Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-26"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- As tecnologias e as redes sociais no fortalecimento das relações intergeracionaisPublication . Santos, Sofia Rebelo dos; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraNas últimas décadas, o avanço das tecnologias digitais e o crescimento das redes sociais modificaram a forma como as pessoas comunicam e interagem, potenciando uma possível influência nas dinâmicas familiares e nas relações entre diferentes gerações. Este trabalho de investigação pretendeu avaliar o impacto dessas tecnologias no fortalecimento das relações intergeracionais, com foco específico nas interações entre avós e netos, sendo o principal objetivo do estudo a análise do impacto das tecnologias e das redes sociais no aumento ou diminuição do fosso geracional. Com o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento da população em Portugal, as dinâmicas familiares intergeracionais tornaram-se uma área de estudo relevante, especialmente no contexto de um envelhecimento ativo, onde a comunicação desempenha um papel importante. Para alcançar os objetivos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas a famílias onde se incluíram 3 avós e 3 netos com diferentes idades e contextos geográficos. A pesquisa foca-se particularmente em plataformas amplamente utilizadas, como WhatsApp, Facebook e Instagram, bem como o telemóvel para chamadas, explorando as dinâmicas de comunicação que estas tecnologias promovem entre diferentes gerações. Os resultados do estudo indicam que as tecnologias digitais têm um impacto significativo nas relações intergeracionais. Por um lado, algumas famílias relataram que o uso destas ferramentas ajudou a diminuir as distâncias físicas e permitem uma comunicação mais frequente e próxima entre avós e netos, facilitando a aproximação entre eles. Por outro lado, o estudo também revelou uma preocupação com o uso excessivo dessas tecnologias, que pode resultar em isolamento e distanciamento emocional. Alguns participantes mencionaram que, apesar da proximidade digital, o uso constante pode diminuir o tempo e a qualidade das interações presenciais. Perante os resultados obtidos, verifica-se que o impacto das tecnologias e das redes sociais nas relações intergeracionais é subjetivo e depende da forma como essas ferramentas são utilizadas. Enquanto as tecnologias e as redes sociais apresentam oportunidades para fortalecer as relações, elas também acarretam desafios que requerem uma abordagem consciente para minimizar os efeitos negativos nas dinâmicas familiares. Assim, dada a natureza diversificada das respostas dos participantes, esta dissertação sugere que a solução para maximizar os benefícios inerentes à utilização digital foca-se na moderação e uso consciente, promovendo um equilíbrio saudável entre a conexão digital e as interações presenciais.
- A divulgação do capital intelectual - um estudo aplicado a companhias aéreasPublication . Ferreira, Telma Filipa Mendes; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraA presente investigação tem como objetivo determinar o índice de divulgação do Capital Intelectual (DCI), em termos de extensão e qualidade, pelas companhias aéreas pertencentes ao top 100 do ranking “World’s Top 100 Airlines 2023”, através de relatórios de sustentabilidade (ou similares) e relatórios anuais. Pretende-se, ainda, analisar a influência de alguns fatores - dimensão, número de elementos do conselho de administração, número de mulheres no conselho de administração, auditado por empresa pertencente a Big Four e tipos de relatórios utilizados na divulgação - nos índices de extensão e qualidade da DCI previamente calculados. Assim, o estudo adota uma metodologia mista em que é efetuada uma análise de conteúdo (qualitativa) e uma análise estatística de regressão linear múltipla (quantitativa). Os resultados desta investigação sugerem que existe um bom nível de extensão da divulgação. Contudo, a qualidade da divulgação é tida como razoável. Sugerem, ainda, que, dentre um conjunto de vários fatores, as variáveis independentes “auditado por empresa pertencente a Big Four” e o “tipo de relatório utilizado na divulgação” têm uma influência positiva e estatisticamente significativa tanto no índice de extensão como no índice de qualidade da DCI. Adicionalmente, os resultados sugerem que o impacto dos diferentes fatores nos dois índices em causa mostra-se bastante similar. Esta dissertação contribui para o desenvolvimento da literatura relativa à DCI na indústria aeronáutica, permitindo ainda avaliar o impacto de determinados fatores na extensão e qualidade dessa divulgação. Em termos práticos, contribui para aumentar a consciencialização dos gestores acerca da importância da DCI. Além disso, a criação de dois modelos de regressão múltipla, possibilitou a comparação entre o índice de extensão e o índice de qualidade da DCI, tendo em conta a influência dos mesmos fatores.
- Política de preços de transferência nas transações Intragrupo: um estudo de casoPublication . Araújo, Daniela Alves; Martins, Carlos Alexandre QuelhasA nova realidade empresarial que estamos a vivenciar está marcada pela enorme variedade de empresas presentes no mercado, tornando a dinâmica empresarial atual deveras complexa e diversificada. Perante a necessidade de eficácia organizacional e da pressão dos mercados e da concorrência, a questão fiscal tem vindo a ganhar uma influência significativa nas decisões tomadas a longo prazo, uma vez que influenciam as ações, os investimentos e o desenvolvimento das empresas. O presente estudo pretende demonstrar a política de preços de transferência da entidade XYZ, S.A., que detêm três entidades: uma entidade de direito italiano, uma entidade de direito espanhol e, por fim, uma entidade de direito português. Este trabalho remete para o ano de tributação de 2021 e retrata a determinação dos preços de transferência da XYZ, S.A., na medida em que, nesse ano, as vendas ultrapassaram os 3 000 000 euros de vendas líquidas e outros rendimentos. O sistema de preços de transferência fundamenta-se no princípio de plena concorrência, que parte do pressuposto de que as transações entre entidades relacionadas devem-se assemelhar às transações entre entidades independentes, em operações similares. Ao longo da presente dissertação, o enquadramento legal assenta no disposto no artigo 63.º do CIRC - Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, atualizado pela Lei nº 119/2019, de 18 de setembro de 2019, e pela Portaria n.º 1446-C/2001, de 21 de dezembro de 2001 entretanto revogada e substituída pela Portaria n.º 268/2021, de 26 de novembro de 2021. Com o desenvolvimento deste estudo, depreende-se que, embora os conceitos e as questões relacionadas com o tema sejam compreendidos, a elaboração de um dossiê de preços de transferência é altamente complexa devido ao contexto, aos procedimentos, à estrutura e às características únicas de cada empresa.
- O impacto dos benefícios fiscais e não fiscais na tributação das empresasPublication . Saraiva, Ana Carolina Rachinhas; Amorim, José de CamposA presente dissertação traduz-se no estudo realizado neste último ano, centrado na análise do impacto dos benefícios fiscais e dos denominados “benefícios não fiscais” na tributação das empresas. Foram analisados três anos de uma empresa, a saber, 2021, 2022 e 2023, onde foi quantificada a poupança fiscal obtida com cada tipo de apoios. Os benefícios fiscais são incentivos concedidos pelo Estado português, que permitem reduzir ou mesmo anular o imposto a pagar. Vigoram no Estatuto dos Benefícios Fiscais, no Código Fiscal do Investimento entre outras legislações. Os apoios financeiros, denominados neste estudo de benefícios não fiscais, são regulados por entidades públicas e fornecidos às empresas perante o cumprimento de certas condições relacionadas com a sua atividade operacional, contribuindo para o desenvolvimento e inovação da economia. Os resultados obtidos com o estudo permitem perceber o grande impacto dos benefícios fiscais na tributação das empresas e consequentemente o aumento do resultado líquido que estes proporcionam. Já os apoios de vertente não fiscal, apesar do seu impacto na estimativa de imposto não ser tão forte, estes aumentam o imposto a pagar, com o reconhecimento do rendimento em causa. Proporcionam igualmente um maior resultado líquido às empresas ao serem contabilizados. Em matéria de estimativa de IRC estamos perante impactos opostos com estes dois tipos de benefícios. O estudo permite perceber a importância destes benefícios para as empresas, bem como para o crescimento da economia em geral.
- Chinese immigration in Portugal: cultural integration, festivals and the economic role of the golden visasPublication . Brás, Maria Leonor Teixeira; Costa, Sara Raquel Ferreira da; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eA presente dissertação examina a integração cultural e econômica dos imigrantes chineses em Portugal, com ênfase nas dimensões culturais, educacionais e de investimento, especialmente por meio do programa de Vistos Gold. O estudo investiga de que maneira a imigração chinesa, facilitada por esse programa, influencia o mercado imobiliário e a economia portuguesa, ao mesmo tempo em que analisa os desafios sociais, como a especulação imobiliária e a exclusão social. Adicionalmente, a pesquisa destaca a relevância das celebrações chinesas, como o Ano Novo Chinês e o Festival das Lanternas, como instrumentos para fomentar o entendimento intercultural. A educação e a aprendizagem da língua portuguesa são também discutidas como elementos cruciais para a integração. A dissertação realiza uma análise crítica do equilíbrio entre os benefícios econômicos proporcionados pelos Vistos Gold e os desafios à coesão social, sugerindo uma abordagem mais inclusiva para otimizar os benefícios culturais e econômicos da imigração chinesa.
- Connecting China to europethrough Luxembourg: how does a small country act as a financial bridge for China´s aspirations in europe?Publication . Cunha, João Miguel Martins; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eEsta tese examina o desenvolvimento dos laços financeiros entre a China e o Luxemburgo, com este país a servir de ponto de entrada fundamental para os investimentos chineses no mercado único europeu. Luxemburgo é examinado desde antigas condições económicas para um crescimento significativo como centro financeiro, mantendo uma posição pró-europeia e um compromisso global. A investigação centra-se nas mudanças económicas, na troca comercial e no investimento direto estrangeiro da China. Além disso, a investigação descreve em pormenor os primeiros compromissos diplomáticos que conduziram às actuais alianças económicas, salientando o papel dos bancos chineses no Luxemburgo e a forma como estão a influenciar o sector financeiro na Europa. O programa QFII/RQFII e a regulação UCITS são citados como exemplos para demonstrar a disponibilidade do Luxemburgo em aceder aos mercados chineses. O tratado de dupla tributação Luxemburgo-Hong Kong e os fundos de investimentos alternativos são citados como exemplos para demonstrar a disponibilidade do Luxemburgo em reencaminhar os investimentos chineses para a Europa e para o país respetivamente. O trabalho investiga, ainda, o impacto mais amplo das políticas financeiras do Luxemburgo e o seu alinhamento com a estratégia económica mundial da China, como a Iniciativa “Uma Rota, Uma Faixa”. A análise inclui também um estudo sobre tecnologia financeira e finanças verdes para demonstrar a capacidade do Luxemburgo para se ajustar e planear antecipadamente as suas interações económicas com a China. A tese examina as interações culturais resultantes destas ligações financeiras, tais como o afluxo de emigrantes chineses e o avanço da cultura chinesa no Luxemburgo. Estes factores culturais reforçam a compreensão e a relação bidirecional para além da simples relação financeira.
- O Impacto da inovação empresarial na performance financeira: o caso das P.M.E. líder portuguesas - estudo comparativo com as restantes P.M.EPublication . Freitas, Cristiana Isabel Coelho de; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daO tema da inovação considerando a literatura existente, é um tema muito abordado até ao momento, pelo que, mereceu uma crescente atenção por parte da área de investigação. A inovação é vista como um fator essencial para o sucesso das empresas, dado que, dota as mesmas de vantagens competitivas que lhes possibilita superar desafios concorrenciais. No entanto, a relação entre inovação e desempenho financeiro das empresas é um tema complexo e sujeito a diferentes interpretações. Embora hajam pesquisas significativas sobre o tema a inovação é difícil de medir e quantificar, como tal, a literatura ainda não chegou a uma conclusão definitiva no que diz respeito ao impacto da inovação na performance financeira das empresas. Este estudo analisou as “PME Líder” Portuguesas. O principal objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da inovação empresarial sobre a performance financeira das empresas, estudando a possível relação entre o investimento feito em inovação e o desempenho financeiro das PME Líder entre 2015 a 2022. Adicionalmente, faz-se uma análise se esse impacto foi mais acentuado nas “PME Líder” do que nas restantes PME. Neste estudo, utilizou-se a intensidade dos ativos intangíveis como proxy da inovação, isto foi realizado através do cálculo do rácio entre o total dos ativos intangíveis e o total dos ativos da empresa. Utilizou-se ainda como proxy da rentabilidade a rentabilidade do ativo e a rentabilidade do capital próprio. Os dados para a realização do estudo foram recolhidos a partir das bases de dados SABI e IAPMEI, nos resultados obtidos foi utilizada a metodologia de dados em painel, uma vez que, foi relacionado uma variável dependente quantitativa em função de várias variáveis independentes e de controlo. Os resultados da dissertação indicaram que o impacto da inovação empresarial na performance financeira das PME Líder portuguesas foi positivo e validado, porém, apenas nos testes realizados com desfasagem temporal de 1 e 2 anos. Os testes sem desfasagem não apresentaram evidências suficientes para a validação.
- A evolução legislativa e das decisões dos tribunais arbitrais em matéria de preços de transferênciaPublication . Alves, Beatriz da Silva; Amorim, José de CamposOs preços de transferência constituem uma matéria complexa e de acentuada relevância prática, substancialmente em consequência da globalização empresarial e subjacente acréscimo na ocorrência e na dimensão de operações levadas a cabo entre entidades vinculadas. A aplicabilidade da regulamentação subjacente à matéria de preços de transferência em operações entre entidades vinculadas não são de incumbência linear, por conseguinte, coexistem diversas situações de divergência entre contribuintes e autoridades fiscais quanto à aplicação apropriada destes. A referida conjuntura impôs aos Estados o ajustamento dos sistemas fiscais subjacentes e a conjeturarem diversas ferramentas de controlo de preços de transferência, com o propósito de aumentar o grau de comparabilidade entre transações efetuadas e outras substancialmente semelhantes. A presente dissertação incide sobre a temática dos preços de transferência, uma matéria tributária com potencial amplo de litigância, e como implícito frequentemente debatida em diversos domínios, nomeadamente no domínio fiscal. O objetivo do estudo compreende percecionar amplamente a problemática referente à litigância fiscal em contexto da aplicação do regime fiscal dos preços de transferência em Portugal, e percecionar de que forma a evolução legislativa e das decisões dos Tribunais têm colmatado lacunas na regulamentação e consequentemente minimizado a possibilidade de ocorrência de erosão fiscal em matéria de preços de transferência. O estudo empírico para a concretização desta investigação estabelece-se numa abordagem qualitativa, em que considerando o objetivo da presente dissertação, a estratégia de investigação que se adequa compreende a análise estudo de caso mediante a jurisprudência, em outros termos, as decisões tomadas pelos Tribunais Arbitrais, desde a sua entrada em funcionamento no CAAD (em outubro de 2012) até agosto de 2024, em matéria de preços de transferência.
- A atração de profissionais em regime de flexibilidade temporal: um estudo exploratório no setor de transporte rodoviário de passageiros em regime de serviço ocasionalPublication . Oliveira, Joana Maria Lima; Martins, Dora Cristina Moreira; Silva, Susana Sofia Pereira daO setor do transporte pesado e coletivo de passageiros enfrenta um conjunto de desafios que exigem uma atenção acrescida por todos os empregadores, entidades e associações da área. A presente investigação incide sobre a atratividade e, igualmente, escassez de mão-de-obra qualificada no setor, especificamente no regime ocasional. Desta forma, pretende-se reunir um conjunto de elementos que ajudem a compreender a atração de motoristas de pesados de passageiros no setor dos transportes em serviço de regime ocasional. Os dados apresentados nesta dissertação foram recolhidos através de uma abordagem qualitativa, utilizando o método de entrevista a dois grupos profissionais: motoristas e empregadores. A recolha de dados surgiu de um total de 17 entrevistas (9 motoristas e 8 empregadores), onde todos os entrevistados se encontravam profissionalmente ativos, com o objetivo fundamental de compreender a função, especificamente no regime ocasional. Os resultados obtidos indicam que esta profissão apresenta um conjunto de dificuldades, desde a ausência de rotina, os horários irregulares, a dificuldade em estabelecer equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a relação desafiante com os clientes. No entanto, foram também abordados os fatores positivos desta profissão e do regime ocasional, tal como o conhecimento cultural que é adquirido e o convívio que é realizado durante os serviços. Além disto, é explorado o fenómeno de escassez de motoristas que é enfrentado atualmente no setor, apresentando-se possíveis práticas e estratégias a implementar para colmatar as dificuldades. Medidas como o aumento de salário e folgas, valorização, reconhecimento e capacidade de escuta por parte da chefia, destacaram-se por se evidenciarem como fatores fundamentais para a atratividade, motivação e satisfação dos colaboradores. Os horários atípicos surgem como uma das maiores preocupações para os empregadores e dificuldade para os motoristas, sugerindo, uma melhoria na gestão da escala do trabalho. Os dados obtidos nesta investigação sugerem, ainda, a importância de investir na formação, tal como a necessidade de ser revista a legislação, de forma a facilitar o acesso à profissão.
- Estágio na empresa Regus Boavista - Community AssociatePublication . Duarte, Sara Elisabete Castanheira; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deObjetivo – O principal objetivo foi suprimir lacunas relacionadas com a inexistência de estratégias de acolhimento e integração, na Regus Boavista, através da criação de um Manual de Acolhimento que formalizasse boas práticas de acolhimento e integração. Adicionalmente, também foram realizadas diversas tarefas diárias na empresa, que contribuíram para a melhoria e fluidez de diversos processos. Metodologia – A metodologia baseou-se numa pesquisa direcionada aos temas de comunicação interna, socialização, acolhimento e integração, complementada pela execução de tarefas diárias na empresa. Essas atividades práticas permitiram uma análise mais detalhada das carências organizacionais. Resultados – Como fruto desta investigação e análise, foi desenvolvido um Manual de Acolhimento, que padroniza e formaliza os processos de integração de novos colaboradores na Regus Boavista. O principal propósito do manual é facilitar a adaptação dos recém-chegados, promovendo uma experiência mais positiva e eficiente no início do seu percurso na organização. Conclusão – O principal contributo deste estágio foi a criação de uma ferramenta prática que apoia o acolhimento e a integração de novos funcionários. Espera-se que, no futuro, este manual possibilite uma integração mais rápida e eficaz, refletindo-se numa melhoria no desempenho dos colaboradores e nos resultados da organização.