ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by Title
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Alegria Audio Walk - uma criação colaborativaPublication . Lima, Felipe Gomes de; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesEste projeto tem como objetivo contribuir para a investigação e exploração de caminhos artísticos que se vinculam, entre outros, aos campos da arte sonora e da relação dos indivíduos com o espaço urbano. Neste “entre outros”, indicador de sua inter/multidisciplinaridade, destacamos as vertentes da teatralidade/performatividade, do exercício de criação textual e a atuação no desenvolvimento de processos artísticos no ambiente escolar infantil. Do ponto de vista metodológico, o projeto encontra-se no domínio da “investigação-ação”, no qual a integração entre teoria e prática vincula-se a um constante processo reflexivo e avaliativo acerca dos desenvolvimentos em sala de aula. As intervenções propostas aos estudantes do 6ºD da Escola Augusto Gil foram também por eles avaliadas, de modo que os próximos passos da criação do objeto artístico dependeram, na medida do possível, de um mínimo consenso. Como resultado deste processo, foi criado um objeto artístico denominado Alegria Audio Walk, que consiste em uma audiowalk/audiocaminhada com duração de 12 minutos. Além deste objeto final, foram desenvolvidas durante o todo o trabalho algumas peças sonoras e intervenções, as quais serão expostas nesta dissertação. Paralelamente a esta exposição do projeto artístico realizado, faremos uma abordagem teórico-conceptual das práticas artísticas contemporâneas ligadas ao nosso projeto, o que implica, consequentemente, uma breve exposição e análise de obras e artistas da contemporaneidade com os quais o nosso projeto dialogam.
- All the way from Mars: a produção de um EP e considerações sobre a música popPublication . Curva, Bruna Filipa Nobre; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto tem como propósito a composição e produção musical de um EP intitulado All the way from Mars, com o apoio de um enquadramento teórico e contextual da música pop, capaz de comprovar a transcendência de parâmetros utilizados e iniciar uma desconstrução do preconceito que existe no meio erudito/académico em relação a este género. Na formulação dos contributos deste trabalho, emergem diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões que levam a música pop a uma apreciação que não merece grande mérito se não o comercial; que fatores de influência tem este género sobre os ouvintes; a identificação dos motivos pelos quais a pop se torna tão apelativa e comercial; o contexto sociológico como influenciador da sua evolução; a capacidade de elevar um artista pop; identificação de critérios de avaliação e julgamento musical; análise de construção da singularidade. Como resultado, pretende-se promover a música pop, capaz e merecedora de mérito, que torne possível uma apreciação estética ao mesmo nível que outros géneros musicais.
- Ato criativo: álbum conceptual e estudo do processo criativoPublication . Mota, Dinis Loureiro da; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto propõe uma análise multifacetada sobre a arte da criação. Conjugando a vertente prática da produção musical com o universo teórico relativo ao processo criativo. O objetivo desta tese, realizada em formato de projeto, consiste na criação de um álbum conceptual e, posteriormente, enquadramento teórico em temáticas relativas à criatividade e expressão. Procura-se, então, produzir um objeto sonoro e perceber qual a influência dos dois universos conceptuais mencionados anteriormente no processo criativo. Elabora-se um retrato da criação de um objeto sonoro, apresentando o seu conceito, o universo intersubjetivo onde surge, com múltiplas influências, as suas diversas etapas e músicas que lhe dão forma. De seguida, é dinamizada uma contextualização teórica, que motiva reflexões associadas à sua conexão com o domínio prático do processo criativo. Ao longo deste projeto, que resultou num álbum constituído por 11 temas musicais, é retratado o universo aleatório do surgimento de ideias como uma das maiores dificuldades para a definição de uma fórmula para a criatividade. Perante isso, atribui-se elevada importância à consistência do trabalho como um dos motores para o seu “aparecimento”, sendo possível verificá-la em momentos de ultrapassagem de barreiras/problemas. No domínio da expressão, este documento sublinha a importância de uma abordagem abrangente ao conteúdo presente num objeto sonoro, afirmando que a forma e estrutura de uma obra, associadas ao domínio extramusical, possibilitam à música um universo extenso, questionando-a como possível linguagem. Deste modo, produzem-se reflexões associadas ao processo criativo relativo ao álbum musical, não procurando fórmulas objetivas, mas sim perceber como é que a criatividade e expressão se manifestaram neste contexto.
- Áudio espacial na produção musical: o impacto da experiência imersiva na ótica do criadorPublication . Rocha, João Robim Dias; Marques, José Telmo Rodrigues; Magalhães, Eduardo Miguel CamposEste projeto tem como objetivo investigar os desafios envolvidos na composição, produção e mistura de um EP (Extended Play) utilizando áudio espacial com a tecnologia Ambisonics. A pesquisa aborda questões como o complexo encaminhamento de sinal em projetos Ambisonics, a escassez de plugins especializados, a necessidade de garantir a compatibilidade entre diferentes formatos de reprodução e o possível impacto na qualidade tonal. Apesar desses desafios, o estudo demonstra a viabilidade de produzir áudio espacial com Ambisonics e oferece sugestões para trabalhos futuros. Ao compreender e abordar essas questões, profissionais e investigadores de música podem aprimorar as suas habilidades na produção de áudio espacial e contribuir para o avanço das tecnologias nesse âmbito.
- Avaliação das condições acústicas em home studios e estúdios profissionais - estudo comparativoPublication . Freitas, Diogo Filipe Fernandes; Almeida, Gustavo Afonso Nina de; Ribeiro, Rui Miguel de Sousa Lima e SáO presente trabalho visa o estudo de sete espaços destinados à produção sonora e musical, com diferentes níveis de especialização, destinados à produção sonora e musical. O objetivo é traçar um perfil objetivo de cada espaço, baseada em parâmetros quantitativos, obtidos através de uma metodologia repetível, para posterior análise individual e comparativa dos espaços. O estudo identifica diferenças quantitativas, que justificam as diferenças na performance acústica de um espaço de tipologia Home Studio de um espaço de utilização profissional. São identificados vários parâmetros que justificam essas diferenças, tais como valores de Bass Ratio, iguais abaixo de 1,38, diferença de energia entre o som direto e primeiras reflexões igual ou superior a -14 dB, valores médios de C50, quando medidos entre as bandas de oitava de 500 Hz e 4000 Hz iguais ou superiores a 19,98 dB, entre outros. Por fim, é avaliada a viabilidade de converter um espaço doméstico, como um quarto ou uma sala, para as funções de estúdio de produção áudio, com performance similar a um espaço profissional. Tendo os espaços profissionais estudados como referência, conclui-se que é possível a referida conversão ser bem-sucedida, mas apenas em espaços cuja volumetria permita acomodar os recursos de acondicionamento acústicos necessários. No exemplo apresentado, a área útil do espaço diminuiria de 18,05m2 para 13,20 m2 e com o teto a baixar de uma altura de 2,64 m3 para 2,20 m3.
- Caracterização e sampling do órgão da Igreja de Santa ClaraPublication . Moreira, Luís Eduardo Ventura; Santos, Pedro Emanuel Oliveira; Ribeiro, Rui Miguel de Sousa Lima e Sá; Von Röhden, Pedro GuimarãesA arte organística surge por vezes isolada na História, mas percorre na realidade um caminho com múltiplos cruzamentos, aproximações e afastamentos a outras áreas do saber. O objetivo deste trabalho é estudar e estabelecer pontes entre as diferentes áreas científicas e artísticas que integram o restauro do órgão da Igreja de Santa Clara, a caracterização acústica do espaço e a sua gravação para arquivo. A identificação e qualificação, das principais características históricas da organaría Ibérica, da Igreja de Santa Clara e do seu órgão basearam-se numa revisão bibliográfica focalizada. A caracterização acústica do instrumento e do espaço envolvente foi obtida por meio de testes acústicos realizados para determinação de parâmetros objetivos, como o Tempo de Reverberação e a Inteligibilidade da Palavra. A gravação sistemática, e criteriosa de todas as notas produzidas pelos vários registos do instrumento permitiu a sua exata descrição sonora no presente, e constitui material essencial para a futura criação e programação de um instrumento virtual.
- Componente interpessoal no processo de produção musical: importância da relação entre os vários atores no processo criativoPublication . Silva, Francisco Santos Costa Diogo da; Marques, José Telmo RodriguesO estudo investiga a influência das relações interpessoais no processo de produção musical, destacando a importância da comunicação, confiança e colaboração. Através de uma metodologia com estudo de caso e abordagens etnográficas, foram produzidas cinco músicas e documentados os seus processos, para posterior análise. Os resultados mostram que a eficácia no diálogo, a gestão de expectativas e a moderação do ego são determinantes para o sucesso dos projetos. Conclui-se que as habilidades interpessoais são competências tão ou mais importantes quanto as técnicas e criativas na produção musical.
- Criação sonora e musical para uma curta-metragemPublication . Branco, António Moreira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Marques, José Telmo RodriguesInserido no contexto da curta-metragem Henry!, este projeto tem como objetivo desenvolver uma visão criativa sobre a criação sonora e musical de um filme. Com base no trabalho de autores como Walter Murch e Liz Greene, num enquadramento teórico e contextual, farei as minhas próprias análises de trechos de filmes, seguindo com uma desconstrução da banda sonora do filme Henry!, e concluindo com observações sobre o que foi feito. É pretendido responder a questões como: qual a relação que deve ser estabelecida entre o departamento do som e o realizador? Até que ponto o design de som e a composição musical podem trabalhar juntos para sustentar a história de um filme? Que tipo de trabalho a fusão dessas duas disciplinas envolverá na fase de pré-produção e na rodagem? Que tipo de tratamento devem ter os diálogos, de modo que não sejam prejudicados pela restante massa sonora que os envolve (design de som, música e foley)? É com esperança que o entusiasmo presente no desenvolver deste projeto, seja aparente e apele à mesma postura por parte do leitor principiante interessado em integrar-se neste mundo do trabalho no cinema.
- EchossystemPublication . Cerqueira, Tiago João Pires de Lima Palma; Lopes, Filipe Cunha Monteiro; Machado, Paulo Manuel PereiraEste projeto consistiu na construção de terrários e sua inclusão numa instalação que, em tempo real, sonorize a vida do ecossistema presente. Em particular, serão implementadas estratégias que visem metaforizar a relação entre as partes, na qual se inclui o público, através da capacitância e a sua ligação às plantas nos terrários, de tal forma que estimule a ligação humano-planta. Além da música e do som, como elementos estruturais, serão implementadas outras abordagens/equipamento tecnológicas que ajudem o público, por um lado, a escutar a “música das plantas” (e.g. Arduíno, sensores) e, por outro lado, a imergir no espaço (e.g. luz, cheiro, humidade) e assim convidar à sua interação com as plantas/ecossistema. Este trabalho é inspirado pela pesquisa de pessoas como Stefano Mancuso, Monica Gagliano, Mileece Abson, que apelam à nossa relação com as plantas de um ponto de vista que não as reduza a um organismo inferior, mas que seja antes uma relação de entendimento das suas qualidades, muitas dessas em comum e essenciais para os humanos.
- Entrespassos, o processo criativo como lugar informePublication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Azevedo, Mário Joaquim SilvaEste projecto é uma auto-etnografia, quase auto-retrato, de um querer pós-fenomenológico, que recorre ao método de investigação-acção monográfico. Parte da minha vontade de compreender melhor a forma como o meu olhar sobre caminhadas quotidianas que faço, me afecta no processo criativo. A pesquisa implicou referências acerca de caminhadas e dos caminhantes a que elas se entregam, da significância do objecto artístico, da imediatidade e espontaneidade da criação, do entre sentir - pensar - fazer. Tanto as caminhadas como a escrita, assumem um papel preponderante na recolha de fragmentos/sementes criativas. Ambas representam uma fenda no mundo, no meu pensar e sentir, onde se dão as ideias e se dão umas com as outras e umas às outras. Neste sentido, avancei para a criação artística de uma obra transdisciplinar, Entrespassos, que contempla as linguagens poéticas da palavra e do som (acrescentando ao projecto de investigação, a visual - fotografia), cujos alicerces criativos se sustentaram no mundo que me é externo e na sensação causada pela minha observação e escuta atentas, como principais responsáveis expressivos e geradores de conteúdo artístico. Espero com este projecto de investigação e respectivo objecto artístico, partilhar a urgência da receptividade sensorial e abertura do espírito à criação de uma obra, a partir de algo gerado e germinado em torno de uma postura de deslumbramento quase infantil, de um deslumbre perante o nosso quotidiano.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »