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- Estigma e literacia nos profissionais da Póvoa de Varzim - "A doença mental não é um bicho de 7 cabeças"Publication . Pinho, Catarina Isabel da Costa; Sousa, Sara de; Almeida, Raquel Simões de; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Marques, AntónioO estigma perante a doença mental tem assumido grande destaque, tendo em conta o aumento das atitudes e comportamentos por parte da sociedade. No entanto, estas atitudes e comportamentos não existem apenas na população em geral, mas também são prevalentes nos profissionais ligados à área da saúde mental, sendo a literacia em saúde mental uma das principais barreiras associadas a esta problemática. Neste contexto, a promoção da literacia em saúde mental constitui uma oportunidade e desafio de saúde pública. O principal objetivo do estudo é analisar o conhecimento em saúde mental, e as atitudes e comportamentos estigmatizantes dos profissionais, em diferentes instituições de saúde da Póvoa de Varzim, bem como a influência de algumas variáveis sociodemográficas. Foi realizado um inquérito presencial a profissionais de entidades públicas de saúde do concelho da Póvoa de Varzim (N=58), recorrendo-se a um questionário sociodemográfico, as escalas MHPK-10 e RIBS, e ao questionário CAMI. Realizou-se ainda análise da relação das escalas utilizadas e algumas variáveis sociodemográficas. A escala MHPK-10 indica que a amostra apresenta um elevado nível de conhecimento em saúde mental, sendo que apenas se constataram diferenças significativas ao nível do género (p=0,109), onde o sexo feminino obteve valores mais elevados. A Escala RIBS, indica que no geral os profissionais apresentaram comportamentos estigmatizantes face às pessoas com doença mental, no entanto, a variável habilitações académicas influência esse comportamento, uma vez que quanto maior for o nível académico, maior o comportamento discriminatório (p=0,037). No Questionário CAMI constata-se que os participantes apresentaram valores reduzidos, no que se refere a atitudes estigmatizantes em relação às pessoas com doença mental. Nesta escala apenas se verificaram diferenças significativas entre o grupo de solteiros e de divorciados (p=0,023) e existiu ainda correlação com as variáveis idades (p=0,001) e habilitações académicas (p˂0,001), sendo que quando aumenta a idade, aumentam as atitudes e quando aumenta o grau académico, diminuem as atitudes estigmatizantes. No geral, e apesar de existir influência das variáveis em estudo, os participantes apresentam elevados níveis de conhecimento relativamente à saúde mental, e comportamentos e atitudes estigmatizantes reduzidas face a pessoas com doença mental. Considera-se importante alargar este estudo a uma população de profissionais mais abrangente, uma vez que existiram limitações que restringiram a diversidade de resultados neste estudo.
- All the way from Mars: a produção de um EP e considerações sobre a música popPublication . Curva, Bruna Filipa Nobre; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto tem como propósito a composição e produção musical de um EP intitulado All the way from Mars, com o apoio de um enquadramento teórico e contextual da música pop, capaz de comprovar a transcendência de parâmetros utilizados e iniciar uma desconstrução do preconceito que existe no meio erudito/académico em relação a este género. Na formulação dos contributos deste trabalho, emergem diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões que levam a música pop a uma apreciação que não merece grande mérito se não o comercial; que fatores de influência tem este género sobre os ouvintes; a identificação dos motivos pelos quais a pop se torna tão apelativa e comercial; o contexto sociológico como influenciador da sua evolução; a capacidade de elevar um artista pop; identificação de critérios de avaliação e julgamento musical; análise de construção da singularidade. Como resultado, pretende-se promover a música pop, capaz e merecedora de mérito, que torne possível uma apreciação estética ao mesmo nível que outros géneros musicais.
- Utilização do estudo dinâmico com contraste semiquantativo e do coeficiente de difusão aparente na avaliação do carcinoma prostáticoPublication . Magalhães, Ana Filipa Mendes; Adubeiro, NunoA Ressonância Magnética Multiparamétrica (RMMP) é um método de imagem amplamente utilizado no estudo do carcinoma da próstata (CAP). A combinação de imagens anatómicas ponderadas em T1 e T2 com técnicas funcionais como a imagem ponderada em difisão (Difusion-Weighted Imaging-DWI) e o estudo dinâmico com contraste (Dynamic Contrast Enhanced – DCE) permitem identificar e loalizar lesões suspeitas de CAP, bem como auxiliar no diagnóstico diferencial de patologias benignas. O coeficiente de difusão aparente (Apparent Diffusion Coeficient – ADC) apresenta um enorme potencial enquanto biomarcador na diferenciação entre CAP e tecido normal. O DCE através da análise semiquantitativa, mostra-se também, promissor nessa diferenciação. O objetivo geral deste estudo foi avaliar o papel do DCE e DWI no estudo do carcinoma prostático com particular enfoque na avaliação da performance diagnóstica das métricas da DWI monoexponencial e DCE semiquantitativa na diferenciação entre tumores e tecido normal. Para o efeito foi realizado um estudo retrospetivo, que incluiu 88 doentes com diagnóstico de CAP confirmado histologicamente a partir de amostras colhidas por biópsia e/ou prostatectomia radical. Para análise da DWI foram utilizados dois métodos de delineação da região de interesse ((ROI – Region of interest). O primeiro delimitando a margem da lesão e o segundo com tamanho fixo de 20 mm2 aplicada à área central da lesão, ambas utilizando a imagem de DWI do valor de b 2000 s/ mm2 como referência. Para o tecido normal foi definido uma ROI de forma manual num único corte com tamanho fixo de 20 mm2. Foram calculados os valores de ADC mínimo, médio e máximo para cada lesão, assim como para o tecido normal. Para análise do DCE foi utilizada uma ROI com tamanho compreendido entre 20-21mm2 no local da lesão previamente identificada no estudo de DWI e T2w e colocada também uma ROI de tamanho idêntico no tecido normal. Foram extraídos os parâmetros semiquantitativos de tempo até ao pico (Time to peak – TTP), taxa de wash-in (wash-in rate – WIR) e taxa de wash- out (wash-out-rate – WOR). Foi realizada a análise estatística das métricas do ADC e DCE. As curvas ROC (Receiver Operating Characteristic) e a respetiva área sob a curva (AUC – área under the curve) foram estimadas para cada métrica da DWI e DCE para diferenciar CAP de tecido normal. Na DWI em ambos os métodos de delineação da ROI, os valores de ADC foram inferiores no CAP comparativamente com o tecido normal. O método de ROI de tamanho fixo apresentou globalmente melhor desempenho tendo sido o ADC máximo a métrica com maior performance global com uma AUC de 100%, e acurácia de 100%, para um valor de cutoff de 0,848x10-3 s/ mm2. Na na´lise do DCE, o parâmetro TTP apresentou a melhor AUC (71,8%), com sensibilidade, especificidade e acurácia de 79,5%, 58% e 68,8% respetivamente, com um valor de cutoff de 130,4s. O ADC apresenta um enorme potencial na diferenciação entre tecido normal e maligno, sendo que a metodologia de definição da ROI para medição dos valores de ADC influencia a performance global do modelo. Por outro lado a análise semiquantitativa do DCE utilizando o TTP como referência, apresenta um papel mais modesto nessa diferenciação.
- Do órgão ao piano e do piano ao órgão – análise e interpretaçãoPublication . Cruz, Fernando Manuel Lopes da; Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges; Soares, Rui FernandoApesar de apresentarem mecanismos de produção de som completamente distintos, tanto o piano como o órgão utilizam o teclado como ponte entre o instrumentista e o instrumento. Performances de pianistas ao órgão e de organistas ao piano são por isso relativamente frequentes. Há, para além disso, uma considerável partilha de reportório entre os dois instrumentos, quer por meio de adaptações quer por meio de transcrições, acompanhadas por uma ampla produção bibliográfica que foi procurando estabelecer diretrizes para a prática de transcrições de órgão para piano e vice-versa. A partir dum estudo comparativo entre a) duas obras de Bach para órgão — “Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ” BWV 639 e o Prelúdio e Fuga em Dó M BWV 547 e as suas transcrições para piano, respetivamente realizadas por Busoni e Liszt e b) as Variations Sérieuses para piano de Mendelssohn e a sua transcrição para órgão da autoria de Reitze Smits, pretende-se perceber até que ponto as opções tomadas pelos transcritores e as estratégias interpretativas que elas sugerem se relacionam com as características organológicas de cada um dos instrumentos.
- A Conciliação da Vida Profissional e Familiar na Economia Social – diferenças de géneroPublication . Antunes, Sofia Santos; Meira, Deolinda Maria Moreira Aparício; Nunes, Maria da Conceição de Castro SousaO direito à conciliação da vida profissional e familiar assume uma grande importância para os/as trabalhadores/as e para as organizações da economia social. Devido à diversidade dos papéis de género, este direito pode ser vivenciado de forma diferente. Estamos perante um direito social alinhado com os princípios e valores da economia social, com os Princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente o da igualdade de género e o do trabalho digno. Neste contexto, estas organizações da economia social encontram-se num plano ideal para a promoção de boas práticas de conciliação da vida profissional e familiar. Este estudo pretendeu compreender os obstáculos e facilitadores à conciliação da vida profissional e familiar na economia social. Adotou-se uma metodologia quantitativa, tendo sido recolhidos dados através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra final integra 414 trabalhadores/as das organizações da economia social. A análise dos resultados evidenciou que estas organizações promovem a conciliação da vida profissional e familiar, não se verificando diferenças substanciais entre os géneros quanto aos obstáculos e facilitadores. Concluiu-se que a inexistência de serviços e/ou protocolos de saúde e bem-estar físico e mental é considerado um dos maiores obstáculos e dos que mais dificulta a conciliação. A influência da vida profissional na vida familiar é maior em relação à influência da vida familiar na vida profissional. Constatou-se que estas organizações fomentam um bom clima organizacional e a comunicação interna, o que permite a promoção da conciliação e de facilitadores com destaque para a facilitação na comunicação com a equipa/superiores sobre questões relacionadas com compromissos/obrigações familiares. Verificou-se um alto nível de satisfação/ realização no trabalho. Deste modo, estas organizações, em virtude dos princípios e valores que as orientam, promovem a conciliação e ambientes saudáveis de trabalho.
- Na arte de abençoar e diabolizar: as sálvias, as papoulas, os cannabis, as pragas, as vaidades, as ânsias, as ganâncias, as invejas, as vidas e as respostasPublication . Rodrigues, Ricardo Alexandre CardosoRessonante, da argila humana, um profundo e fundamental vazio, uma carência real (nem sempre objetiva), um excesso de futuro, uma frustração insuperável, um desligamento essencial do “eu”, quer no tempo, quer no espaço, ora, pela constante de reivindicações perniciosas, a partir das perceções dos “eus” do outro, seus sucessos, suas conquistas, pela eterna objetificação dos propósitos, etc., revisitada, assim, a corrupção do espírito humano. Entre véus, espelhos, perdido, solto, desconectado, por entre os sonhos, vaidades, narcisos, ânsias, ganância e invejas, numa (a sua) eterna busca pela consoladora matriz, referência, graal, o princípio, a verdade, a (sua) fonte legitimadora, ora, tão perfeita, quão humana, quão sua, ora, tão imaculada, quão inútil, inacessível, plástica, sempre volúvel aos olhos de quem nela se percebe/ observa/ nutre.
- Quantificação de compostos fenólicos nas plantas Euphorbia paralias e Euphorbia hirsutaPublication . Moreira, Liliana Isabel Silva Queirós; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Pinho, Cláudia Marta Libreiro deAs plantas apresentam fitoquímicos de elevado interesse, mas a composição de muitas espécies permanece por explorar, como as do género Euphorbia. O objetivo do estudo foi otimizar e revalidar um método analítico para quantificação de compostos fenólicos, por cromatografia líquida de elevada eficiência, aplicado a extratos de Euphorbia hirsuta. A análise realizou-se em fase reversa, com fase estacionária de octadecilsílica, e mistura de metanol, acetonitrilo e água acidificada com ácido acético, como fase móvel. O método foi otimizado para analisar ácido gálico, quercetina-3-glucósido e rutina. Avaliou-se a linearidade, sensibilidade, precisão, exatidão, limites de deteção e quantificação. O método foi linear entre 3,37-47,61 µg/mL (R˃0,999), o coeficiente de variação ˂15% e exatidão entre 93-113%. Os limites de quantificação foram: 0,23 µg/mL (ácido gálico), 2,98 µg/mL (quercetina-3-glucósido) e 0,44 µg/mL(rutina). Com base nestas e em calibrações de outros compostos, detetou-se: quercetina-3-glucósido (19980 µg/g), rutina, ácidos cafeicos (460 µg/g), clorogénico (740 µg/g) e gálico (27440 µg/g) (extrato aquoso de E. paralias); hesperidina, quercetina-3-glucósido, rutina, ácidos clorogénico (880 µg/g) e gálico (5180 µg/g), (extrato aquoso de E. hirsuta). Estes resultados preliminares são pioneiros na quantificação de compostos fenólicos nestas plantas. Estudos futuros são necessário para a quantificação destes compostos.
- O impacto da inteligência artificial no customer journeyPublication . Moura, Simone Pinto Marques; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosA presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor.
- A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e YPublication . Barbosa, Andreia Filipa Correia; Rodrigues, Maria Antónia Gonçalves; Oliveira, Luciana Gomes deO acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores.
- Fatores que condicionam a decisão de compra no comércio eletrónico: o caso Covet HousePublication . Rocha, Cláudia Daniela Moutinho da; Pinto, José Agostinho de Sousa; Costa, Eusébio Ferreira daA evolução constante do mercado impulsiona a mudanças no comportamento dos consumidores, assim como das organizações. Desta forma, verifica-se que o comércio eletrónico ganha cada vez mais relevância, uma vez que permite às empresas ganhar mais visibilidade e criar uma relação mais próxima com os seus clientes. Para estes, observa-se que é um meio mais cómodo em comparação com a compra em lojas físicas. A presente dissertação tem como finalidade identificar e analisar quais os fatores que mais influenciam o consumidor no processo de compra online, mais especificamente no momento em que abandonam as compras. Inicialmente, foi feita uma revisão de literatura que aborda o comportamento do consumidor, de forma a relacionar o o seu perfil com as suas ações no momento da compra online. Para além disso, foram também identificados e analisados os motivos que levam os consumidores a abandonar as compras online. Para a realização desta investigação, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, que se incidiu na empresa Covet House. A Covet House é uma marca portuguesa que comercializa mobiliário de luxo. Por fim, identificaram-se quais as principais tendências e padrões no abandono de compras no meio online através da análise das plataformas Google Analytics, Capturly, website e redes sociais. Através destas plataformas foi possível analisar diversas métricas, e compreender o caminho do consumidor no website. Através da análise de dados e de feedback é possível verificar as principais tendências e padrões do comportamento do consumidor no negócio eletrónico.