ISCAP - DM - Assessoria de Administração
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Objetivos
O Mestrado em Assessoria de Administração visa a conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou instituições. Abrangendo áreas nucleares como a Assessoria e Comunicação Organizacional, a Gestão, a Economia, a Contabilidade, a Informática, o Direito, as Línguas e Culturas, as Ciências Sociais e a Matemática, propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais da administração através da aquisição de competências avançadas por parte do futuro Assessor de Administração.
Objetivos do Mestrado:
- Desenvolver capacidades analíticas, usando conceitos que provêm de um grande leque de unidades curriculares, direcionadas para a resolução de problemas no âmbito administrativo, em contexto interno e externo;
- Fornecer um conjunto de ferramentas multidisciplinares que proporcionem formação qualificada e especializada como a Gestão, a Contabilidade, o Direito, as Ciências Sociais, a Economia;
- Adquirir competências especializadas no domínio da Gestão ou do Direito para integrar uma posição de responsabilidade significativa;
- Adquirir conceitos relacionados com o processo de administração empresarial abrangendo as fases de planeamento e de execução estratégica e operacional;
- Fomentar a eficácia organizacional através da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão da empresa;
- Apropriar-se das metodologias de investigação e análise para produzir novos conhecimentos, desenvolver novas atividades e métodos operacionais;
- Proporcionar a realização de um estágio/projeto profissional ou desenvolvimento de uma dissertação, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas.
Este ciclo de estudos tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes do 1º ciclo de estudos da área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem a profissão de Assessores de Administração. Este Mestrado pretende, também, preparar os estudantes para que, durante o exercício profissional, tenham condições de lidar com a incerteza de forma flexível sem descurar a rapidez necessária à resolução de problemas.
Saídas Profissionais
- Exercer atividades de assessoria ao mais alto nível da administração
- Gestão de serviços administrativos
- Secretariado de direção
Reconhecimento do Mestrado de Assessoria de Administração
Por Despacho de 08-06-2012 do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o Mestrado de Assessoria de Administração, foi deferido o pedido de reconhecimento para o grupo de recrutamento 530, do ensino básico, 2º e 3º ciclos, e do ensino secundário.
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- Gestão do conhecimentoPublication . Maia, Vera Lúcia da HoraDe acordo com Neves (2003), pelo estudo sistemático de comportamentos económicos na transição de século e de milénio, verifica-se que se dá mais importância ao conhecimento como uma vantagem competitiva, sendo valorizadas as capacidades de inovação, de diferenciação, de criação de valor acrescentado e de adaptação à mudança. O interesse das organizações pelo conhecimento, de acordo com Loureiro (2003), deu-se entre outros factores, pelo facto deste estar ligado à acção, em que um melhor conhecimento pode levar a melhores decisões em diversas áreas, seja marketing, produção, etc., daí as organizações passarem a preocupar-se com a Gestão do Conhecimento. A realização da minha Dissertação de Mestrado tem como principal motivação, através da análise de um caso prático, avaliar até que ponto determinada empresa está desperta para a Gestão do Conhecimento. Pela realização de um estudo de caso em uma PME, foi possível verificar se esta empresa valoriza os seus recursos intangíveis e se faz a gestão dos mesmos. Procurou-se, igualmente, fazer a ligação entre a análise do estudo de caso e a revisão da literatura existente. Para esta última, teve-se em atenção as seguintes palavras-chave e combinações de palavras-chave em português e também em inglês:
- Estratégias de comunicação internaPublication . Ventura, Maria Manuela Gonçalves; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaComunicar é condição essencial do comportamento humano e das empresas. Desde os princípios da nossa existência que a Comunicação assume papel de primordial importância. A comunicação interna nas organizações (Guerra, P. et al 2001) é crucial para o desenvolvimento e consolidação de uma identidade comum a todos na Organização (pretende-se com a expressão «organização» englobar as empresas e as instituições com fins lucrativos ou não), pois entre outras funções, segundo Guerra (2005: 435), “a gestão da comunicação deverá garantir que desde a sua entrada, um novo funcionário incorpore um mapa interpretativo da Empresa, o mais coincidente possível com os restantes elementos da organização”. Neste contexto, com a presente investigação pretende-se verificar se os mecanismos de comunicação interna, num meio de comunicação social, mais concretamente no Jornal de Notícias, da empresa Global Noticias, Publicações, SA, pertencente ao Grupo Controlinveste, e através da auscultação aos seus colaboradores, são úteis, relevantes e eficazes e, com base nas respostas dadas, sugerir mudanças junto dos órgãos decisores que possam beneficiar a comunicação interna do meio.
- Comunicação de marketing: estudo de caso: ISCAPPublication . Torres, Maria Elisabete Soares; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraO tema de investigação que será abordado neste trabalho incidirá sobre a Comunicação de Marketing. Com este trabalho pretende-se demonstrar o conceito de Comunicação de Marketing, quais os seus objetivos e se realmente a sua aplicação nas Instituições de Ensino Superior Público é bem utilizada, e se está identificada. Tendo em atenção a existência de uma vasta oferta formativa no ensino superior politécnico e universitário, público e privado, pretende-se com este trabalho demonstrar a importância da definição de estratégia na área da comunicação de marketing.
- Os benefícios e as dificuldades na certificação da qualidade: Norma NP EN ISO 9001:2008Publication . Ribeiro, Sandra Isabel Maximiano Coelho Pereira; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Vieira, António da SilvaA noção de qualidade não é algo recente, pois desde cedo os consumidores manifestaram o seu interesse pela qualidade de produtos ou serviços, inspecionado e controlando os mesmos. Está, assim, relacionada com o ―grau de satisfação de requisitos dados por um conjunto de características intrínsecas‖ (IPQ, 2005:16). A certificação contribui para a introdução de uma filosofia de qualidade nas empresas, embora também seja notório que alguns gestores certificam as suas organizações por imitação (António e Teixeira, 2009). Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ―permite criar o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a incrementar a probabilidade de aumentar a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.‖ (IPQ, 2005:9). Segundo Coelho (2006a, 2006b) ―a certificação enquanto ferramenta de gestão‖ é relevante para a inovação e desenvolvimento sustentável de uma organização, e é um resultado de ―uma boa gestão‖, ―um fator de motivação‖ e de ―reconhecimento do desempenho da empresa‖. Esta dissertação tem como objetivo abordar os benefícios e as dificuldades de um SGQ, seguindo o referencial normativo ISO 9001. Tentar-se-á verificar que este é relevante para o desempenho das organizações e que, quando implementado e certificado traz melhorias significativas para toda a estrutura organizacional. Pretende-se que as organizações, através deste estudo, fiquem sensibilizadas para adaptarem a sua gestão às novas realidades sem esquecer os referenciais que constituem as técnicas e métodos de gestão da qualidade (Pires, 2007). Esta investigação far-se-á através de pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a B-On, Emerald, IsiWebofKnowledge e Google Académico. A parte empírica consiste na realização de um estudo de caso composto em duas fases. A primeira incide num depoimento resultante da entrevista ao RQ da Efacec e dos dados recolhidos do inquérito realizado aos dez colaboradores desta empresa. A segunda trata de um inquérito realizado a 1080 empresas portuguesas, certificadas pela ISO 9001. De seguida, procedeu-se a um cruzamento da informação obtida com a revisão bibliográfica.
- Planificação de um sistema de informação para a unidade de formação contínua e avançada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do PortoPublication . Brandão, Sílvia Patrícia Vieira; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Azevedo, Ana Isabel Rojão LourençoAo longo da sua experiência enquanto profissional de secretariado, a investigadora foi adqui-rindo um profundo conhecimento da realidade e das necessidades da Unidade de Formação Contínua e Avançada (UFCA) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEIPP). Esse conhecimento permitiu-lhe identificar as desvantagens que resultam do paradigma actual: (1) excesso de burocracia; (2) fraca rentabilização dos recursos (humanos e tecnológicos); (3) gasto excessivo em papel; (4) fraca monitorização de todo o processo for-mativo; (5) dispersão de informação; (6) dificuldades no tratamento estatístico dos dados rela-tivos à formação contínua; (7) manifestas dificuldades na decisão por parte da coordenação; (8) pouca credibilidade em relação ao binómio despesa versus receita. Com o intuito de redu-zir o excesso de burocracia associada aos processos administrativos e à necessidade por parte da UFCA em acompanhar a evolução das tecnologias da informação e da comunicação e sen-do uma das partes intervenientes/interessadas no processo, a investigadora propôs-se planifi-car um Sistema de Informação (SI) adequado ao planeamento, certificação, execução, contro-lo e avaliação da formação contínua de professores. Prevê-se que a curto prazo, e baseado no presente projecto, seja desenvolvido por especialistas de informática, um SI a implementar na UFCA da ESEIPP. O principal objectivo do SI será a gestão electrónica de processos e a or-ganização de tarefas de cariz administrativo decorrentes do exercício das funções da UFCA. A metodologia de investigação utilizada foi o action- research (investigação-acção) proposto por Baskerville. Esta metodologia caracteriza-se pelo facto de o(a) investigador(a) se encon-trar activamente envolvido no projecto, e se basear em acções concretas que se destinam a resolver um problema no imediato. Visando solucionar o(s) problema(s) identificado(s), pro-cedeu-se ao levantamento das necessidades dos candidatos/formandos (através de questioná-rio) e da coordenação da UFCA (através de entrevista). Estes permitiram recolher informa-ções concisas das funcionalidades/características do SI a planificar. A implementação do SI reportará vantagens para todos os envolvidos. Espera-se a redução da burocracia administrativa, um maior aproveitamento das tecnologias da comunicação e da informação, assim como o armazenamento de uma maior quantidade de informação e a cons-tituição de um histórico.
- Concepção e implementação de um website de uma associação sindicalPublication . Moreno, Carla Alexandra Cardoso; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraA Internet nasceu por razões relacionadas com a segurança em redes informáticas e, tornou-se actualmente numa febre que revolucionou completamente a comunicação global. Ao longo dos anos a Internet foi crescendo a um ritmo acelerado, sendo necessário criar estruturas de coordenação e cooperação entre o cada vez maior número de redes e operadores que a integravam. No dia-a-dia recorremos à internet para procurar uma simples receita de um bolo que queremos fazer, para saber as notícias de última hora ou mesmo para saber se vai chover. Na era digital em que vivemos criar um site faz toda a diferença, pois quando alguém procura informações de uma empresa, seja uma morada ou um produto, por mais insignificante que seja essa informação, recorremos à Internet. Irá chegar o tempo, em que as empresas que não têm um site na internet estarão fora do mercado. Para a realização desta dissertação, que consistiu na Concepção e Implementação de um Website de uma Associação Sindical, procurou-se fazer uma ligação entre a revisão da literatura existente tendo em atenção as palavras-chave e combinações das mesmas em Português e Inglês e a análise das necessidades do sindicato e dos sócios. Desta forma, começou-se por fazer o levantamento dos requisitos, analisando sites e definindo uma possível estrutura. Partindo dessa estrutura efectuou-se uma entrevista ao Presidente do Sindicato e foram enviados questionários aos sócios, que puderam desta forma dar a sua opinião em relação aos conteúdos e funcionalidades que gostariam de ter acesso através do site. De seguida escolheu-se o programa mais adequado para a construção do site, escolheu-se o domínio, o alojamento, procedeu-se à construção e implementação do site e foi feita uma avaliação do mesmo pela Direcção do Sindicato. Por último procedeu-se ao lançamento e divulgação pelos sócios.
- O Impacto da comunicação de marketing no sucesso das organizações: caso de estudo da CBREPublication . Cerqueira, Helena Isabel Salgado Ribeiro; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraAs tecnologias têm sendo introduzidas na sociedade há já alguns anos e causando um grande impacto na forma como as pessoas se relacionam e como as organizações interagem com os seus clientes. Evoluindo a partir de uma sociedade industrial, as técnicas e os procedimentos foram sendo aperfeiçoados ao longo dos anos e hoje vivemos uma era mais relacional, onde as empresas focam a sua atenção no cliente e nas suas necessidades para poder prosperar e onde os indivíduos interagem de forma espontânea com pessoas que não conhecem e que talvez nunca venham a conhecer. As tecnologias ligaram o mundo e a distância deixou de existir. Neste novo contexto tudo passou a ser global encontrando-se apenas ao alcance de um clique. Com a evolução do comportamento dos consumidores, as organizações tiveram que se adaptar e os profissionais de Marketing foram obrigados a encontrar novas metodologias num mundo digital, mais complexo, que veio introduzir novas e mais variadas ferramentas que possibilitaram um conhecimento mais amplo das necessidades e preferências dos consumidores. Para desenvolver o seu negócio, as empresas tiveram que aprender a conviver com os meios tradicionais e com os digitais que, em conjugação, vieram permitir uma comunicação mais eficaz junto das novas gerações de consumidores. Com este trabalho pretende-se averiguar o impacto das ferramentas de comunicação de Marketing tradicionais e digitais, bem como a sua influência no sucesso das organizações. Numa primeira fase procedeu-se a revisão das várias literaturas consultadas, a partir de livros, revistas técnicas, artigos científicos, websites relacionados com a área de Marketing e de Mediação Imobiliária e através de bases de dados, como a B-on, Emerald e o Google Académico, conjugando definições e conceitos associados ao Marketing e ao Internet Marketing. Na segunda parte apresenta-se um estudo de caso, onde são analisadas as ferramentas de comunicação online e offline utilizadas pela CBRE para promoção dos seus produtos e serviços. Para a elaboração deste trabalho procedeu-se, ao longo de 2011, à recolha de informação a partir de inquéritos realizados aos clientes que visitaram os stands de vendas e de informação recolhida na receção da empresa relativamente aos pedidos de informação e visita, elaborando-se no final uma análise dos resultados. Na última parte são apresentadas as conclusões retiradas do cruzamento da revisão da literatura com a informação obtida.
- Marca institucional: a gestão da marca no contexto de uma IPSSPublication . Viana, Helena Isabel dos Santos; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deO conceito Marca Institucional tem vindo a incrementar a sua importância devido ao crescimento do mercado, com organizações cuja oferta organizacional é cada vez mais semelhante, sendo imprescindível a aposta na diferenciação. Esta diferenciação baseia-se, essencialmente, nos atributos da Marca Institucional, demonstrando aos seus públicos a história, os valores, a missão, a cultura, entre outros atributos, da organização que está por trás dos produtos/serviços, com vista a desenvolver o sentimento de identificação. A Marca Institucional como veículo de comunicação da Identidade Organizacional (Sequeira, 2010), transmitindo os atributos distintos de uma organização ou “what an organization is” (Balmer & Wilson, citado em Fascioni, 2005), visa “criar uma imagem intencional e uma reputação favorável na mente dos seus stakeholders.” (Fascioni, 2005). Com a expansão que se tem verificado das organizações do Terceiro Setor ou Economia Social, contribuindo para o desenvolvimento das economias locais, constata-se um aumento da consciencialização por parte destas instituições para a divulgação da sua Marca Institucional, com o objetivo primordial de credibilização da sua oferta organizacional bem como potenciar a angariação de fundos e aumento do número dos seus associados, visando a sua sustentabilidade a longo prazo. No Centro Social da Lomba, Instituição Particular de Solidariedade Social, onde foi realizado o estágio, detetou-se falta de visibilidade e necessidade de gestão da sua Marca Institucional. Foram delineados três projetos, nomeadamente a realização de um Manual da Marca Institucional, um Manual de Acolhimento e a implementação de um novo Blogue, com vista a contribuir para a divulgação e reconhecimento desta Instituição e da sua oferta organizacional. Após uma análise prévia, constatou-se que estes três projetos seriam os mais adequados na sustentação da Marca Institucional, tanto a nível interno como externo, uniformizando as comunicações.
- Gestão do conhecimento numa instituição do ensino superiorPublication . Guedes, Ana Paula Meleiro Capela; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Teixeira, Sebastião LeiteCom o avanço da globalização, o alargamento dos mercados, as profundas e sempre mais rápidas mudanças no seu ambiente e o acelerado desenvolvimento tecnológico, as organizações têm vindo, de forma crescente, a prestar mais atenção à gestão do conhecimento, procurando adquirir e desenvolver competências que lhes permitam perspetivar o futuro e enfrentar a concorrência cada vez mais agressiva. Para isso precisam de se transformar em organizações que aprendem, ou seja, organizações que, baseando-se no uso das adequadas tecnologias, desenvolvem uma cultura propícia à criação e partilha do conhecimento e se estruturam no sentido de aprender sistematicamente, ganhando assim uma importante vantagem competitiva sustentável. Com este trabalho procurou-se averiguar de que forma as organizações em geral, e as instituições de ensino superior em particular, atuam no sentido de conseguir esse objetivo. Da revisão da literatura concluiu-se, designadamente, que a tecnologia, a cultura e a organização funcionam como elementos catalisadores da criação e partilha do conhecimento nas empresas, podendo, no entanto, se a abordagem não for a mais adequada, constituir fortes barreiras ao processo de gestão do conhecimento O estudo empírico consistiu na análise da forma como são encaradas estas questões por uma instituição do ensino superior vocacionada para o ensino das ciências empresariais, o ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Dessa análise constatou-se que, aos olhos dos principais intervenientes – dirigentes, professores e pessoal administrativo – a instituição não parece atribuir uma importância suficientemente elevada à gestão do conhecimento e revela algumas lacunas no aproveitamento do potencial humano, científico e técnico que uma escola deste género possui. Foram feitas algumas sugestões que passam designadamente pelo interesse em desenvolver uma cultura apropriada, procurar tirar um maior partido dos conhecimentos individuais e ter em conta a melhor e mais intensa aplicação das tecnologias disponíveis.
- Literacia de informação na Polícia de Segurança PúblicaPublication . Augusto, Maria de Jesus Gomes; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraA necessidade de Literacia de Informação não é recente, embora só há pouco tempo tenha sido objecto de estudo e análise. Segundo Bruce (1999), a literacia de informação, amplamente definida como a capacidade de reconhecer as necessidades de informação; de identificar, avaliar e utilizar informações de forma eficaz; tem sido, há já alguns anos, uma preocupação crescente. Comprovando este facto e tendência, verifica-se a necessidade cada vez maior de se contratar funcionários com mais formação, mais conhecimento e altamente qualificados, incluindo serem literados em informação. À medida que as tecnologias da informação se tornam mais transparentes e fáceis de utilizar, é provável que façamos perguntas sobre como estão realmente as pessoas a interagir e a usar a informação que a tecnologia disponibiliza. Adicionalmente, estas pessoas, para além de terem de saber realizar uma pesquisa, de serem capazes de tomar decisões e resolver problemas, também têm de ser capazes de lidar com a informação como algo fundamental. Isso envolve o desenvolvimento do pensamento crítico, a consciência da ética pessoal e profissional, avaliação, informação, idealização das necessidades de informação, organização de informação, interacção com profissionais de informação e uso efectivo da informação. São estes processos baseados em informações que são cruciais para o carácter de organizações e que precisam de ser apoiados pela mesma. Esta dissertação aborda os benefícios e as dificuldades a serem ultrapassadas para se ser literado em informação. Discute-se a relevância da literacia de informação para o desempenho das organizações, e defende-se que, quando implementada conduz a melhorias significativas em toda a estrutura organizacional. Esta investigação assentou em pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a B-On, Recapp, IsiWebofKnowledge e Google Académico. A parte empírica consistiu na realização de um estudo de caso com dados recolhidos através de inquérito realizado a sessenta e três profissionais da PSP a laborar numa esquadra do Comando Metropolitano do Porto. De seguida, analisaram-se os resultados obtidos que foram cruzados com a informação recolhida durante a revisão bibliográfica. Com o estudo realizado pretendemos alertar as organizações, nomeadamente a instituição PSP para as vantagens que podem advir da conciliação dos referenciais da literacia de informação com as novas realidades económicas e sociais.