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Canais Digitais e Desenvolvimento de Serviços

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Abstract(s)

Atualmente, os canais digitais desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Oferecem uma plataforma versátil para a promoção de produtos e serviços, bem como para a interação com clientes e parceiros de negócios. O seu alcance é global, têm baixos custos, interatividade, personalização, agilidade e adaptabilidade. No cenário empresarial moderno, os canais digitais e a aposta na digitalização são a diferença entre o crescimento ou declínio de uma empresa. No presente trabalho, é feita uma revisão literária com o objetivo de estudar a ligação entre os canais digitais e o consumidor digital e de que maneira essa informação pode ser usada pelas organizações para construir e manter melhores relações com o cliente. É feita também uma análise e descrição dos vários canais digitais presentes no Banco Santander Totta, a sua extensão, desenvolvimento e as apostas futuras que visam o seu crescimento. Em paralelo, é realizada também uma revisão literária sobre o conceito de moeda digital, enquadrada na digitalização e no setor bancário. É feita uma análise ao conceito de Moeda Digital de Banco Central, com referência ao desenvolvimento/uso deste tipo de moedas por vários países, incluindo a zona euro com a criação do euro digital. São também abordados os impactos do euro digital e a descrição de uma prova de conceito segundo o Banco Central Europeu. São expostos também os objetivos que deram origem à vertente prática deste trabalho, com atividades desenvolvidas que incidem sobre a plataforma digital do NetBanco Empresas (NBE), atividades essas que passam pela melhoria contínua dessa plataforma, com a correção de vulnerabilidades e bugs previamente identificadas e ainda o desenvolvimento de uma nova funcionalidade para dar resposta a uma necessidade da equipa do NBE ligada à falta de dados de teste, que são fundamentais para os developers e testers poderem testar o código desenvolvido e que devem simular o melhor possível os dados reais. O presente trabalho contribuiu para valorizar a dinâmica da equipa do NBE, com a adição de um developer, o que permitiu aos restantes membros direcionar um maior foco para as tarefas mais recentes e importantes, levando a um melhor cumprimento dos objetivos traçados em cada sprint e às metas internas do Banco.
Today, digital channels play a key role in a company's success. They offer a versatile platform for promoting products and services, as well as for interacting with customers and business partners. They have a global reach, low costs, interactivity, personalization, agility and adaptability. In the modern business landscape, digital channels and a commitment to digitalization are the difference between a company's growth or decline. In this paper, a literature review is carried out with the aim of studying the link between digital channels and the digital consumer and how this information can be used by organizations to build and maintain better customer relations. There is also an analysis and description of the various digital channels present at Banco Santander Totta, their extent, development and future bets aimed at their growth. At the same time, a literature review is carried out on the concept of digital currency, in the context of digitalization and the banking sector. An analysis is made of the concept of Central Bank Digital Currency, with reference to the development/use of this type of currency by various countries, including the eurozone with the creation of the digital euro. The impacts of the digital euro and the description of a proof of concept according to the European Central Bank are also addressed. The objectives that give rise to the practical side of this work are also set out, with activities developed that focus on the NetBanco Enterprises (NBE) digital platform, activities that involve the continuous improvement of this platform, with the correction of vulnerabilities and bugs previously identified and also the development of a new feature to respond to a need of the NBE team linked to the lack of test data, which are fundamental for developers and testers to be able to test the code developed and which should simulate real data as best as possible. This work has contributed to enhancing the dynamics of the NBE team, with the addition of a developer, which has allowed the remaining members to focus more on the most recent and important tasks, leading to better fulfillment of the objectives set in each sprint and the Bank's internal goals.

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digital channels digitalization digital consumer NetBanco Empresas continuous improvement test data

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