Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-22"
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- Revisão de princípios que orientam a prática da sustentabilidade no design de interioresPublication . Carvalho, Vanessa Filipa Peixoto; Soares, CristinaNesta dissertação, tentou-se elucidar a relação entre a Sustentabilidade e o design de interiores, abordando as preocupações ambientais e a visão histórica da Sustentabilidade através de autores renomados. Explorando a importância da adoção da Sustentabilidade, assim como dos valores sustentáveis que guiam esse setor, e também o papel significativo do designer de interiores nessa situação. Foram examinados estudos de casos para apoiar a pesquisa, com o objetivo de compreender projetos e metodologias relacionados à sustentabilidade adotados por empresas, desde seus valores até suas práticas. Por isso, foi preciso aprofundar a investigação sobre novos recursos naturais, empresas e projetos voltados para a sustentabilidade, com um foco especial na preservação do meio ambiente e no bem-estar das pessoas. Um esquema é proposto para analisar e avaliar o envolvimento pessoal de cada estudo em três aspetos principais: Conceito, Processo, Materiais e Princípios Sustentáveis. Mostrando que a Sustentabilidade está gradativamente a ser adotada na indústria, aos poucos as pessoas começam a entender a importância dessa questão no mercado da Indústria e no Design de Interiores. Desta forma, o objetivo deste estudo não foi apenas revisar os princípios que guiam a prática da Sustentabilidade no design de interiores, mas também analisar como um ambiente sustentável pode influenciar positivamente a qualidade de vida e a rotina de um usuário. Afetando seu humor e estado de espírito por meio de diferentes elementos como materiais, cores, padrões, entre outros... Estes estudos de caso, nacionais e internacionais, inspiraram uma metodologia exequível, capaz de clarificar e apresentar soluções a estes problemas e devidamente focalizada na questão sustentável no design de interiores, desde o a criação dos produtos até a sua aplicação.
- Entrespassos, o processo criativo como lugar informePublication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Azevedo, Mário Joaquim SilvaEste projecto é uma auto-etnografia, quase auto-retrato, de um querer pós-fenomenológico, que recorre ao método de investigação-acção monográfico. Parte da minha vontade de compreender melhor a forma como o meu olhar sobre caminhadas quotidianas que faço, me afecta no processo criativo. A pesquisa implicou referências acerca de caminhadas e dos caminhantes a que elas se entregam, da significância do objecto artístico, da imediatidade e espontaneidade da criação, do entre sentir - pensar - fazer. Tanto as caminhadas como a escrita, assumem um papel preponderante na recolha de fragmentos/sementes criativas. Ambas representam uma fenda no mundo, no meu pensar e sentir, onde se dão as ideias e se dão umas com as outras e umas às outras. Neste sentido, avancei para a criação artística de uma obra transdisciplinar, Entrespassos, que contempla as linguagens poéticas da palavra e do som (acrescentando ao projecto de investigação, a visual - fotografia), cujos alicerces criativos se sustentaram no mundo que me é externo e na sensação causada pela minha observação e escuta atentas, como principais responsáveis expressivos e geradores de conteúdo artístico. Espero com este projecto de investigação e respectivo objecto artístico, partilhar a urgência da receptividade sensorial e abertura do espírito à criação de uma obra, a partir de algo gerado e germinado em torno de uma postura de deslumbramento quase infantil, de um deslumbre perante o nosso quotidiano.
- Study of the taxonomic diversity and bioactivity potential of Actinomycetota associated with Ruta graveolensPublication . Ferreira, Sílvia Filipa da Silva; Carvalho, Maria de Fátima; Oliveira, Rui S.; Vieira, MónicaThe medicinal plant, Ruta graveolens, possesses various bioactive properties, including antibacterial, anti-inflammatory, and cytotoxic activities. Bactéria from the phylum Actinomycetota are well-known for their excellent ability to produce bioactive compounds. They can live in association with a wide diversity of organisms, including plants, and display significant potential for the bioprospecting of new compounds with biomedical and industrial applictaions, including cytotoxic compounds and biosurfactants. Bacterial biosurfactants are compounds with surfatant and emulsifying properties, characterised by hydrophilic and hydrophobic groups that reduce surface tension between two phases. The discovery of new compounds is na importante factor in the development of new drugs. This work aimed to explore the cytotoxic and antimicrobial activity and biosurfactant production in Actinomycetota strains isolated from R. graveolens. In antimicrobial activity tests, Actinomycetota strains did not show activity against the microorganisms tested: staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Escherichia coli, Salmonella typhimurium and one yeast, Candida albicans. Thirty-six Actinomycetota starins were evaluated for their cytotoxic properties against the human liver cancer cell line (HepG2) and the non-cancerous brain endothelial cell line (hCMEC/D3). Additionally, these strains were also assessed for their biosurfactant production capabilities through emulsification, dispersion, drop colapse, and interfacial tension assays. Nine crude extracts showed the ability to reduce the viability of the HepG2 cancer cell line (liver cancer) after 48h of exposure, with reductions between 20-30%, and one extract with a 60% reduction. One extract was the most promising, showing no toxocity to the non-tumor cell line but reducing viability in the cancer cell line. Regarding biosurfactant production, 29 extracts demonstrated potential in various assays. Among these, nine showed high biosurfactant activity, eight exhibited moderate activity, and 12 showed low to moderate activity. In the dereplication analysis of the Actinomycetota extracts, the presence of some metabolities associated with known natural products was observed, but four potential new molecules were also identified. Furthermore, through molecular networking, the presence of two clusters associated with known compounds such as surfactins and amphibactins was confirmed, both amphiphilic molecules that had never before been reported in association with Actinomycetota strains.
- A estrutura do tendão está relacionada com as características temporais, cinéticas e cinemáticas do salto vertical? Atletas vs não atletasPublication . Carneiro, Daniela Ferreira; Montes, António Manuel Soares MesquitaAlterações estruturais do tendão podem afetar a sua capacidade de armazenar, libertar, absorver e dissipar energia, podendo haver repercussões ao nível da performance do salto. No entanto, a relação entre essas alterações e a performance varia, especialmente em diferentes populações. Analisar a relação entre a estrutura do tendão e as características temporais, cinéticas e cinemáticas do salto em atletas de salto e em não atletas. Estudo observacional analítico transversal com uma amostra voluntária de atletas de voleibol e não atletas. Os grupos foram submetidos a uma avaliação da estrutura do tendão (Ultrasound Tissue Characterization), avaliação cinética e cinemática (Qualisys Motion Capture System) durante o salto vertical countermovement jump e um salto unipodal com cada membro inferior. O teste de Spearman foi usado para correlacionar os outcomes, em cada um dos grupos, com um nível de significância de 0,05. Foram observadas correlações negativas entre a estrutura do tendão e a força máxima da fase de absorção (0,001) e a taxa de absorção (p<0,001) em Não-Atletas e uma correlação positiva da estrutura do tendão com a duração da fase concêntrica (p=0,045) em Atletas. A estrutura tendinosa parece não ser o principal determinante na performance do salto.
- Fatores de risco cardiovascular de jovens estudantes do ensino superior e atividade física - estudo transversalPublication . Melo, Émerson Souza; Alexandrino, Ana; Amorim, Manuela; Bachur, Cynthia KállasAs doenças cardiovasculares são a principal causa de morte mundial há 20 anos, com aumento da prevalência em jovens adultos. Caracterizar estudantes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto quanto a características sociodemográficas, fatores de risco cardiovascular, consumo nutricional e nível de atividade física. Estudo analítico e transversal com estudantes voluntários de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos, matriculados em 2023-24. A amostra de 100 estudantes (75 mulheres, 25 homens) tinha idade média de 20,2±2,1 anos. Houve diferenças significativas entre os sexos: colesterol (Ƿ=0,025), massa gorda (Ƿ=0,01) e circunferência abdominal (Ƿ=0,01), mais altos nas mulheres; massa magra (Ƿ=0,02) foi maior nos homens. No consumo nutricional, os homens apresentaram colesterol (Ƿ=0,021) e gordura total (Ƿ=0,044) mais altos, enquanto as mulheres tinham níveis de açúcar (Ƿ=0,011) mais elevados. A análise por nível de atividade física mostrou que a massa magra (Ƿ=0,001) e circunferência abdominal (Ƿ=0,007) foram maiores no nível vigoroso; colesterol (Ƿ=0,038) e gordura total (Ƿ=0,027) foram mais altos no nível vigoroso; açúcar (Ƿ=0,022) foi maior no nível baixo. Os estudantes com nível de atividade vigoroso apresentaram valores mais elevados de massa magra e de circunferência abdominal e valores mais baixos de massa gorda. Os estudantes com um nível de atividade física vigoroso apresentaram valore mais altos de colesterol e gordura total, enquanto os estudantes com nível de atividade física mais baixo apresentaram maior consumo de açúcar e consumo ineficiente de fibras.
- Comparison of pain-free versus pain-allowing exercise in adults with chronic musculoskeletal pain. A systematic reviewPublication . Monge, Diogo Manuel Taveira; Carvalho, Paulo; Caetano, DanielChronic Musculoskeletal Pain (CMP) is a challenging condition for booth patients and healthcare professionals, with high societal costs, affecting on ein four people. Living with CMP means losing quality of life on physical, psychological, and social levels. Exercise emerges as a safe and accessible therapeutic approach, offering pain relief, improved sleep, and emotional well-being. Systematic Review of Randomized Controlled Trials. To compare the effect of exercises where pain is allowed with non-painful exercises on the progression of componentes suh as pain, function, and disability in patients with Chronic Musculoskeletal Pain. The primary outcomes assessed were pain, disability, and function. The research was conducted in the PubMed, PEDro, and Cochrane databases. The quality of the studies was assessed using the Cochrane Risk of Bias 2 and the PEDro Scale. The data were analyzed through a narrative synthesis. Fourteen randomized clinical trials involving 787 participants, with an average age of 48.1 years (±7.9 years). The duration of the interventions had an average follow-up period of 6 months (+/-SD). The average methodological quality was 6.3/10 on the PEDro Scale. Painfull exercises appear to offer more significant short-term benefits in reducing pain in patients with chronic musculoskeletal pain.
- Aplicação de um protocolo de blood flow restriction exercise (BFRE) num indivíduo com Doença Pulmonar Crónica severa - Estudo de casoPublication . Nunes, Leonor de Almeida; Silva, Pedro Matos; Alexandrino, Ana SilvaEm indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) severa a intolerância ao exercício é um fator limitante nos programas de reabilitação. A realização de exercício com o blood flow restriction exercise (BFRE) apresenta-se como um protocolo inovador e pouco explorado até agora pela literatura. Registar os outcomes funcionais, aperceção de sintomas, o nível de atividade física e a qualidade e vida relativa à condição, após a aplicação de um protocolo de treino aeróbio e do treino de força muscular com BFRE, num indivíduo com DPOC. O protocolo de exercício foi aplicado durante 12 semanas, com uma frequência de 3 vezes por semana (total de 36 sessões) e com duração de uma hora. Cada sessão inclui treino de exercício aeróbio durante 30 minutos e treino de força muscular através dos exercícios de leg extension, shoulder press, leg curle elbow extension, associado à restrição de fluxo sanguíneo. Verificou-se uma melhoria da capacidade funcional compatível com uma variação no Incremental Shuttle Walk Test de 12,50% e de 10% no 1 minuto Sentar e Levantar. Ocorreram melhorias da força muscular medida através de 1 RM teórica, principalmente do músculo quadricípte, com uma variação de 78,48 %. Verificou-se uma melhoria na perceção da qualidade de vida relativa à condição de saúde, traduzida por uma variação de -45,45% no Clinical COPD Questionnaire. Após a aplicação de um protocolo treino aeróbio e do treino de força muscular com BFRE, num indivíduo com DPOC severa, verificou-se uma melhoria da capacidade funcional e a força muscular, assim como da perceção de qualidade de vida relativa à condição de saúde.
- Dinamometria isocinética e Single Hop Test pós Ligamentoplastia com excerto Osso Tendão Osso e SemitendinosoPublication . Silva, Ricardo Ribeiro da; Carvalho, Paulo de; Caetano, Daniel; Montes, António MesquitaA reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) tipicamente utiliza dois tipos de excertos, osso tendão osso (OTO) ou tendão do semitendinoso/gracilis (ST). Durante o processo de reabilitação as avaliações mais comuns são a dinamometria isocinética e Single Hop Test (SHT). O objetivo deste estudo foi perceber as diferenças entre os dois excertos nestas avaliações e se existem correlações entre as mesmas. O estudo é classificado como observacional analítico, sendo que 16 indivíduos submetidos a ligamentoplastia do LCA há 8-48 meses foram divididos em dois grupos (OTO e ST), e foram avaliados com dinamómetro isocinético os movimentos de extensão e flexão a 60º/s e 180º/s e SHT. Foram utilizados os testes de Mann-Whitney para verificar a existência de diferenças entre os grupos e os testes de Pearson e Spearman para verificar a existência de correlações entre as variáveis, com um nível de significância de 0,05. Para o membro lesado, o grupo ST apresenta valores estatisticamente significativos superiores na extensão tanto a 60º/s como a 180º/s no Peak Torque (p=0,042 e p=0,031 respetivamente) e Total Work (p=0,028 e p=0,019 respetivamente). Verificaram-se correlações significativas positivas entre o SHT e PT/BW (Peak Torque/Body Weight) no membro lesado, forte no caso da extensão a 60º/s (r=0,656; p=0,006) e moderada a 180º/s (r=0,535; p=0,033), e moderada entre o SHT e o PT no membro lesado na extensão tanto a 60º/s (r=0,578; p=0,019) como a 180º/s (r=0,516; p=0,041). Para o membro lesado, o grupo com excerto ST apresenta valores superiores na dinamometria isocinética (PT e Total Work). Verificaram-se correlações positivas entre a dinamometria isocinética e SHT.
- Impacto de um programa de reabilitação cardíaca multidisciplinar na condição física e psicológica de um paciente com Insufuciência Cardíaca Congénita e Cardioversor-Desfibrilhador Implantável - Estudo de casoPublication . Fernandes, Mathieu; Silva, Pedro Matos; Carvalho, Paulo; Almeida, José Miguel Lopes Peixoto deA insuficiência cardíaca (IC) é uma condição debilitante caracterizada pela incapacidade do coração em bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Os programas de reabilitação cardíaca desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e da capacidade funcional destes pacientes. Este estudo de caso visa examinar os efeitos de um programa de reabilitação cardíaca num paciente com IC na força muscular, capacidade funcional e bem-estar psicológico. Este estudo de caso descreve a participação de um utente num programa de reabilitação cardíaca multidisciplinar durante 12 semanas. O programa inclui treino aeróbio na passadeira, com duração de 30 minutos por sessão. Monitorizado, e exercícios de resistência para treino de força muscular. Além disso, o utente recebeu acompanhamento médico, psicológico e nutricional durante todo o período de intervenção. O estudo não mostrou evolução significativa na capacidade cardiorrespiratória do utente ao longo do programa de reabilitação. Entretanto, houve melhorias emocionais evidentes, com redução significativa nos níveis de ansiedade de 14 para 7 e nos de depressão de 12 para 9, conforme avaliado pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, um aumento da força muscular em mais de 10% em todos os exercícios realizados, assim como uma melhoria significativa na qualidade de vida evidenciada pelos resultados do questionário da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde – BREF, em que a pontuação de cada domínio passou respetivamente de 54, 70, 93 e 86, para 63, 87, 100 e 95. O programa de reabilitação cardíaca proporcionou melhorias significativas na força muscular do paciente, refletindo benefícios positivos no aspeto físico e na qualidade de vida. Embora a capacidade cardiorrespiratória não se tenha alterado, o suporte psicológico continuado mostrou-se essencial para mitigar os desafios emocionais enfrentados pelo paciente.
- Impacto dos conteúdos humanizados e humorísticos nas redes sociais para as marcas: o exemplo da Swee e do LidlPublication . Gonçalves, Ana Sofia Moreira; Pratas, Joaquim Fernando MonteiroNos últimos anos, as redes sociais têm-se tornado ferramentas essenciais nas estratégias de marketing digital, com as marcas a explorar novos modos de comunicação com os seus públicos. Entre as tendências emergentes, destaca-se a humanização e a “humorização” dos conteúdos. Este estudo procura avaliar o impacto desta abordagem humanizada e humorística nas redes sociais, analisando de que forma influencia a perceção dos consumidores em relação às marcas. A investigação, de natureza quantitativa, foi conduzida através de um questionário estruturado que recolheu dados de uma amostra não probabilística de conveniência, composta por participantes de diversas identidades de género e faixas etárias. O estudo de caso focou-se nas marcas Swee e Lidl, conhecidas pela sua presença ativa e inovadora nas redes sociais. Os resultados revelam que tanto a humanização como a utilização de humor são estratégias bem recebidas pelos consumidores e têm um impacto positivo em diversas dimensões da marca, incluindo a Brand Personality Appeal, a Brand Authenticity, o Brand Equity e a Brand Leadership. Este estudo contribui para o campo do marketing digital ao demonstrar que estas estratégias podem ser eficazes para captar a atenção e criar ligações emocionais com os consumidores. Adicionalmente, sugere-se que a humanização pode constituir uma predição do futuro das redes sociais no contexto empresarial.