ISCAP – DM - Estudos Interculturais para Negócios
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Recent Submissions
- Impact of cabin crew intercultural competence on conflict resolution within airline teamsPublication . Silva, Margarida Viana; Lamas, Marco Aurélio RibeiroA presente dissertação tem como objetivo compreender o impacto da Competência Intercultural na Resolução de Conflitos entre Tripulantes de Cabine nas Companhias Aéreas. A convivência entre profissionais de diferentes culturas pode gerar conflitos, muitas vezes resultantes de mal-entendidos e falhas de comunicação. A competência intercultural desempenha, por isso, um papel crucial na mitigação destes conflitos. A capacidade de lidar com as diferenças culturais e de comunicar eficazmente entre membros de diferentes origens é fundamental para manter um clima organizacional positivo. Assim, investir na formação intercultural torna-se essencial para as companhias aéreas, não só para melhorar o ambiente de trabalho, mas também para garantir um serviço de qualidade e seguro aos passageiros. O estudo realizado, no desenvolver da dissertação, incluiu 48 tripulantes de cabine de várias companhias aéreas mundiais, cuja perceção da importância da competência intercultural e do apoio oferecido pelas suas empresas foi analisada. A maioria dos participantes reconhece a importância desta competência para a resolução de conflitos. Contudo, concluiu-se que muitas empresas ainda não oferecem a formação adequada nesta área. Os resultados mostram que as equipas com maior investimento na formação intercultural têm melhores condições para lidar com conflitos, o que se reflete num ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Por outro lado, a falta de preparação nesta área aumenta a frequência dos conflitos e prejudica a dinâmica da equipa. Estas conclusões reforçam a necessidade de um maior investimento em programas de formação intercultural para melhorar o desempenho e reduzir as tensões no ambiente de trabalho das companhias aéreas.
- Bridging the Gap: the role of non-formal education in enhancing youth employabilityPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eEsta dissertação explora o papel da Educação Não Formal (ENF) na melhoria da empregabilidade jovem, com um foco especial no estudo de caso do Parlamento Europeu de Jovens (PEJ) Portugal. Num mercado de trabalho global em constante evolução, os empregadores exigem cada vez mais não apenas conhecimentos técnicos, mas também competências interpessoais, tais como comunicação, trabalho em equipa, liderança e capacidade de adaptação. No entanto, atualmente os sistemas de educação formal não desenvolvem adequadamente estas competências. A ENF, especialmente através de organizações juvenis como o PEJ, tem-se afirmado como um complemento essencial à educação formal, oferecendo oportunidades de aprendizagem experiencial que promovem tanto a empregabilidade como a competência intercultural. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, este estudo analisou formulários de feedback, inquéritos e entrevistas com empregadores. Os resultados demonstram que a participação no PEJ contribui significativamente para o desenvolvimento de competências de empregabilidade, principalmente em relação a competências interpessoais e à capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais. Além disso, as atividades do PEJ promovem a cidadania ativa, incentivando os jovens a envolverem-se mais nas suas comunidades e a assumirem papéis de liderança. Este estudo contribui para o crescente corpo de literatura sobre ENF, fornecendo novas visões sobre como as organizações juvenis podem colmatar a lacuna entre a educação formal e as competências práticas exigidas pelo mercado de trabalho moderno. Também destaca o potencial de integração da ENF nas estratégias nacionais e europeias de empregabilidade jovem. A investigação conclui com recomendações para o desenvolvimento e reconhecimento da ENF, bem como sugestões para estudos futuros sobre os impactos a longo prazo da ENF na empregabilidade dos jovens.
- Proposal for an arts and crafts route in Tâmega e SousaPublication . Cunha, Flávia Micaela Borges da; Tallone, Laura; Pascoal, Sara Maria Cerqueira SilvaEste projeto investiga o potencial transformador das indústrias culturais e criativas (ICC) na configuração do desenvolvimento do turismo, com um enfoque específico na região do Tâmega e Sousa no norte de Portugal. Defende-se que a integração das ICC nas estratégias de turismo pode proporcionar oportunidades únicas de crescimento económico e preservação cultural, particularmente em regiões que foram historicamente negligenciadas pelos turistas. A pesquisa destaca como as ICC podem aumentar a atratividade do artesanato e do património locais, criando experiências autênticas que repercutem entre visitantes de diversas origens, tanto nacionais como internacionais. No centro deste estudo está o conceito de rotas culturais, que atuam como mecanismos para descentralizar o turismo e redirecionar os fluxos de visitantes para além das atrações tradicionais. Focando nas rotas de artesanato, ao promover conexões entre os artesãos locais e os turistas, essas rotas não só destacam a rica herança cultural da região, mas também incentivam a participação da comunidade e fortalecem as economias locais. Este projeto aprofunda as implicações desta abordagem, examinando como pode estimular o interesse nas ofertas únicas da região do Tâmega e Sousa. Além da exploração destes referenciais, a pesquisa abrange uma análise de mercado detalhada e uma avaliação por meio dos modelos PEST e SWOT, com o objetivo de avaliar o contexto macroeconómico e identificar os principais desafios e oportunidades no cenário turístico atual. O modelo de negócio proposto incorpora ferramentas digitais inovadoras projetadas para melhorar a acessibilidade e promover o envolvimento multilíngue, garantindo que um público diversificado possa vivenciar a riqueza cultural da região. Em última análise, este projeto defende uma mudança de paradigma no desenvolvimento do turismo, sublinhando o papel vital das ICC na criação de experiências turísticas sustentáveis, inclusivas e enriquecedoras que beneficiam tanto as comunidades locais como os visitantes.
- Navigating sustainable mobility: key learnings from a marketing internship at a Premium Transportation Start-UpPublication . Capelas, Adriana Maria Moreira; Pascoal, Sara Raquel de Paiva AbreuThis report is set as part of the requirements for completing my Master’s Degree in Intercultural Studies for Business. The internship at Eel Rides, a start-up specialising in sustainable premium transportation, was an integral aspect of my academic journey, as it allowed me to directly apply the intercultural communication and business strategies I have studied. The purpose of this report is to document my experiences and reflect on how this internship has enriched my understanding of the intersection between culture and business in a dynamic, globalised industry. I chose to undertake this internship not only to put into practice what my master’s education has given me but also to gain practical experience that would prepare me for future career opportunities. By working in this start-up environment, I aimed to apply the knowledge acquired during my master’s program, particularly in areas like intercultural communication, business strategies, and sustainable practices. This experience broadened my professional skills and equipped me with a more profound understanding of navigating and contributing to international business environments. Throughout the internship, I was entrusted with several key responsibilities, including managing the marketing department, developing innovative ideas to enhance brand visibility, and conducting market research to identify new opportunities. These tasks challenged me to think critically and creatively, enhancing my problem-solving abilities and leadership skills. On a personal level, this internship has significantly boosted my confidence, adaptability, and ability to work effectively in a multicultural team. The combination of these experiences has profoundly shaped my career trajectory, providing me with the practical tools and insights needed to excel in the global business landscape.
- Alive Spaces: when memory does not abandon spacesPublication . Duarte, Sofia Margarida Moura; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraEsta pesquisa analisa os espaços e sua relevância central na vida das pessoas. Os desafios são múltiplos quando se trata de espaços, pessoas e ambiente urbano e como eles se conectam. A relevância do tema fica clara quando se olha os dados da pesquisa. A ligação entre todos os elementos e o seu impacto entre si, bem como o sistema de valorização dos espaços é algo amplamente explorado. No entanto, ao focar essa investigação no contexto português há uma falta de exploração da realidade. O objetivo desta pesquisa é descobrir como uma realidade tão multidimensional de espaços abandonados pode ser gerida com uma visão mais ampla e manter a sua relevância num mercado e num ambiente urbano em mudança. Aplicando essa análise ao cenário português, particularmente na cidade do Porto, o método selecionado envolve um estudo aprofundado da literatura para estabelecer uma compreensão fundamental, seguido de uma avaliação de soluções potenciais e, em última análise, de um exame de estudos de caso para oferecer exemplos tangíveis que ilustrem a extensão do problema. Este estudo revelou que os espaços abandonados podem ser vistos como uma oportunidade de aliar atratividade, ganhos financeiros e manutenção do patrimônio e da história. Concluindo que os espaços abandonados podem se tornar um problema prejudicial quanto mais tempo permanecerem nessa condição, não só para a infraestrutura em si, mas para a comunidade em geral. Uma vez que estes espaços representam muito mais do que apenas um ambiente construído, a abordagem deve ser geri-los e fornecer soluções concretas.
- Criação de valor ao nível dos relacionamentos com os clientes industriais (B2B) internacionais: o caso da AM LivingPublication . Neto, Renato Francisco Queirós; Antunes, Isabel Cristina MartinsA dissertação apresentada visa explorar a criação de valor no contexto empresarial, com ênfase na cocriação através dos relacionamentos nos mercados internacionais. A criação de valor é apresentada como um conceito-chave para o sucesso das organizações. Na realização deste estudo apresentamos as abordagens à criação de valor e ao processo de cocriação que envolve a colaboração entre empresas e os seus clientes ou parceiros. Esta investigação analisa também os relacionamentos no contexto empresarial, descrevendo diferentes tipos de relações e destacando a importância estratégica destas ligações, especialmente nos mercados externos. Estes relacionamentos são fundamentais para a construção de redes de negócios sólidas, influenciando diretamente o desempenho das empresas em ambientes globais. A metodologia utilizada é qualitativa, através de estudo de caso. Para o estudo de caso, serão recolhidos dados através de entrevistas que permitirão uma análise detalhada das práticas empresariais. Os perfis dos entrevistados ajudam a contextualizar as estratégias discutidas, fornecendo informações sobre a aplicação prática dos conceitos de criação e cocriação de valor. A análise dos dados revela a estratégia adotada pela empresa estudada na sua entrada nos mercados internacionais, explorando as suas práticas de criação de valor e a importância das relações comerciais para o seu crescimento. A avaliação dos resultados permite uma discussão aprofundada sobre o sucesso da estratégia implementada e o impacto dos relacionamentos no desempenho da empresa no exterior. Por fim, o estudo apresenta as suas conclusões, limitações e sugestões para futuras investigações. São discutidos os desafios enfrentados na aplicação prática das teorias de cocriação de valor e a importância contínua dos relacionamentos empresariais para o sucesso nos mercados internacionais. A investigação reforça a relevância de desenvolver estratégias de relacionamento eficazes para sustentar a competitividade global.
- A journey to remember: ISCAP mobility & notoriety case studyPublication . Ribeiro, Nuno Miguel Santos; Pascoal, Sara Maria Cerqueira SilvaO presente relatório de estágio serve como testemunho do trabalho que desenvolvi num período total de 7 meses no Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP, cujo qual cria eventos de caráter internacional, de modo a desenvolver a imagem e notoriedade do ISCAP a nível internacional, além da gestão de parcerias e intercâmbios globais de estudantes e staff no programa ERASMUS+. O intuito da minha participação no departamento pode ser descrita com a aquisição de experiência profissional numa área relacionada com o Mestrado, e utilizar de forma prática os conhecimentos teóricos abordados em aula. O estágio proporcionou-me inúmeras oportunidades de desenvolvimento, nomeadamente nas áreas da comunicação, marketing, design, gestão de eventos, turismo, liderança, trabalho de equipa, e em especial, o contacto intercultural. As crescentes alterações do panorama de mobilidade e interação cultural entre países devem-se à globalização, um processo de conectividade intercultural e internacional justificado maioritariamente pelo desenvolvimento tecnológico do século XXI, e da criação de novas iniciativas não só educativas, como também diplomáticas como o ERASMUS+. O objetivo do relatório de estágio é proporcionar uma sólida base teórica acerca do contacto e entendimento intercultural, com foco especial no paradigma internacional da comunidade académica do ISCAP, de modo a compreender os esforços feitos através do meu trabalho no GRI para o melhor desenvolvimento de iniciativas interculturais no ISCAP, e consequentemente a sua notoriedade. Algo importante a salientar, é que adicionalmente à análise das competências desenvolvidas e experiências vividas da minha parte, quis compreender a opinião e as experiências dos outros, neste caso, os estudantes internacionais, que são uma importantíssima parte da comunidade iscapiana. Para tal, realizei entrevistas e um questionário direcionado aos estudantes internacionais, de modo a perceber que aspetos foram benéficos ou contraprodutivos na sua estadia na instituição, e de que modo podemos implementar melhorias na organização geral do ISCAP.
- Unveiling organizational culture diversity in the german automotive industry: a cross-cultural study between Germany and PortugalPublication . Dias, Marta Vieira; FurtadoThis dissertation summarizes the concepts and theories learned over the two years as the conclusion of the master's degree in Intercultural Studies for Business. Organizational culture is a concept that can be considered a company’s heart since it consists of its values, legal matters, results, and employees. During this final work, this concept and different approaches will be explored and it will be justified why organizational culture is so important for companies. Since the Master’s consists of Culture and Business, creating case studies about companies was an option to join the two main pillars of the course. The German Automotive Industry is considered one of the biggest in the world and it strongly emphasizes the importance of their corporate culture. Audi AG, Mercedes-Benz, and Volkswagen AG were the chosen companies to study and evaluate since they are some of the biggest in the industry. Due to this, it was possible to analyze the relation between the companies’ cultures and their results. The German culture is strongly rooted in the business as well. When studying these companies, it was also possible to compare the contrast of cultural backgrounds and compare the same companies’ culture and environment in two different countries: Germany, the headquarters, and Portugal, with the branches. For this, a study on the differences between Portugal's and Germany’s work cultures was conducted to proceed with the analysis of the brands and their respective comparisons.
- The transformation and development of the Camino de Santiago: from a religious pilgrimage to a cultural and economic tourist phenomenonPublication . Kopii, Krystyna; Tallone, LauraO Caminho de Santiago, historicamente uma das rotas de peregrinação cristã mais significativas da Europa, sofreu alterações significativas e tornou-se um importante destino turístico. Esta dissertação examina os factores que impulsionam esta mudança, centrando-se na peregrinação religiosa e no turismo cultural. Recorrendo a uma revisão da literatura e a dados estatísticos, o estudo examina como o turismo moderno, a comercialização e a digitalização influenciaram a evolução do Caminho e mudaram a forma como os viajantes encaram a peregrinação. O estudo mostra que embora as motivações espirituais continuem a ser importantes para alguns viajantes, uma maioria crescente é atraída pelas atrações culturais, históricas e naturais da rota. O estudo examina o papel crescente da tecnologia digital na promoção do Caminho, tornando a viagem mais acessível e atrativa para um público global. Aborda também o impacto da comercialização na autenticidade de um percurso, com o património religioso e cultural a ser mercantilizado e a peregrinação a tornar-se uma experiência mais pós-secular. Estes resultados sugerem que a transformação do Caminho de Santiago reflecte tendências mais amplas no desenvolvimento do turismo religioso e cultural na era moderna. Este trabalho contribui para o debate em curso sobre o turismo do património cultural, o equilíbrio entre a preservação das tradições e a adaptação às tendências turísticas modernas, e a sustentabilidade de tais rotas culturais em tempos de digitalização e de um mundo globalizado.
- Introduction of ICT tools and TPR methods during foreign language classesPublication . Kolacka, Julia; Lamas, Marco Aurélio RibeiroNos últimos anos, a integração da tecnologia na educação alterou significativamente a trajetória anteriormente escolhida e mudou para sempre a direção em que as línguas estrangeiras são ensinadas, particularmente no domínio do ensino da língua inglesa. Este projeto foi dedicado ao papel multifacetado da tecnologia no ensino do inglês como segunda língua ou língua estrangeira, considerando o enorme potencial que a tecnologia tem para melhorar os resultados da aprendizagem, o envolvimento dos alunos e, claro, a expansão contínua do acesso ao ensino de línguas mais simples possível. A implementação da tecnologia no ensino do inglês, mas também de qualquer outra língua, não se baseia apenas na substituição dos métodos de ensino tradicionais por ferramentas digitais; utiliza a tecnologia para criar experiências de aprendizagem dinâmicas e interactivas. Através da análise de textos académicos, este projeto isola as várias ferramentas e plataformas tecnológicas, como as aplicações de aprendizagem de línguas, as oportunidades oferecidas pela inteligência artificial, os ambientes de aprendizagem baseados em jogos e as ferramentas de colaboração em linha, que têm sido utilizadas eficazmente para facilitar a aquisição de línguas e o desenvolvimento da proficiência. Além disso, este projeto explora o compromisso pedagógico e os desafios colocados pela integração da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras. O projeto que se segue também discute o nível de literacia tecnológica entre os professores, bem como estatísticas que falam da utilização da tecnologia por instituições públicas. Tirando partido das oportunidades que a tecnologia proporciona, os professores podem criar materiais didácticos envolventes e personalizados que vão ao encontro das diversas necessidades e preferências dos alunos.Em suma, o projeto desenvolvido permite aproveitar o potencial da tecnologia para mudar a realidade do ensino das línguas. Apela a uma mudança de abordagem que combine uma pedagogia inovadora com os avanços tecnológicos. O projeto implementa tanto a prática como a teoria, analisando diversas investigações e redefinindo- as para criar um ambiente de aprendizagem moderno adaptado às necessidades do mundo atual.