ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto portuguêsPublication . Pereira, Sandra Maria Amaral; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Coimbra, Daniela da CostaEsta investigação tem como propósito o entendimento da representatividade de género nas profissões afetas às Tecnologias do Som em Portugal. Na formulação da resposta emergem desta investigação diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões pelas quais, em Portugal, se observam tão poucas mulheres nas áreas tecnológicas ligadas ao Som; a deteção dos fatores de influência direta e indireta nas escolhas profissionais e académicas destas mulheres; a identificação dos motivos de afastamento ou de aproximação a estas áreas; a inteleção dos fenómenos sociais e profissionais contribuidores para as desigualdades de género como adjuvantes à sub-representatividade verificada nestas áreas; uma análise de fatores que incorporem, o contexto socioeconómico, os contextos familiares, sociais e até geográficos, como potenciais influenciadores desta realidade; a obtenção de resultados que permitam compilar as possíveis abordagens passíveis de colmatar as lacunas detetadas. Para o decurso desta pesquisa optou-se, metodologicamente, por um estudo de caso. Para o efeito, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas a uma amostra de seis profissionais de relevância nas áreas das Tecnologias do Som em Portugal. A análise dos resultados indicou que há um desequilíbrio de representatividade de género nas áreas das Tecnologias do Som, corroborada pelas participantes do estudo. Apesar da visível sub-representatividade, as participantes afirmam uma integração plena no meio profissional onde atuam. Não obstante esta integração, não deixam de alertar para a instabilidade profissional inerente a estes campos de ação. Como resultados denotámos ainda a fragilidade da instituição escolar na divulgação destas áreas de atuação, assim como uma configuração do tecido social português imbuído em práticas de construção de género e numa diminuta consciência para a igualdade. Este estudo evidenciou também a existência de um preconceito de género generalizado, que quando cúmplice com pressões sociais genderizadas e práticas educativas e profissionais que não acompanham os avanços visíveis em outros aspetos da vida humana, resulta neste fenómeno de sub-representatividade visível nas atividades ou profissões afetas às Tecnologias do Som em Portugal. Pese embora todos os constrangimentos e desafios de género enunciados pelas participantes, ficou manifesta a sua recusa em perpetuar as conceções que circundam a condição feminina na contemporaneidade, e que neste estudo a relaciona com a profissão.
- Som negativo, som encantatório e som membrana: para uma prática de arte sonora com sensibilidade arquitectónicaPublication . Silva, João Luís Maia e; Penha, Rui Luís Nogueira; Cabral, Inês SalselasPartindo do pressuposto de que a relação intrínseca entre som e espaço está na génese das práticas de arte sonora, o presente trabalho é um projecto que pretende expandir esta base conceptual e artística, numa prática de cruzamento desta área com a da arquitectura. Sendo este campo de relação entre som e espaço vasto, abrangendo uma diversidade de práticas artísticas muito considerável, propõe-se uma classificação de abordagens à sua problematização, a partir daquilo que podemos chamar de objecto artístico. Assim, após uma selecção de casos de estudo de obras de arte sonora, propõe-se uma divisão entre obras mais próximas de um entendimento fenomenológico da experiência do espaço acústico, de obras mais próximas de um entendimento do espaço enquanto arquitectura. Este trabalho situa-se neste último campo, numa prática de arte sonora de carácter site-specific, que opera na matéria da arquitectura a partir do som, ou seja, no uso do espaço, nas actividades que desempenhamos aí, na dimensão humana a partir da experiência acústica. Propõe-se ainda, dentro deste campo de acção, uma taxonomia de abordagens artísticas, às quais se dão os nomes de Som Negativo, Som Encantatório e Som Membrana. Esta taxonomia é o que estrutura todo o desenvolvimento do projecto. Este começa por uma selecção de casos de estudo, agora no campo da arquitectura, de espaços construídos cujo estudo da experiência acústica espacial permite construir uma abordagem de interpretação e representação destes. Estes projectos de representação de espaços sonoros têm como objectivo principal a procura por uma adequação das ferramentas do desenho, próprias da prática arquitectónica, a uma prática artística de diálogo com a arquitectura e a experiência do espaço acústico. Por fim, a elaboração de um projecto de intervenção num destes espaços serve como síntese da abordagem construída ao longo do trabalho. Procura-se, em suma, evidenciar as possibilidades que o próprio acto de representar abre no objectivo de transformação poética e artística da nossa vivência do espaço, tendo como base o som.
- Exercícios sonoros sobre a emancipação do som mediados pela tecnologia do século XX/XXIPublication . Churro, João Afonso de Matos Alves Pinto; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues daNeste trabalho foram realizados três exercícios sonoros, os quais foram intitulados de: O Vazio, Desconhecido e Ventoinha 2.0. Para a execução dos mesmos foi importante o pensar sobre o que é emancipação sonora, assim como a sua relação com a tecnologia do século XX e XXI. Para tal, alguns pensamentos importantes foram correlacionados para pensar a música e o som. Autores como Walter Benjamin ou compositores como John Cage, Stockhausen ou Pierre Schaeffer foram, assim, fundamentais para o meu pensamento sobre emancipação sonora que ocorre numa linha contínua com todos os seus antecessores: desde o Krautrock à música minimalista, desde a música industrial até à música ambiente. O projeto foi, então, o fruto deste pensamento – o que pode ser a emancipação sonora – e a importância da tecnologia do século XX e XXI para essa mesma emancipação. Considerando, assim, três exercícios diferentes, em que todos tiveram um pensamento sobre a liberdade sonora e o que pode ou não ser considerado válido como música ou som. Assim sendo, o projeto foi executado fora da linha de pensamento do sistema musical temperado, utilizando uma linguagem musical intuitiva. Neste sentido, foram criados mais desafios de forma a perder controlo sobre o som das fontes sonoras. Portanto, todas estas ideais foram pensadas, de forma a criar desafios sonoros que acabaram por ter uma enorme influência nas composições. Ou seja, a ideia foi trabalhar o som fora da abordagem tradicional, mas sem condicionamentos de uma sonoridade específica: o que me desafiou a compor sobre um som em constante trabalho, numa relação com os instrumentos, numa linguagem que não conheça. Deste modo, a tecnologia teve um papel fundamental, permitindo que conseguisse manipular o som, desenhando-o de uma forma personalizada. Então, através da utilização de pedais de efeitos, microfones e até os próprios instrumentos utilizados por mim, como o sintetizador e a guitarra eléctrica, a tecnologia faz parte das composições tanto quanto eu.
- Processos de repetição e temporalidade em composições surroundPublication . Borges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues daNeste projecto, desenvolvi duas peças sonoras baseadas no uso da repetição: uma centrada na utilização de um drone de guitarra e ondas sinusoidais puras, e outra na utilização de notas arpejadas num sintetizador polifónico. A dissertação divide-se em duas partes fundamentais: contextualização teórica e descrição das peças. A contextualização teórica aborda três temáticas essenciais: temporalidade, repetição e espaço, levantando questões e apresentando conceitos que se adequam ao projecto, a partir de autores fundamentais que os têm abordado, como por exemplo Jonathan Kramer, Taylor, Margulis e até Steve Reich. Na questão da temporalidade, o foco incide no pensamento de Jonathan Kramer sobre a linearidade e a não-linearidade, com destaque para o conceito de tempo vertical e as ideias de estase e presente eterno que lhe estão subjacentes. Quanto à repetição, o foco principal será centrado em Elizabeth Margulis. A autora trabalhou aprofundadamente esta questão, apresentando resultados com estudos de caso e retirando algumas conclusões que ajudam a reflectir sobre a questão da repetição na música e no som. Uma vez que, o projecto se foca num espaço delimitado por 16 altifalantes, pretendo dar foco à localização de sons neste espaço. É feita uma descrição do espaço e do material envolvido que permitiu criar as composições e contexto surround. A monografia será finalizada com a descrição das composições e os vários testes que foram necessários para compreender alguns fundamentos teóricos estudados. A primeira composição foi fortemente influenciada, na forma contemplativa de tocar que é demonstrada pela música de Terry Riley, juntamente com as ideias de não-linearidade apresentadas por Kramer. A segunda composição foi inspirada pelo método do phase shifting utilizado por Steve Reich e pelas minhas leituras sobre o conceito de repetição, a partir do livro de Margulis.
- Jogo de realidade virtual com foco na experiência sonoraPublication . Machado, José Ferreira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Santos, Pedro Emanuel OliveiraDescrição do desenvolvimento de um jogo em realidade virtual, tendo como foco principal o som, a sua importância, qualidade e implementação, como tentativa de elevar o padrão atualmente em vigor para o som nos videojogos. Fez-se o design da experiência, assim como listagens de assets a serem desenvolvidos, tendo sido tratado depois da criação e implementação dos mesmos. Finalmente, realizaram-se sessões de teste, cujos resultados foram depois considerados para o desenvolvimento de projetos futuros. Para este desenvolvimento, utilizou-se o Unity como motor de jogo, FMod como middleware e Google Resonance como plugin de espacialização, tendo-se ainda experimentado, mas abandonado, o uso do Steam Audio.
- Criação sonora e musical para uma curta-metragemPublication . Branco, António Moreira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Marques, José Telmo RodriguesInserido no contexto da curta-metragem Henry!, este projeto tem como objetivo desenvolver uma visão criativa sobre a criação sonora e musical de um filme. Com base no trabalho de autores como Walter Murch e Liz Greene, num enquadramento teórico e contextual, farei as minhas próprias análises de trechos de filmes, seguindo com uma desconstrução da banda sonora do filme Henry!, e concluindo com observações sobre o que foi feito. É pretendido responder a questões como: qual a relação que deve ser estabelecida entre o departamento do som e o realizador? Até que ponto o design de som e a composição musical podem trabalhar juntos para sustentar a história de um filme? Que tipo de trabalho a fusão dessas duas disciplinas envolverá na fase de pré-produção e na rodagem? Que tipo de tratamento devem ter os diálogos, de modo que não sejam prejudicados pela restante massa sonora que os envolve (design de som, música e foley)? É com esperança que o entusiasmo presente no desenvolver deste projeto, seja aparente e apele à mesma postura por parte do leitor principiante interessado em integrar-se neste mundo do trabalho no cinema.
- All the way from Mars: a produção de um EP e considerações sobre a música popPublication . Curva, Bruna Filipa Nobre; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto tem como propósito a composição e produção musical de um EP intitulado All the way from Mars, com o apoio de um enquadramento teórico e contextual da música pop, capaz de comprovar a transcendência de parâmetros utilizados e iniciar uma desconstrução do preconceito que existe no meio erudito/académico em relação a este género. Na formulação dos contributos deste trabalho, emergem diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões que levam a música pop a uma apreciação que não merece grande mérito se não o comercial; que fatores de influência tem este género sobre os ouvintes; a identificação dos motivos pelos quais a pop se torna tão apelativa e comercial; o contexto sociológico como influenciador da sua evolução; a capacidade de elevar um artista pop; identificação de critérios de avaliação e julgamento musical; análise de construção da singularidade. Como resultado, pretende-se promover a música pop, capaz e merecedora de mérito, que torne possível uma apreciação estética ao mesmo nível que outros géneros musicais.
- Caracterização e sampling do órgão da Igreja de Santa ClaraPublication . Moreira, Luís Eduardo Ventura; Santos, Pedro Emanuel Oliveira; Ribeiro, Rui Miguel de Sousa Lima e Sá; Von Röhden, Pedro GuimarãesA arte organística surge por vezes isolada na História, mas percorre na realidade um caminho com múltiplos cruzamentos, aproximações e afastamentos a outras áreas do saber. O objetivo deste trabalho é estudar e estabelecer pontes entre as diferentes áreas científicas e artísticas que integram o restauro do órgão da Igreja de Santa Clara, a caracterização acústica do espaço e a sua gravação para arquivo. A identificação e qualificação, das principais características históricas da organaría Ibérica, da Igreja de Santa Clara e do seu órgão basearam-se numa revisão bibliográfica focalizada. A caracterização acústica do instrumento e do espaço envolvente foi obtida por meio de testes acústicos realizados para determinação de parâmetros objetivos, como o Tempo de Reverberação e a Inteligibilidade da Palavra. A gravação sistemática, e criteriosa de todas as notas produzidas pelos vários registos do instrumento permitiu a sua exata descrição sonora no presente, e constitui material essencial para a futura criação e programação de um instrumento virtual.
- Escutar sobre a paisagem: instalações sonoras em (re)configuração do lugarPublication . Quintais, Tomás Xavier; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues daCom o presente projeto de mestrado procura-se fomentar a exploração e a (re)apreciação dos sons da cidade de Coimbra segundo uma prática de escuta ativa e diferenciada, que assenta numa perspetiva de articulação entre a recolha de gravações de campo in situ, a partir de uma série de caminhadas sonoras efetuadas ao longo da cidade, e a produção de três instalações artísticas inspiradas no trabalho do ecologista norte-americano Bernie Krause. Imersos no contexto de uma nova era geológica, a que atualmente designamos por Antropoceno (Krause, 2021, p. 81), a referida proposta tem por base ideias e reflexões tão fundamentais como a composição acústica dos ecossistemas, as interações sónicas que se estabelecem com os vários intervenientes acustemológicos ou a forma como as diferentes comunidades se expressam com os lugares da cidade. Estes temas serão introduzidos por uma primeira parte teórica, ancorada nas abordagens artísticas e científicas de vários autores, com particular destaque para a área disciplinar dos estudos do som. A componente prática do projeto, por sua vez, pretende traçar novas correspondências auditivas com os sons de Coimbra, baseadas numa experiência de escuta dinâmica, no local, mas também através da implementação artística e conceptual de três instalações sonoras no espaço do Convento de São Francisco, na ocasião do evento “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade. Just Listen!”. Estas obras integram, assim, uma coleção expositiva guiada pelas principais categorias sonoro-paisagísticas descritas por Bernie Krause: a antropofonia, a biofonia e a geofonia (Krause, 2016, pp. 2-8). Por último, a elaboração de um conjunto de estudos empíricos sobre a temática da paisagem, visa responder de que forma a (re)configuração do lugar, diretamente das ruas para um espaço museológico descaracterizado, permite ou não elaborar uma representação paisagística em função dos modelos propostos por Krause e demais seguidores. Enquanto exercício artístico, este é também um exercício metodológico, que alimenta a reflexão em torno das classificações contemporâneas de paisagem.
- A máquina falante: o discurso sonoro através da mediação na peça As Três IrmãsPublication . Leal, Francisco Mendes de Freitas; Cabral, Inês Salselas; Conceição, Marco Paulo BarbosaEsta dissertação pretende analisar o discurso do som mediado e as estratégias adotadas, a partir do estudo de caso do processo técnico-criativo da conceção da sonoplastia e desenho de som da peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, testemunhando a metodologia efetuada e elencar a sua ação na construção dramatúrgica do espetáculo dirigido por Carlos Pimenta, numa coprodução do Ensemble - Sociedade de Actores e Teatro Nacional S. João, apresentada no Teatro Carlos Alberto, no Porto, entre 7 e 14 de Janeiro de 2021. O conceito deste espetáculo, proposto pelo encenador, formaliza a apresentação da peça no contexto de um grupo de atores que se reúne num estúdio de som para gravar As Três Irmãs numa produção de teatro radiofónico. Para tal, baseou-se na exploração da auralidade da peça, procurando elementos auditivos e visuais que pudessem relevar, simultaneamente, o universo sonoro da narrativa e o universo da gravação em estúdio, originando, por esta razão, a majoração da função do som dentro do espetáculo. Assente em duas vertentes que refletem a distinção da prática das atividades do desenho de som e da sonoplastia, buscou-se fabricar cenários e ações na reconstituição da narrativa e procurou-se salientar as relações dos personagens, entre si e no espaço, explorando a manipulação do ponto de escuta através dos microfones, tal como no teatro radiofónico, mas neste caso, devolvidas à audiência recorrendo a um dispositivo eletroacústico desenhado especificamente para esta sala e esta peça. Assim, o dispositivo sonoro estabelece o discurso do som, veiculando palavras e música, objetos e paisagens, configurando o espaço em que ocorrem e produzindo sentidos nas representações aurais dos eventos e na emocionalidade da ação, traduzindo-se, pois, num discurso dramatúrgico em relação com a narrativa. O dispositivo sonoro que permite a experiência sensorial da auralidade poder-se-á considerar, então, uma Máquina Falante. É, simultaneamente, um objeto e o espaço que cria, onde a peça de teatro radiofónico tem a sua projeção pública, como se de um filme se tratasse.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »