Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Som negativo, som encantatório e som membrana: para uma prática de arte sonora com sensibilidade arquitectónica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
João_Silva_MATS_2021.pdf11.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Partindo do pressuposto de que a relação intrínseca entre som e espaço está na génese das práticas de arte sonora, o presente trabalho é um projecto que pretende expandir esta base conceptual e artística, numa prática de cruzamento desta área com a da arquitectura. Sendo este campo de relação entre som e espaço vasto, abrangendo uma diversidade de práticas artísticas muito considerável, propõe-se uma classificação de abordagens à sua problematização, a partir daquilo que podemos chamar de objecto artístico. Assim, após uma selecção de casos de estudo de obras de arte sonora, propõe-se uma divisão entre obras mais próximas de um entendimento fenomenológico da experiência do espaço acústico, de obras mais próximas de um entendimento do espaço enquanto arquitectura. Este trabalho situa-se neste último campo, numa prática de arte sonora de carácter site-specific, que opera na matéria da arquitectura a partir do som, ou seja, no uso do espaço, nas actividades que desempenhamos aí, na dimensão humana a partir da experiência acústica. Propõe-se ainda, dentro deste campo de acção, uma taxonomia de abordagens artísticas, às quais se dão os nomes de Som Negativo, Som Encantatório e Som Membrana. Esta taxonomia é o que estrutura todo o desenvolvimento do projecto. Este começa por uma selecção de casos de estudo, agora no campo da arquitectura, de espaços construídos cujo estudo da experiência acústica espacial permite construir uma abordagem de interpretação e representação destes. Estes projectos de representação de espaços sonoros têm como objectivo principal a procura por uma adequação das ferramentas do desenho, próprias da prática arquitectónica, a uma prática artística de diálogo com a arquitectura e a experiência do espaço acústico. Por fim, a elaboração de um projecto de intervenção num destes espaços serve como síntese da abordagem construída ao longo do trabalho. Procura-se, em suma, evidenciar as possibilidades que o próprio acto de representar abre no objectivo de transformação poética e artística da nossa vivência do espaço, tendo como base o som.
Assuming that the intrinsic relationship between sound and space is at the genesis of sound art practices, the present project aims to expand this conceptual and artistic base, in a practice of crossing this area with that of architecture. Given that this field of relationship between sound and space is vast, encompassing a very considerable diversity of artistic practices, a classification of approaches to its problematization is proposed, from the viewpoint of its artistic object. Thus, after a selection of case studies of sound art works, a division is proposed between works closer to a phenomenological conception of the experience of acoustic space, from works closer to an understanding of space as architecture. This work is situated in this last field, in a site-specific sound art practice, which operates in the subject matter of architecture from sound, that is, in the use of space, in the activities we carry out there, in the human dimension mark of the acoustic experience. It is also proposed, within this field of action, a taxonomy of artistic approaches, which are called Negative Sound, Enchanting Sound and Membrane Sound. This taxonomy is what structures the entire development of the project. This begins with a selection of case studies, now in the field of architecture, of built spaces whose study of the spatial acoustic experience allows the construction of an approach to their interpretation and representation. These projects for the representation of sound spaces have as their main objective the search for an adaptation of drawing tools, typical of architectural practice, to an artistic practice of dialogue with architecture and the experience of acoustic space. Finally, the elaboration of an intervention project in one of these spaces serves as a synthesis of the approach built throughout the work. In short, it seeks to highlight the possibilities that the very act of representing opens up in the search for the poetic and artistic transformation of our experience of space, based on sound.

Description

Keywords

Espaço acústico Arquitectura aural Arte sonora Site specific Desenho Acoustic space Aural architecture Sonic arts Drawing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License