Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação entre inteligência emocional e engagement no trabalho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mariana_Paiva_MAA_2024.pdf4.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo analisa a relação entre a Inteligência Emocional (IE) e o engagement no trabalho, focando-se em variáveis sociodemográficas e no impacto da IE nas várias dimensões do engagement, nomeadamente vigor, dedicação e absorção. O objetivo principal é compreender de que forma a IE pode influenciar o engagement dos trabalhadores nas suas funções profissionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quantitativa baseada num questionário enviado a 208 trabalhadores de uma Câmara Municipal. A amostra é constituida por 189 trabalhadores e incluiu categorias profissionais como Dirigentes, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, com idades compreendidas entre os 23 e 65 anos, sendo 54% dos inquiridos do sexo feminino. O questionário utilizou escalas de medição validadas, como a escala UWES-17 para medir o engagement e a Escala de Avaliação das Emoções (EAES) para a Inteligência Emocional. Os resultados evidenciam que a IE tem uma relação positiva com o engagement, especialmente nas dimensões de vigor e dedicação. Em termos de capacidade preditiva, os resultados indicam que a Inteligência Emocional explica 27% da variância do engagement. As variáveis sociodemográficas, como género e idade, revelaram um impacto limitado sobre o engagement e a IE. Na generalidade, este estudo aponta para a pertinência do desenvolvimento das competências emocionais nos trabalhadores como um fator chave para aumentar o seu engagement. Em suma, desenvolver a IE no contexto laboral poderá trazer benefícios tanto para o trabalhador como para a organização.
This study analyzes the relationship between Emotional Intelligence (EI) and work engagement, focusing on sociodemographic variables and the impact of EI on the various dimensions of engagement, namely vigor, dedication, and absorption. The primary objective is to understand how EI may influence employees' engagement in their professional roles. Methodologically, this is a quantitative study based on a questionnaire distributed to 208 employees at a Municipal Council. The sample consists of 189 employees and includes professional categories such as Managers, Senior Technicians, Technical Assistants, and Operational Assistants, with ages ranging from 23 to 65 years, of whom 54% are female. The questionnaire employed validated measurement scales, such as the UWES-17 scale for measuring engagement and the Emotional Assessment Scale (EAES) for Emotional Intelligence. The results demonstrate that EI has a positive relationship with engagement, particularly in the dimensions of vigor and dedication. In terms of predictive capacity, the findings indicate that Emotional Intelligence accounts for 27% of the variance in engagement. Sociodemographic variables, such as gender and age, showed a limited impact on both engagement and EI. Overall, this study highlights the relevance of developing emotional competencies among employees as a key factor for enhancing their engagement. In summary, fostering EI in the workplace may yield benefits for both employees and the organization.

Description

Keywords

Inteligência emocional Engagement Trabalho Emotional intelligence Work engagement Work

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence