos quantitativos e qualitativos, será possível identificar as principais estratégias de comunicação adotadas, os tipos de publicações mais frequentes e os rácios de envolvimento gerados por estas práticas. O estudo de benchmarking propõe a análise de conteúdo às redes sociais das 16 unidades de investigação, através do recurso a modelos comprovados utilizados em estudos anteriores.
- Estágio no gabinete Alumni e carreira do ISCAPPublication . Simões, Mónica Isabel da Silva; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraEste relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Assessoria de Administração, descreve as atividades desenvolvidas no Gabinete Alumni e Carreira do ISCAP, com foco na importância das redes de Alumni para as instituições de ensino superior. O principal objetivo do estágio foi explorar como a manutenção e o fortalecimento das relações com ex-alunos podem contribuir para o desenvolvimento institucional, ao mesmo tempo que oferecem benefícios significativos aos Alumni. O trabalho abrangeu diversas áreas, incluindo a implementação de estratégias de comunicação e envolvimento para a criação e gestão de uma rede de Alumni eficaz. Foram analisadas as práticas atuais em instituições de ensino superior portuguesas, com destaque para universidades e institutos politécnicos que possuem gabinetes ou serviços dedicados aos Alumni. A investigação incluiu a revisão das abordagens adotadas por diferentes instituições, identificando as melhores práticas para o fortalecimento dos laços com ex-alunos. Além disso, o relatório destaca os múltiplos benefícios que uma rede de Alumni ativa pode oferecer tanto à instituição quanto aos ex-alunos. Para as instituições, os Alumni representam uma fonte valiosa de perceções sobre a qualidade do ensino, a relevância dos programas oferecidos e a adequação da formação ao mercado de trabalho. Este retorno é crucial para o processo de melhoria contínua e alinhamento estratégico da oferta educativa. Por outro lado, os Alumni beneficiam-se do acesso a uma rede de contactos diversificada, oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo e a manutenção de laços com colegas, o que pode facilitar transições de carreira e o crescimento pessoal. O relatório conclui com recomendações para a implementação de um gabinete de Alumni no contexto da assessoria de administração, sublinhando a importância de estratégias de comunicação eficazes, reconhecimento das contribuições dos ex-alunos e abertura ao retorno e sugestões. Estas práticas são fundamentais para manter uma relação mutuamente benéfica entre a instituição e os seus Alumni, promovendo o crescimento e a sustentabilidade da comunidade académica a longo prazo.
- Relação entre inteligência emocional e engagement no trabalhoPublication . Paiva, Mariana Pereira; Vieira, Diana Margarida Pinheiro de AguiarEste estudo analisa a relação entre a Inteligência Emocional (IE) e o engagement no trabalho, focando-se em variáveis sociodemográficas e no impacto da IE nas várias dimensões do engagement, nomeadamente vigor, dedicação e absorção. O objetivo principal é compreender de que forma a IE pode influenciar o engagement dos trabalhadores nas suas funções profissionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quantitativa baseada num questionário enviado a 208 trabalhadores de uma Câmara Municipal. A amostra é constituida por 189 trabalhadores e incluiu categorias profissionais como Dirigentes, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, com idades compreendidas entre os 23 e 65 anos, sendo 54% dos inquiridos do sexo feminino. O questionário utilizou escalas de medição validadas, como a escala UWES-17 para medir o engagement e a Escala de Avaliação das Emoções (EAES) para a Inteligência Emocional. Os resultados evidenciam que a IE tem uma relação positiva com o engagement, especialmente nas dimensões de vigor e dedicação. Em termos de capacidade preditiva, os resultados indicam que a Inteligência Emocional explica 27% da variância do engagement. As variáveis sociodemográficas, como género e idade, revelaram um impacto limitado sobre o engagement e a IE. Na generalidade, este estudo aponta para a pertinência do desenvolvimento das competências emocionais nos trabalhadores como um fator chave para aumentar o seu engagement. Em suma, desenvolver a IE no contexto laboral poderá trazer benefícios tanto para o trabalhador como para a organização.
- A influência da produtividade, custo do trabalho e crescimento sustentável, na performance das empresas do setor industrial em Portugal: análise de dados em painelPublication . Costa, Inês Santos; Cardoso, Vítor Manuel dos SantosNum mundo cada vez mais global, complexo e competitivo, o crescimento das empresas é cada vez mais importante para o dinamismo de um setor e de uma economia. Entre outros fatores, a resiliência das empresas, a sua estrutura e a produtividade são aspetos determinantes para a sua competitividade ao longo do tempo. A competitividade do setor industrial assume assim um papel fundamental a nível do desenvolvimento do tecido empresarial, criação de emprego, inovação e no aumento das exportações. O presente estudo tem como objetivo investigar a influência de determinados fatores tais como a produtividade, os custos do trabalho e o crescimento na performance das empresas em Portugal. Nesse sentido, foram selecionadas 7.826 empresas dos setores industriais para um período de análise entre os anos 2018 e 2022. Para o efeito, foi efetuada uma análise de dados em painel, através do modelo de efeitos fixos (fixed effects), cuja variável dependente utilizada para medir a performance das empresas foi o ROA (return on assets). Os resultados do modelo indicam que a produtividade e o crescimento têm uma influência significativa e positiva na rentabilidade das empresas. Relativamente ao custo do trabalho, apesar de este ser significativo, tem uma influência negativa na rentabilidade das mesmas. No que confere às características das empresas, verificou-se uma influência significativa e negativa entre as variáveis dimensão e alavancagem e a rentabilidade das empresas.
- Estágio no ministério dos negócios estrangeiros - Instituto diplomático – Centro de estudos e análise estratégicaPublication . Dias, Carla Alexandra Leitão Pereira; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever e analisar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Assessoria de Administração do ISCAP. O estágio decorreu no Instituto Diplomático – Centro de Estudos e Análise Estratégica, entre 15 de outubro de 2023 e 15 de abril de 2024, em regime integral de teletrabalho. Durante este período, desempenhei funções na área da tradução de documentos relacionados com a política externa de Portugal, abrangendo temas de natureza diplomática. Para além da tradução, o estágio proporcionou-me uma valiosa experiência em gestão do tempo e trabalho autónomo, devido à exigência de cumprimento rigoroso dos prazos de entrega e à comunicação exclusivamente remota com a orientadora. O relatório reflete ainda sobre os desafios enfrentados, nomeadamente a complexidade da terminologia técnica utilizada e a adaptação dos textos a diferentes contextos culturais. São também abordados o desenvolvimento das minhas competências linguísticas e técnicas ao longo dos seis meses de estágio. Concluo que esta experiência foi fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos durante o mestrado, oferecendo uma aplicação prática das funções de assessoria e tradução em contexto diplomático.
- As tecnologias e as redes sociais no fortalecimento das relações intergeracionaisPublication . Santos, Sofia Rebelo dos; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraNas últimas décadas, o avanço das tecnologias digitais e o crescimento das redes sociais modificaram a forma como as pessoas comunicam e interagem, potenciando uma possível influência nas dinâmicas familiares e nas relações entre diferentes gerações. Este trabalho de investigação pretendeu avaliar o impacto dessas tecnologias no fortalecimento das relações intergeracionais, com foco específico nas interações entre avós e netos, sendo o principal objetivo do estudo a análise do impacto das tecnologias e das redes sociais no aumento ou diminuição do fosso geracional. Com o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento da população em Portugal, as dinâmicas familiares intergeracionais tornaram-se uma área de estudo relevante, especialmente no contexto de um envelhecimento ativo, onde a comunicação desempenha um papel importante. Para alcançar os objetivos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas a famílias onde se incluíram 3 avós e 3 netos com diferentes idades e contextos geográficos. A pesquisa foca-se particularmente em plataformas amplamente utilizadas, como WhatsApp, Facebook e Instagram, bem como o telemóvel para chamadas, explorando as dinâmicas de comunicação que estas tecnologias promovem entre diferentes gerações. Os resultados do estudo indicam que as tecnologias digitais têm um impacto significativo nas relações intergeracionais. Por um lado, algumas famílias relataram que o uso destas ferramentas ajudou a diminuir as distâncias físicas e permitem uma comunicação mais frequente e próxima entre avós e netos, facilitando a aproximação entre eles. Por outro lado, o estudo também revelou uma preocupação com o uso excessivo dessas tecnologias, que pode resultar em isolamento e distanciamento emocional. Alguns participantes mencionaram que, apesar da proximidade digital, o uso constante pode diminuir o tempo e a qualidade das interações presenciais. Perante os resultados obtidos, verifica-se que o impacto das tecnologias e das redes sociais nas relações intergeracionais é subjetivo e depende da forma como essas ferramentas são utilizadas. Enquanto as tecnologias e as redes sociais apresentam oportunidades para fortalecer as relações, elas também acarretam desafios que requerem uma abordagem consciente para minimizar os efeitos negativos nas dinâmicas familiares. Assim, dada a natureza diversificada das respostas dos participantes, esta dissertação sugere que a solução para maximizar os benefícios inerentes à utilização digital foca-se na moderação e uso consciente, promovendo um equilíbrio saudável entre a conexão digital e as interações presenciais.
- Comunicação digital: o ciclo dialógico nos websites das organizações que comercializam produtos biológicosPublication . Silva, Sara Raquel Moreira da; Oliveira, Adriana José Veloso deOs produtores de produtos biológicos devem estar cientes de que os consumidores estão cada vez mais informados e ativos na procura de informações, nomeadamente através de websites. Por isso, entende-se ser essencial que as organizações estabeleçam uma comunicação dialógica forte para construir relacionamentos duradouros com seus públicos. Com base neste conhecimento, a pesquisa formulou a seguinte questão de investigação: qual o grau de adoção da comunicação dialógica, focando no princípio ciclo dialógico, das entidades exportadoras de produtos biológicos na região agrária Douro e Minho? O objetivo geral é: estudar o grau de adoção da comunicação dialógica, com foco no princípio ciclo dialógico, pelos websites. Objetivos específicos são. Identificar o grau de adoção dos indicadores do ciclo dialógico pelos websites das entidades; Identificar o Indicador do ciclo dialógico mais adotado pelos websites das entidades; Identificar o indicadores do ciclo dialógico mais e menos adotado por cada entidade. Para realização do estudo empírico, recorreu-se a metodologia mista, quantitativa e qualitativa. A partir da revisão da literatura, criou-se uma matriz de análise centrado num dos princípios dialógicos teorizados por Kent e Taylor (1998) considerado mais pertinente no campo da comunicação: o ciclo dialógico. A amostra foi constituída pelos websites das entidades exportadoras de produtos biológicos na região agrária Douro e Minho. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e de frequências. Os resultados permitiram evidenciar que o grau de adoção do ciclo dialógico é baixo, sendo que dos quinze indicadores analisados, apenas sete tiveram uma taxa de adoção pelos websites as empresas de 50%, sendo que o indicador “Link para as redes sociais” é o mais adotado.
- Estágio na empresa Regus Boavista - Community AssociatePublication . Duarte, Sara Elisabete Castanheira; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deObjetivo – O principal objetivo foi suprimir lacunas relacionadas com a inexistência de estratégias de acolhimento e integração, na Regus Boavista, através da criação de um Manual de Acolhimento que formalizasse boas práticas de acolhimento e integração. Adicionalmente, também foram realizadas diversas tarefas diárias na empresa, que contribuíram para a melhoria e fluidez de diversos processos. Metodologia – A metodologia baseou-se numa pesquisa direcionada aos temas de comunicação interna, socialização, acolhimento e integração, complementada pela execução de tarefas diárias na empresa. Essas atividades práticas permitiram uma análise mais detalhada das carências organizacionais. Resultados – Como fruto desta investigação e análise, foi desenvolvido um Manual de Acolhimento, que padroniza e formaliza os processos de integração de novos colaboradores na Regus Boavista. O principal propósito do manual é facilitar a adaptação dos recém-chegados, promovendo uma experiência mais positiva e eficiente no início do seu percurso na organização. Conclusão – O principal contributo deste estágio foi a criação de uma ferramenta prática que apoia o acolhimento e a integração de novos funcionários. Espera-se que, no futuro, este manual possibilite uma integração mais rápida e eficaz, refletindo-se numa melhoria no desempenho dos colaboradores e nos resultados da organização.