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- Avaliação de ativos imobiliáriosPublication . CASTRO, CASSANDRA RAQUEL MOREIRA DE; Oliveira, Maria Do Rosário SantosO presente documento visa apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o estágio curricular realizado na VPM Real Estate., empresa especializada na prestação de serviços nos setores do imobiliário e da engenharia. Num contexto económico cada vez mais exigente e competitivo, a avaliação imobiliária assume um papel fundamental na tomada de decisões de investimento, financiamento, gestão patrimonial e planeamento urbano. Por isso, exige-se que o avaliador imobiliário domine os principais conhecimentos sobre as boas práticas da avaliação imobiliária, além de adotar um comportamento ético exemplar. Ao longo do estágio foram acompanhadas e desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a avaliação de imóveis, com especial destaque para a realização de avaliações em diferentes tipos de imóveis, como moradias, apartamentos, escritórios, armazéns e terrenos. O estágio permitiu um contacto direto com a prática da avaliação imobiliária, contribuindo para a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Foi possível acompanhar várias fases dos processos de avaliação, desde a prospeção de mercado até à aplicação das metodologias mais adequadas a cada tipo de imóvel. Para além da componente prática, foi realizada também uma pesquisa bibliográfica de forma a enquadrar melhor o tema e a reforçar a base técnica do relatório. Este trabalho representa assim, a ligação entre a formação académica e a experiência prática vivida durante o estágio curricular.
- Direção de fotografia em Na Praia dos Pescadores: a captação da autenticidade no documentário etnográficoPublication . Almeida, Rui Daniel Proença; Martins, Filipe; Negrão, PedroEste ensaio propõe uma reflexão sobre o realismo e o conceito de autenticidade aplicado a arte cinematográfica. Desde muito cedo na história do cinema, os filmes deixaram de ser meros registos mecânicos do mundano, tendo evoluído para novas formas narrativas que transcendem a intenção básica do dispositivo tecnológico, tal como foi originalmente concebido pelos irmãos Lumiere. Apesar do seu realismo primordial — ou ontológico —, o cinema rapidamente se transformou numa arte narrativa dedicada a criação de mundos de fantasia e ficções. Também no cinema documental — o qual, por definição, mantém um vínculo particularmente forte com o realismo —, se pode assinalar uma emancipação essencial em relação ao realismo primordial do cinema. De facto, o documentário também explora, a sua maneira, diferentes campos de criação. Servindo—nos de conceitos como contingência e autenticidade (F. Martins, 2023), passando pela análise de tendências históricas ou estilos cinematográficos, como o neorrealismo, iremos interrogar—nos neste ensaio sobre o sentimento de autenticidade que os filmes tantas vezes nos transmitem — um tipo de autenticidade que parece persistir até nas formas mais autorais e artísticas do cinema documental, ou mesmo na ficção. Naturalmente, a nossa reflexão tenderá a incidir em particular no cinema documental de estilo observacional e de abordagem etnográfica, de modo a servir como enquadramento teórico para a última parte do ensaio, a qual será dedicada a descrição do trabalho de direção de fotografia no filme Na Praia dos Pescadores, projeto prático de finalização deste mestrado.
- Realização do filme Na Praia dos Pescadores: o papel da alteridade no documentário etnográficoPublication . Capelão, Pedro Miguel Monteiro; Martins, FilipeEste ensaio oferece uma reflexão crítica sobre o papel da alteridade no contexto do cinema etnográfico. O conceito de alteridade está presente no cinema praticamente desde a sua origem, tendo sua aplicabilidade evoluído tanto por meio da abordagem documental dos cineastas como pelas contribuições teóricas dos estudiosos do cinema. O estudo explora como a relação entre o “eu” e o “outro cultural” molda a prática cinematográfica e de que modo a alteridade permanece como componente estrutural no filme etnográfico, especialmente com o surgimento da autorrepresentação. Essa mudança permite que o sujeito filmado deixe de ser um objeto passivo de representação para se tornar um participante ativo, com voz própria. O filme Na Praia dos Pescadores (2025), que acompanha este ensaio, é analisado como estudo de caso a fim de ilustrar como a reflexão teórica influencia a prática cinematográfica. Dá-se ênfase à influência da teoria do cinema nas principais fases da produção, incluindo a escolha do tema, a pesquisa, a pré-produção e a identificação dos atores sociais dentro da comunidade piscatória retratada. Por fim, o processo de realização do filme é documentado por meio de um relatório de produção em forma de diário.
- Experiência do utilizador em ambientes de realidade virtual terapêutica: uma simulação multissensorial para pacientes hospitalizadosPublication . Reis, Inês Sofia Antunes Moura; Rodrigues, Rui; Almeida, Ana Raquel Freitas Simões deA hospitalização, sobretudo quando prolongada, tende a retirar ao indivíduo o controlo sobre o seu quotidiano, afastando-o do contacto com o exterior e privando-o de estímulos naturais. Este contexto pode gerar um impacto emocional e psicológico significativo, dificultando não só o bem-estar momentâneo como também o próprio processo de recuperação. Nos últimos anos, têm surgido propostas inovadoras que procuram atenuar estes efeitos, recorrendo a experiências imersivas baseadas em realidade virtual multissensorial, especialmente concebidas para contextos terapêuticos. A presente dissertação insere-se nesta linha de investigação e propõe-se a desenvolver diretrizes de design para experiências terapêuticas em realidade virtual, com especial enfoque na experiência do utilizador e na terapia de floresta. O trabalho assenta numa abordagem em duas frentes complementares: por um lado, uma análise crítica de soluções imersivas já existentes, com o objetivo de identificar boas práticas, tendências e limitações; por outro, o estudo aprofundado de uma aplicação terapêutica concreta — baseada em ambientes naturais — através da sua avaliação e posterior otimização com recurso a métodos centrados no utilizador. A triangulação destas duas dimensões permitiu reconhecer elementos fundamentais para a criação de experiências mais eficazes, acolhedoras e emocionalmente significativas para os pacientes. A partir destes dados, foram formuladas diretrizes de design orientadas para a construção de soluções digitais em realidade virtual mais adequadas ao contexto clínico e ao bem-estar de quem as utiliza.