Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Impacto da comunicação de marketing no sucesso das organizações: caso de estudo da CBRE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_HelenaCerqueira_2012.pdf2.81 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As tecnologias têm sendo introduzidas na sociedade há já alguns anos e causando um grande impacto na forma como as pessoas se relacionam e como as organizações interagem com os seus clientes. Evoluindo a partir de uma sociedade industrial, as técnicas e os procedimentos foram sendo aperfeiçoados ao longo dos anos e hoje vivemos uma era mais relacional, onde as empresas focam a sua atenção no cliente e nas suas necessidades para poder prosperar e onde os indivíduos interagem de forma espontânea com pessoas que não conhecem e que talvez nunca venham a conhecer. As tecnologias ligaram o mundo e a distância deixou de existir. Neste novo contexto tudo passou a ser global encontrando-se apenas ao alcance de um clique. Com a evolução do comportamento dos consumidores, as organizações tiveram que se adaptar e os profissionais de Marketing foram obrigados a encontrar novas metodologias num mundo digital, mais complexo, que veio introduzir novas e mais variadas ferramentas que possibilitaram um conhecimento mais amplo das necessidades e preferências dos consumidores. Para desenvolver o seu negócio, as empresas tiveram que aprender a conviver com os meios tradicionais e com os digitais que, em conjugação, vieram permitir uma comunicação mais eficaz junto das novas gerações de consumidores. Com este trabalho pretende-se averiguar o impacto das ferramentas de comunicação de Marketing tradicionais e digitais, bem como a sua influência no sucesso das organizações. Numa primeira fase procedeu-se a revisão das várias literaturas consultadas, a partir de livros, revistas técnicas, artigos científicos, websites relacionados com a área de Marketing e de Mediação Imobiliária e através de bases de dados, como a B-on, Emerald e o Google Académico, conjugando definições e conceitos associados ao Marketing e ao Internet Marketing. Na segunda parte apresenta-se um estudo de caso, onde são analisadas as ferramentas de comunicação online e offline utilizadas pela CBRE para promoção dos seus produtos e serviços. Para a elaboração deste trabalho procedeu-se, ao longo de 2011, à recolha de informação a partir de inquéritos realizados aos clientes que visitaram os stands de vendas e de informação recolhida na receção da empresa relativamente aos pedidos de informação e visita, elaborando-se no final uma análise dos resultados. Na última parte são apresentadas as conclusões retiradas do cruzamento da revisão da literatura com a informação obtida.

Description

Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Assessoria de Administração

Keywords

Webmarketing Imobiliário Marketing Internet Marketing digital Assessoria de administração Digital Marketing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

CC License