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- We Race As One: Formula One as an Intercultural Business and Social MovementPublication . Martins, Ana Rita Gomes; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eA Fórmula 1 é um desporto que ganhou enorme popularidade nos últimos anos. Devido à evolução tecnológica, implementação de novas estratégias e outros fatores externos. Somando a tudo isso, a Fórmula 1 é um desporto intimamente ligado a questões sociais, económicas e culturais. Este desporto é um grande exemplo de uma bolha inter- e multicultural onde milhares, senão milhões, de pessoas comunicam, interagem e evoluem, partilhando as suas experiências, origens e paixões. A Fórmula 1 permite a comunicação entre diferentes comunidades e culturas, quebrando estereótipos e sensibilizando as pessoas para problemas contemporâneos. A presente dissertação analisa e desenvolve o potencial que este desporto tem na criação e fomentação de comunidades interculturais, ao mesmo tempo que abre caminhos para a inclusão social, nomeadamente através do movimento “We Race As One”. Este movimento foi criado em 2020 durande a pandemia e começou como uma nota de agradecimento a todos os que lutavam contra a COVID-19. Contudo, evoluiu para algo muito maior e foi utilizado para enfrentar problemas contemporâneos como a sustentabilidade, a construção de comunidades e a inclusão social. Ao longo da presente dissertação será feita uma análise profunda à Formula 1, bem como aos desafios e dificuldades com que este desporto se tem deparado na busca por um mundo melhor através do movimento “We Race As One”. No entanto, apesar de todos os esforços feitos, ainda há um longo caminho a percorrer de forma a aproveitar todo o potencial que este desporto e este movimento possuem, no que diz respeito aos temas acima abordados. O movimento estagnou e quase desapareceu em apenas três anos devido a fatores internos e externos e não foram vistos resultados reais. Portanto, novas estratégias devem ser tomadas tanto pela Fórmula 1 como pela FIA para realmente cumprirem com tudo aquilo que foi prometido com a criação do movimento “We Race As One”.
- Canais Digitais e Desenvolvimento de ServiçosPublication . Campos, Pedro Miguel Martins Pereira; Mota, Maria Dulce FernandesAtualmente, os canais digitais desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Oferecem uma plataforma versátil para a promoção de produtos e serviços, bem como para a interação com clientes e parceiros de negócios. O seu alcance é global, têm baixos custos, interatividade, personalização, agilidade e adaptabilidade. No cenário empresarial moderno, os canais digitais e a aposta na digitalização são a diferença entre o crescimento ou declínio de uma empresa. No presente trabalho, é feita uma revisão literária com o objetivo de estudar a ligação entre os canais digitais e o consumidor digital e de que maneira essa informação pode ser usada pelas organizações para construir e manter melhores relações com o cliente. É feita também uma análise e descrição dos vários canais digitais presentes no Banco Santander Totta, a sua extensão, desenvolvimento e as apostas futuras que visam o seu crescimento. Em paralelo, é realizada também uma revisão literária sobre o conceito de moeda digital, enquadrada na digitalização e no setor bancário. É feita uma análise ao conceito de Moeda Digital de Banco Central, com referência ao desenvolvimento/uso deste tipo de moedas por vários países, incluindo a zona euro com a criação do euro digital. São também abordados os impactos do euro digital e a descrição de uma prova de conceito segundo o Banco Central Europeu. São expostos também os objetivos que deram origem à vertente prática deste trabalho, com atividades desenvolvidas que incidem sobre a plataforma digital do NetBanco Empresas (NBE), atividades essas que passam pela melhoria contínua dessa plataforma, com a correção de vulnerabilidades e bugs previamente identificadas e ainda o desenvolvimento de uma nova funcionalidade para dar resposta a uma necessidade da equipa do NBE ligada à falta de dados de teste, que são fundamentais para os developers e testers poderem testar o código desenvolvido e que devem simular o melhor possível os dados reais. O presente trabalho contribuiu para valorizar a dinâmica da equipa do NBE, com a adição de um developer, o que permitiu aos restantes membros direcionar um maior foco para as tarefas mais recentes e importantes, levando a um melhor cumprimento dos objetivos traçados em cada sprint e às metas internas do Banco.
- Fatores determinantes na intenção de compra de produtos de beleza onlinePublication . Silva, Cassandra Ariana Ribeiro Melo; Teixeira, Sandrina FranciscaA indústria dos produtos de beleza enfrenta desafios significativos na atualidade, especialmente devido ao surgimento de novas tendências e à crescente importância das compras online. Apesar das vantagens do comércio online, como a conveniência, larga variedade de produtos, acesso a mais informação, melhores preços, entre outras, é importante notar que o mesmo também apresenta desafios. A natureza intangível da compra online, aplicada a este tipo de produtos, é uma das principais desvantagens deste tipo de compra, mas não só. Os consumidores preocupam-se com a qualidade dos produtos, a autenticidade, as condições de entrega dos mesmos, entre outros fatores abordados no estudo. A presente dissertação explora os fatores que influenciam a intenção de compra online de produtos de beleza. Com o crescimento exponencial do comércio online neste setor, é essencial saber quais são os indicadores determinantes na intenção de compra do consumidor. Assim, de forma a alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de conceitos importantes na área e utilizou-se uma metodologia de método quantitativo com recurso ao instrumento de análise questionário. Os fatores analisados foram a influência social, qualidade do website, preço, qualidade do serviço de entrega, conveniência e risco percebido (risco de produto e risco financeiro). A análise dos dados obtidos foi realizada utilizando a análise fatorial e uma análise de regressão linear simples. Verificou-se que quatro fatores foram metodologicamente sustentados como influenciadores da intenção de compra online de produtos de beleza, a qualidade do website, o preço, a qualidade do serviço de entrega e a conveniência demonstraram ter maior impacto na intenção de compra online de produtos de beleza.
- A influência da cultura na estratégia de internacionalização empresarial - o caso da SISTRADEPublication . Sá, Érica Alexandra Couto de; Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesEm resultado do fenómeno da globalização e respetivo crescimento da concorrência, o tema da internacionalização apresenta um papel cada vez mais relevante no mundo empresarial. Atualmente, todas as empresas, independentemente da sua dimensão, enfrentam pelo menos um tipo de desafio internacional, desde vendas e marketing internacionais, joint ventures internacionais e Investimento Direto Estrangeiro (IDE), pelo que devem agir proativamente, através de uma estratégia orientada para o mercado global e não apenas nacional. O objetivo deste projeto traduz-se no desenvolvimento de proposta de estratégia de internacionalização da Sistrade – Software Consulting, S.A., para o mercado brasileiro que potencie o crescimento da empresa no mercado, tendo em consideração as tentativas de entrada anteriores e o papel da cultura na estratégia de internacionalização das empresas. Com base neste projeto, concluímos que a cultura desempenha um papel relevante no processo de internacionalização da SISTRADE, pelo que as diferenças culturais podem constituir uma barreira à entrada em novos mercados, no caso de ausência de consciência cultural. Após a análise do processo de internacionalização no Brasil, reconhecemos a importância do estabelecimento de parcerias estratégicas com players locais para a SISTRADE, para superação de barreiras económicas, legais e culturais. Este projeto constitui uma ferramenta completa de suporte teórico ao processo de internacionalização da SISTRADE. O estudo de mercado detalhado, a sugestão do método de entrada e as recomendações para adaptação do marketing mix, fornecem um guia prático para ajustar a proposta de valor da empresa ao mercado em questão, respeitando as particularidades locais.
- Profissionais de Recursos Humanos (RH): vivências laborais de mulheres e homensPublication . Brandão, Daniela Marisa da Costa; Silva, Ana Isabel Couto daA pesquisa pretendeu discutir a temática da igualdade de género, tomando como objeto de estudo os profissionais de Recursos Humanos (técnicos, gestores, etc.). Os principais objetivos do estudo são: (i) explorar vivências laborais deste segmento profissional específico (que inclui, considerando a Classificação Portuguesa de Profissões (2010), "Especialistas em Recursos Humanos" (2423), "Especialistas em Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos" (2424.0) e "Director de Recursos Humanos" (1212.0); (ii) identificar elementos facilitadores da progressão na carreira; (iii) identificar dificuldades sentidas na progressão da carreira, sem perder de vista potenciais variabilidades em função da variável género. Para a prossecução dos objetivos definiu-se uma metodologia eminentemente qualitativa, assente na realização de entrevistas de cariz semiestruturado a 12 profissionais de RH (6 mulheres e 6 homens, integrantes das diferentes categorias e hierarquias em cima identificadas), com enfoque nas suas vivências laborais, e perceções face a elementos facilitadores e obstaculizadores das suas carreiras. Simultaneamente, analisou-se, recorrendo à técnica de análise de conteúdo, um conjunto alargado de perfis de LinkedIn (100 perfis), procurando tipificar as referidas vivências. Os resultados desta investigação evidenciam que as vivências laborais dos profissionais de recursos humanos entrevistados são de certa forma sentidas como desiguais entre homens e mulheres, tendo sido identificados elementos que tendencialmente facilitam a progressão, nomeadamente, as competências, o networking individual, a antiguidade e a lei das quotas. Como elementos inibidores os profissionais de RH entrevistados identificaram a maternidade, o género, a experiência profissional e a cultura da empresa.
- Branding e product placement no Metaverse: oportunidades e desafios para marcas empreendedores - um caso de estudo sobre a BurberryPublication . Mesquita, Miguel Filipe Eduardo; Jorge, Elói Manuel DiasA integração de marcas e publicidade em videojogos tem-se tornado cada vez mais prevalente, potencializando as experiências imersivas oferecidas pelos ambientes virtuais. Com o surgimento do Metaverse, um espaço de realidade virtual onde indivíduos interagem com ambientes gerados por computador e outros utilizadores, surgem novas oportunidades e desafios para marcas e empreendedores. Esta dissertação explora o ponto em comum onde ocorre a intersecção de marcas, publicidade, videojogos, Metaverse e novas tecnologias, através de pesquisa exploratória e elaboração de um caso de estudo sobre a marca vanguardista Burberry, com o objetivo de compreender as implicações, estratégias e efeitos da integração de marcas neste cenário digital em evolução. Ao sintetizar a literatura existente, através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, esta dissertação fornece uma visão abrangente das estratégias empregadas pelas marcas nos videojogos e os efeitos nas atitudes, perceções e intenções de compra dos consumidores. Ao integrar descobertas de pesquisas acadêmicas, práticas da indústria e tendências emergentes, esta dissertação contribui para a compreensão da complexa relação entre marcas, publicidade, o Metaverse e novas tecnologias. O objetivo passa essencialmente por informar os profissionais de marketing sobre as implicações e oportunidades da integração da marca em espaços de realidade virtual, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas e exploração adicional neste campo dinâmico e em rápida evolução.
- Avaliação do score clínico 4Ts no diagnóstico da trombocitopenia induzida pela heparinaPublication . Baldaque, Joana Barbosa Ferreira de Lemos; Ribeiro, Jorge Manuel Condeço; Sousa, Maria Manuela Amorim de Silva e; Machado, Inês Isabel Dias SimõesO score 4Ts é o sistema de pontuação clínica mais utilizado e estudado para avaliar a probabilidade pré teste da Trombocitopenia Induzida pela Heparina (TIH). A TIH é uma reação adversa à administração da heparina, devido à ativação das plaquetas pelo imunocomplexo fator plaquetário 4 (PF4)/ Heparina, que se carateriza por uma queda significativa na contagem plaquetária. Como pode ter um desfecho clínico incerto, por estar associada a uma morbidade e mortalidade significativas, é necessário um diagnóstico rápido e preciso. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a validade preditiva do Score 4Ts Warkentin num grupo de doentes com suspeita de TIH. Realizou-se para isso um estudo analítico e transversal, desenvolvido num hospital do grande Porto. Foram incluídos no estudo todos os registos dos doentes internos (CHUSJ) e externos (enviados de outras instituições) para o CHUSJ com pedido de análise anti-PF4 entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021 nesta instituição. Aos 290 episódios clínicos do estudo foi efetuado um imunoensaio rápido (STic® Expert HIT) como teste de rastreio para a TIH e na presença de um resultado positivo, foi realizado um teste confirmatório ELISA (Asserachrom® HPIA - IgG). O score 4Ts foi efetuado para todos os episódios que tinham dados clínicos e laboratoriais que permitiram o seu cálculo. A TIH foi diagnosticada em 18 episódios e o desempenho diagnóstico do score 4Ts foi avaliado, isolado e em combinação com os testes imunoensaio STic® Expert HIT e ELISA (Asserachrom®HPIA-IgG). Neste estudo avaliamos a validade preditiva do score 4Ts no diagnóstico da TIH e obtivemos uma sensibilidade de 68,75%, uma especificidade de 95,44%, um valor preditivo positivo de 50,00% e um valor preditivo negativo de 97,87%. Os resultados sugerem que o score 4Ts é uma ferramenta útil na exclusão de doentes com baixo risco de TIH devido ao seu elevado valor preditivo negativo. Recomendamos por isso a sua implementação numa primeira abordagem de suspeita de TIH, para orientação clínica e decisão de efetuar, ou não o pedido de análise do teste imunoensaio anti PF4/H.
- Exploring the Cinematic Legacy of the Cold War: "Rambo" as a Propaganda ToolPublication . Araújo, Alexandra Ribeiro; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eThis dissertation intends to prove that the three movies of the “Rambo” franchise produced in the 1980s decade were used as a Cold War propaganda tool. With that being stated, there is also the presentation of the concepts of Popular Culture and Mass Culture as well as the historical and political context of the Cold War, with a chapter specifically dedicated to cinema during this conflict. The object of study of this dissertation is the series of three movies, “First Blood” (1982), “Rambo: First Blood Part II” (1985), and “Rambo III” (1988), that will be used as a standpoint to analyse the Vietnam War, the Afghan War, Rambo’s character as the all-American hero, and the Soviets as the villains, all of them considered as elements of Cold War propaganda. Themes such as the role of action movies in the construction of stereotypes as well as the massification of the War during the 1980s are also going to be explored. Besides this, the dissertation also tries to understand whether Cinema during the Cold War can be considered as a vehicle of intercultural communication. In order to achieve this purpose, the methodology used is based on qualitative methods of investigation. To elaborate this work, the study of articles, books, images, movies, newspaper articles, and other existing dissertations on the topic was fundamental.
- Desenvolvimento de um sistema mHealth para a autogestão do doente com insuficiência cardíaca: VIVERcomIC - VcICPublication . Silva, Patrícia Marlene Carneiro da; Ribeiro, Jorge Manuel Condeço; Gomes, Paulo VelosoA insuficiência cardíaca é uma síndrome com elevada incidência e prevalência associada a elevados custos para a saúde e com grande impacto na qualidade de vida dos doentes. Os sistemas de mHealth são uma ferramenta promissora nas doenças crónicas, com resultados na redução da taxa de internamento, na mortalidade assim como na melhoria da qualidade de vida e do autocuidado. Levantamento dos requisitos para o desenvolvimento de um sistema mHealth para apoio á autogestão com insuficiência cardíaca. Estudo qualitativo. Inicialmente procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura, posteriormente foram realizados focus groups e entrevistas com os diferentes stakholders de forma a identificar os requisitos funcionais e não funcionais para o desenvolvimento da aplicação VIVERcomIC. Os requisitos funcionais identificados centram-se em cinco vertentes: monitorização de sinais e sintomas, feedbacks e alertas, tratamento farmacológico, canais de comunicação e tutoriais educativos. Os sistemas de mHealth são uma ferramenta promissora na prestação de cuidados a doentes com insuficiência cardíaca, mostrando eficácia na melhoria do autocuidado, da qualidade de vida e na redução dos custos em saúde, com a redução dos internamentos. Os desenvolvimentos destas aplicações devem ser adaptados aos contextos da prestação de cuidados, e ter em conta as expectativas dos diferentes stakeholders.
- Evaluation of RRAS2 and ACD promotor mutations in thyroid tumoursPublication . Leite, Rúben Filipe Peixoto; Ferreira, Ana Paula Soares Dias; Silva, Regina Augusta Alves Pereira da; Vinagre, João Pedro Rico de OliveiraThyroid cancer is the most frequente endocrine neoplasm, being the tenth most prevalente in both genders and presents na overall good prognosis. Ras related 2 (RRas2), also known as TC21, is a GTP-binding protein that together with RRas1 and RRas3, is parto f the RRas GTPase subfamily. Mutations in RRas2 gene in the long-tailed hotspot Q72L/H block the hydrolysis of guanosine trophosphate (GTP) in Ras superfamily proteins, generating constitutively active proteins that will preferentially bound to GTP. In mice models, the insertion of the mutation RRas2 Q72L/H is associated to the ocurrence of thyroid tumours. This gen is composed by five exons encoding a member of the Ras superfamily that participates in the RAS-MAPK pathway. The ACD gene, also known as TPP1, encodes the telomere-binding protein TPP1 which recruits telomerase to telomeres. When adressing the promoter of this gene, we refer to it as the TPP1 promoter (TPP1p). TPP1 protein plays a key role in the telomere stability and lenght regulation. Mutations in its promoter were reported to create novel transcription factor binding sites as previously presented for telomerase promoter (TERTp). Co-expression of these two genes lead to telomere elongation, indicating that mutations in the TPP1 and TERTp can cooperate for the immortalisation of cancer cells. Our project aimed to evaluate mutations in the Q72L hotspot of the RRAS2 gene and in the TPP1p in thyroid tumours. Following genotyping of RRas2, we conclude that the presence of mutations in the Q72L hotspot may not represente a frequente oncogenic event, as we did not detect them. For TPP1p, although already presented in the literature, these alterations were not detected in our series, suggesting that they may be a rare event in thyroid tumours.