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- Divulgação da informação não financeira das empresas cotadas do setor de energia: uma análise comparativa entre Portugal e FrançaPublication . Costa, Érica Sofia Ribeiro; Bandeira, Ana Maria AlvesÀ medida que decorre o tempo, as necessidades da sociedade em relação ao meio envolvente vão se alterando. No que diz respeito à temática da informação não financeira, as empresas reunem esforços, anos após ano, para implementarem nos seus negócios práticas que conduzam à sustentabilidade e à responsabilidade social, já que a informação meramente financeira é, atualmente, insuficiente para corresponder às expectativas das partes interessadas. Assim, o relato não financeiro consiste num fator de crescimento das empresas e de alcançe de vantagem competitiva. A União Europeia (UE) assume um papel fundamental na tomada de decisão sobre estes assuntos, nomeadamente através da Diretiva Europeia 2014/95/UE, que torna obrigatória a divulgação da informação não financeira por parte das grandes empresas consideradas Entidades de Interesse Público (EIP) e às empresas mãe de um grande grupo cujo número médio de trabalhadores seja superior a 500, à data de encerramento do respetivo balanço. As empresas abrangidas terão, portanto, de divulgar nos seus relatórios informações relativas a aspetos ambientais, sociais, de direitos humanos e de combate à corrupção e tentativa de suborno. Assim, é possível uma maior transparência e comparabilidade da informação entre empresas. Este estudo visa analisar a divulgação da informação não financeira nas empresas cotadas do setor de energia, em Portugal e França antes e após a obrigatoriedade imposta pela Diretiva 2014/95/UE, entre 2016 (ano anterior à transposição da diretiva no normativo nacional) e 2023 (ano mais recente). A metodologia adotada consiste numa análise qualitativa, nomeadamente uma análise de conteúdo, recorrendo aos relatórios não financeiros (relatórios anuais, relatórios integrados e/ou relatórios de sustentabilidade) divulgados publicamente nos websites das empresas abrangidas. Os resultados indicam que a implementação da Diretiva 2014/95/UE levou a um aumento significativo na transparência e na qualidade das divulgações não financeiras pelas empresas do setor energético.
- A importância da auditoria interna em ambiente hospitalarPublication . Seixas, Ângela Inês Almeida; Monteiro, Maria de Fátima MendesO presente relatório de estágio tem o propósito de descrever todas as atividades desenvolvidas e conhecimentos adquiridos no decorrer do estágio realizado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E. Este estudo, visa compreender de que modo a execução de auditorias internas impacta o desempenho de uma instituição hospitalar. Num primeiro momento, foi elaborada a revisão da literatura, que fundamentou as questões de investigação posteriormente levantadas. No que concerne à metodologia de investigação, o método escolhido foi misto, sendo que, o modelo de análise foi testado e verificado com a realização do estágio, durante nove meses, no Serviço de Logística da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E. Uma das principais tarefas executadas no decorrer do estágio, foi a criação e subsequente implementação de um procedimento que visa o controlo e monitorização dos artigos em regime de consignação, por forma a ampliar o controlo e a rastreabilidade do material consignado, diminuir os seus níveis de stock, automatizar a sua reposição, e permitir obter informações em tempo real sobre as existências, consumos, devoluções e inutilizações dos produtos consignados. No decorrer do estágio, fruí da oportunidade de realizar um leque de tarefas fundamentais para o bom desempenho do Serviço de Logística, sendo-me tambem autorizado a execução de auditorias aos elementos do serviço, permitindo-me aplicar e expandir o meu conhecimento em gestão de operações, bem como, em auditorias internas no específico contexto hospitalar. Em suma, todos as funções desempenhadas contribuiram de modo geral para compreender como a auditoria interna se verifica um elemento vital para o funcionamento contínuo e otimizado da ULSM, E.P.E.
- O impacto da auditoria interna na gestão dos municípios em PortugalPublication . Martins, Bárbara Isabel Teixeira; Silva, Maria de Lurdes Vasconcelos Babo e; Monteiro, Maria de Fátima MendesRecentemente, tem-se observado um notável avanço na pesquisa acerca da gestão pública. No entanto, mesmo com este progresso, ainda existem diversas questões sem respostas na área da Administração Pública. Um exemplo é a análise do impacto e da relevância da atividade de auditoria interna na administração municipal. O principal objetivo deste estudo é compreender em que medida e de que modo as informações fornecidas pela prática de auditoria interna podem impactar as decisões tomadas pelos órgãos executivos. Neste contexto, começa-se por abordar a definição de auditoria interna bem como as suas funções mais relevantes. Além disto, também se aborda o risco no processo de auditoria interna, a relação entre auditoria interna e gestão e a aplicação da auditoria na administração local em Portugal, incluindo o controlo interno nas autarquias locais. A Nova Gestão Pública também tem destaque neste estudo, abordando a emergência de novos protagonistas e as suas críticas associadas. Para investigar o impacto da auditoria interna, foi adotada uma metodologia quantitativa baseada na aplicação de questionários dirigidos aos municípios portugueses, especificamente aos responsáveis políticos e gestores de auditoria interna. As hipóteses de análise permitiram explorar temas como a importância da auditoria interna, o impacto no desempenho municipal e a influência na liderança autárquica. Os resultados demonstram que a auditoria interna exerce um papel relevante no apoio à gestão municipal, contribuindo para o controlo e melhoria dos processos administrativos, além de facilitar a implementação de ações corretivas que impactam positivamente o desempenho dos municípios. Conclui-se que, embora os departamentos de auditoria interna sejam escassos em algumas regiões, a sua presença está associada a uma maior eficiência e transparência nas administrações públicas locais.
- Relatório de estágio: a pós-edição no CEOS.PPPublication . Pereira, Filipa Sousa; Tavares, Célia Verónica MartinsO presente relatório tem como objetivo descrever a minha experiência de estágio no Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), de forma a concluir o mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas. Optei por realizar um estágio curricular, de modo a aplicar tudo o que aprendi durante o meu percurso no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), assim como aperfeiçoar as minhas soft skills e adquirir maior experiência e conhecimento na área da tradução. Por conseguinte, foram relatadas todas as tarefas realizadas em estágio, como também foi exposta uma componente teórica enquadrada com o trabalho realizado no CEOS.PP. Na componente teórica, foram exploradas as práticas de tradução e de pós-edição de tradução automática trabalhadas no centro de investigação, no ponto de vista de autores como Nitze & Hansen-Schirra, Kenny, Shin D. e Chon Y. V., entre outros. Apresento a história da tradução automática, assim como a evolução dos sistemas de tradução automática, as vantagens e desvantagens da tradução automática neural, os tipos de pós-edição, os seus riscos, os desafios e estratégias da pós-edição de tradução automática, as competências que um pós-editor deve possuir, como também, faço uma breve introdução à pós-edição bilingue.
- Aplicação prática do mestrado em tradução e interpretação especializadas ao estágio na empresa ExpressãoPublication . Cristelo, Eva Lisboa; Moura, Micaela da Silva MarquesCom o estágio pretendeu-se analisar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas começado em 2022. Foi realizado um estudo das unidades curriculares com mais relevância para o trabalho desempenhado ao longo do estágio, através do registo diário das tarefas e funções a desempenhar. Para tal foram utilizados as fichas das unidades curriculares do mestrado, que se encontram em anexo. Disponível em apêndice encontra-se o registo diário de atividades desempenhadas ao longo do estágio. Espera-se, ainda, com este relatório explorar o novo currículo dos integrantes no mestrado no ano letivo 2023/24.
- O impacto da cultura das organizações e do tipo de relacionamento buyer-seller na cooperação e satisfação do cliente no mercado B2BPublication . Costa, Filipa Daniela Moutinho Pinto da; Pratas, Joaquim Fernando MonteiroNo atual contexto de globalização, as transações entre organizações de diferentes países têm-se tornado cada vez mais frequentes, envolvendo culturas distintas que influenciam profundamente os relacionamentos e os resultados no âmbito do mercado business to business (B2B). Assim, este trabalho teve como objetivo investigar a influência das dimensões culturais na cooperação e na satisfação do cliente, bem como analisar o impacto dos diferentes tipos de relacionamento entre compradores e vendedores na satisfação do cliente. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, com recolha de dados realizada através de um questionário estruturado aplicado a uma amostra de conveniência constituída por 68 empresas vendedoras internacionais a operar no mercado B2B. A análise dos dados incluiu a utilização de estatísticas descritivas e inferenciais, complementada por um modelo de equações estruturais (PLS-SEM), que possibilitou a avaliação das relações complexas entre variáveis culturais e organizacionais. Os resultados confirmaram algumas relações previstas na literatura, como o impacto positivo das culturas de alto contexto na satisfação do cliente e o efeito adverso da distância ao poder na cooperação. Contudo, outras hipóteses foram refutadas, designadamente a relação positiva esperada entre culturas de alto contexto e cooperação e a associação negativa entre indulgência e satisfação do cliente. Estes resultados sugerem que as práticas empresariais e as expectativas culturais estão em transformação, refletindo a complexidade das interações em contextos multiculturais. Conclui-se que o presente estudo oferece contributos práticos significativos, ao evidenciar como as empresas podem ajustar as suas estratégias de relacionamento às especificidades culturais dos mercados internacionais, promovendo uma cooperação mais eficaz e uma maior retenção de clientes. Os resultados revelam-se igualmente relevantes para académicos interessados na interseção entre cultura e comportamento organizacional, contribuindo para o enriquecimento da base teórica e prática sobre os desafios e oportunidades nos contextos multiculturais do setor B2B.
- Marketing de influência em eventos: análise do impacto dos influencers no sucesso de um festivalPublication . Pinheiro, João Fernando Marmelo; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuA evolução tecnológica tem impactado diretamente na forma como comunicamos. A crescente utilização das redes sociais é fator que torna imprescendível por parte das organizações se adaptarem às características do marketing atual. A implementação e evolução do marketing de influência é um método emergente e cada vez mais utilizado em todo o tipo de ambientes. Desta forma, esta investigação tem como objetivo unir o marketing de influência com uma área como os festivais, de forma a compreender e avaliar que aspetos do marketing de influência impactam o sucesso de um festival. Foi então conduzido um estudo que fez uso de uma metodologia quantitativa com recurso a um questionário online, que culminou em 207 respostas válidas, obtidas através de uma amostra não probabilística por conveniência. As principais conclusão retiradas foram que o marketing de influência possui um impacto no sucesso de um festival, mediante a variável intenção de compra. Para além disso, foi verificado que apenas determinadas características de um infuencer possuem um impacto na intenção de compra como o caso da Credibilidade, tal como diferentes estratégias como a realização de parcerias e concursos e sorteios comprovaram ter um impacto na intenção de compra. Por fim, foi comprovada a ligação entre o sucesso de um festival e a intenção de compra do consumidor. Assim, este estudo é visto como um contributo positivo à literatura que correlaciona o marketing de influência aos festivais, permitindo aos profissionais das respetivas áreas compreender que pontos e estratégias se devem focar na escolha e utilização de um influencer.
- Relatório de estágio - RWS: a tradução automática e a pós-edição aplicadas a diferentes tipos de textoPublication . Rosa, Inês Gil Cunha JesusO presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho que foi realizado ao longo do estágio curricular inserido no Mestrado de Tradução e Interpretação Especializadas (MTIE) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este teve a duração de quatro meses e meio e foi realizado presencialmente na empresa RWS. Inicialmente, irá ser apresentada a empresa, o seu método de trabalho e as equipas que fazem parte do escritório que integrei. De seguida, serão apresentadas as várias tarefas que foram realizadas, assim como os maiores desafios e dificuldades encontrados no decorrer do estágio e como é que estes foram superadas ao longo do tempo e com a ajuda da equipa. Para finalizar, o trabalho realizado será relacionado com teoria, analisando a tradução automática e a pós-edição e como é que estas têm diferentes impactos consoante o tipo de texto a que são aplicadas.
- Separação de fontes de vocalizações ultrassónicas no estudo comportamental de murganhosPublication . Mota, Vasco José Rosado Batista Fernandes; Coelho, Luís Filipe Martins PintoA análise de vocalizações permite uma compreensão mais profunda do estado emocional do locutor, sendo influenciada pelas variações emocionais. Este fenómeno não ocorre apenas em humanos, o mesmo acontece noutros animais, como é o caso dos murganhos, Mus musculus, utilizados para estudar padrões psicológicos através das suas vocalizações. Devido às suas características, as comunicações que estabelecem são realizadas em frequências superiores a 20 kHz, sendo denominadas de Ultrasonic Vocalizations (USV). Este projeto visa ajudar no estudo das USV de murganhos, quando não existem múltiplos microfones. A leitura com apenas um microfone faz com que todas as vocalizações estejam misturadas, levando a que todas as análises sejam mais demoradas e manuais. Desta forma, o projeto tem como objetivo ajudar em situações onde seja estudado um cenário entre progenitora e cria. Assim foi planeado e criado de um programa capaz de identificar os dois grupos de murganhos: a projenitora e as respetivas crias. O programa criado teve como base a mistura de duas áreas da análise de vocalizações, a de USV de murganhos e a da diarização de locutor. Para tal, o programa teve de ser capaz de obter características das vocalizações e separá-las em grupos, utilizando um método de clustering. Desta forma, utilizou-se Mel Frequency Cepstral Coefficients (MFCC) para obter as características do sinal, que foram utilizados em dois métodos de clustering, o Gaussian Mixture Models (GMM) e K-means. No final, foi projetado um gráfico do espectrograma do áudio, onde se pode verificar os resultados de ambos os métodos. Os resultados obtidos foram promissores, mas não definitivos. Os dois métodos experimentados tiveram resultados semelhantes, analisando corretamente por volta de 80% das vocalizações das crias, 75% das da progenitora e 60% em situações que estão os dois a comunicar. Apesar do sucesso nos resultados, não deixa de ser necessário melhorias em projeções futuras, onde seja feita uma análise com mais dados, seja realizado um tratamento mais cuidado dos dados para a obtenção de características ou sejam abordados outros métodos de clustering que melhor se possam adequar, podendo passar por métodos mais avançados como por Deep Learning.
- O impacto da COVID-19 nos determinantes da estrutura de capitais no setor têxtil em PortugalPublication . Carvalho, Ana Rita Cardoso; Alcarva, Paulo Alexandre Botelho RodriguesO presente estudo empírico tem como objetivo analisar o impacto da crise pandémica da COVID-19 na estrutura de capitais das pequenas e médias empresas portuguesas do setor têxtil. Para este estudo, a revisão de literatura baseou-se nas principais teorias sobre a estrutura de capitais, inicialmente por Durand (1952), em seguida de Modigliani e Miller (1958), teoria dos custos de agência (1976), teoria do trade off (1984) e teoria da pecking order (1984). De acordo com a literatura, recorreu-se ao estudo de alguns determinantes da estrutura de capitais: dimensão, rendibilidade, crescimento, tangibilidade, benefícios ficais não decorrentes da dívida e risco de negócio deram origem às hipóteses formuladas. Assim, realizou-se um estudo quantitativo, através de um modelo de regressão linear múltipla, de modo a analisar o impacto dos determinantes descritos anteriormente. De forma a constatar quais são os principais determinantes que influenciam as decisões da estrutura de capitais das empresas em análise. Com isto, é utilizado um painel de dados balanceado, estimado a partir de um modelo de efeitos fixos. A amostra é constituída por 173 empresas para o período entre 2016 e 2021 do setor têxtil, obtida através da SABI. Os principais resultados obtidos demonstram que o impacto da crise resultou na diminuição do endividamento no espectro temporal em análise. Com os resultado deste trabalho, foi possível concluir que o comportamento dos determinantes estudados demonstra que a teoria da pecking order é a teoria que mais reflete o comportamento das empresas têxteis portuguesas.