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- Gestão de recursos humanos verde em Portugal: práticas e desafiosPublication . Coelho, Joana Patrícia da Silva; Silva, Ana Isabel Couto daA temática da sustentabilidade ambiental tem ganho nas últimas décadas uma importância crescente à escala global. O presente estudo procura efetuar um mapeamento das práticas de Gestão de Recursos Humanos Verde (GRHV) dinamizadas pelas empresas que operam em território nacional e que são detentoras da norma ISO 14001 - Sistemas de gestão ambiental. A investigação pretende ainda identificar os benefícios que as empresas associam à Gestão de Recursos Humanos Verde, bem como as condicionantes e desafios que reconhecem na implementação destas práticas gestionárias. A influência da norma ISO 14001 na GRHV é igualmente analisada. Para a prossecução dos objetivos, privilegia-se uma metodologia eminentemente qualitativa, ancorada à realização de entrevistas semiestruturadas a um conjunto limitado, mas diversificado, de profissionais de recursos humanos e de responsáveis pela sustentabilidade ambiental das empresas, bem como à pesquisa e análise de dados analiticamente relevantes sobre a temática. Os resultados evidenciam que as organizações em Portugal implementam práticas ambientais que se enquadram na GRHV, mas que estas carecem de um entendimento holístico. O caráter operacional da ISO 14001 não impacta, de forma profunda, na conceção multidimensional da GRHV. Os benefícios da GRHV são moderados pelas condicionantes inerentes à forma como o tecido empresarial português se comporta, impondo desafios futuros para a sua implementação e sucesso. O estudo discute ainda as implicações dos resultados para as organizações e oferece sugestões para investigação futura.
- Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS CollectionPublication . Maia, Maria Beatriz Machado; Mouta, CristinaO objeto de estudo foca-se na elaboração de um plano estratégico de marketing digital dos hotéis MS Collection, empreendimentos de luxo a serem inaugurados em 2023. Este projeto hoteleiro pertence a um grupo de empresas denominado MS Group, que se ramifica nos Moon & Sun Hotels (hotéis de 4 estrelas localizados no Porto e Braga) e noutras entidades pertencentes às indústrias do imobiliário, construção e desporto. Esta análise propõe como principal objetivo a exposição das diferentes estratégias e regras de posicionamento digital que serão utilizadas pelos futuros hotéis boutique de 5 estrelas, MS Collection. É vital realçar a importância que a presença em meios digitais terá no reforço e awareness da marca, especialmente pelo facto dos hotéis de luxo se virem a estabelecer em locais caracterizados pelo seu potencial turístico (nomeadamente nas cidades de Aveiro e Arouca) e pelos seus edifícios históricos e emblemáticos, isto é, no Palacete de Valdemouro, em Aveiro, e no Mosteiro de Arouca, respetivamente. Como os hotéis MS Collection ainda se encontram sob avaliações internas e sujeitos a burocracias demoradas, a metodologia aplicada neste plano será focada no conhecimento aprofundado do seu mercado e respetivo público-alvo, através da condução de entrevistas a um dos administradores e à atual diretora de marketing e comunicação do grupo. Desta forma, será possível compreender todas as expetativas internas em relação aos hotéis e assim delinear as diversas estratégias, objetivos e procedimentos até ao lançamento digital dos estabelecimentos hoteleiros. Espera-se uma estrita implementação do plano por parte de todos os colaboradores e executivos de forma a que as plataformas digitais dos MS Collection reflitam a missão, valores, visão e objetivos do grupo hoteleiro. Também é expectado que o plano esteja adequado à sua segmentação, posicionamento e público-alvo, claramente diferenciado da sua concorrência direta. Não obstante, o plano poderá ser modificado e moldado perante crises, imprevistos de mercado e tendências tecnológicas emergentes.
- Turismo sustentável: projeto de hotel boutique com foco em práticas sustentáveisPublication . Menshykov, Oleksandr; Fernandes, Joel; Vasconcelos, SandraA generalidade dos hotéis apresenta um serviço que nem sempre deixa o cliente satisfeito, coexistindo diferentes perspetivas no que concerne o valor acrescentado dos produtos, do ponto de vista do gestor, e aquilo que se poderá designar pela experiência do turista e a forma como este perceciona o serviço. No sentido de mudar esse paradigma e responder a tendências atuais, as unidades hoteleiras começam a demonstrar uma maior preocupação com a sustentabilidade e a personalização do serviço, muito embora ainda estejam muito longe de alcançar um patamar de sustentabilidade percebido pelo cliente. Este projeto visa desenvolver um projeto para a criação de um hotel com infraestruturas adequadas a clientes com dificuldades de mobilidade, física, visual ou auditiva, criando acessos em todas as áreas comuns para que os mesmos se sintam integrados. Para além dessa vertente, o hotel primará pela sustentabilidade, desde as fontes de energia utilizadas, passando pela economia circular, no sentido de abranger todos os critérios de sustentabilidade e políticas de desenvolvimento sustentável. Para além das infraestruturas, o principal elemento diferenciador deste hotel será o tipo de serviço oferecido aos clientes, que será personalizado, permitindo aos mesmos visitar sem preocupações vários destinos e até experienciar atividades completamente inovadoras. Tendo por base este pressupostos, definiram-se objetivos específicos que se encontram orientados para a sustentabilidade e adaptabilidade, sendo eles os seguintes: a definição de estratégias de economia circular na infraestrutura paisagística do hotel; o desenvolvimento da procura pelo serviço diferenciador na área da hotelaria e turismo; o desenvolvimento de solução para mobilidade reduzida; o aumento da utilização de energias renováveis; a definição de novas estratégias de sustentabilidade na hotelaria; Recorrendo à elaboração de um plano de negócios, no âmbito do desenvolvimento deste projeto, realizou-se uma a análise de mercado, tendo por base um inquérito por questionário aplicado a profissionais de hotelaria e turismo e a viajantes e turistas, no sentido de permitir recolher e confrontar diferentes perspetivas relativas à temática da inclusão e da sustentabilidade. Procedeu-se ainda à análise económica e financeira através do modelo FINICIA desenvolvido por IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação que permitiu analisar a rendibilidade e viabilidade da empresa. Como principais resultados encontramos um VAL positivo nos três métodos utilizados. Sendo estes métodos o pós financiamento, com um VAL positivo de 2 632 489€, o pré-financiamento, com um VAL positivo de 1 466 645€ e o investidor, com um VAL positivo de 1 883 207€. Concluímos que o projeto é viável uma vez que o VAL é positivo nos três métodos referidos. Este plano de negócios demonstra que o projeto pode avançar para a concretização efetiva.
- Semelhanças e dissemelhanças entre a produção de programas de entretenimento/cultura e produção de cinema de ficção: estágio no Porto CanalPublication . Costa, Bernardo Santiago; Cortesão, Maria JoãoO presente relatório incide, essencialmente, sobre o percurso efetuado durante o estágio curricular no Porto Canal, sediado na cidade do Porto. O mesmo foi realizado como parte integrante da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Comunicação Audiovisual, com especialização em Produção e Realização Audiovisual da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto (P. Porto). Inicialmente, será feita uma análise reflexiva sobre a produção televisiva de entretenimento regional e a produção cinematográfica de ficção, destacando o papel central do produtor, em ambos os meios. Em seguida, será apresentada uma visão abrangente do Porto Canal, a entidade acolhedora, incluindo uma explicação da sua metodologia de trabalho e da diversidade de programas em que houve participação. Para além disso, este documento apresentará e descreverá as numerosas atividades realizadas ao longo do estágio, de quatro meses, juntamente com as competências e aprendizagens adquiridas durante este período.
- Geração imagética visual através do som: Walk MePublication . Gonçalves, Maria João Freitas Gonçalves; Azevedo, Mário Joaquim Silva; Lopes, Filipe Cunha MonteiroEste projeto de mestrado consistiu na criação de uma instalação – Walk Me - que explora o imaginário visual numa relação estreita com o som. Em particular, o propósito é que cada pessoa gere o seu imaginário, a partir das propostas sonoras, e, com base nesse imaginário, especificamente pela tomada de decisões ao longo da experiência, crie a sua narrativa. A instalação consiste na audição individual de trechos sonoros com auscultadores, num espaço com pouco ruído visual e sonoro, na qual cada pessoa é lançada para dentro de uma sonoridade inicial. A narrativa é então construída perante os diferentes sons e sonoridades que vão surgindo, contando também com momentos em que o participante poderá tomar decisões que, arguciosamente, irão afetar o que adiante será dado a ouvir. Esse momento de decisão, consumado com recurso a uma interface, é ponto principal para animar o imaginário visual e evitar a monotonia, o hábito, a conformidade. Foram feitas entrevistas semiabertas, após cada participante experimentar a instalação, a fim de conhecer a relação imaginária que cada pessoa estabeleceu com a experiência sonora proposta. Com esta conversa, pretendeu-se ir em busca do imaginário visual que surgiu a cada um, por forma a pensar como a experiência atravessou as ressonâncias internas e deu sinal de si através das imagens desencadeadas que, por sua vez, foram trazidas à tona durante a entrevista. Com base na análise aos comentários dos participantes, através da apreciação das notas redigidas durante a entrevista, notou-se que a esmagadora maioria dos participantes, não obstante serem empurrados para um mundo aberto de sonoridades sem fortes dependências causais, num contexto que até se assemelha a um jogo, projeta a sua vivência recente no seu imaginário visual.
- Association between the History of Fall and the Fear of Falling on stair descent and gait transition spatio-temporal parameters and lower limb kinetics and kinematics in older adults: an observational studyPublication . Teles, Ivone da Silva; Sousa, Andreia; Moreira, Juliana; Silva, AugustaIt has been estimated that 20% of the falls in older adults occur on stairs, mostly during stair descent during gait transition. Although History of Fall and Fear of Falling are related to a higher risk of falling in older adults, their association with biomechanical changes in this functional task has yet to be established. To evaluate the association between History of Fall and Fear of Falling on spatio-temporal, lower limb kinetic and kinematic parameters in older adults during stair descent and gait transition. Sixty older adults (>60 years) were evaluated through an optoelectrical motion capture system and two force plates during stair descent and gait transition. For the analysis it was used the mean value of the task velocity and time, single and double-support time, peak downwards center of mass velocity, hip, knee and ankle position, range of motion and power, foot clearance and foot placement, assessed using a multivariate analysis of variance. FOF exhibited longer task (p=0.009), double-support (p=0,047) and single-support (p=0,009) times and reduced peak downwards CoM velocity (p=0,043). In the stair cycle, FOF exhibited increased ankle power at heel-strike (p=0.026). In the gait cycle, HOF exhibited reduced initiating ankle angle at toe-off (p=0,015), increased initiating hip power at heel-strike (p=0,024) and contralateral ankle power at toe-off (p=0,029). FOF presented reduced initiating ankle angle at heel-strike (p=0.041) and toe-off (p=0.026) and reduced contralateral ankle angle at toe-off (p=0.022). Conclusion: In older adults, History of Fall and Fear of Falling are associated with changes in biomechanical parameters during stair descent and gait transition, consistent with the use of more conservative strategies to avoid falling.
- Modelação de centrais de produção de hidrogénio verde com recurso a programação pythonPublication . Machado, Francisco Miguel Eira; Pereira, Isabel Maria Garcia SarmentoOs projetos de centrais de produção de hidrogénio verde apresentam grandes desafios nos mais variados setores, como a nível político, económico e, principalmente, de engenharia. O facto destas centrais terem que utilizar apenas fontes de energia renovável - que, conceptualmente, representam intermitência no fornecimento de energia elétrica - e do desenvolvimento tecnológico ter que acompanhar as capacidades inéditas a nível de produção de hidrogénio demonstra complexidades que têm que ser cuidadosamente analisadas em estudos de viabilidade. Assim, a integração de todos sistemas necessários à produção de H2 verde é um desafio a ser superado. O presente trabalho teve o objetivo principal de desenvolver um modelo numérico para estudar o projeto e operação de centrais de produção de hidrogénio verde, garantindo a possibilidade de, eficientemente, alterar a configuração de diversos inputs e criar cenários de análise. Estes servirão como elementos críticos para a tomada de decisão por parte dos promotores. Como exemplo da aplicação da ferramenta foi desenhada uma central de produção de hidrogénio verde com um sistema de eletrólise do tipo PEM cuja capacidade de eletrólise foi fixada em 100 MW, com recurso a energia de uma central fotovoltaica (300 MW), complementada ou não, com energia elétrica proveniente da rede. Para além disso, fazem parte da simulação o sistema de compressão, os sistemas de armazenamento de H2 com pressões e capacidades distintas, além de dois off-takers específicos, um deles associado à rede de distribuição de gás natural (P2G) e outro à mobilidade de veículos pesados (P2M). A ferramenta permitiu observar a produção de hidrogénio para um espaço temporal de 20 anos. Adicionalmente, procedeu-se à determinação do potencial calor residual produzido pelo sistema de eletrólise, com o intuito de aumentar a eficiência energética, valorizando ao máximo os subprodutos gerados. Quanto à operação, foi possível determinar quando deveria ocorrer a troca de membranas condutoras de protões, o nível de enchimento dos sistemas de armazenamento de hidrogénio ao longo do tempo e, a partir de indicadores económicos relativos aos investimentos iniciais e à operação da central (CAPEX e OPEX), foi estimado o custo de produção normalizado do hidrogénio produzido - LCOH2 - para as simulações realizadas. Para o caso estudado validou-se o impacto significativo do preço da energia elétrica no custo final do hidrogénio produzido. De modo geral, é possível concluir que a ferramenta desenvolvida e testada poderá contribuir de maneira ativa para análises de viabilidade, de forma expedita, apresentando a grande vantagem de garantir flexibilidade para alterar as configurações que se desejem estudar. Por fim, refere-se ainda que o modelo base gerado poderá ser expandido e integrado com outros módulos, garantindo-se assim uma análise cada vez mais completa e que se aproxime da realidade.
- Identificação de Marcos Anatómicos durante uma Endoscopia Digestiva com recurso a Redes NeuronaisPublication . Santos, Alessandro Feliz dos; Gueiral, Nuno Eduardo DiasAo longo da presente dissertação, é apresentado ao leitor todo o processo de desenvolvimento de uma solução que visa permitir a classificação de marcos anatómicos a partir de imagens endoscópicas. Uma solução desta natureza permite garantir que determinadas zonas do sistema digestivo foram alcançadas, assim como em que momento tal ocorreu. Com esta informação, é possível calcular indicadores de qualidade como, por exemplo, quanto tempo o gastroenterologista demorou a avaliar uma determinada secção do trato digestivo, um fator crucial para determinar a qualidade de um procedimento endoscópico. Para o desenvolvimento desta solução, foi implementada uma rede neuronal convolucional, mais concretamente a DenseNet-121. O modelo foi criado e avaliado utilizando o dataset Kvasir, um dataset público que contém imagens dos marcos anatómicos cego, piloro e linha Z. As métricas avaliadas foram as taxas de acerto e a velocidade de previsão recorrendo a uma placa gráfica. O modelo desenvolvido foi também avaliado sem a utilização da placa gráfica, de forma a avaliar a diferença entre ambos os cenários. Verificou-se que a utilização da placa gráfica é um requisito obrigatório para a integração do modelo desenvolvido numa solução de aquisição e processamento de vídeo em tempo real, já que permite a redução do tempo médio de previsão de 436,67 para 17 milissegundos, uma redução de 96,11 %. No que diz respeito às taxas de acerto, quando analisadas as classificações das imagens pertencentes ao mesmo dataset do utilizado no treino, verificou-se que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e positivos, tendo-se obtido uma taxa de acerto média na previsão de 97,33 %. No entanto, quando incluídas imagens não pertencentes ao dataset, ou seja, que não representem marcos anatómicos, verificou-se que a taxa de acerto desceu para os 78,75 %. Com isto, é possível concluir que o modelo desenvolvido apresenta um problema na classificação de imagens que não representem marcos anatómicos. Ainda assim, os resultados apresentados podem ser considerados promissores, mostrando que uma solução desta natureza pode ser viável, mas apenas se o problema identificado for resolvido. Para tal, sugere-se a adição de uma classe para a categorização de imagens que não representem marcos anatómicos, o que obriga à criação de um dataset para tal.
- Revenue management: a promoção de canais de distribuição diretosPublication . Vieira, Tânia Andreia Marques; Oliveira, MónicaNo âmbito do Mestrado em Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Porto, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, analisar a Gestão de Receita em hotelaria orientada para a promoção dos canais de venda diretos, de modo a evitar possíveis gastos em comissões a terceiros por parte do hotel, nomeadamente os canais de venda indiretos, sustentados por OTA (Online Travel Agencies) e Operadores Turísticos. Para isto, como complemento de estudo e retenção de experiência profissional, durante um período de seis meses a autora realizou um estágio curricular na unidade hoteleira Hilton Porto Gaia nos departamentos de Revenue Management, Reservas, Grupos e Eventos. Como analisado no estudo que a seguir se apresenta, a aplicação do conceito de Revenue Management é bastante benéfica para que os hotéis apliquem os devidos procedimentos e decisões estratégicas para a minimização de custos em comissões e gerar o valor ideal de receita, sendo este o principal objetivo da análise apresentada. Para tal, será necessário o desenvolvimento de um estudo conciso, relativamente à segmentação, e perceber que tipo de benefícios lhes será conveniente, isto numa tentativa de fidelização direta sem intervenção de terceiros para tal. Através da revisão literária, como base de estudo e a aplicação da devida metodologia, serão formuladas propostas criativas de recompensas e estratégias corporativas que poderão fazer o cliente querer reservar diretamente com a unidade hoteleira indefinidamente, comparando abordagens já aplicadas, desenvolvendo-se assim uma conclusão relativa ao assunto. Foi desenvolvida, portanto, uma abordagem metodológica, para reforçar o estado de arte, através da aplicação de um estudo quantitativo, nomeadamente, um inquérito por questionário, de modo a entender qual será o procedimento mais eficaz no que toca à variedade de resultados obtidos, resultados estes que nos irão ajudar a apresentar algumas sugestões de boas práticas para promover a compra direta por parte de consumidor. Durante o desenvolvimento do presente estudo, e depois de já definido o objetivo principal geral, serão traçados outros objetivos pertinentes específicos para o resultado esperado, tais como, a recolha e análise de toda a literatura sobre revenue management, introdução aos canais de distribuição diretos, o peso da imagem de marca e o estudo da procura ideal. De forma mais pormenorizada, é necessário entender o peso da imagem de marca no processo de compra do consumidor, investigar os parâmetros que servem de base para o processo de retenção, entender a eficácia da correta gestão do overbooking, recolher e comparar as boas práticas já existentes no mercado e, finalmente, definir e apresentar propostas de boas práticas, para aumentar as vendas diretas na unidade. Durante o presente projeto, foram identificados os principais canais de distribuição, tanto diretos como indiretos, utilizados pelas organizações, de modo a podermos analisar o impacto que cada um poderá ter nas unidades hoteleiras, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma em particular, comparando literaturas anteriores e diferentes pontos de vista relativos ao assunto, tendo em consideração a discrepância das percentagens de comissão, as partilhas dos lucros finais e a paridade ou disparidade de tarifas entre eles.
- Pestana Hotel Group: os procedimentos e as relações departamentais fundamentais para a realização de um eventoPublication . Costa, Maria Antónia Rolo Basso; Costa, ElgaOs eventos são uma parte importante da composição dos produtos turísticos, atendendo, fundamentalmente, às necessidades do mercado de entretenimento, lazer, conhecimento, e muitas outras motivações. O segmento de turismo de eventos é a resposta para a crescente procura do setor hoteleiro, tendo surgido para organizar receções para esta necessidade, dando um perfil único às localidades onde o interesse subjacente, reside no fluxo de negócios nacionais e internacionais. Turismo de eventos e os visitantes deste segmento são fulcrais para uma estratégia eficiente da indústria hoteleira. Atualmente, fatores como a categoria do hotel, o preço, a localização e a marca tornam-se insuficientes para um hotel ou cadeia de hotéis se diferenciarem da concorrência. Com base neste enquadramento relativo ao setor hoteleiro e a sua relação com a área dos eventos, o presente relatório de estágio procura compreender as tarefas e o trabalho realizado no departamento de vendas, na área de grupos e eventos do Pestana Hotel Group. De modo a otimizar recursos humanos e financeiros, o grupo hoteleiro partilha o departamento de vendas entre os seus dois hotéis na cidade de Madrid, o Pestana Plaza Mayor e o Pestana CR7 Gran Vía. Deste modo, será parte integrante do estágio a gestão de eventos dos dois hotéis, pretendendo-se compreender, de forma detalhada, os procedimentos inerentes à organização e gestão de um grupo e evento, no Pestana Hotel Group de Madrid.