ESS - DM - Terapia da Fala
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- Abordagens de preparação vocal utilizadas no teatro em Portugal : contributos para a terapia da falaPublication . Mondim, Inês Monteiro; Araujo, Pedro André Guerreiro Martins; Belo, SaraNo teatro, a voz constitui um dos elementos essenciais para o ator, onde a preparação vocal é encarada como um pré-palco. Atualmente, estão descritas diferentes metodologias de preparação vocal, usualmente, utilizadas por professores de voz, mas também por terapeutas da fala. Contudo, em Portugal, esta realidade está pouco estudada, pelo que é importante, conhecer-se quais as abordagens de preparação vocal utilizadas nos espetáculos de teatro, de forma a que o terapeuta da fala ajuste a sua intervenção junto dos atores. Realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com recurso a observações de ensaios e a entrevistas. Observaram-se três processos de preparação vocal e realizaram-se seis entrevistas a professores de voz e encenadores. Verificou-se que as abordagens de preparação vocal utilizadas são adaptadas pelo professor de voz, e que integram múltiplas influências. Foi reconhecida a importância da preparação vocal, que deve ser conduzida por um especialista em voz, que para além dos conhecimentos específicos na área da voz, deve compreender as particularidades da prática cénica. Ao terapeuta da fala foi reconhecido um papel na reabilitação e saúde vocal, mas não no trabalho de preparação vocal como o ator. As competências específicas do preparador vocal foram evidenciadas, dando orientações para formação complementar.
- Análise Multivariada de Propriedades Acústicas da voz para a Caracterização do GéneroPublication . Pereira, Teresa Dias; Araújo, André Guerreiro MartinsIntrodução: A análise acústica contribui com dados objetivos na caracterização da voz normal e patológica. O Terapeuta da Fala intervém em quadros clínicos com comprometimento da perceção do género na voz dos falantes. A caracterização acústica do género pode revelar-se importante na avaliação e intervenção nestes casos. Objetivo: analisar as propriedades acústicas da voz associadas à caracterização do género em falantes de Português Europeu (PE). Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de carácter analítico transversal em 15 homens e 15 mulheres (18-25 anos) normofalantes de PE. Analisaram-se as diferentes amostras de voz e extraíram-se medidas aerodinâmicas e acústicas de curto e longo termo. Os resultados foram obtidos a partir da estatística inferencial e multivariada. Resultados: A fo média, DP, alpha e (H1-H2) LTAS são superiores nas mulheres, a Extensão Vocal e CPP são superiores nos homens . As combinações de medidas representativas nos homens incluem fo, foDP, gama, HNR, jitter e shimmer, enquanto nas mulheres incluem fo, CPPS, jitter e shimmer. As medidas com mais peso na amostra total são mais próximas das obtidas nos homens. Conclusões: Este estudo demonstra a pertinência de estudar combinações de parâmetros acústicos na caraterização do género e aponta hipóteses para estudos futuros.
- Avaliação complementar da voz através de medidas acústicas de longo termo em vozes disfónicasPublication . Faria, Joana Costa Frutuoso; Araújo, André Guerreiro MartinsA avaliação acústica da voz inclui medidas acústicas de curto ou longo termo, sendo as primeiras as mais utilizadas na pratica clínica. Contudo, apresentam limitações, sobretudo na análise da fala encadeada. O objetivo desta investigação foi estudar a contribuição de tarefas de fala encadeada, medidas acústicas de longo termos e medidas combinadas para complementar a avaliação da qualidade vocal, tendo como referência medidas de curto e áudio-percetivas. Realizou-se um estudo analítico, observacional, quantitativo e transversal. Doze indivíduos, com e sem disfonia, foram sujeito a avaliação por ORL, gravação da voz (vogal sustentada e leitura em diferentes intensidades) e avaliação áudio-percetiva (por três peritos, usando a escala CAPE-V adaptada) ficando distribuídos por três graus: sem alterações, grau ligeiro e grau moderado de disfonia. Foram calculadas medidas de curto e longo termo e da análise estatística (correlação de Person) concluiu-se que tarefas de leitura em diferentes intensidades são importantes na avaliação acústica, verificando-se correlação inversa entre a dinâmica de intensidades, (H1-H2)ltas, CPPS fala e CPPSvogal e o grau de disfonia. Verificou-se também, a relevância dos índices DSI e AVQI na caracterização do grau de disfonia. Foram feitas considerações sobre as práticas de avaliação vocal pelos terapeutas da fala para uma melhor caracterização vocal.
- Caracterização das práticas profissionais dos Terapeutas da Fala na intervenção com a pessoa com laringectomia total em PortugalPublication . Carvalho, Raquel Cristina Roque da Silva; Araújo, Pedro André Guerreiro MartinsO cancro da laringe é uma das variantes mais frequentes de cancro da cabeça e pescoço e interfere significativamente na qualidade de vida dos pacientes. Em casos mais avançados a abordagem de eleição é a cirúrgica, a qual provoca sequelas. O terapeuta da fala é um dos Profissionais responsáveis pela reabilitação da pessoa com laringectomia total. O presente estudo pretende caracterizar as práticas dos terapeutas da fala na intervenção com a pessoa com laringectomia total em Portugal. A investigação é de caráter observacional e descritivo e de natureza quantitativa. Elaborou-se e disponibilizou-se um questionário, tendo-se obtido 160 respostas. 24 profissionais afirmam ter alguma ou muita experiência nesta área, exercendo predominante em hospitais, individualmente, semanal ou bissemanalmente. O atendimento ocorre maioritariamente nas fases pós-cirúrgicas imediata ou recente e as opções de reabilitação da voz mais frequentes são: voz traqueoesofágica e voz esofágica. O paciente e a sua família são integrados na reabilitação. Como abordagens referem também a reabilitação da: deglutição, respiração, olfato e utilização de meios de comunicação aumentativa e alternativa. A restante amostra manifesta estar pouco informada nos vários domínios, não se identifica e afirma ter falta de oportunidades para trabalhar na área.
- Caracterização do desenvolvimento lexical de crianças ciganasPublication . Santos, Joana Filipa Martins dos; Magina, Eugénia VieiraO desenvolvimento de competências lexicais é um preditor do sucesso escolar, sendo o período pré-escolar a altura de maior desenvolvimento lexical da criança. A escassez de estudos sobre a língua cigana em Portugal lançou o desafio de estudar o desenvolvimento lexical das crianças das comunidades ciganas de Grijó. Caracterizar o desenvolvimento lexical de crianças entre os3 e 6 anos e 6 meses, da comunidade cigana de Grijó, ao nível do número de palavras produzidas, de classe de palavras e categorias semânticas utilizadas. De natureza quantitativa, observacional. Foi aplicada a prova de vocabulário do teste de linguagem infantil -ABFW e gravada uma sessão de brincadeira livre entre as crianças de etnia cigana. A amostra foi composta por 9 crianças. As crianças apresentaram maior percentagem de nomeação de palavras nos campos lexicais de móveis e utensílios, animais e alimentos. As crianças de 6 anos foram as únicas que utilizaram palavras das diferentes classes, com exceção das conjunções, não utilizadas por nenhuma criança. As crianças demonstraram evolução na produção lexical, em quantidade e variedade de classes de palavras, nas diferentes faixas etárias, embora se encontrem abaixo do sugerido na literatura para o desenvolvimento de crianças não ciganas.
- Caracterização do Evento Acústico em Ataques Ramificados (Oclusiva+Rótico) no Português EuropeuPublication . Gomes, Liliana Sequeira; Rodrigues, Susana; Patrício, BrígidaCom a presente investigação pretende-se caracterizar o evento acústico presente em ataque ramificado (oclusiva+rótico) no Português Europeu (PE). Trata-se de uma investigação de carácter observacional-descritivo, de natureza quantitativa. Para a presente investigação recorreu-se a parte dos dados armazenados na base de dados utilizada no estudo de Rodrigues (2015). Os dados dizem respeito a produções de 10 adultos, sem patologia, falantes do PE (variante do sul do país). Foram analisadas 35 produções (5 repetições de 7 palavras diferentes), por participante. Os resultados obtidos mostram o efeito significativo da vogal nuclear nos valores de frequência do evento acústico. No entanto, os resultados mostram uma tendência clara para a centralização dos valores de frequência deste evento. Quanto à realização fonética do rótico, verifica-se que esta não tem impacto nos valores de frequência do vento acústico e influência significativamente à duração do evento acústico. Este estudo contribui com dados empíricos acerca do evento acústico, importantes para a compreensão do fenómeno de aquisição de sons e melhor compreensão das perturbações dos sons da fala no que se refere a produções que impliquem ataques ramificados.
- Contributo para a tradução e validação do Assessment for living with Aphasia (ALA)Publication . Teixeira, Sónia Raquel Oliveira; Patrício, Ana Brígida FranciscoO Assessment for Living with Afasia (ALA) é um instrumento de avaliação do impacto da afasia na vida da pessoa, desenvolvido no Aphasia Institute. É comstituído por 45 questões acompanhadas por suporte pictográfico, foi construído através de uma base conceptual, a A-FROM e propõe-se a medir o impacto da afasia nos diferentes domínios na vida da pessoa. O ALA é composto por diferentes recursos, sendo eles: Instructional Manual, Record Booklet, Pictographic Booklet, Scoore Sheet, Rating Scale e DVD de aplicação. Traduzir e adaptar culturalmente o Instructional Manual, Record Booklet, Pictographic Booklet, Scoore Sheet do ALA para a população portugesa e aferir a sua validade de conteúdo. A tradução e adaptação para o PE passou pelas seguintes fases: tradução, retroversão, painel de peritos e cognitive debriefing. A versão harmonizada para o PE foi analisada pelos especialistas para aferição da validade de conteúdo. Durante as fases do processo metodológico, foram realizadas mudanças para garantir a adaptação semântica e conceptual, idiomática e cultural. Todos os recursos traduzidos e adaptados obtiveram índices de validade de conteúdo superiores a 0,80. O Manual de Instruções, o Caderno de Registo, o Caderno Pictográfico e a Folha de Pontuação do ALA foram traduzidos e adaptados culturalmente para o Português Europeu, demonstrando uma validade de conteúdo aceitável.
- Critérios para a seleção de alvos na intervenção em perturbação dos sons da falaPublication . Costa, Sofia; Patrício, Ana Brígida Francisco; Correia, Ana Catarina Baptista de Jesus; Rodrigues, Susana Filipa ViegasA perturbação dos sons da fala é uma das alterações mais prevalentes na infância. O terapeuta da fala deverá selecionar os alvos de intervenção que permitirão suprir as dificuldades de fala de forma eficaz. Identificar critérios de seleção de alvos utilizados pelos terapeutas da fala, em Portugal, para intervir junto de crianças dos 3 aos 6 anos, com perturbação dos sons da fala. Averiguar a existência de associação entre critérios de seleção de alvos e ano de conclusão do curso, formação complementar e percentagem de crianças com perturbação dos sons da fala. Questionário de Brumbaugh e Smit (2013) traduzido e adaptado culturalmente. Os resultados foram analisados recorrendo a estatística descritiva inferencial. Obtiveram-se 128 questionários. Critérios de seleção de alvos mais utilizados foram consciência fonológica, tradicionais, competências de planeamento motor e processo fonológicos. Obteve-se apenas associação entre os critérios de seleção de alvos e “Ano de Conclusão do Curso” e “Percentagem de Crianças com Perturbação dos Sons da Fala”. Maior propensão no uso de critérios de base fonológica. Critérios de seleção de alvos mais empregues são os de consciência fonológica. Implementação de critérios é mais influenciada pela “Percentagem de Crianças com Perturbação dos Sons da Fala”.
- Fatores preditores da prontidão escolar em crianças de entrada condicional no primeiro cicloPublication . Vieira, Margarida Nobre; Gonçalves, Maria João Moreira; Borges, Janete da SilvaA prontidão escolar é um conceito amplo, que nos indica se a criança está preparada para iniciar e ter sucesso no ambiente escolar formal de aprendizagem. Cabe ao Terapeuta da Fala o estudo de prontidão escolar com foco na avaliação formal da linguagem, analisando as competências linguísticas da criança como preditoras do seu sucesso escolar futuro. Determinar se, através da aplicação de instrumentos formais de avaliação de linguagem oral ou de um instrumento de avaliação formal de desenvolvimento global é possível detetar fatores de prontidão escolar. Determinar se o resultado desses instrumentos está relacionado com os resultados académicos. Estudo com delineamento observacional, descritivo e comparativo, com recolha de dados e interpretação estatística, de análise de correlações. Participaram 35 crianças com idades entre 71 e 75 meses, com matrícula condicional no 1º ano do 1º ciclo. Aplicou-se ALO, TICL e o CCN e recolheram-se os resultados das provas de avaliação (Matemática e Português) académica das crianças em dois momentos. Neste estudo foram encontrados indicadores em que crianças com habilidades linguísticas mais avançadas tendem a demonstrar melhor desempenho em áreas como alfabetização, compreensão de leitura e resolução de problemas, no desempenho académico em Português e Matemática. Este estudo demonstra a relação existente entre as competências de linguagem e o sucesso escolar, considerando-as fatores de prontidão escolar. Demonstra ainda a necessidade de identificação precoce de alterações ou perturbações de linguagem que possam ser alvo de intervenção do terapeuta da fala, diminuindo o seu impacto no sucesso escolar.
- Fenótipos da Disfagia em doentes com COVID-19 internados no Centro de Reabilitação do Norte, CRNPublication . Barroso, Rosa Denise Avelar Pequeno; Faria, Paula Cristina Trocado da Costa; Maia, Joana Sofia da CostaO SARS-CoV-2 é um novo vírus que causa uma doença denominada COVID-19. A gravidade dos seus sintomas varia entre uma infeção assintomática para uma forma mais crítica, síndrome respiratória aguda grave. Na situação necessitam de suporte respiratório não invasivo ou invasivo e internamento na unidade de cuidados intensivos, UCI. O que resulta numa Síndrome Pós Internamento em Cuidados Intensivos, SPICI, que pode ter sequelas como a disfagia orofaríngea. Tornando-se importante conhecer quais são os défices da disfagia mais significativos nestes doentes, para uma melhor reabilitação. Nesta investigação, recorreu-se a métodos de investigação quantitativos para determinar os fenótipos da disfagia em doentes COVID-19 internados no Centro de Reabilitação do Norte, considerando a deglutição, a funcionalidade global. A amostra é constituída por 51 doentes e foi recolhida por meio de uma amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados apresentados permitem concluir que as características da disfagia mais prevalentes são a elevação hiolaríngea e alterações da qualidade vocal, bem como, a presença de resíduos na cavidade oral e sinais clínicos de aspiração. Verificou-se também que estas características advém dos tratamentos em UCI, bem como sequelas do internamento na mesma, sendo os principais preditores a traqueostomia e a fraqueza muscular e as alterações respiratórias associadas à COVID-19.
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