Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.87 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The continuous competition for organizations to become differentiated and competitive in the
eyes of the world has driven an inevitable growth and need for the internationalization of
businesses and services. Higher Education Institutions (HEIs) are no exemption from such
influences, but rather a major driver for it, claiming that the internationalization of higher
education is a mechanism for quality assurance.
The biggest effect generated by the internationalization of higher education can be noticed by
its creation of a large community of momentarily emigrating students, otherwise called
mobility students, which has more than doubled over the past decade. The push for
internationalization of HEIs and the prominence of mobility students has, in some countries
and areas, generated a series of reforms. Some of these have focused on the implementation of
English as a common language, and others have led to the standardization of educational
curriculums across Europe, i.e., the Erasmus program. However, the biggest modification
produced by the mobility of students is the mobility of cultures and the promotion of
interculturality.
The following report documents and describes, in a detailed manner, all of the knowledge
obtained and the functions and events carried out during a curricular internship held at the
International Relations Office of the Porto Accounting and Business School (Instituto
Superior de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP-P.PORTO). During the course of
the internship, the intern worked on the internationalization strategies of ISCAP, having as
main responsibilities event planning and organization, the creation of useful resources for
future international students, and the analysis of internationalization trends at ISCAP. The
methodologies present in this report integrate theoretical and practical competencies acquired
during the Masters in Intercultural Studies for Business. The detailed descriptions of the
internship experiences will be accompanied by a critical analysis.
O desenvolvimento contínuo para que as organizações se tornem diferenciadas e competitivas aos olhos do mundo tem impulsionado um inevitável crescimento e necessidade de internacionalização de negócios e serviços. As Instituições de Ensino Superior (IES) não são isentas de tais influências, sendo, na verdade, um seu grande impulsionador, defendendo que a internacionalização do ensino superior é um mecanismo de garantia de qualidade. O maior efeito gerado pela internacionalização do ensino superior pode ser percebido na criação de uma grande comunidade de alunos, também denominados alunos de mobilidade, que duplicou na última década. O impulso para a internacionalização das IES e o destaque dos alunos em mobilidade gerou, em alguns países e áreas, uma série de alterações e reestruturações. Alguns deles concentraram-se na implementação do inglês como língua comum, enquanto que outros levaram à padronização dos currículos educacionais nos países europeus, ou seja, ao programa Erasmus. No entanto, a maior modificação produzida pela mobilidade dos alunos é a mobilidade das culturas e a promoção da interculturalidade. O relatório que se segue documenta e descreve, de forma detalhada, todos os conhecimentos adquiridos e as funções e eventos realizados durante o estágio curricular decorrido no Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-P.PORTO). Ao longo do estágio, a aluna desenvolveu as estratégias de internacionalização do ISCAP, tendo como principais responsabilidades o planeamento e organização de eventos, a criação de recursos úteis para futuros alunos internacionais e a análise das tendências de internacionalização do ISCAP. As metodologias apresentadas neste relatório integram competências teóricas e práticas adquiridas durante o Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios. As descrições detalhadas das experiências de estágio serão acompanhadas de uma análise crítica.
O desenvolvimento contínuo para que as organizações se tornem diferenciadas e competitivas aos olhos do mundo tem impulsionado um inevitável crescimento e necessidade de internacionalização de negócios e serviços. As Instituições de Ensino Superior (IES) não são isentas de tais influências, sendo, na verdade, um seu grande impulsionador, defendendo que a internacionalização do ensino superior é um mecanismo de garantia de qualidade. O maior efeito gerado pela internacionalização do ensino superior pode ser percebido na criação de uma grande comunidade de alunos, também denominados alunos de mobilidade, que duplicou na última década. O impulso para a internacionalização das IES e o destaque dos alunos em mobilidade gerou, em alguns países e áreas, uma série de alterações e reestruturações. Alguns deles concentraram-se na implementação do inglês como língua comum, enquanto que outros levaram à padronização dos currículos educacionais nos países europeus, ou seja, ao programa Erasmus. No entanto, a maior modificação produzida pela mobilidade dos alunos é a mobilidade das culturas e a promoção da interculturalidade. O relatório que se segue documenta e descreve, de forma detalhada, todos os conhecimentos adquiridos e as funções e eventos realizados durante o estágio curricular decorrido no Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-P.PORTO). Ao longo do estágio, a aluna desenvolveu as estratégias de internacionalização do ISCAP, tendo como principais responsabilidades o planeamento e organização de eventos, a criação de recursos úteis para futuros alunos internacionais e a análise das tendências de internacionalização do ISCAP. As metodologias apresentadas neste relatório integram competências teóricas e práticas adquiridas durante o Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios. As descrições detalhadas das experiências de estágio serão acompanhadas de uma análise crítica.
Description
“Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)”
Keywords
Higher Education Internationalization Mobility Interculturality Ensino Superior Mobilidade Internacionalização Interculturalidade