Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Realização do filme Na Praia dos Pescadores: o papel da alteridade no documentário etnográfico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_PedroCapelao_2025.pdf19.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este ensaio oferece uma reflexão crítica sobre o papel da alteridade no contexto do cinema etnográfico. O conceito de alteridade está presente no cinema praticamente desde a sua origem, tendo sua aplicabilidade evoluído tanto por meio da abordagem documental dos cineastas como pelas contribuições teóricas dos estudiosos do cinema. O estudo explora como a relação entre o “eu” e o “outro cultural” molda a prática cinematográfica e de que modo a alteridade permanece como componente estrutural no filme etnográfico, especialmente com o surgimento da autorrepresentação. Essa mudança permite que o sujeito filmado deixe de ser um objeto passivo de representação para se tornar um participante ativo, com voz própria. O filme Na Praia dos Pescadores (2025), que acompanha este ensaio, é analisado como estudo de caso a fim de ilustrar como a reflexão teórica influencia a prática cinematográfica. Dá-se ênfase à influência da teoria do cinema nas principais fases da produção, incluindo a escolha do tema, a pesquisa, a pré-produção e a identificação dos atores sociais dentro da comunidade piscatória retratada. Por fim, o processo de realização do filme é documentado por meio de um relatório de produção em forma de diário.
This essay offers a critical reflection on the role of otherness in the context of ethnographic cinema. The concept of otherness has been present in cinema virtually since its origin, with its applicability evolving through both the documentary approaches of filmmakers and the theoretical contributions of film scholars. The study explores how the relationship between the “self” and the “cultural other” shapes cinematic practice, and how otherness remains a structural component of ethnographic film, especially with the emergence of self-representation. This shift allows the filmed subject to move from being a passive object of representation to becoming an active participant, with their own voice. The film Na Praia dos Pescadores (2025), which accompanies this essay, is analyzed as a case study to illustrate how theoretical reflection influences cinematic practice. Emphasis is placed on the influence of film theory across the main stages of production, including theme selection, research, pre-production, and the identification of social actors within the fishing community portrayed. Finally, the filmmaking process is documented through a diary-style production report.

Description

Keywords

Alteridade Cinema etnográfico Autorrepresentação Teoria do cinema Prática documental Realização Otherness Ethnographic cinema Self-representation Film theory Documentary practice Filmmaking

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence