Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto portuguêsPublication . Pereira, Sandra Maria Amaral; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Coimbra, Daniela da CostaEsta investigação tem como propósito o entendimento da representatividade de género nas profissões afetas às Tecnologias do Som em Portugal. Na formulação da resposta emergem desta investigação diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões pelas quais, em Portugal, se observam tão poucas mulheres nas áreas tecnológicas ligadas ao Som; a deteção dos fatores de influência direta e indireta nas escolhas profissionais e académicas destas mulheres; a identificação dos motivos de afastamento ou de aproximação a estas áreas; a inteleção dos fenómenos sociais e profissionais contribuidores para as desigualdades de género como adjuvantes à sub-representatividade verificada nestas áreas; uma análise de fatores que incorporem, o contexto socioeconómico, os contextos familiares, sociais e até geográficos, como potenciais influenciadores desta realidade; a obtenção de resultados que permitam compilar as possíveis abordagens passíveis de colmatar as lacunas detetadas. Para o decurso desta pesquisa optou-se, metodologicamente, por um estudo de caso. Para o efeito, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas a uma amostra de seis profissionais de relevância nas áreas das Tecnologias do Som em Portugal. A análise dos resultados indicou que há um desequilíbrio de representatividade de género nas áreas das Tecnologias do Som, corroborada pelas participantes do estudo. Apesar da visível sub-representatividade, as participantes afirmam uma integração plena no meio profissional onde atuam. Não obstante esta integração, não deixam de alertar para a instabilidade profissional inerente a estes campos de ação. Como resultados denotámos ainda a fragilidade da instituição escolar na divulgação destas áreas de atuação, assim como uma configuração do tecido social português imbuído em práticas de construção de género e numa diminuta consciência para a igualdade. Este estudo evidenciou também a existência de um preconceito de género generalizado, que quando cúmplice com pressões sociais genderizadas e práticas educativas e profissionais que não acompanham os avanços visíveis em outros aspetos da vida humana, resulta neste fenómeno de sub-representatividade visível nas atividades ou profissões afetas às Tecnologias do Som em Portugal. Pese embora todos os constrangimentos e desafios de género enunciados pelas participantes, ficou manifesta a sua recusa em perpetuar as conceções que circundam a condição feminina na contemporaneidade, e que neste estudo a relaciona com a profissão.
- The promotion of entrepreneurship and its contribution to sustainable development: the Darwin Camp casePublication . Torres, Isabel da Conceição Pontes; Lamas, Marco Aurélio RibeiroPhilosopher Martha Nussbaum argues that society has a responsibility to provide the means to ensure people’s natural abilities can thrive, and therefore ensure that life can be lived sustainably and with dignity (Nussbaum, 2011). In this dissertation I examine how entrepreneurship can be a driver of creation of those means and conditions, as well as the importance of that matter for sustainable development. Addressing concepts that I consider crucial to the discussion, such as social entrepreneurship, circular and solidarity economy, the role of the private sector and corporate social responsibility, without forgetting the multicultural world in which we live and how intercultural competencies are, nowadays, mandatory to ensure the success of both personal and corporate relations. I then use the Darwin Camp project to demonstrate how all the presented hypothesis turn out in the real world. From literary research to my personal experience as a 6-month intern in one of the companies at the Camp, and the surveys and interviews I conducted there, I was able to conclude that a social oriented business, that cares for the community and the environment, will help establish the bridge between profit and people and perhaps be the great tool to find the solutions to the social and environmental problems we face these days. In general terms, entrepreneurship must be linked with a balance between creativeness, profit-making and problem-solving character, both for ensuring companies’ competitive advantages and a livable and dignified world for future generations.
- Digital Project management in a multicultural environment: the experience at trasnperfectPublication . Fuccio, Nicole; Lamas, Marco Aurélio RibeiroThe following report is carried out as the final work of the master’s degree in Intercultural Studies for Business at the Porto Accounting and Business School (ISCAP), part of the Polytechnic Institute of Porto. It aims to present a detailed reflection and analysis of my 6-month curricular internship which took place in the Netherlands between January 11th and June 30th 2021 at TransPerfect, an international family of companies offering a wide variety of language services and technology solutions to help global businesses operate worldwide marketplace. As pillars of this company, intercultural communication, and cross-cultural management, as well as their relevance and impact in today's business world, are outlined. The report’s focus will then shift to an overview of the language service industry and an elaborate characterization of the host company. From this perspective, I analysed my role as an intern in a digital project management team that allowed me to confirm the theoretical framework of my research: intercultural competence and an efficient cross-cultural management are the key for the success of an international business, especially in the language service industry.
- Desenvolvimento do plano estratégico do evento digital AdSummitPublication . Gomes, Carolina Rodrigues Ferreira de Sousa; Silva, Pedro Bruno Mendonça da; Almeida, Sílvio TiagoA crescente evolução tecnológica, a par das condicionantes provocadas pela pandemia atualmente vivida devido ao novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que impede aglomerados e contactos físicos, impulsionaram a expansão dos eventos digitais. Sendo este um formato cada vez mais utilizado e com um maior número de ferramentas associadas para a sua execução, surge uma maior competitividade neste setor e, embora este conceito estivesse já presente na indústria de eventos, só agora é aprofundada a literatura sobre esta temática, nomeadamente acerca das vantagens e desvantagens que apresenta, bem como as ferramentas que potenciam a sua dinamização, face aos eventos presenciais. O principal objetivo deste projeto passa por desenvolver o plano estratégico referente à segunda edição do AdSummit, um evento digital totalmente dedicado ao tema da publicidade online. Pretende-se, assim, avaliar a primeira edição para identificar problemas e propor estratégias, nomeadamente, a nível de gestão de marca e comunicação, que contribuem para afirmar a estratégia de posicionamento do AdSummit e contornar os problemas detetados. Para avaliar a primeira edição do evento e fazer um diagnóstico dos aspetos a melhorar, é abordada uma metodologia qualitativa de Estudo de Caso, recorrendo às técnicas de pesquisa auxiliares de análise documental, questionário e entrevista com análise qualitativa. Para elaborar as propostas para a segunda edição, recorre-se a uma metodologia de Plano Estratégico, seguindo as etapas comuns do Plano de Marketing, onde se integram as principais tarefas desenvolvidas até ao momento, bem como as várias propostas para melhorar a nova edição do evento. Deste estudo, conclui-se que os eventos digitais são um instrumento de marketing poderoso para a entidade fundadora, uma vez que contribuem para a afirmação e desenvolvimento da estratégia de posicionamento, para gestão de marca em torno de atributos que criam valor e para a construção de relações fortes e duradouras com o público-alvo.