Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-03"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Som negativo, som encantatório e som membrana: para uma prática de arte sonora com sensibilidade arquitectónicaPublication . Silva, João Luís Maia e; Penha, Rui Luís Nogueira; Cabral, Inês SalselasPartindo do pressuposto de que a relação intrínseca entre som e espaço está na génese das práticas de arte sonora, o presente trabalho é um projecto que pretende expandir esta base conceptual e artística, numa prática de cruzamento desta área com a da arquitectura. Sendo este campo de relação entre som e espaço vasto, abrangendo uma diversidade de práticas artísticas muito considerável, propõe-se uma classificação de abordagens à sua problematização, a partir daquilo que podemos chamar de objecto artístico. Assim, após uma selecção de casos de estudo de obras de arte sonora, propõe-se uma divisão entre obras mais próximas de um entendimento fenomenológico da experiência do espaço acústico, de obras mais próximas de um entendimento do espaço enquanto arquitectura. Este trabalho situa-se neste último campo, numa prática de arte sonora de carácter site-specific, que opera na matéria da arquitectura a partir do som, ou seja, no uso do espaço, nas actividades que desempenhamos aí, na dimensão humana a partir da experiência acústica. Propõe-se ainda, dentro deste campo de acção, uma taxonomia de abordagens artísticas, às quais se dão os nomes de Som Negativo, Som Encantatório e Som Membrana. Esta taxonomia é o que estrutura todo o desenvolvimento do projecto. Este começa por uma selecção de casos de estudo, agora no campo da arquitectura, de espaços construídos cujo estudo da experiência acústica espacial permite construir uma abordagem de interpretação e representação destes. Estes projectos de representação de espaços sonoros têm como objectivo principal a procura por uma adequação das ferramentas do desenho, próprias da prática arquitectónica, a uma prática artística de diálogo com a arquitectura e a experiência do espaço acústico. Por fim, a elaboração de um projecto de intervenção num destes espaços serve como síntese da abordagem construída ao longo do trabalho. Procura-se, em suma, evidenciar as possibilidades que o próprio acto de representar abre no objectivo de transformação poética e artística da nossa vivência do espaço, tendo como base o som.
- Desenvolvimento de conteúdos didáticos sobre casos de perturbação do desenvolvimento para "serious game" destinado a estudantes de Terapia OcupacionalPublication . Souza, Débora Teles Mezer de; Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vítor; Faias, JoaquimPara além da forma convencionais e clássicas de ensino-aprendizagem, é necessária uma alternativa para mediar, facilitar, desenvolver e estimular os estudantes durante o processo de ensino. Dessa forma, os Serious Game aparecem como uma alternativa atual, tecnológica, contextualizada com o avanço dos videojogos, e pode se consolidar como uma das formas de se mediar conteúdos na área da saúde, inclusive nas licenciaturas em Terapia Ocupacional. O objetivo desse estudo é criar um caso de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção através de um SG na plataforma virtual PETHRA. Este estudo pretende o desenvolvimento de um projeto de criação e inserção de conteúdos didáticos sobre um dos tipos de perturbação de desenvolvimento na infância numa plataforma virtual de SG. Como resultado deste projeto, espera-se que o estudante de Terapia Ocupacional tenha, através da utilização do videojogo, a oportunidade de perceber com clareza sobre todos os detalhes do caso estudado. Concluiu-se que o uso de intervenções pedagógicas tradicionais por parte dos docentes, favorece, até certo ponto, a aprendizagem do estudante. Entretanto, formas alternativas, atuais e contextualizadas com o avanço tecnológico, como o SG, pode ser utilizado para a mediação de conteúdos, a fim de facilitar a aprendizagem.
- A opinião do auditor na questão da continuidadePublication . Cunha, Cátia Cristina de Jesus Moreira; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThe going concern assumption is a fundamental principle in the preparation of financial statements, which indicate that an entity is generally considered from a going concern perspective, in its foreseeable future, with no intention of liquidation. The auditor's assessment of the going concern assumption has been increasingly demanding. On the one hand, as a result of the worldwide financial scandals in recent years, the auditor has been the target of criticism and questioning about his ability to identify situations of alert relating to continuity. On the other hand, this is one of the most difficult and subjective assessments for an auditor, due to its impact, assessing whether or not a company has the capacity to continue its activity can place the company in an even more delicate situation than it is already in. In this context, this work aims to understand how auditors, in the course of their work, assess the continuity of the company, and which indicators - whether economic or non- economic - lead them to consider that the assumption of continuity is found. in cause. The empirical study was developed through a qualitative work, using the content analysis of interviews carried out with several Statutory Auditors, in order to obtain their opinion regarding the way they analyze the continuity assumption and the importance attributed theme in the course of their work.
- Which role plays 2-Hydroxybutyric acid on Insulin resistance?Publication . Sousa, André P.; Cunha, Diogo M.; Franco, Carolina; Teixeira, Catarina; Gojon, Frantz; Baylina, Pilar; Fernandes, RúbenType 2 Diabetes Mellitus (T2D) is defined as a chronic condition caused by beta cell loss and/or dysfunction and insulin resistance (IR). The discovering of novel biomarkers capable of identifying T2D and other metabolic disorders associated with IR in a timely and accurate way is critical. In this review, 2-hydroxybutyric acid (2HB) is presented as that upheaval biomarker with an unexplored potential ahead. Due to the activation of other metabolic pathways during IR, 2HB is synthesized as a coproduct of protein metabolism, being the progression of IR intrinsically related to the increasing of 2HB levels. Hence, the focus of this review will be on the 2HB metabolite and its involvement in glucose homeostasis. A literature review was conducted, which comprised an examination of publications from different databases that had been published over the previous ten years. A total of 19 articles fulfilled the intended set of criteria. The use of 2HB as an early indicator of IR was separated into subjects based on the number of analytes examined simultaneously. In terms of the association between 2HB and IR, it has been established that increasing 2HB levels can predict the development of IR. Thus, 2HB has demonstrated considerable promise as a clinical monitoring molecule, not only as an IR biomarker, but also for disease follow-up throughout IR treatment.
- Análise de produtos de saúde e suplementos alimentares com indicações de uso na Dermatite Atópica e da qualidade dos websitesPublication . Patrícia Alexandra Teixeira Mateus; Oliveira, Ana IsabelNo tratamento não farmacológico da dermatite atópica (DA), os produtos cosméticos e de higiene corporal são de particular relevância. Pode-se também recorrer a dispositivos médicos e a suplementos alimentares. Este estudo teve como objetivo identificar e categorizar os produtos de saúde e suplementos alimentares disponíveis no mercado de venda online, posicionados para a DA. É um estudo descritivo, observacional e transversal. Pesquisaram-se sites de farmácias, postos de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica e ervanárias/lojas de dietética com venda online de produtos de saúde para a DA. Os produtos encontrados foram categorizados e analisados quanto à base científica para a sua indicação. Nos sites, verificou-se a qualidade da informação disponibilizada (ferramenta DISCERN). Dos 24 produtos analisados e relativamente aos produtos cosméticos e de higiene corporal e dispositivos médicos, glicerina, triglicerídeos de ácido cáprico e caprílico e niacinamida foram os ingredientes ativos mais referidos. Nos suplementos alimentares, a vitamina E e os ácidos gordos essenciais foram os mais presentes. Todos os ingredientes analisados apresentam evidências para uso na DA. Dos sete sites analisados, 85,7% classificaram-se como tendo qualidade baixa. As informações contidas nos sites analisados mostraram-se insuficientes, podendo condicionar a escolha adequada do produto e o seu correto uso. A informação disponibilizada deve ser precisa, confiável e completa.
- Critérios de elegibilidade para a inclusão em programas de telerreabilitação em fisioterapia após acidente vascular cerebral - uma revisão scopingPublication . Alves, Ivo Roberto da Silva Gomez Duarte; Silva, Augusta; Lopes, AlexandreA pandemia de COVID-19 desencadeou um conjunto de restrições ao contato físico que afetou os serviços de fisioterapia em todo o mundo, favorecendo a utilização de modelos remotos como a telerreabilitação. O acidente vascular cerebral (AVC), pela forte probabilidade de atingimento de múltiplas funções, cria desafios singulares na elegibilidade de utentes para este novo contexto de atuação. Identificar, mapear e sumariar os critérios de elegibilidade que têm sido adotados para a integração de utentes em programas de telerreabilitação em fisioterapia após AVC. Esta revisão scoping foi reportada de acordo com as diretrizes da PRISMA-ScR. A literatura foi identificada através da pesquisa de dois conceitos principais, “telerehabilitation” e “stroke”, com recurso às bases de dados eletrónicas PubMed (Medline), ScienceDirect e PEDro. Procedeu-se à aplicação de filtros, eliminação de duplicados e seleção de estudos por título, resumo e texto integral. Foram identificados 936 artigos e incluídos na revisão apena s7 estudos. Globalmente, os estudos definiram uma grande variabilidade de critérios para a elegibilidade dos utentes, contudo não consideraram o papel da literacia digital. Excluíram utentes com comprometimento cognitivo-percetivo-sensorial e/ ou motor significativo e com sintomas depressivos. A heterogeneidade metodológica na utilização do contexto da telerreabilitação pela fisioterapia exige que, futuramente, exista maior foco na especificidade dos utentes após AVC e menos nos protocolos de investigação e nos sistemas de telerreabilitação.
- Measurement properties and physiological response types of Step-tests in different clinical populations - a systematic reviewPublication . Laranjeira, Inês Sofia Neves; Montes, António Mesquita; Vilarinho, Rui AlvesExercise capacity assessment is na importante clinical measure. VO2max is the gold standard, measured by cardiopulmonary exercise testing. Nonetheless, it can be difficult to apply, especially in home-based settings. Step tests are a field test type with significant correlation with gold standard, being quick, low cost and easy to learn, however there are multiple protocols, difficulting the choice process in each clinical population. To determine the diferente step tests, corresponding level of evidence of their measurement properties (validaty, reliability and responsiveness) and assess the physiologicalmaximal responses and exercise limitations in any clinical group. The data sources PubMed, MEDLINE, Cochrane Central, PEDRo, LILACS, Web of Science were searched up between 10th and 30th of July, 2021. Studies of any design that reported any measurements properties of the step test and corresponding physiological responses while assessing exercise capacity in any clinical group were selected. One reviewer collected the data and rated the level of quality by COSMIN and study desing quality by QATAS and was posteriorly reviewed by two other reviewers. Forty-three studies were included. 2MST, 3MST, 6MST, 6MSrT, aCST, CST, IST, MIST, PST, SST, SFRST, 3ST×1, STEP, YMCA+1mHRC were identified. Level of evidence was mostly “Low” and “Very low”. Best level of evidence was “Moderate” for criterion validity and reliability of the 6-Minute Stepper Test in COPD patients (r=0.48 – 0.63; ICC = 0.92 – 0.95, respectively) and measurement error on the Adapted Chester Step Test on healthy subjects (SEM = 12,8). Study design quality varied between “Weak” and “Moderate”. Only five studies presented all the physiological variables for maximal response assessment. Only one study documented VO2max plateau. Heart rate and rating of perceivd exertion were the most commonly evaluated physiological variables. Step tests show a ventilatory limitation on respiratory clinical groups, a cardiac limitation on cardiac and metabolic groups and tend to be more symptom limitd on healthy groups. The level of evidence of the measurement properties of the step test is “low” to “very low” while assessing exercise capacity, limiting their applicability on clinical practice. Self-paced step teststend to have submaximal responses while assessing exercise capacity. The 6-Minute stepper Test and 6-Minute Step test are currently the most frequente and investigated tests.
- Instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor na faixa etária dos 0 aos 12 meses - Revisão NarrativaPublication . Magalhães, Bárbara dos Santos; Silva, Cláudia Costa; Ferreira, Joana AlvesO desenvolvimento motor define o processo de mudanças ao nível da função motora do bebé, consistindo num aumento da capacidade de, através do movimento, controlar o seu corpo no espaço de acordo com as tarefas a realizar. Os instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor constituem uma ferramenta importante para o fisioterapeuta que trabalha com a população pediátrica uma vez que permitem classificar e/ou quantificar o comportamento sensório motor da crianças, permitindo a identificação e monitorização de uma eventual disfunção motora. Sistematizar a informação relacionada com os instrumentos de avaliação clínica do desenvolvimento motor, disponíveis para a faixa etária dos 0 aos 12 meses. Após a formulação da questão de pesquisa e definição dos critérios de inclusão e exclusão, procedeu-se à pesquisa dos artigos que objetivavam a validação de instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor em bebés dos 0 aos 12 meses. Esta foi realizada nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Scielo, no período temporal de janeiro de 2000 a Outubro de 2021, tendo a informação sido sistematizada atendendo às características, à nterpretação e às propriedades psicométricas dos instrumentos. A pesquisa resultou em 65 artigos, sendo que, 55 foram excluídos e 10 constituíram a amostra da presente revisão, correspondendo à validação de 6 escalas/testes, nomeadamente a AIMS, DF-mot, GMOS, PDMS-2, TIMP e o TIMPSI. O instrumento com maior número de validações em diferentes países foi a AIMS. Os instrumentos que apresentam melhores propriedades psicométricas são a AIMS e a TIMP. Foi possível sistematizar informação relativamente a seis instrumentos, que permitem a avaliação do desenvolvimento motor em bebés dos 0 aos 12 meses, devendo a sua aplicação ser selecionada de acordo com as características específicas da população a aplicar e das variáveis que se pretende avaliar.
- Expetativas dos stakeholders face ao trabalho do auditorPublication . Silva, Severiana Iracelma Jorge da; Rodrigues, JoãoO objetivo principal deste trabalho consiste em conhecer a forma como os diferentes stakeholders compreendem o trabalho do auditor e as expectativas que são criadas por parte destes. Deste modo, a revisão da literatura foi baseada numa pesquisa em diferentes fontes como, artigos científicos/académicos, jornais, revistas, livros, essencialmente sobre conteúdos relacionados com a temática em estudo, as expectativas dos stakeholders face ao trabalho do auditor. Deparamo-nos com várias opiniões, muitas delas numa base de concordância e outras divergentes, o que tornou a pesquisa interessante. A coleta de dados foi realizada com a utilização de um questionário, dividido em duas partes, a primeira, relacionada com a caraterização dos inquiridos, e a segunda relacionada com a temática em estudo, recorrendo a utilização de escala do tipo Likert para a mensuração da perceção social quanto às responsabilidades do auditor e foram coletadas 99 respostas no total. A análise e interpretação dos dados possibilitou perceber que a sociedade tende a atribuir um alto grau de responsabilidades à auditoria, uma vez que a perceção da sociedade difere do que exige as normas, atribuindo aos auditores responsabilidades que não são de sua competência. Observou-se que os stakeholders possuem expetativas irrealistas tendo em conta as afirmações colocadas na presente pesquisa. Em relação às responsabilidades do auditor, os stakeholders que têm conhecimento das normas, que estudam ou já tenham estudado assuntos relacionados à auditoria obtiveram medidas de posição inferiores as dos outros usuários demonstrando que os estudantes do curso de ciências económicas e financeiras e contabilistas tendem a ter perceções mais realistas do que os demais stakeholders quanto às responsabilidades do auditor. Em geral, o nível de exigência dos stakeholders em relação aos deveres dos auditores, pode ser explicado principalmente pela carência de informações. De tal modo que, aqueles que apresentam um maior nível de conhecimento são os que possuem um menor nível de expetativas e aqueles que possuem um alto nível de expetativas são os que têm um menor nível de conhecimento.
- Corporate governance no setor da eletricidade em PortugalPublication . Santos, Inês Soares dos; Oliveira, Helena Maria da CostaA pluralidade de informação disponível nas organizações conduz muita das vezes ao conflito de interesses das partes intervenientes e poderá afetar a estrutura organizacional e a criação de valor. Neste sentido, é necessária a existência de mecanismos que supervisionem a atuação dos intervenientes da organização e permitam o alinhamento de interesses. A presente dissertação aborda a Corporate Governance (CG) nas Empresas de Eletricidade Cotadas em Portugal e tem como principal objetivo perceber como a CG atua nos diferentes modelos e como os mesmos afetam o desempenho das empresas. O estudo recorre a uma metodologia qualitativa. Numa primeira fase foram analisados os regulamentos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e os relatórios de CG das empresas estudadas de modo a recolher a informação útil e importante no que toca a atuação dos órgãos bem como identificar as recomendações e regras mais usadas. Após esta análise e sistematização foi importante a realização de entrevistas para consolidar e complementar a informação recolhida pelos relatórios. As entrevistas foram analisadas com recurso ao programa Nvivo que contribui para identificar a frequência de palavras e o assunto com maior destaque nas entrevistas. Da análise conjunta foi identificada a estratégia chave para o bom funcionamento da CG e por fim, foram calculados rácios mais relevantes para interpretar a semelhança do desempenho das entidades estudadas. Este trabalho contribui para o estudo do CG em Portugal, descrevendo como empresas do mesmo setor de atividade, com modelos de CG distintos e com formas de atuação dos órgãos distinta podem ter igualmente bom desempenho. Cada empresa acaba por construir uma personalidade e estratégia diferente, mas sem retirar a importante eficácia e eficiência no sistema de regras e condutas entre a informação, administração e controlo.