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- Desenvolvimento de campanha de SEO para a marca ZIPPYPublication . Santos, Cláudio Alexandre Caetano dos; Teixeira, Sandrina Francisca; Almeida, Sílvio TiagoAtualmente estar presente no online não chega, por isso é necessário arranjar formas de obter uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Para isto as marcas viram-se obrigadas a implementrar certas estratégias como otmização dos websites para os motores de busca (SEO). Search Engine Optimization (SEO) trata-se de um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de uma página, ou de um conjunto de páginas nos resultados de pesquisa nos motores de busca. Através desta estratégia é possível gerar mais tráfego orgânico para um site, ampliar a visibilidade de uma marca e aumentar o número de conversões. O projeto elaborado consiste no desenvolvimento de uma campanha de SEO para a marca Zippy. A Zippy é uma marca com uma grande presença no mercado da comercialização de roupa e acessório para bébés e crianças. Neste projeto foram abordados dois tipos de optimização, a optimização interna e externa, ou on-page e off-page, dando prioridade à primeira que se trata na otimização dos fatores dentro de uma página, como por exemplo, os títulos, descrições , URL´s e outros elementos. Foi também realizada uma análise ao site da Zippy com o intuito de identificar quais as técnicas de otimização já implemtentadas e quais os pontos a melhorar.
- Caracterização do Evento Acústico em Ataques Ramificados (Oclusiva+Rótico) no Português EuropeuPublication . Gomes, Liliana Sequeira; Rodrigues, Susana; Patrício, BrígidaCom a presente investigação pretende-se caracterizar o evento acústico presente em ataque ramificado (oclusiva+rótico) no Português Europeu (PE). Trata-se de uma investigação de carácter observacional-descritivo, de natureza quantitativa. Para a presente investigação recorreu-se a parte dos dados armazenados na base de dados utilizada no estudo de Rodrigues (2015). Os dados dizem respeito a produções de 10 adultos, sem patologia, falantes do PE (variante do sul do país). Foram analisadas 35 produções (5 repetições de 7 palavras diferentes), por participante. Os resultados obtidos mostram o efeito significativo da vogal nuclear nos valores de frequência do evento acústico. No entanto, os resultados mostram uma tendência clara para a centralização dos valores de frequência deste evento. Quanto à realização fonética do rótico, verifica-se que esta não tem impacto nos valores de frequência do vento acústico e influência significativamente à duração do evento acústico. Este estudo contribui com dados empíricos acerca do evento acústico, importantes para a compreensão do fenómeno de aquisição de sons e melhor compreensão das perturbações dos sons da fala no que se refere a produções que impliquem ataques ramificados.
- Auditoria e criação de valor: estudo sobre a Região Autónoma dos AçoresPublication . Silva, Luís Miguel Conde de Melo Freitas da; Lima, Armindo Fernando de SousaO crescimento das empresas, fruto do fenómeno da globalização aliado aos avanços tecnológicos, remetem-nos para a dificuldade em controlar todas as operações ligadas à atividade das empresas por um grupo reduzido de pessoas. A forte exposição das empresas à competitividade dos mercados leva as organizações, cada vez mais, a terem acesso a informações úteis atempadamente que permita aos gestores procurarem alternativas de reduzir custos, identificar oportunidades de maximização de proveitos e de melhorar a eficácia e eficiência da gestão da organização, potenciando a criação de valor para os stakeholders. Na presente dissertação, é discutido o propósito e o papel da Auditoria Interna assim como a sua importância em termos de criação de valor numa organização. Para tal, efetuou-se a revisão de literatura e pesquisa de estudos existentes bem como formas de reflexão sobre o papel atual da Auditoria Interna e formas de criação e maximização de valor nas organizações. Para aferir sobre qual o contributo que a Auditoria Interna proporciona ás organizações, realizou-se um questionário, tendo por base o universo da revista “100 Maiores Empresas dos Açores” com dados respeitantes ao ano de 2018.
- O papel do marketing digital em tempos de pandemia e isolamento social, no contexto do Fitness – o caso do AmazinGymPublication . Gomes, Diogo André Ribeiro; Melo, RicardoUm contexto de pandemia mundial é algo que nunca foi experienciado pela população atual e que levou todo o mundo a entrar num lockdown obrigatório. A presente dissertação pretende mostrar como foi experienciado esse processo em Portugal e como o marketing digital reagiu a esta pandemia, num ao contexto associado ao fitness, mais concretamente no caso do ginásio AmazinGym. Ao longo do documento estão relatadas todas as estratégias de marketing digital que foram colocadas em prática pelo AmazinGym, que forneceu conteúdo online para que os seus utilizadores se pudessem manter ativos, mesmo estando a realizar um confinamento obrigatório. As principais conclusões desta dissertação é que a disponibilização de conteúdo de treino online faz com que os utilizadores realizem exercício físico e que criem rotinas associadas à disponibilização desse conteúdo. No entanto, apesar do conteúdo ser online, este funciona melhor em transmissões em direto, uma vez que possibilita a interação entre criador de conteúdo e o seu utilizador.
- O turista sénior - motivação e representações dos turistas senioresPublication . Mendes, Tânia da Costa; Fernandes, JoelO turismo sénior responde a uma necessidade de uma sociedade cada vez mais envelhecida. A evolução demográfica recente de Portugal tem-se caracterizado por um aumento do peso da população idosa e uma diminuição da população jovem e ativa. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender as representações e motivações dos turistas seniores com base nas suas experiências anteriores. Na presente investigação, optou-se pela utilização de metodologia qualitativa. Para tal, desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada como forma de aceder, através das narrativas, ao mundo interno de nove turistas seniores, com idades compreendidas entre os 69 e 84 anos e que frequentavam uma universidade sénior, situada na região Norte de Portugal, mais concretamente da cidade do Porto. Os dados analisados a luz da vertente teórica da Grande Theory permitem concluir que as motivações dos turistas seniores são um segmento heterogéneo, no entanto a maioria são motivados intrinsecamente pelo enriquecimento cultural. Os resultados demonstram que os turistas seniores descrevem as suas viagens com pormenor e autenticidade. Concluímos que as motivações dos turistas seniores vão desde a quebra de rotina, a mudança de ambiente, passando ainda por conhecer culturas e costumes diferentes, oportunidade de conhecer novos locais que ate agora ainda não tiveram oportunidade, revelando assim, maior disponibilidade a partir da idade da reforma. A identificação dos motivos que levam os turistas seniores a viajar e um ingrediente chave para compreender o processo de decisão dos turistas na medida que facilita a eficácia das atividades do marketing. É crucial uma mudança efetiva de paradigma na oferta de produtos e serviços desenvolvidos para os turistas seniores, uma vez que estes constituem um publico com maior disponibilidade de tempo e cada vez mais ativo.
- The role of social media in a translation agency internship at AP | PORTUGALPublication . Ramos, Inês Patrícia Varzim; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes defor Business, from Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), carried out at AP | PORTUGAL, from February to June 2020. The purpose of this report is to describe all the functions and activities performed during the internship and reflect on the importance of social networks in a translation company, specifically on how communication is used internationally, focusing on culture and language. My internship took place in the Marketing and Communication department, and the main activities were related to international communication using different social platforms and communication strategies adapted to clients from different cultures. This internship was an enriching experience since it allowed me the first contact with a professional environment. I had the opportunity to gain and develop new skills and experience professional practices in the communication area.
- Comparação dos efeitos da intervenção em estrias albas com laser e microgalvanopunturaPublication . Azevedo, Rogério Pinto; Noites, Andreia; Melo, CristinaAs estrias albas são disfunções cutâneas relacionadas com a atrofia epidérmica. São uma patologia comum, de elevada prevalência e incidência entre mulheres, causando preocupação estética e pressão psicossocial. Creem-se que causas endócrinas, genéticas e o estiramento da pele sejam fatores etiológicos principais. Para este estudo randomizado, controlado e duplamente cego, selecionou-se o laser e a microgalvanopuntura, promovendo a estimulação térmica e dano mecânico tecidular controlado, respetivamente, avaliando os efeitos de quatro intervenções semanais consecutivas nas estrias alba a região glútea e o impacto desta disfunção psicossocialmente. A amostra é de 36 mulheres voluntárias, divididas de igual modo entre as técnicas, sendo cada participante grupo experimental e controlo. Não se verificaram diferenças significativas na variável “diferença entre momentos” e na análise intra-grupo (p˃0,05), para a satisfação com a vida e a qualidade de vida em dermatologia. Intra-grupo observou-se uma redução significativa da área da estria (p˂0,001), contrariamente às do grupo placebo. Analisando a variável “diferença entre momentos” (absoluta e percentualmente), não se observou uma diferença significativa na magnitude de alteração entre os mesmos (p˃0,05). Conclui-se que ambas as técnicas têm efeitos positivos e semelhantes, não afetando a satisfação com a vida nem a qualidade de vida dermatológica da população avaliada.
- Criação de um Dashboard para monitoração dos Key Performance Indicators do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rondônia - Campus Porto Velho CalamaPublication . Leocádio, Leonardo Pereira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deDesenvolvimentos Institucionais como suporte para a melhoria da gestão. Seguindo essa linha o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia iniciou em 2017 a implantação do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI com vários desafios estratégicos e objetivos. Neste mesmo PDI foram definidos os Indicadores de Desempenho ou Key Performance Indicators – KPIs. Estes KPIs têm o propósito de avaliar o progresso da instituição em direção aos objetivos estratégicos: medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas propostas. A motivação para realização deste trabalho se deu pelo fato de se verificar a deficiência na coleta dos indicadores, fato depois comprovado pela análise documental dos Relatórios de Avaliação da Estratégia. A partir disso, o objetivo da investigação é propor um artefato, na forma de um – Dashboard que possibilite a coleta eficiente destes KPIs, uma vez que a instituição não utiliza nenhuma ferramenta específica para coletar e acompanhar a evolução dos resultados institucionais. Em paralelo, buscou-se também ofertar à instituição uma ferramenta que auxilie os gestores nas tomadas de decisão. A metodologia utilizada foi a Design Science Research, pois preconiza a construção de um artefato para resolução de problemas práticos das organizações. Na fase de avaliação, verificou-se a necessidade de algumas melhorias na usabilidade do sistema e maior capacitação dos usuários. O resultado final foi muito positivo e o dashboard proposto atingiu seus objetivos. O artefato foi desenvolvido com êxito, e a arquitetura do produto final ficou conforme havia se planejado inicialmente. É necessário ressaltar que as ferramentas de controle, como a proposta por este trabalho, sem dúvida são de grande valia, tanto na melhoria da coleta dos dados quanto para auxiliar os gestores na tomada de decisão. Por fim o artefato deve ser aperfeiçoado, revisado e que possa ajudar os gestores do campus Porto Velho Calama, os gestores do IFRO e quem sabe outros gestores públicos a melhorarem os resultados da suas instituições.
- International relations intership report: experience at Porto Accounting and Business School’s (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) International Relations Office (GRI)Publication . Laya Alonso, Maria Veronica; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eThe continuous competition for organizations to become differentiated and competitive in the eyes of the world has driven an inevitable growth and need for the internationalization of businesses and services. Higher Education Institutions (HEIs) are no exemption from such influences, but rather a major driver for it, claiming that the internationalization of higher education is a mechanism for quality assurance. The biggest effect generated by the internationalization of higher education can be noticed by its creation of a large community of momentarily emigrating students, otherwise called mobility students, which has more than doubled over the past decade. The push for internationalization of HEIs and the prominence of mobility students has, in some countries and areas, generated a series of reforms. Some of these have focused on the implementation of English as a common language, and others have led to the standardization of educational curriculums across Europe, i.e., the Erasmus program. However, the biggest modification produced by the mobility of students is the mobility of cultures and the promotion of interculturality. The following report documents and describes, in a detailed manner, all of the knowledge obtained and the functions and events carried out during a curricular internship held at the International Relations Office of the Porto Accounting and Business School (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP-P.PORTO). During the course of the internship, the intern worked on the internationalization strategies of ISCAP, having as main responsibilities event planning and organization, the creation of useful resources for future international students, and the analysis of internationalization trends at ISCAP. The methodologies present in this report integrate theoretical and practical competencies acquired during the Masters in Intercultural Studies for Business. The detailed descriptions of the internship experiences will be accompanied by a critical analysis.
- O e-commerce e o mercado único digital da União EuropeiaPublication . Saavedra, Isabel Sofia de Sousa e; Fernandes, Pedro TeixeiraCom a chegada das novas tecnologias de informação, especificamente com a chegada da Internet, temos a expansão do mercado e da economia para uma escala verdadeiramente global, praticamente à velocidade da luz. Com a Internet e as telecomunicações em geral surge a possibilidade de estar localizado numa parte do globo e fazer negócios noutra parte, dando assim origem a um novo tipo de comércio, o E-Commerce. Encontrando-nos no mercado comum europeu, com vista a conceder proteção tanto a consumidores, quanto a empresas, temos um acervo legislativo cada vez mais complexo. Assim, importa analisá-lo e tentar compreender as estratégias definidas para um Mercado Único Digital (MUD). Conforme iremos também ver, a evolução do E-Commerce na União Europeia não começou tão cedo quanto nos Estados Unidos da América. No entanto, assim que foram dados os primeiros passos, a UE soube tirar partido dos grandes benefícios do mesmo, tendo acompanhado a evolução tecnológica com adequações legislativas. Notamos que a estratégia Europa-2020, teve um papel fundamental para a execução de objetivos, sendo o Mercado Único Digital, uma das suas concretizações, é um dos sustentáculos da União Europeia, mas é também um trabalho inacabado, em constante desenvolvimento, com vista a ser possível alcançar um mercado verdadeiramente harmonizado. O objetivo é a eliminação dos obstáculos remanescentes que os comerciantes online enfrentam, mas também afastar a fragmentação da legislação entre os Estados-membros e o chamado geoblocking.