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ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som

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  • EntreLugares: autoetnografia sonora entre memória, presença e alteridade
    Publication . Luzia Junior, José Antunes; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Lopes, Filipe Cunha Monteiro
    Esta investigação explora a fragmentação da identidade como ferramenta de resistência e integração, analisando seus impactos no sensível a partir de um conjunto autoetnográfico composto por narrativas, memórias, depoimentos, cartas, imagens e sons. EntreLugares propõe um processo de transdução, no qual sensações e memórias são convertidas em linguagem sonora, refletindo sobre os limites da expressão e da linguagem. O trabalho estabelece uma relação subjetiva entre as múltiplas dimensões que compõem a identidade e a criação de obras sonoras, promovendo uma reflexão crítica sobre alteridade, redes de afeto e práticas de escuta. A partir de uma experiência individual, a pesquisa se expande para dialogar com questões coletivas e sociais relacionadas à identidade, sexualidade e alteridade. Ao explorar a tensão entre o íntimo e o coletivo, o projeto transita entre esses espaços, materializando-se em um ensaio literário e um álbum sonoro.
  • Modos de escuta, a antropologia da música e o produtor musical independente - Influências da escuta nas decisões éticas e criativas de um produtor musical independente
    Publication . Marques, João Miguel Ribeiro Silva; Azevedo, Mário Joaquim Silva
    Neste contexto digital e globalizado, onde algoritmos e mercados moldam a escuta e a produção musical, a diversidade sonora enfrenta uma crescente homogeneização. Esta dissertação investiga como a escuta crítica pode informar decisões éticas e criativas na prática do produtor musical independente. Partindo da etnomusicologia e atravessando filosofia, antropologia da música e práticas artísticas, propõe-se uma escuta situada: atenta aos contextos culturais, consciente das heranças sonoras e comprometida com a diferença. A Walking Methodology serve como base para uma investigação que integra teoria e prática, som e corpo, tradição e experimentação. Ao longo deste trabalho, defende-se que a escuta não é apenas um gesto sensorial, mas uma ferramenta de pensamento, de resistência estética e de responsabilidade ética. Através da produção de um arquivo sonoro original, esta dissertação propõe um modelo de criação musical que dialoga com o mundo de forma crítica e implicada.
  • Espacialização sonora em performance de DJ
    Publication . Costa, Ana Rita Silva; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Cabral, Inês Salselas
    Este trabalho explora a espacialização sonora em performances de DJ, a partir de uma abordagem técnica e prática situada. Partindo do desejo de partilhar a sensação imersiva experienciada em contextos de escuta tridimensional, o trabalho procurou adaptar ferramentas de áudio espacial ao universo do DJing, tradicionalmente orientado ao som estéreo. A pesquisa teve como foco principal o desenvolvimento de um setup funcional e acessível, com recurso à codificação ambisónica em tempo real e ao mapeamento MIDI de parâmetros espaciais. Através de uma abordagem practice-based, foram realizados testes no Estúdio C da ESMAE e culminou numa performance final no Estúdio A, com um setup de 7.1.4 e recolha informal de impressões do público. Embora o projeto tenha sido inicialmente delineado em torno de três eixos — técnico, performativo e estético —, reconhece-se que a vertente técnica assumiu uma centralidade dominante ao longo do processo. A investigação concentrou-se em garantir a estabilidade do sistema, a viabilidade da manipulação espacial em tempo real e a integração coerente com a prática de seleção musical. Este trabalho representa, assim, um primeiro passo na integração de som espacializado em práticas de DJing, apontando caminhos futuros que poderão articular com maior profundidade a escuta fenomenológica, a estética do espaço sonoro e a interatividade com o público. A colaboração futura com instituições como o GRAME (Lyon) e o desenvolvimento de hardware como a Spatbox poderão reforçar essa vertente investigativa, contribuindo para uma prática artística expandida e sensorialmente envolvente.
  • Errar melhor: o fingimento artístico no processo criativo
    Publication . Nóia, Tiago Vieira; Marques, José Telmo Rodrigues
    Esta monografia é o reflexo de um processo de investigação-ação, tendo implicado a composição de três canções, Malmequer, Casa e Fica sendo que se desenvolveu sobretudo a partir da compreensão das transformações que a investigação e a experimentação, a observação e a escrita, causaram no meu processo criativo. Este esteve sempre sujeito ao aprofundamento dos conceitos de errar e de fingimento artístico como fontes e forças de criação e de exploração dos meus limites enquanto artista e investigador. As minhas referências sonoras incluem bandas de timbres rasgados, sem medo de quebrar padrões da indústria musical, que encaram o que seria tomado a priori como errado, como algo a explorar e até integrar na sua linguagem. Além disso, o fingimento como quebra de limites que a imaginação possa ter, quebrando também os meus preconceitos em relação a mim próprio e às minhas criações. Neste sentido, propus-me, como desafio de crescimento pessoal e artístico, além de músico, compositor e investigador, assumir também os papéis de produtor e engenheiro de áudio. Este projecto de investigação é sobretudo a documentação de um processo de experimentação cujo único objetivo é a perseguição da autenticidade da minha linguagem, um objetivo que na sua essência não tem fim e por si só, deixa de ser um objetivo, felizmente. As canções resultam de fragmentos, de esboços em diários e folhas soltas, de gravações de excertos de ideias no telemóvel, tendo-se desenvolvido a partir do errar e do fingimento como ferramentas de alargamento das minhas capacidades de expressão artísticas.
  • Pedra dura: escuta especulativa de uma paisagem em transformação
    Publication . Castro, Teresa Maria da Cunha Monteiro Claro de; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Santos, Pedro Emanuel de Oliveira
    Considera-se um objeto inerte devido à incapacidade de percecionar a lenta mudança na sua materialidade. Uma montanha parece igual, tal como uma pedra, mas os ciclos geológicos também estão em curso, simultaneamente aos ciclos orgânicos, ainda que não sejam percecionados a olho nu. Partindo do princípio de que os objectos não são apenas a imagem que vemos no nosso cérebro, mas também o processo da sua criação, Pedra Dura: escuta especulativa de uma paisagem em transformação investiga a interseção entre arte sonora e processos geológicos, explorando a relação entre materialidade, erosão e intervenção artística na paisagem de São Paio em Labruge, a partir dos contornos das pedras.
  • Entrespassos, o processo criativo como lugar informe
    Publication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Azevedo, Mário Joaquim Silva
    Este projecto é uma auto-etnografia, quase auto-retrato, de um querer pós-fenomenológico, que recorre ao método de investigação-acção monográfico. Parte da minha vontade de compreender melhor a forma como o meu olhar sobre caminhadas quotidianas que faço, me afecta no processo criativo. A pesquisa implicou referências acerca de caminhadas e dos caminhantes a que elas se entregam, da significância do objecto artístico, da imediatidade e espontaneidade da criação, do entre sentir - pensar - fazer. Tanto as caminhadas como a escrita, assumem um papel preponderante na recolha de fragmentos/sementes criativas. Ambas representam uma fenda no mundo, no meu pensar e sentir, onde se dão as ideias e se dão umas com as outras e umas às outras. Neste sentido, avancei para a criação artística de uma obra transdisciplinar, Entrespassos, que contempla as linguagens poéticas da palavra e do som (acrescentando ao projecto de investigação, a visual - fotografia), cujos alicerces criativos se sustentaram no mundo que me é externo e na sensação causada pela minha observação e escuta atentas, como principais responsáveis expressivos e geradores de conteúdo artístico. Espero com este projecto de investigação e respectivo objecto artístico, partilhar a urgência da receptividade sensorial e abertura do espírito à criação de uma obra, a partir de algo gerado e germinado em torno de uma postura de deslumbramento quase infantil, de um deslumbre perante o nosso quotidiano.
  • Tecnologias de espacialização sonora aplicadas ao sound design de videojogos: estudo comparativo
    Publication . Bezerra, Guilherme de Bastos Roldão Baptista; Santos, Pedro Emanuel de Oliveira
    No âmbito dos videojogos e experiências de realidade virtual, a espacialização sonora considera-se crucial na criação de experiências imersivas e realistas. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto, centrou-se na utilização e exploração das tecnologias disponíveis para o efeito que permitam comparar o som natural dos espaços reais com o mesmo som virtualmente espacializado e cuja análise e desenvolvimento se prendeu com as seguintes fases: • Seleção, levantamento, medição e modelação 3D com recurso ao programa Blender de três espaços distintos (Régie A e Sala Teresa Macedo, ambas na ESMAE e a Cisterna do Castelo de Marvão). • Simulação acústica de dois desses espaços recorrendo ao Unity como motor de jogo, ao Fmod como ferramenta de sound design e ao Steam Audio como plugin de espacialização sonora.
  • Ato criativo: álbum conceptual e estudo do processo criativo
    Publication . Mota, Dinis Loureiro da; Marques, José Telmo Rodrigues
    Este projeto propõe uma análise multifacetada sobre a arte da criação. Conjugando a vertente prática da produção musical com o universo teórico relativo ao processo criativo. O objetivo desta tese, realizada em formato de projeto, consiste na criação de um álbum conceptual e, posteriormente, enquadramento teórico em temáticas relativas à criatividade e expressão. Procura-se, então, produzir um objeto sonoro e perceber qual a influência dos dois universos conceptuais mencionados anteriormente no processo criativo. Elabora-se um retrato da criação de um objeto sonoro, apresentando o seu conceito, o universo intersubjetivo onde surge, com múltiplas influências, as suas diversas etapas e músicas que lhe dão forma. De seguida, é dinamizada uma contextualização teórica, que motiva reflexões associadas à sua conexão com o domínio prático do processo criativo. Ao longo deste projeto, que resultou num álbum constituído por 11 temas musicais, é retratado o universo aleatório do surgimento de ideias como uma das maiores dificuldades para a definição de uma fórmula para a criatividade. Perante isso, atribui-se elevada importância à consistência do trabalho como um dos motores para o seu “aparecimento”, sendo possível verificá-la em momentos de ultrapassagem de barreiras/problemas. No domínio da expressão, este documento sublinha a importância de uma abordagem abrangente ao conteúdo presente num objeto sonoro, afirmando que a forma e estrutura de uma obra, associadas ao domínio extramusical, possibilitam à música um universo extenso, questionando-a como possível linguagem. Deste modo, produzem-se reflexões associadas ao processo criativo relativo ao álbum musical, não procurando fórmulas objetivas, mas sim perceber como é que a criatividade e expressão se manifestaram neste contexto.
  • Componente interpessoal no processo de produção musical: importância da relação entre os vários atores no processo criativo
    Publication . Silva, Francisco Santos Costa Diogo da; Marques, José Telmo Rodrigues
    O estudo investiga a influência das relações interpessoais no processo de produção musical, destacando a importância da comunicação, confiança e colaboração. Através de uma metodologia com estudo de caso e abordagens etnográficas, foram produzidas cinco músicas e documentados os seus processos, para posterior análise. Os resultados mostram que a eficácia no diálogo, a gestão de expectativas e a moderação do ego são determinantes para o sucesso dos projetos. Conclui-se que as habilidades interpessoais são competências tão ou mais importantes quanto as técnicas e criativas na produção musical.
  • O eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologia
    Publication . Pereira, Rodrigo José Alves; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Lopes, Filipe Cunha Monteiro
    O eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologia é um projeto de investigação artística que, a partir de uma experiência de viagem, cruza literatura, autoetnografia, sons e imagens, numa proposta rizomática que se constrói com base em tensões conceptuais e de interações e intersecções entre os vários elementos que a constituem.‌‌Inspirado pela obra seminal de Henry David Thoreau, Walden ou a Vida nos Bosques, o autor realizou uma viagem nos E.U.A. que tinha como destino o lago Walden, Massachusetts. Durante essa viagem foram recolhidas, imagens, sons e experiências que servem de matéria prima à reflexão e experimentação audiovisual que dá corpo a este projeto.‌‌ Aplicando uma metodologia influenciada pela interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, são também evocados os conceitos de sinergia, sincretismo e sinestesia retrabalhados por Gene Youngblood em Expanded Cinema (1970), como fundamentação para a criação audiovisual (A/V).‌‌O trabalho criado dialoga com diferentes vertentes, conceptuais e abstratas. Integra na criação sonora e visual elementos “reais” e outros criados a partir de síntese eletrónica construída a partir de um sintetizador modular de som e imagem.‌‌Motivada sob a ideia que o espaço, o tempo e a forma como se expõe os objetos audiovisuais, são elementos fundamentais na sua conceção e transmissão, a criação de vídeo é pensada em formato expandido onde as relações entre som e imagem são exploradas a partir da sincronia, diacronia e disrupção, procurando promover uma experiência sensorial e poética.‌‌ O corpo de texto deste trabalho concebe-se através de descrições subjetivas acerca das observações e reflexões do autor durante a viagem e das especificidades técnicas e tecnológicas da criação artística, complementando a produção do objeto vídeo com uma reflexão crítica sobre a forma como se constitui.