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- E-commerce como fator crítico de sustentabilidade de negócios: expectativas dos consumidores vs empresasPublication . Moreira, José Miguel Esteves; Oliveira, Zaila Maria; Torres, Cristina Maria Dias PereiraA digitalização e o avanço tecnológico são fatores centrais no progresso da economia atual. Os empreendedores portugueses rapidamente aderiram ao comércio eletrónico devido ao baixo investimento necessário e à facilidade de abertura de lojas online. Esta tendência é impulsionada pelas vantagens que o comércio eletrónico oferece aos consumidores, como acesso contínuo à informação. O objetivo desta pesquisa é compreender como o comércio eletrónico influencia as empresas de retalho em Portugal e qual a sua importância na perspetiva dos consumidores, com um foco específico no público feminino. A opção metodológica foi a abordagem mista (quantitativa e qualitativa). Na metodologia quantitativa, foi aplicado um questionário online a uma amostra significativa de 614 respondentes e o método qualitativo foi aplicado através de entrevistas em profundidade a 10 profissionais ligados ao comércio eletrónico, com uso da plataforma Microsoft Teams. Todos os diálogos foram gravados, após consentimento, e posteriormente transcritos para análise. Os resultados indicam que as mulheres mais jovens têm mais tendência a fazer compras online, mas todas as faixas etárias participaram em compras eletrónicas pelo menos uma vez. As empresas envolvidas na investigação variaram em setores e não são consideradas pequenas e em média essas empresas têm a sua loja online estabelecida há 10 anos. Concluindo, as empresas veem o comércio eletrónico como uma oportunidade de superar as barreiras do espaço físico, alcançando reduções de custos e melhorando a comunicação. O e-commerce é considerado fundamental para o futuro sustentável dos negócios. A importância do comércio eletrónico para a sustentabilidade e crescimento económico é indiscutível, e sugere-se mais estudos para entender a sua evolução em Portugal.
- Plano de negócios: AMIGUSPublication . Sousa, Mariana Carvalho; Mota, Carlos Filipe Magalhães BastosO presente trabalho de projeto tem como propósito a execução e desenvolvimento de um plano de negócios com vista ao estudo de viabilidade para a constituição de uma empresa e criação de uma marca de puzzles, inicialmente direcionada para a região autónoma dos Açores, estendendo-se gradualmente à Madeira, restantes ilhas da Macaronésia (Canárias, Cabo Verde) e Baleares. O desenvolvimento do turismo nas ilhas atlânticas gerou novas oportunidades na área dos souvenirs e como tal, a aposta na vertente específica dos puzzles temáticos. O objetivo passa por lançar no mercado vários puzzles dirigidos quer aos turistas e consumidores casuais, quer aos consumidores habituais destes produtos. Assim, partindo da ideia de empreendedorismo, elaborou-se um plano de negócios capaz de sustentar a criação e desenvolvimento de uma empresa nesta área de negócio. Após analisar a evolução do setor turístico nos Açores e outras ilhas atlânticas, procedeu-se à análise do potencial do mercado, tendo-se posteriormente elaborado o plano empresarial e a equivalente análise de viabilidade económica e financeira. Para tal, recorreu-se ao modelo disponibilizado pelo IAPMEI. Do estudo da viabilidade do projeto da empresa, evidencia-se a capacidade para gerar benefícios que permitem recuperar a totalidade do investimento aplicado, remunerando devidamente os financiadores, evidenciando uma rendibilidade superior ao custo do capital, concluindo-se pela sua viabilidade económica e financeira.
- Liderança digital e desempenho organizacional: um estudo do impacto do teletrabalho na satisfação no trabalhoPublication . Gomes, Rodrigo Coelho Mira; Araújo, Manuel Salvador Gomes deO presente estudo tem como principal objetivo perceber se o desempenho organizacional das empresas pode ser afetado e otimizado pelos líderes da organização e se estes podem ter um impacto significativo para os seus subordinados se sentirem mais satisfeitos com o seu próprio trabalho remoto. Para este esse efeito, procurou-se fazer uma contextualização literária de cada conceito-chave, assim como, aprofundar a literatura no que concerne à liderança em contexto organizacional e relaciona-la com o teletrabalho; compreender a evolução dos conceitos e prática de teletrabalho, como resultado da pandemia SARS-CoV-2; identificar de que forma se pode gerir a satisfação no trabalho e teletrabalho e, finalmente; perceber de que forma se pode avaliar o desempenho organizacional assim como medi-lo numa organização. Desta forma, procurou-se analisar o efeito da liderança digital para as diferentes dimensões de desempenho organizacional encontradas na literatura assim como para a satisfação no teletrabalho. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online desenvolvido com base em vários estudos definidos na literatura e tendo-se obtido uma amostra de 112 participantes. Recorreu-se a ferramentas tais como o Software IBM Statistical Package for the Social Sciences 26 e Microsoft Excel para análise dos resultados, a fim de compreender as diferentes dimensões e as suas relações. Consequentemente, os resultados obtidos desmonstraram a existência de uma relação positiva e significativa entre liderança digital e desempenho organizacional e satisfação de teletrabalho assim como entre estes dois. Para além disso, existe também uma forte associação positiva entre os construtos. Sustentado na literatura, reconhece-se que a tendência futura será a continua exploração da temática de liderança digital e teletrabalho.
- Impacto das práticas de recursos humanos sustentáveis nas organizaçõesPublication . Guimarães, Luana Carolina Sousa; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraO crescente interesse na adoção de práticas de Recursos Humanos (RH) sustentáveis em organizações, tem sido impulsionado por preocupações ambientais, sociais e económicas. Devido às pressões sentidas, a incorporação de abordagens sustentáveis nas estratégias de RH tornou-se essencial na construção de organizações resilientes e socialmente responsáveis. Surge assim a Gestão de Recursos Humanos Sustentável (GRHS), que desempenha um papel crucial nessas iniciativas. O objetivo da pesquisa assenta no estabelecimento da ligação entre sustentabilidade e gestão de recursos humanos, explorando como as práticas sustentáveis de RH podem melhorar a reputação, a satisfação dos colaboradores, a eficiência operacional e a competitividade no mercado. A sustentabilidade é um tema relevante no contexto atual e representa um campo de estudo essencial para entender como as empresas podem alinhar os seus objetivos económicos com preocupações ambientais e sociais. A compreensão do impacto dessas práticas é fundamental para gestores de RH e profissionais que procuram melhorar a eficiência e a responsabilidade social das organizações. Esta pesquisa baseia-se numa abordagem metodológica de estudo de caso, que analisou o impacto das práticas de RH sustentáveis, tendo em conta a realidade de um grupo empresarial. Conclui-se que os inquiridos reconhecem e valorizam as práticas de Recursos Humanos sustentáveis implementadas pelo Grupo JAP, o que promove a satisfação, envolvimento e bem-estar dos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Pode inferir-se que existe uma boa comunicação e transparência por parte do grupo no que concerne à divulgação e esclarecimento dessas práticas.
- Oh, Where we shall go… - semi-improvised performance involving modified double bass with gamified public interactionPublication . Foley, Marta Carvalho; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Santos, Pedro Emanuel OliveiraThe present work proposes a reflection about my individual creative process of developing a live electroacoustic double bass performance with an interactive and semimalleable storyline narrative, influenced by the public decision-wise. In this reflection I intend not only to describe my process while creating the piece “Oh, Where we shall go…”, where I worked on concepts such as the experimental principal of investigation/action, improvisational composition and the notation that originates from it, communal work sessions as potentiators for creativity, electroacoustic exploration with double bass, as well as the technological necessities and solutions that came with these concepts. “Oh, Where we shall go…” stands to be premiered in November 2023 as an end point of the creative process around it.
- From the gut to the brain: is microbiome a new paradigm for Parkinson´s disease treatment?Publication . Vilela, Cristiana Andreia Sousa; Teixeira, Fábio; Vieira, MónicaParkinson's disease (PD) is recognized as the second most prevalent primary chronic neurodegenerative disorder of the Central Nervous System (CNS). Clinically, PD is characterized as a movement disorder, exhibiting an incidence and mortality rate that is increasing faster than any other neurological condition. In recent years, there has been a significant interest in investigating the role of the gut microbiome in the etiology and pathophysiology of PD. The establishment of a brain-gut microbiome axis is now real, with evidence denoting a bidirectional communication between the brain and the gut microbiota, which operates through various signaling pathways and mechanisms encompassing metabolic, immune, neuronal, and endocrine pathways. Among these, the vagus nerve represents the most direct form of communication. Given the intricate interactions between bacteria and drugs, it has been observed that treatments for PD can have an impact on the composition of the microbiome. Current treatments just provide effective management of motor symptoms and do not modify the course of the disease. For that, new routes have been considered, for instance, N-acetyl cysteine (NAC) is a naturally occurring molecule derived from the natural amino acid L-cysteine, associated with both antioxidant, mucolytic, and anti-inflammatory properties. It has demonstrated beneficial effects in modulating the symptomatology of PD, given that this medication is capable of restoring one of the major antioxidants of neurons, glutathione (GSH). Bearing this in mind, the main objective of the present project will be to understand if a real connection between the gut microbiome and PD exists and if the application of NAC has any influence on PD gut microbiota, thereby leading to cellular, molecular, and functional improvements. Such approach could open new therapeutical opportunities, leading to development of microbiome-based disease-modifying strategies for PD.
- Legendagem do multilinguismo no cinema: um estudo de casoPublication . Guimarães, Rui de Sousa; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteA presença de diferentes línguas em produtos de entretenimento audiovisual afigura-se como um factor de elevada complexidade na tradução audiovisual. Se atentarmos em particular à legendagem, a tradaptação para a língua de chegada tem de tomar em consideração o multilinguismo e como deverá ser tratado. Neste trabalho pretende-se analisar o multilinguismo conforme o modelo metodológico proposto por Patrick Zabalbeascoa e Montse Corrius (2011). Para este efeito, serão analisados quatro filmes legendados para português europeu de modo a identificar padrões e problemáticas. A seleção do conteúdo audiovisual foi feita com a sua componente multilinguistica em mente, cada um dos filmes mostrando uma faceta peculiar deste fenómeno linguístico, seja pelo seu propósito narrativo ou pela forma como foi adaptada para legenda.
- Key Audit Matters: uma análise das empresas cotadas em PortugalPublication . Martins, Inês Filipa Magalhães; Leal, Mónica Maria Vilhena Albuquerque de OreyA importância da auditoria e da profissão para as empresas e para a sociedade exigiu uma melhoria nos trabalhos efetuados pelos auditores. Este aspeto é evidenciado pela Diretiva 2014/56/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, que obriga à adoção das normas internacionais de auditoria adotadas pela Comissão, por forma a garantir a elevada qualidade da revisão legal de contas efetuada na União Europeia. Destaca-se que as normas internacionais de auditoria foram revistas e melhoradas, o que levou à criação da ISA 701 - Comunicar Matérias Relevantes de Auditoria no Relatório do Auditor Independente, por forma a aumentar o valor comunicativo do relatório do auditor, proporcionando maior transparência acerca da auditoria que foi realizada. Esta norma visa acrescentar uma secção ao relatório de auditoria onde são divulgadas as matérias que o auditor entende de maior importância e a forma como foram tratadas, por forma a ajudar os utilizadores das demonstrações financeiras a compreenderem a entidade e as áreas de julgamento significativo do órgão de gestão nas referidas demonstrações financeiras. Em Portugal, encontra-se em vigor desde 2016 e tem como principal objetivo garantir uma maior transparência aos trabalhos de auditoria realizados, acrescentando valor à opinião do auditor. A secção das Key Audit Matters (KAMs) confere especial importância para os stakeholders, uma vez que, com base em informação verdadeira e credível, bem como com uma melhor compreensão da entidade, a tomada de decisões por parte dos mesmos é potenciada. O presente estudo tem como principal objetivo analisar os principais fatores associados à divulgação das Key Audit Matters comunicadas nos relatórios de auditoria, nas empresas cotadas em Portugal. Para tal, foram analisadas as Certificações Legais de Contas das empresas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa (Euronext Lisbon), retirando se um total de 563 KAMs divulgadas, entre o ano de 2018 e 2022. Os resultados obtidos através do estudo evidenciam que existem temas mais suscetíveis de serem reportados nas KAMs, como questões legais e fiscais, investimentos noutras empresas e goodwill. Conclui-se ainda, que quanto maior a dimensão de uma empresa, mais KAMs são divulgadas e ainda que empresas pertencentes ao PSI-20 apresentam mais KAMs nos seus relatorios de auditoria. Contrariamente ao esperado, as Big 4 têm tendência a comunicar menos KAMs. Quanto às auditoras Big 4, conclui-se que a PWC divulgou o maior número de KAMs.
- Qualidade de vida, burnout e engagement em trabalhadores de IPSSPublication . Alves, Rita Cristina Ribeiro de Azevedo Fernandes; Araújo, Manuel Salvador Gomes deEsta dissertação visa avaliar a qualidade de vida dos trabalhadores das IPSS. Os profissionais desta área estão expostos a ambientes organizacionais muito exigentes, que podem desencadear a síndrome de burnout. O presente estudo visa avaliar a qualidade de vida destes trabalhadores. Este documento foi estruturado num primeiro capítulo com a apresentação e fundamentação teórica dos conceitos de burnout, engagement e qualidade de vida, o enquadramento legislativo e a relevância das IPSS no nosso país, realçando a importância, valor e impacto que a gestão estratégica de recursos humanos tem na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores das organizações. Por forma a poder retratar e constatar aquilo que nos diz a literatura sobre estes conceitos procedeu-se à elaboração de um questionário de recolha de dados, estruturado em quatro partes, uma primeira destinada à recolha dos dados sociodemográficos e as restantes com aplicações de escalas para medir os três conceitos, fazendo uso do recurso de escalas validadas, cientificamente, para o efeito daquilo que se pretende medir. A metodologia utilizada foi de análise quantitativa, com recurso ao tratamento de dados no programa informático Statistical Package for Social Sciences versão 26, com recurso à aplicação de quatro instrumentos, questionário sociodemográfico e aplicação dos testes Maslach Burnout Inventory Test – Human Services Survey; Utrecht Work Engagement Scale e World Health Organization Quality of Life Instruments – Bref. A nossa amostra foi de um total de 132 indivíduos e os resultados revelaram que um em cada três indivíduo apresenta índices de burnout, com prevalência no género feminino e na dimensão exaustão; não obstante caraterizarem a sua qualidade de vida como “boa”, os níveis de engagement são mais elevados em profissionais que desempenham funções de chefia.
- O TikTok nas estratégias de marketing nas empresas portuguesas ou com presença no mercado portuguêsPublication . Cação, Beatriz Passos; Castro, Maria João; Freitas, Judite Antonieta Gonçalves deA rede social TikTok surgiu no ano de 2014. As características intrínsecas desta plataforma - facilidade de utilização, acessibilidade inter alia -, conduziram a um aumento muito rápido do número de utilizadores, em Portugal e no resto do mundo, durante a pandemia, mormente entre as camadas jovens. Com este crescimento exponencial, as empresas começam a ver nesta rede social uma plataforma que oferecia grandes vantagens para publicitarem e comunicarem os seus produtos e serviços, assim como para difundirem a imagem da empresa de uma forma dinâmica. Nos últimos anos a utilização das estratégias de marketing de marcas tem vindo a crescer na plataforma TikTok, constituindo um dos grandes trunfos desta rede social o modo simples e apelativo de produção de conteúdos associados a marcas. Com efeito, o TikTok, de uma forma fácil e dinâmica, disponibiliza aos utilizadores ferramentas práticas e acessíveis para ser possível a criação de vídeos. Partindo da relação estabelecida entre a rede social referida e o marketing empresarial, o trabalho objetiva compreender qual o impacto do TikTok nas estratégias de marketing de empresas portuguesas ou que atuam no mercado português. A estratégia metodológica para o desenvolvimento do nosso estudo assentou numa abordagem qualitativa de investigação, através da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro empresas com setores de atividade distintos que permitiram a coleta de dados e informações sobre o problema em estudo. Do ponto de vista das técnicas de investigação foi efetuada uma investigação exploratória, visando a descoberta das perceções dos departamentos de marketing sobre o impacto do TikTok na dinâmica de divulgação da respetiva atividade empresarial. Os resultados alcançados vão ao encontro dos objetivos definidos e demonstram que o TikTok tem efetivo impacto nas estratégias de marketing das empresas portuguesas ou das empresas que operam no mercado português.