ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Recent Submissions
- O mockumentary e o desconforto na comédia: realização na curta-metragem “Mata Porcos – Sopa no Bigode A Biografia Oficial"Publication . Silva, Mariana Amaral; Pinheiro, José Alberto; Azevedo, PedroA escrita deste ensaio foca-se na criação de uma falsa realidade com uma personalidade estrela, a banda Mata Porcos e na aplicação efetiva da comédia do desconforto no mesmo. Em uma primeira parte, é analisada a relação do género documental com o fictício fazendo ponte para a paródia no mockumentary e nos casos de estudo cuja pesquisa sustenta a criação do projeto. Em uma segunda e terceira parte são caraterizadas as etapas práticas do projeto, desde a conceção da ideia até a identidade Visual na montagem. As considerações finais refletem se a metodologia adotada possibilita a simbiose entre o ficcional e o real e se atinge a finalidade principal, o riso.
- Transformações sociais e o simbolismo do beijo: a realização de Em Silêncio, AmorPublication . Cruz, Sara Manuela de Matos da; Pinheiro, José Alberto; Negrão, PedroO presente ensaio aborda a liberdade, analisando a evolução da sociedade portuguesa entre as décadas de 60 e 80 até os dias atuais, com destaque para um ritual tradicional de casamentos portugueses dos anos 80: o ato de beijar, sinal de afeto e união. O projeto explora a tradição oral conhecida como “Beija, Beija.” dentro de casamentos tradicionais, investigando esta prática no casamento de Madalena Matos Fernandes e Luís Cruz, um exemplo representativo de rituais semelhantes realizados em Portugal. O estudo inicia-se com imagens de arquivo que mostram diversas pessoas beijando-se. O objetivo é investigar as razões desse ritual tão presente e expansivo àquela época, destacando o seu lado cómico, por vezes estranho e até libertador. Essas imagens são um ponto de partida para uma reflexão sobre a persistência do ritual e sua relevância atual, 40 anos depois. O documentário busca respostas para a vivacidade desse ritual de liberdade nos casamentos, observados publicamente. Além de fornecer respostas, o filme questiona a forma de vida e pensamento da população portuguesa educada entre 1960 e 1980, avaliando se e como essa perspetiva mudou ao longo do tempo. Por fim, o ensaio intitulado “O Simbolismo do Beijo nas Mudanças Sociais” será elaborado, explorando como o gesto do beijo refletiu as transformações sociais e a busca pela liberdade em Portugal.
- A voz narrativa na realização da curta-metragem de ficção “Umbral”Publication . Vale, Miguel Andrade do; Pinheiro, José AlbertoO presente ensaio explora a Voz Narrativa como um elemento-chave na realização da curta-metragem de ficção Umbral (2024), utilizando as teorias de Gérard Genette sobre níveis narrativos, narrativa metadiegética e metalepse, juntamente com o conceito de "filmes puzzle psicológicos", introduzido por Elliot Panek, que criam uma ambiguidade deliberada e envolvem a audiência numa interpretação ativa. O estudo detalha a construção das personagens de Umbral (2024), nomeadamente do protagonista Edgar, cuja "defesa moral", em interação com a dualidade representada pela personagem da Irmã, atua como um catalisador crucial para o desenrolar da narrativa, criando uma tensão interna que impulsiona o desenvolvimento da história. A análise desenvolvida revela ainda que Umbral (2024) não é apenas uma narrativa sobre crime e castigo, mas sim uma proposta de reflexão sobre o julgamento moral, alcançada através do esforço colaborativo na Realização, Fotografia, Som e Arte. Ao empregar técnicas como a narração alternada, a narrativa metadiegética e a metalepse, para sustentar a ambiguidade, o filme encoraja a audiência a envolver-se profundamente com a história e a interpretar ativamente o seu significado, desafiando a narrativa convencional e criando, em última análise, uma experiência cinematográfica complexa e provocadora.
- A sensibilidade do corte na edição de projetos audiovisuais: estágio curricular na FilmesDaMentePublication . Ribeiro, José Eduardo da Rocha; Cortesão, Maria JoãoO presente relatório incide, essencialmente, sobre o percurso efetuado durante o estágio curricular na FilmesDaMente, sediada na zona de Boavista, cidade do Porto. Este foi realizado como parte integrante da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Cinema e Fotografia, com especialização em Cinema de Ficção da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto). Primeiramente, será realizada uma analise teórica e reflexiva sobre a pertinência da edição de vídeo e da sensibilidade do corte na montagem de um projeto audiovisual/cinematográfico, serão caracterizados os vídeos publicitários e institucionais, como também a relevância da operação de câmara para a criação de um vídeo. Seguidamente, será apresentada uma visão abrangente da entidade acolhedora, FilmesDaMente, incluindo uma explicação da sua metodologia de trabalho e da diversidade de projetos em que o estudante participou. Para além disso, este documento apresentara e descrevera as numerosas atividades realizadas ao longo do estágio, de quatro meses, juntamente com as competências e aprendizagens adquiridas durante este período.
- Estratégias criativas na produção de curtas-metragens de terror: curta-metragem UmbralPublication . Ferreira, Diogo Filipe Pinto; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio visa explicitar o desenvolvimento da função da direção de produção na curta-metragem UMBRAL do Mestrado em cinema e fotografia — Especialização em Cinema de Ficção da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto). A primeira parte é composta por um corpus teórico, que versará sobre temáticas relacionadas com a pertinência do produtor no desenvolvimento de um filme, assim como a ligação do departamento de produção aos diversos departamentos. A parte prática consistirá na descrição de metodologias adotadas pela produção nas diferentes fases do filme, nomeadamente a gestão dos atores no set e a gestão da equipa atendendo ao género de filme em causa (terror).
- Diferentes plataformas, novas linguagens, mesmas histórias: montagem multiplataforma no Canal 180Publication . Moreira, Tomás Ribeiro; Ferreira, José QuintaEste relatório descreve a realização de um estágio curricular no Canal 180, no âmbito da unidade curricular de Dissertação/ Proj eto/ Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia, na especialização de Cinema de Ficção, da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Mantendo como foco o papel do Montador face às diferentes linguagens audiovisuais que este trabalha, o relatório inicialmente reflete sobre o processo de Montagem e como este varia consoante as novas linguagens audiovisuais que vão surgindo, para depois integrar esta reflexão dentro do estudo empírico que o estágio curricular possibilitou.
- Canal180: redes de comunicação digitais como plataformas emergentes para o cinema de autorPublication . Ribeiro, Lourenço Cardoso de Sousa Matos; Ferreira, José QuintaEste relatório detalha a minha jornada como estagiário numa produtora audiovisual, explorando a diversidade das tarefas e a complexidade dos processos envolvidos na criação de conteúdo, tanto editorial quanto comercial. Ao longo do estágio, participei ativamente na produção e pós-produção de conteúdos variados, desde a realização de vídeos promocionais até a cobertura de eventos ao vivo. O documento reflete sobre as técnicas e ferramentas aprendidas, bem como os desafios e soluções encontradas ao trabalhar em diferentes projetos. Através deste estágio, desenvolvi uma compreensão profunda do funcionamento de uma produtora, desde a captação de imagem até à edição final, o que me permitiu aprimorar as minhas competências técnicas e criativas. O relatório também aborda a colaboração em equipa, a gestão de prazos e a interação com clientes, aspetos cruciais para o sucesso em ambientes profissionais dinâmicos e exigentes. Em última análise, este estágio proporcionou-me uma experiência valiosa, preparando-me para futuras oportunidades no campo audiovisual.
- O naturalismo na evolução da narrativa visual cinematográfica: direção de fotografia na curta-metragem Sem SinalPublication . Valente, Joana Andreia Pinho; Ferreira, José Quinta; Ribeiro, Pedro AzevedoA luz abraça os espaços e estórias, da mesma forma que consegue Vincar as “auras” das personagens envolvidas, transformando a atmosfera ao longo da narrativa. Não só a construção da iluminação é um elemento-chave, mas também a cor é um grande complemento da estimulação Visual e estética que define um filme. Este ensaio propõe-se a explorar a modelação estilística e narrativa da iluminação e a forma como alcançar o propósito idealizado. Também tem como objetivo salientar o processo de estudo e execução utilizado na Direção de Fotografia da curta-metragem de ficção Sem Sinal, com especial foco no uso da iluminação para a criação de uma dimensão emocional e Visual, utilizando, posteriormente, o trabalho de colorista para oferecer o efeito dramático pretendido. O objetivo, durante o percurso deste estudo, passa por retratar as intenções, usando referências e técnicas que serão aplicadas no caso prático, acrescentando a análise do resultado obtido.
- O tempo da imagem: olhares cinematográficos sobre produções visuais na realização d'A Imagem por VirPublication . Ferraz, Luís Miguel Queiroga; Baptista, AdrianaO presente ensaio propõe uma reflexão sobre os paralelismos entre cinema documental e cinema experimental, explora o conceito de Antropofagia Visual a partir do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, a Reprodutibilidade falada por Walter Benjamin e a mesclagem entre ficção e a realidade apoiado na Minnesota Declaration de Werner Herzog. A segunda parte contempla abordagens de intermedialidade em Szél (Marcell Iványi, 1996) e de intertextualidade em Le Livre d’Image (Jean-Luc Godard, 2018), conceitos que são basilares para a pesquisa e investigação do filme A Imagem por Vir e na terceira parte são aprofundados os respectivos processos de criação fílmica.
- A construção de imagens em contexto empresarialPublication . Carvalho, Maria Sara Fraga; Leal, JoãoO presente documento tem como objetivo documentar e argumentar todo o processo metodológico relacionado com o estágio curricular realizado na Associação Empresarial do Minho (AEMinho). A AEMinho foi fundada em 2021, com a sua sede estabelecida em Braga, no edifício do polo do IPCA de Braga. Surgindo da necessidade de representar e unir o tecido empresarial do Minho, a AEMinho visa atuar como um agente para o desenvolvimento regional, impulsionando o crescimento económico, social e cultural da região. Optei por concluir este mestrado com um estágio por acreditar que esta seria a opção mais vantajosa, na medida em que me prepararia melhor para o mercado de trabalho. Procurei uma experiência desafiadora e enriquecedora, que me preparasse para o futuro, me inserisse no mundo profissional, me permitisse aprimorar o currículo, e ajudasse a crescer pessoal e profissionalmente. O trabalho que desenvolvi no decorrer do estágio esteve sobretudo relacionado com a comunicação da associação, predominantemente a cobertura fotográfica de eventos empresariais organizados pela AEMinho. Como tal, o tema deste documento está relacionado com a construção de imagens em contexto empresarial, investigando a teoria que suporta a fotografia de eventos corporativos. Assim, analiso os fatores cruciais para este tipo de trabalho, destacando as qualidades técnicas e profissionais essenciais para a/o fotógrafa/o. Adicionalmente, o estudo fornece exemplos de fotógrafos especializados em eventos corporativos e analisa autores que estudaram o assunto. De forma a abordar este tema, considerei relevante começar por investigar subtemas como a fotografia documental, a influência da imagem na perceção pública das entidades, e a importância da fotografia na comunicação institucional.