ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
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Recent Submissions
- Errar melhor: o fingimento artístico no processo criativoPublication . Nóia, Tiago Vieira; Marques, José Telmo RodriguesEsta monografia é o reflexo de um processo de investigação-ação, tendo implicado a composição de três canções, Malmequer, Casa e Fica sendo que se desenvolveu sobretudo a partir da compreensão das transformações que a investigação e a experimentação, a observação e a escrita, causaram no meu processo criativo. Este esteve sempre sujeito ao aprofundamento dos conceitos de errar e de fingimento artístico como fontes e forças de criação e de exploração dos meus limites enquanto artista e investigador. As minhas referências sonoras incluem bandas de timbres rasgados, sem medo de quebrar padrões da indústria musical, que encaram o que seria tomado a priori como errado, como algo a explorar e até integrar na sua linguagem. Além disso, o fingimento como quebra de limites que a imaginação possa ter, quebrando também os meus preconceitos em relação a mim próprio e às minhas criações. Neste sentido, propus-me, como desafio de crescimento pessoal e artístico, além de músico, compositor e investigador, assumir também os papéis de produtor e engenheiro de áudio. Este projecto de investigação é sobretudo a documentação de um processo de experimentação cujo único objetivo é a perseguição da autenticidade da minha linguagem, um objetivo que na sua essência não tem fim e por si só, deixa de ser um objetivo, felizmente. As canções resultam de fragmentos, de esboços em diários e folhas soltas, de gravações de excertos de ideias no telemóvel, tendo-se desenvolvido a partir do errar e do fingimento como ferramentas de alargamento das minhas capacidades de expressão artísticas.
- Pedra dura: escuta especulativa de uma paisagem em transformaçãoPublication . Castro, Teresa Maria da Cunha Monteiro Claro de; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Santos, Pedro Emanuel de OliveiraConsidera-se um objeto inerte devido à incapacidade de percecionar a lenta mudança na sua materialidade. Uma montanha parece igual, tal como uma pedra, mas os ciclos geológicos também estão em curso, simultaneamente aos ciclos orgânicos, ainda que não sejam percecionados a olho nu. Partindo do princípio de que os objectos não são apenas a imagem que vemos no nosso cérebro, mas também o processo da sua criação, Pedra Dura: escuta especulativa de uma paisagem em transformação investiga a interseção entre arte sonora e processos geológicos, explorando a relação entre materialidade, erosão e intervenção artística na paisagem de São Paio em Labruge, a partir dos contornos das pedras.
- Entrespassos, o processo criativo como lugar informePublication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Azevedo, Mário Joaquim SilvaEste projecto é uma auto-etnografia, quase auto-retrato, de um querer pós-fenomenológico, que recorre ao método de investigação-acção monográfico. Parte da minha vontade de compreender melhor a forma como o meu olhar sobre caminhadas quotidianas que faço, me afecta no processo criativo. A pesquisa implicou referências acerca de caminhadas e dos caminhantes a que elas se entregam, da significância do objecto artístico, da imediatidade e espontaneidade da criação, do entre sentir - pensar - fazer. Tanto as caminhadas como a escrita, assumem um papel preponderante na recolha de fragmentos/sementes criativas. Ambas representam uma fenda no mundo, no meu pensar e sentir, onde se dão as ideias e se dão umas com as outras e umas às outras. Neste sentido, avancei para a criação artística de uma obra transdisciplinar, Entrespassos, que contempla as linguagens poéticas da palavra e do som (acrescentando ao projecto de investigação, a visual - fotografia), cujos alicerces criativos se sustentaram no mundo que me é externo e na sensação causada pela minha observação e escuta atentas, como principais responsáveis expressivos e geradores de conteúdo artístico. Espero com este projecto de investigação e respectivo objecto artístico, partilhar a urgência da receptividade sensorial e abertura do espírito à criação de uma obra, a partir de algo gerado e germinado em torno de uma postura de deslumbramento quase infantil, de um deslumbre perante o nosso quotidiano.
- Tecnologias de espacialização sonora aplicadas ao sound design de videojogos: estudo comparativoPublication . Bezerra, Guilherme de Bastos Roldão Baptista; Santos, Pedro Emanuel de OliveiraNo âmbito dos videojogos e experiências de realidade virtual, a espacialização sonora considera-se crucial na criação de experiências imersivas e realistas. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto, centrou-se na utilização e exploração das tecnologias disponíveis para o efeito que permitam comparar o som natural dos espaços reais com o mesmo som virtualmente espacializado e cuja análise e desenvolvimento se prendeu com as seguintes fases: • Seleção, levantamento, medição e modelação 3D com recurso ao programa Blender de três espaços distintos (Régie A e Sala Teresa Macedo, ambas na ESMAE e a Cisterna do Castelo de Marvão). • Simulação acústica de dois desses espaços recorrendo ao Unity como motor de jogo, ao Fmod como ferramenta de sound design e ao Steam Audio como plugin de espacialização sonora.
- Ato criativo: álbum conceptual e estudo do processo criativoPublication . Mota, Dinis Loureiro da; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto propõe uma análise multifacetada sobre a arte da criação. Conjugando a vertente prática da produção musical com o universo teórico relativo ao processo criativo. O objetivo desta tese, realizada em formato de projeto, consiste na criação de um álbum conceptual e, posteriormente, enquadramento teórico em temáticas relativas à criatividade e expressão. Procura-se, então, produzir um objeto sonoro e perceber qual a influência dos dois universos conceptuais mencionados anteriormente no processo criativo. Elabora-se um retrato da criação de um objeto sonoro, apresentando o seu conceito, o universo intersubjetivo onde surge, com múltiplas influências, as suas diversas etapas e músicas que lhe dão forma. De seguida, é dinamizada uma contextualização teórica, que motiva reflexões associadas à sua conexão com o domínio prático do processo criativo. Ao longo deste projeto, que resultou num álbum constituído por 11 temas musicais, é retratado o universo aleatório do surgimento de ideias como uma das maiores dificuldades para a definição de uma fórmula para a criatividade. Perante isso, atribui-se elevada importância à consistência do trabalho como um dos motores para o seu “aparecimento”, sendo possível verificá-la em momentos de ultrapassagem de barreiras/problemas. No domínio da expressão, este documento sublinha a importância de uma abordagem abrangente ao conteúdo presente num objeto sonoro, afirmando que a forma e estrutura de uma obra, associadas ao domínio extramusical, possibilitam à música um universo extenso, questionando-a como possível linguagem. Deste modo, produzem-se reflexões associadas ao processo criativo relativo ao álbum musical, não procurando fórmulas objetivas, mas sim perceber como é que a criatividade e expressão se manifestaram neste contexto.
- Componente interpessoal no processo de produção musical: importância da relação entre os vários atores no processo criativoPublication . Silva, Francisco Santos Costa Diogo da; Marques, José Telmo RodriguesO estudo investiga a influência das relações interpessoais no processo de produção musical, destacando a importância da comunicação, confiança e colaboração. Através de uma metodologia com estudo de caso e abordagens etnográficas, foram produzidas cinco músicas e documentados os seus processos, para posterior análise. Os resultados mostram que a eficácia no diálogo, a gestão de expectativas e a moderação do ego são determinantes para o sucesso dos projetos. Conclui-se que as habilidades interpessoais são competências tão ou mais importantes quanto as técnicas e criativas na produção musical.
- O eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologiaPublication . Pereira, Rodrigo José Alves; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Lopes, Filipe Cunha MonteiroO eremitismo (im)possível: uma viagem A/V em torno da Natureza e da tecnologia é um projeto de investigação artística que, a partir de uma experiência de viagem, cruza literatura, autoetnografia, sons e imagens, numa proposta rizomática que se constrói com base em tensões conceptuais e de interações e intersecções entre os vários elementos que a constituem.Inspirado pela obra seminal de Henry David Thoreau, Walden ou a Vida nos Bosques, o autor realizou uma viagem nos E.U.A. que tinha como destino o lago Walden, Massachusetts. Durante essa viagem foram recolhidas, imagens, sons e experiências que servem de matéria prima à reflexão e experimentação audiovisual que dá corpo a este projeto. Aplicando uma metodologia influenciada pela interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, são também evocados os conceitos de sinergia, sincretismo e sinestesia retrabalhados por Gene Youngblood em Expanded Cinema (1970), como fundamentação para a criação audiovisual (A/V).O trabalho criado dialoga com diferentes vertentes, conceptuais e abstratas. Integra na criação sonora e visual elementos “reais” e outros criados a partir de síntese eletrónica construída a partir de um sintetizador modular de som e imagem.Motivada sob a ideia que o espaço, o tempo e a forma como se expõe os objetos audiovisuais, são elementos fundamentais na sua conceção e transmissão, a criação de vídeo é pensada em formato expandido onde as relações entre som e imagem são exploradas a partir da sincronia, diacronia e disrupção, procurando promover uma experiência sensorial e poética. O corpo de texto deste trabalho concebe-se através de descrições subjetivas acerca das observações e reflexões do autor durante a viagem e das especificidades técnicas e tecnológicas da criação artística, complementando a produção do objeto vídeo com uma reflexão crítica sobre a forma como se constitui.
- Oh, Where we shall go… - semi-improvised performance involving modified double bass with gamified public interactionPublication . Foley, Marta Carvalho; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Santos, Pedro Emanuel OliveiraThe present work proposes a reflection about my individual creative process of developing a live electroacoustic double bass performance with an interactive and semimalleable storyline narrative, influenced by the public decision-wise. In this reflection I intend not only to describe my process while creating the piece “Oh, Where we shall go…”, where I worked on concepts such as the experimental principal of investigation/action, improvisational composition and the notation that originates from it, communal work sessions as potentiators for creativity, electroacoustic exploration with double bass, as well as the technological necessities and solutions that came with these concepts. “Oh, Where we shall go…” stands to be premiered in November 2023 as an end point of the creative process around it.
- EchossystemPublication . Cerqueira, Tiago João Pires de Lima Palma; Lopes, Filipe Cunha Monteiro; Machado, Paulo Manuel PereiraEste projeto consistiu na construção de terrários e sua inclusão numa instalação que, em tempo real, sonorize a vida do ecossistema presente. Em particular, serão implementadas estratégias que visem metaforizar a relação entre as partes, na qual se inclui o público, através da capacitância e a sua ligação às plantas nos terrários, de tal forma que estimule a ligação humano-planta. Além da música e do som, como elementos estruturais, serão implementadas outras abordagens/equipamento tecnológicas que ajudem o público, por um lado, a escutar a “música das plantas” (e.g. Arduíno, sensores) e, por outro lado, a imergir no espaço (e.g. luz, cheiro, humidade) e assim convidar à sua interação com as plantas/ecossistema. Este trabalho é inspirado pela pesquisa de pessoas como Stefano Mancuso, Monica Gagliano, Mileece Abson, que apelam à nossa relação com as plantas de um ponto de vista que não as reduza a um organismo inferior, mas que seja antes uma relação de entendimento das suas qualidades, muitas dessas em comum e essenciais para os humanos.
- Gravar o que se cala: uma investigação sonoro-poética no Vale do CôaPublication . Taragona, Lea Czeresnia; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Conceição, Marco Paulo BarbosaO que suscita o encontro com as sobrevivências? Como escutar o que se cala? Como falar se calando? Instalação criada a partir de residência de três dias em Penascosa e em Ribeira de Piscos, Átri(t)o busca fazer soar as polirritmias silenciosas do Vale do Côa, em direção a uma escuta trans-coclear.
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