Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-20"
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Os Efeitos do Storytelling Digital no Branding das Marcas de Moda de LuxoPublication . Baqué, Sofia da Rocha; Teixeira, Sandrina FranciscaAtualmente, vivemos tempos de rápida evolução e crescimento. No entanto, a comunicação continua a ser a base de todas as relações, mesmo a das marcas de moda de luxo que, apesar das suas longas histórias, na maioria dos casos, têm visto as exigências do seu público alterarem-se de forma abrupta. Reconhecendo esta rápida evolução, surgiu a necessidade de encontrar uma ferramenta que permitisse a estas marcas diferenciaremse da concorrência e trabalharem a relação com o seu público, tornando-se então clara a relevância do storytelling digital neste nicho. O presente trabalho de investigação é resultado de esforços de pesquisa quer a nível bibliográfico, quer a nivel empírico. O mote da investigação foi compreender os efeitos do storytelling digital quando aplicado nas comunicações das marcas de moda de luxo, especialmente, no branding das mesmas. Visando responder ao principal objetivo de investigação, foi feita uma revisão de literatura. Com base na revisão de literatura foi possivel compreender mais sobre o storytelling digital, as marcas de moda de luxo e a estratégia de marketing das mesmas. Foi ainda possivel identificar pontos onde a opinião dos autores não era unânime e onde existiam falhas de informação. A partir da revisão de literatura, foram definidas as questões de investigação, sendo que os Focus Groups foram o método de investigação escolhido. Os resultados obtidos foram analisados através do WebQDA e permitiram concluir que o storytelling digital aplicado nas marcas de moda de luxo apresenta vários benefícios como quebrar dogmas, trabalhar a notoriedade, promover a partilha de conteúdos, inspirar o target e humanizar a marca. Em suma, a ferramenta estudada, demonstrou ser valiosa nas estratégias de comunicação das marcas de moda de luxo pelos seus benefícios ímpares, podendo ajudar as marcas deste nicho face aos desafios caraterísticos da nova era do marketing.
- A preponderância do Corporate Governance e da Social Responsibility no desempenho das seguradoras a operar em PortugalPublication . Soares, Edgar Abreu; Oliveira, Helena Maria Santos depresente dissertação encontra-se subordinada ao tema “A Preponderância do Corporate Governance e da Social Responsibility no Desempenho das Seguradoras a Operar em Portugal” e tem como principal finalidade verificar se existe alguma correlação entre os mecanismos internos da Corporate Governance e da Social Responsibility no desempenho financeiro das seguradoras a exercer em Portugal. Para alcançar os objetivos da investigação, utilizou-se uma metodologia quantitativa, utilizando-se uma amostra composta pelas 25 maiores seguradoras com sucursal em Portugal nos ramos vida e não – vida, elegidas pelo critério de quota de mercado, para um período temporal de 9 anos, compreendido entre 2014 e 2022. A metodologia empregue consistiu na estimação e análise do modelo dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) para se analisar a respetiva relação. Utilizaram-se como variáveis de desempenho o Retorno sobre o Ativo (ROA), o Retorno sobre o Capital Próprio (ROE), o Rácio Combinado (RC) e o Rácio de Produtividade (RP). A Dimensão da Empresa (Size) e a Antiguidade da Empresa (Age) foram utilizadas como variáveis de controlo. No que concerne às variáveis independentes utilizaram-se a Dimensão do Conselho de Administração (BoardSize), a Dualidade CEO/Chairman (Dual), a Remuneração e os Benefícios do CEO (RemCEO), a Comissão de Auditoria (ComAud) e os Relatórios Integrados de Sustentabilidade (RelSust). Os modelos apresentados evidenciam que as empresas que dispõem de um relatório integrado de sustentabilidade tendem a obter um melhor ROA, um menor RC e um menor RP. Também se verifica que quanto maior a Dimensão da Empresa menor tende a ser o valor do ROA e maior tende a ser o RP. No que concerne ao RC, quanto maior é a Dimensão do Conselho de Administração e a Remuneração e Benefícios do CEO maior tende a ser o seu valor. Já a existência da Dualidade de funções CEO/Chairman e Empresas com uma maior existência temporal tendem a ter um RP menor.
- A influência da criopreservação em células do sangue do cordão umbilicalPublication . Afonso, Raquel Fernandes Vila; Mota, Sandra Marlene; Sousa, João Couto; Moreira, ElsaAs células provenientes do sangue do cordão umbilical podem ser criopreservadas durante anos. Para averiguar a viabilidade e potência celulares após este procedimento, é necessário a avaliação de vários parâmetros, tais como a contagem de células totais nucleadas, a contagem de células CD34+ e a viabilidade celular total. Com o objetivo de avaliar e comparar a viabilidade e potência celular das células de sangue do cordão umbilical, antes e após o processo de criopreservação no laboratório de Criopreservação BebéVida, realizou-se um estudo observacional, analítico, transversal. Este estudo teve por base os registos dos parâmetros analíticos efetuados às unidades de sangue do codão umbilical (USCU) antes e após a criopreservação em unidades descongeladas no período entre janeiro de 2015 e dezembro de 2022.Após criopreservação, as USCU analisadas demonstraram uma diminuição de 31,78% e 50,41% de células totais nucleadas e de células CD34+, respetivamente, e uma viabilidade celular total média de 90,53%. Quanto ao crescimento de unidades formadoras de colónias, 85,42% das USCU apresentaram crescimento. Foi ainda encontrada uma correlação negativa na comparação entre o tempo de criopreservação e a contagem toral de células nucleadas, no entanto o valor da correlação foi baixo. Os resultados obtidos encontram-se de acordo com o descrito na literatura e demonstram que as USCU incluídas neste estudo, até um período máximo de 10 anos de criopreservação, continuam a cumprir os critérios de qualidade. Com estes resultados, comprova-se a eficácia e confiança nas USCU criopreservadas como fonte e CEH.
- Projeto de implementação modelo de avaliação de desempenho numa clínica privada no setor da saúdePublication . Duarte, Tiago Filipe dos Santos; Curado, HenriqueO presente trabalho descreve um projeto de implementação de um modelo de avaliação de desempenho numa clínica privada no setor da saúde. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a avaliação de desempenho dos colaboradores da empresa em estudo. O modelo de avaliação de desempenho criado assenta num modelo baseado em competências específicas à função do colaborador e generalistas, avaliadas de igual forma a todos os envolvidos. Nesse âmbito, o projeto utiliza uma metodologia qualitativa e adota ferramentas fulcrais para a concretização do mesmo. O trabalho de projeto apresenta, na primeira parte, a empresa em estudo, especializada na prestação de cuidados de saúde e na gestão clínica de sinistros com danos corporais. Em seguida, o autor descreve a metodologia utilizada o projeto, a revisão da literatura sobre avaliação de desempenho em saúde e a criação de um instrumento de avaliação de desempenho específico para a empresa em questão. A segunda parte apresenta as componentes da implementação do projeto, incluindo o objetivo de estudo e as ferramentas criadas. A última parte do trabalho descreve a análise e discussão do sistema implementado, desde a caracterização da empresa até às fases do processo de avaliação. O autor também discute as limitações encontradas ao longo da elaboração e implementação do projeto e realça melhorias significativas a implementar.
- Local airports as global intercultural interfaces: the paradigmatic case of Porto Airport (OPO)Publication . Santos, Beatriz Maria Nunes Cerqueira dos; Veloso, Maria Manuela RibeiroEsta dissertação de mestrado explora o papel dos pequenos aeroportos locais como interfaces interculturais globais, destacando o seu potencial para promover o impacto cultural, a diversidade subcultural e a democratização das viagens num mundo cada vez mais interligado, com um foco específico no Aeroporto do Porto, em Portugal. Utilizando uma abordagem multidisciplinar, esta pesquisa investiga a forma como o Aeroporto do Porto facilita as interacções interculturais, molda a identidade cultural regional e o impacto económico na região. No entanto, desafios como a concorrência de aeroportos maiores e as limitações infra estruturais sublinham a necessidade de esforços estratégicos para maximizar o potencial intercultural dos pequenos aeroportos locais. Esta investigação demonstra como estes aeroportos podem servir de entrada essencial para os viajantes, que através da democratização da viagem e o aparecimento das companhias aéreas low-cost revolucionou e promoveu simultaneamente a cultura e o património destes Lugares ou “não-Lugares” – na nomenclatura de Marc Augé - como únicos.
- We Race As One: Formula One as an Intercultural Business and Social MovementPublication . Martins, Ana Rita Gomes; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eA Fórmula 1 é um desporto que ganhou enorme popularidade nos últimos anos. Devido à evolução tecnológica, implementação de novas estratégias e outros fatores externos. Somando a tudo isso, a Fórmula 1 é um desporto intimamente ligado a questões sociais, económicas e culturais. Este desporto é um grande exemplo de uma bolha inter- e multicultural onde milhares, senão milhões, de pessoas comunicam, interagem e evoluem, partilhando as suas experiências, origens e paixões. A Fórmula 1 permite a comunicação entre diferentes comunidades e culturas, quebrando estereótipos e sensibilizando as pessoas para problemas contemporâneos. A presente dissertação analisa e desenvolve o potencial que este desporto tem na criação e fomentação de comunidades interculturais, ao mesmo tempo que abre caminhos para a inclusão social, nomeadamente através do movimento “We Race As One”. Este movimento foi criado em 2020 durande a pandemia e começou como uma nota de agradecimento a todos os que lutavam contra a COVID-19. Contudo, evoluiu para algo muito maior e foi utilizado para enfrentar problemas contemporâneos como a sustentabilidade, a construção de comunidades e a inclusão social. Ao longo da presente dissertação será feita uma análise profunda à Formula 1, bem como aos desafios e dificuldades com que este desporto se tem deparado na busca por um mundo melhor através do movimento “We Race As One”. No entanto, apesar de todos os esforços feitos, ainda há um longo caminho a percorrer de forma a aproveitar todo o potencial que este desporto e este movimento possuem, no que diz respeito aos temas acima abordados. O movimento estagnou e quase desapareceu em apenas três anos devido a fatores internos e externos e não foram vistos resultados reais. Portanto, novas estratégias devem ser tomadas tanto pela Fórmula 1 como pela FIA para realmente cumprirem com tudo aquilo que foi prometido com a criação do movimento “We Race As One”.
- Canais Digitais e Desenvolvimento de ServiçosPublication . Campos, Pedro Miguel Martins Pereira; Mota, Maria Dulce FernandesAtualmente, os canais digitais desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Oferecem uma plataforma versátil para a promoção de produtos e serviços, bem como para a interação com clientes e parceiros de negócios. O seu alcance é global, têm baixos custos, interatividade, personalização, agilidade e adaptabilidade. No cenário empresarial moderno, os canais digitais e a aposta na digitalização são a diferença entre o crescimento ou declínio de uma empresa. No presente trabalho, é feita uma revisão literária com o objetivo de estudar a ligação entre os canais digitais e o consumidor digital e de que maneira essa informação pode ser usada pelas organizações para construir e manter melhores relações com o cliente. É feita também uma análise e descrição dos vários canais digitais presentes no Banco Santander Totta, a sua extensão, desenvolvimento e as apostas futuras que visam o seu crescimento. Em paralelo, é realizada também uma revisão literária sobre o conceito de moeda digital, enquadrada na digitalização e no setor bancário. É feita uma análise ao conceito de Moeda Digital de Banco Central, com referência ao desenvolvimento/uso deste tipo de moedas por vários países, incluindo a zona euro com a criação do euro digital. São também abordados os impactos do euro digital e a descrição de uma prova de conceito segundo o Banco Central Europeu. São expostos também os objetivos que deram origem à vertente prática deste trabalho, com atividades desenvolvidas que incidem sobre a plataforma digital do NetBanco Empresas (NBE), atividades essas que passam pela melhoria contínua dessa plataforma, com a correção de vulnerabilidades e bugs previamente identificadas e ainda o desenvolvimento de uma nova funcionalidade para dar resposta a uma necessidade da equipa do NBE ligada à falta de dados de teste, que são fundamentais para os developers e testers poderem testar o código desenvolvido e que devem simular o melhor possível os dados reais. O presente trabalho contribuiu para valorizar a dinâmica da equipa do NBE, com a adição de um developer, o que permitiu aos restantes membros direcionar um maior foco para as tarefas mais recentes e importantes, levando a um melhor cumprimento dos objetivos traçados em cada sprint e às metas internas do Banco.
- Fatores determinantes na intenção de compra de produtos de beleza onlinePublication . Silva, Cassandra Ariana Ribeiro Melo; Teixeira, Sandrina FranciscaA indústria dos produtos de beleza enfrenta desafios significativos na atualidade, especialmente devido ao surgimento de novas tendências e à crescente importância das compras online. Apesar das vantagens do comércio online, como a conveniência, larga variedade de produtos, acesso a mais informação, melhores preços, entre outras, é importante notar que o mesmo também apresenta desafios. A natureza intangível da compra online, aplicada a este tipo de produtos, é uma das principais desvantagens deste tipo de compra, mas não só. Os consumidores preocupam-se com a qualidade dos produtos, a autenticidade, as condições de entrega dos mesmos, entre outros fatores abordados no estudo. A presente dissertação explora os fatores que influenciam a intenção de compra online de produtos de beleza. Com o crescimento exponencial do comércio online neste setor, é essencial saber quais são os indicadores determinantes na intenção de compra do consumidor. Assim, de forma a alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de conceitos importantes na área e utilizou-se uma metodologia de método quantitativo com recurso ao instrumento de análise questionário. Os fatores analisados foram a influência social, qualidade do website, preço, qualidade do serviço de entrega, conveniência e risco percebido (risco de produto e risco financeiro). A análise dos dados obtidos foi realizada utilizando a análise fatorial e uma análise de regressão linear simples. Verificou-se que quatro fatores foram metodologicamente sustentados como influenciadores da intenção de compra online de produtos de beleza, a qualidade do website, o preço, a qualidade do serviço de entrega e a conveniência demonstraram ter maior impacto na intenção de compra online de produtos de beleza.
- A influência da cultura na estratégia de internacionalização empresarial - o caso da SISTRADEPublication . Sá, Érica Alexandra Couto de; Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesEm resultado do fenómeno da globalização e respetivo crescimento da concorrência, o tema da internacionalização apresenta um papel cada vez mais relevante no mundo empresarial. Atualmente, todas as empresas, independentemente da sua dimensão, enfrentam pelo menos um tipo de desafio internacional, desde vendas e marketing internacionais, joint ventures internacionais e Investimento Direto Estrangeiro (IDE), pelo que devem agir proativamente, através de uma estratégia orientada para o mercado global e não apenas nacional. O objetivo deste projeto traduz-se no desenvolvimento de proposta de estratégia de internacionalização da Sistrade – Software Consulting, S.A., para o mercado brasileiro que potencie o crescimento da empresa no mercado, tendo em consideração as tentativas de entrada anteriores e o papel da cultura na estratégia de internacionalização das empresas. Com base neste projeto, concluímos que a cultura desempenha um papel relevante no processo de internacionalização da SISTRADE, pelo que as diferenças culturais podem constituir uma barreira à entrada em novos mercados, no caso de ausência de consciência cultural. Após a análise do processo de internacionalização no Brasil, reconhecemos a importância do estabelecimento de parcerias estratégicas com players locais para a SISTRADE, para superação de barreiras económicas, legais e culturais. Este projeto constitui uma ferramenta completa de suporte teórico ao processo de internacionalização da SISTRADE. O estudo de mercado detalhado, a sugestão do método de entrada e as recomendações para adaptação do marketing mix, fornecem um guia prático para ajustar a proposta de valor da empresa ao mercado em questão, respeitando as particularidades locais.
- Profissionais de Recursos Humanos (RH): vivências laborais de mulheres e homensPublication . Brandão, Daniela Marisa da Costa; Silva, Ana Isabel Couto daA pesquisa pretendeu discutir a temática da igualdade de género, tomando como objeto de estudo os profissionais de Recursos Humanos (técnicos, gestores, etc.). Os principais objetivos do estudo são: (i) explorar vivências laborais deste segmento profissional específico (que inclui, considerando a Classificação Portuguesa de Profissões (2010), "Especialistas em Recursos Humanos" (2423), "Especialistas em Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos" (2424.0) e "Director de Recursos Humanos" (1212.0); (ii) identificar elementos facilitadores da progressão na carreira; (iii) identificar dificuldades sentidas na progressão da carreira, sem perder de vista potenciais variabilidades em função da variável género. Para a prossecução dos objetivos definiu-se uma metodologia eminentemente qualitativa, assente na realização de entrevistas de cariz semiestruturado a 12 profissionais de RH (6 mulheres e 6 homens, integrantes das diferentes categorias e hierarquias em cima identificadas), com enfoque nas suas vivências laborais, e perceções face a elementos facilitadores e obstaculizadores das suas carreiras. Simultaneamente, analisou-se, recorrendo à técnica de análise de conteúdo, um conjunto alargado de perfis de LinkedIn (100 perfis), procurando tipificar as referidas vivências. Os resultados desta investigação evidenciam que as vivências laborais dos profissionais de recursos humanos entrevistados são de certa forma sentidas como desiguais entre homens e mulheres, tendo sido identificados elementos que tendencialmente facilitam a progressão, nomeadamente, as competências, o networking individual, a antiguidade e a lei das quotas. Como elementos inibidores os profissionais de RH entrevistados identificaram a maternidade, o género, a experiência profissional e a cultura da empresa.