ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Recent Submissions
- Métodos para a construção do protagonista enquanto motor da narrativa na curta-metragem O Peso da PenaPublication . Morais, Gabriela Marques de; Cortesão, Gabriela Marques deNo âmbito do desenvolvimento do Projeto Final, no Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema de Ficção, ministrado na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Politécnico do Porto (P.Porto), a discente propõe-se a assumir o cargo de Realização na curta-metragem de ficção O Peso da Pena. O filme consiste numa curta-metragem de ficção que retrata o estado de espírito de Adelaide, uma idosa que passa pelo luto da morte da filha. O luto e a idade avançada, contribui para um estado de solidão profunda e na perda da vontade de viver. Quando uma pomba bate à sua janela, esta tenta imediatamente ajudar o animal. A partir daí, Adelaide volta a ter um propósito para viver, apaziguando a sua mágoa relativamente à perda da filha. Considerando que a Realização consiste num pilar essencial para o resultado de um filme, a estudante compromete-se em compreender o modo como se desenvolve a construção das personagens e ambientes que contribuem para a perceção da narrativa. Assim sendo, o maior objetivo residiu em estabelecer uma relação de empatia entre a Protagonista e o espectador através da caracterização da mesma, nas suas diversas camadas. Visa-se alcançar imersão nas personagens e nas suas histórias, conferindo a profundidade de sentimentos, meta que foi alcançada com uma boa gestão de equipa e seus variados departamentos, para que a estética, não se afaste da história, e seja sua ‘aliada’. Em termos teóricos, procurou-se desenvolver-se analisar o conceito de Protagonista no que diz respeito à Direção de Atores, tendo como base a pesquisa Antropológica concebida durante a fase de pré-produção.
- A materialização do espaço psicológico a partir da cinematografia na curta-metragem O EgotistaPublication . Ferreira, Catarina Sofia Mota; Ribeiro, Pedro AzevedoO ensaio propõe abordar a materialização do espaço psicológico da personagem a partir da cinematografia, analisando como os elementos visuais e técnicos contribuem para a representação do mundo interior do protagonista. O desenvolvimento teórico centra -se na vivência da personagem no espaço e na evocação de sentimentos, como memória, nostalgia e conflito interno, transmitidos por meio de enquadramentos, iluminação, movimento de câmara e composição visual que transpõem para o quadro as condições interiores e exteriores do protagonista. Para sustentar a temática apresentada, propõe -se a análise de estudos de caso filmográficos e de referências bibliográficas pertinentes, com ênfase na relação entre espaço e psicologia da personagem no cinema. Numa abordagem mais concetual, onde se definirá essa relação, serão referenciados autores como Jean Mitry, Jacques Aumont, Joseph V. Mascelli e Gilles Deleuze, destacando -se as suas contribuições para compreender como o cinema pode representar dimensões subjetivas e psicológicas através da manipulação narrativa e visual.
- O impacto da direção de arte na construção das personagens e dos espaços: curta-metragem O Peso da PenaPublication . Moreira, Rita Teixeira Gomes da Rocha; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio reside sobre a construção das personagens e dos espaços e a sua aplicação prática, na curta-metragem O Peso da Pena, na ótica da direção de arte, escrita e realizada por Gabriela Morais. Neste contexto, o desenvolvimento teórico teve como base a pesquisa de bibliografia, tendo em vista a compreensão do papel do diretor de arte e o funcionamento de todo o departamento. Desta forma, é feita uma reflexão de conceitos que estão ligados à área de estudo, auxiliando a execução prática do filme em questão, tais como a organização do departamento e a criação de documentos auxiliares e estratégias a adotar, além de conhecimentos relativos à necessidade de um diálogo permanente entre a realização e os restantes departamentos. A edificação de espaços ou a sua transformação, como todos os departamentos, traz algo importante para a criação de um filme por diversos motivos. Permite traduzir e sugerir emoções e sentimentos de uma forma clara e concisa, muitas vezes superando barreiras linguísticas. Possibilita criar experiências imersivas, adicionar camadas de outros 'textos', e consequentemente envolver e estabelecer laços entre o filme e o espetador. Principalmente, num mercado competitivo, a direção de arte contribui para estabelecer a identidade de um filme. Neste sentido, esta função é determinante para contar a estória, pelas razões já mencionadas.
- Dinâmica de equipa e o seu impacto na rodagem: assistência de realização na curta - metragem “O Egotista”Publication . Bento, Hélio Bruno Ribeiro; Ribeiro, Pedro AzevedoNeste trabalho procura -se aprofundar as diferentes dinâmicas e métodos a adotar, como Assistente de Realização, durante uma determinada produção de Cinema. A nível de metodologias, propõe -se a recolha de testemunhos de profissionais da área bem como a investigação bibliográfica adequada, com referências a obras de autores como Eve Light Honthaner e Steven Ascher, que se debruçam no trabalho do departamento de realização no geral. A esta componente será depois acrescentado o contexto do projeto “O Egotista” e o trabalho exercido pela assistência de realização na curta-metragem.
- Coexistências transtemporais - Estudo fotográfico sobre a paisagem e a cartografia das linhas de defesa do Alto MinhoPublication . Oliveira, Hernâni Jorge Martins de; Baptista, Adriana; Alves, CesárioO projeto Coexistências Transtemporais tem como objetivo refletir sobre a forma como o tempo se inscreve na paisagem, partindo através de processos investigativos e criativos da relação entre cartografia e imagem fotográfica. Tendo por base plantas militares elaboradas por Manuel Pinto de Vilalobos no início do século XVIII, foram revisitados os territórios por ele cartografados, com especial atenção às povoações fortificadas junto ao rio Minho. Através da observação desses lugares no presente, procurou-se analisar como diferentes épocas coexistem no mesmo espaço, tanto nas formas construídas como nos vestígios que permanecem ou desaparecem. A paisagem (real ou construída) foi, aqui, entendida como um palimpsesto, onde camadas sucessivas de tempo se acumulam, se apagam parcialmente e se reescrevem. A fotografia foi utilizada como meio para observar, comparar e relacionar essas camadas temporais, revelando contrastes, permanências e transformações. O trabalho combina investigação teórica com prática visual, propondo uma leitura do território como um lugar de cruzamento entre passado e presente e a fotografia como uma forma de elaborar memórias e chamar a atenção sobre o que não é percetível.
- Fotografia no contexto de uma instituição cultural: estágio curricular na Casa da Música do PortoPublication . Oliveira, Inês Isabel Morais de; Leal, JoãoO presente documento descreve e reflete criticamente sobre o Estágio Curricular realizado na Casa da Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Cinema e Fotografia Especialização em Fotografia. Através de uma abordagem teórico-prática, o trabalho visa explorar o papel da fotografia no contexto de uma instituição cultural de música, especificamente nas suas dimensões de documentação, comunicação visual e expressão artística. A metodologia adotada combina uma investigação teórica sobre os conceitos de “sociedade de espetáculo” de Guy Debord, “lugar” e "não-lugar” de Marc Augé e o de “Espaço” de Michel de Certeau, com a reportagem fotográfica, a fotografia como espelho do real e questões éticas inerentes à prática fotográfica numa instituição cultural de música. Esta dualidade resultou no desenvolvimento de um projeto autoral, denominado, “Entre Palcos e Silêncios”, que procura resgatar os espaços invisíveis e ocultos da Casa da Música, contrariando a lógica da visibilidade dominante. Os resultados do estágio incluem a documentação de uma vasta diversidade de eventos (concertos, serviços educativos, ações promocionais), bem como a produção de conteúdos visuais para fins institucionais. A fotografia, para além do seu carácter documental, pode ser uma ferramenta crítica e interpretativa, capaz de interrogar a estrutura simbólica das instituições culturais. O estágio proporcionou uma experiência rica de aprendizagem e questionamento sobre o modo como as fotografias participam na construção das narrativas culturais.
- Direção de fotografia documental na curta-metragem “Fora”: direção de fotografia em cinema documental em ambientes não controláveisPublication . Monteiro, Diogo Morais Barroso da Silva; Ferreira, José Quinta; Negrão, PedroEste projeto investiga o papel da direção de fotografia no cinema documental em ambientes não controláveis, tomando como estudo de caso a curta-metragem “Fora”. O trabalho conjuga uma vertente teórica, centrada na análise de autores como John Alton, Vittorio Storaro, Néstor Almendros, e uma vertente prática, focada na aplicação desses conceitos na pré-produção, rodagem e pós-produção do filme. A revisão bibliográfica evidenciou que, no documentário, a direção de fotografia não se limita a registar a realidade, mas assume uma função interpretativa e narrativa, usando a luz, a cor e o enquadramento para reforçar emoções e significados. Foram analisados os desafios técnicos e éticos resultantes de contextos imprevisíveis. Na prática, “Fora” retrata a vivência da comunidade Queer em Lamego, equilibrando intimidade e coerência estética. O uso da câmara, o uso do S-Log e de uma paleta cromática quente e neutra, aliado ao color grading, garantiu unidade visual entre materiais filmados em condições diversas. O projeto contribui para a compreensão do papel da direção de fotografia no cinema documental, em produções independes e sublinha a importância da flexibilidade criativa para transformar imprevistos em oportunidades narrativas.
- Cafés – Ensaio fotográfico sobre o café como espaço socialPublication . Alves, Francisco Monteiro; Alves, Cesário; Leal, JoãoNeste trabalho, propõe -se o desenvolvimento de um projeto fotográfico que reflita sobre os cafés enquanto espaços sociais. O estudo destes locais será enquadrado na noção de “terceiro lugar” apresentada por Oldenburg (2013), que defende a necessidade de um outro local além de casa (primeiro lugar) e do trabalho (segundo lugar), cuja função seja puramente de convívio. Assim, entendem -se os cafés como espaços importantes para a saúde social das comunidades, onde as pessoas passam o tempo em convívio informal, mas cujo papel como terceiro lugar tem vindo a ser ameaçado pelo mundo digital. O projeto pretende documentar esses estabelecimentos e as pessoas que os frequentam, no sentido de compreender e de refletir sobre o papel destes cafés nas comunidades locais atualmente. Para tal , interessa estudar os espaços e os clientes, bem como as relações dos indivíduos com os locais e entre eles próprios. O enquadramento teórico incide sobre a representação popular na fotografia documental, a relação entre fotógrafo e sujeito , o documentário do quotidiano e o tempo na fotografia. A exploração fotográfica procura promover um olhar crítico e atento a estes espaços, tendo em mente o clima sociocultural e político atual.
- Cinematográfico – Os limites da fotografia e do cinemaPublication . Abreu, André Filipe Pereira de; Ribeiro, Luís; Baptista, AdrianaO presente trabalho debruça-se sobre duas diferentes metodologias fotográficas, a fotografia sequencial e a cronofotografia. Nele abordam-se questões sobre a história da fotografia refletindo sobre a época em que estes processos fotográficos surgiram e porque se desenvolveram, fazendo referências ao cinema e às implicações destas técnicas fotográficas no seu surgimento. Tenta-se a reflexão sobre as fotografias realizadas no séc. XIX e a análise de outros exemplos contemporâneos que evidenciam originalidade. Insere-se no projeto a abordagem de um tema relevante do ponto de vista pessoal: o abraço, refletindo e analisando tanto a ação performativa de um abraço, como o modo como diferentes estratégias na fotografia, sequencial, e na cronofotografia permitem uma melhor análise desta ação, e como se pode atualmente realizar um trabalho fotográfico autoral que cumpra, usando técnicas antigas, intenções contemporâneas.
- Efeitos do conservadorismo na comunidade queer de Lamego (documentário acompanhado de ensaio sobre minorias no cinema)Publication . Lima, Raquel Filipa Marta de; Ferreira, José QuintaEste ensaio procura compreender de que forma o cinema representa minorias sexuais e como o documentário pode atuar como ferramenta de visibilidade e transformação social. A componente teórica inicia-se com a contextualização histórica das personagens queer no cinema clássico de Hollywood, analisando estereótipos e códigos visuais que moldaram a sua representação. Segue-se a abordagem ao movimento New Queer Cinema, que, nos anos 1990, propôs novas estratégias políticas e estéticas, contestando a exclusão histórica de identidades dissidentes. Na componente prática, analisa-se o documentário Fora, projeto final realizado no âmbito do mestrado, que retrata experiências queer num ambiente conservador, evidenciando tensões entre pertença e exclusão. São discutidas as decisões estéticas, narrativas e éticas do processo, incluindo o uso de material de arquivo, a construção simbólica de personagens e o papel da música na narrativa. Este percurso culmina no cruzamento da investigação teórica com o desenvolvimento prático do projeto final, com a análise do processo de desenvolvimento do documentário Fora sob a perspetiva da realização.
