ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Recent Submissions
- A revolução das novas tecnologias: impacto, adaptação e o papel do assistente de realização na curta-metragem Os seres cantarãoPublication . Pinto, João Paulo da Conceição; Ferreira, José QuintaEste documento resume anos de conhecimento na área do cinema, explorando e destacando a importância da evolução constante e abertura à inovação como fatores determinantes para a adaptação às novas dinâmicas do mercado. A integração de novas ferramentas permite otimizar os processos organizacionais e criativos, contribuindo para a preservação da essência artística como um todo. Neste contexto, analisa-se o impacto das novas tecnologias na área cinematográfica assim como a otimização do planeamento e da organização durante uma produção cinematográfica no âmbito da assistência de realização. Esta reflexão assenta na experiência prática adquirida na função de assistente de realização durante a produção da curta-metragem Os Seres Cantarão, desenvolvida no âmbito do projeto final do Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema de Ficção, na Escola Superior de Media Artes e Design.
- O espaço do ir e o espaço do estar: a perceção da experiência cinematográficaPublication . Máximo, Mariana Peixoto; Lopes, FilipeEsta investigação tem como ponto de partida o oximoro conforto desconfortável. Pretende compreender a perceção cinematográfica a luz das ideias de conforto e desconforto, visando esclarecer alguns aspetos da perceção sensorial na arte. Para esse efeito, foram estudadas possíveis alterações espaciotemporais na imagem em movimento e como as mesmas afetam a receção de determinada obra. Foi também feita uma análise sobre o cinema de arte e os seus possíveis significados, bem como a distinção entre uma complexidade intelectual dada pela independência autoral e as emoções fabricadas pela indústria do entretenimento. Partiu-se do conceito de cinema do desconforto, tal como proposto por Geoff King na obra The Cinema of Discomfort (2021), para analisar as reflexões de diversos autores, assim como diversos momentos da história do cinema. Num primeiro momento é feita uma análise da definição e entendimento dos ideais de conforto e desconforto ao longo do tempo, sobretudo desde o início do século XIX. Num segundo momento são analisados os conceitos de tempo e de espaço na imagem em movimento, através da referência a alguns filmes. Os resultados não pretendem dar uma resposta definitiva as questões que se colocam ao longo da investigação, mas antes permitir uma reflexão crítica sobre os temas abordados. É possível afirmar que, apesar da perceção se tratar de um assunto subjetivo, dependente da experiência pessoal de cada indivíduo e do seu contexto envolvente, artes como o cinema parecem apontar para algumas sensações comuns no público geral que, por sua vez, possibilitam a reflexão feita neste texto. Partindo desta investigação é possível identificar caminhos emergentes, alguns já em prática consolidada no cinema, como é o caso da arte generativa e do uso de inteligência artificial, que nos levam a pensar sobre qual poderá ser o significado de Cinema Experimental na atualidade.
- O mockumentary e o desconforto na comédia: realização na curta-metragem “Mata Porcos – Sopa no Bigode A Biografia Oficial"Publication . Silva, Mariana Amaral; Pinheiro, José Alberto; Ribeiro, Pedro AzevedoA escrita deste ensaio foca-se na criação de uma falsa realidade com uma personalidade estrela, a banda Mata Porcos e na aplicação efetiva da comédia do desconforto no mesmo. Em uma primeira parte, é analisada a relação do género documental com o fictício fazendo ponte para a paródia no mockumentary e nos casos de estudo cuja pesquisa sustenta a criação do projeto. Em uma segunda e terceira parte são caraterizadas as etapas práticas do projeto, desde a conceção da ideia até a identidade Visual na montagem. As considerações finais refletem se a metodologia adotada possibilita a simbiose entre o ficcional e o real e se atinge a finalidade principal, o riso.
- Transformações sociais e o simbolismo do beijo: a realização de Em Silêncio, AmorPublication . Cruz, Sara Manuela de Matos da; Pinheiro, José Alberto; Negrão, PedroO presente ensaio aborda a liberdade, analisando a evolução da sociedade portuguesa entre as décadas de 60 e 80 até os dias atuais, com destaque para um ritual tradicional de casamentos portugueses dos anos 80: o ato de beijar, sinal de afeto e união. O projeto explora a tradição oral conhecida como “Beija, Beija.” dentro de casamentos tradicionais, investigando esta prática no casamento de Madalena Matos Fernandes e Luís Cruz, um exemplo representativo de rituais semelhantes realizados em Portugal. O estudo inicia-se com imagens de arquivo que mostram diversas pessoas beijando-se. O objetivo é investigar as razões desse ritual tão presente e expansivo àquela época, destacando o seu lado cómico, por vezes estranho e até libertador. Essas imagens são um ponto de partida para uma reflexão sobre a persistência do ritual e sua relevância atual, 40 anos depois. O documentário busca respostas para a vivacidade desse ritual de liberdade nos casamentos, observados publicamente. Além de fornecer respostas, o filme questiona a forma de vida e pensamento da população portuguesa educada entre 1960 e 1980, avaliando se e como essa perspetiva mudou ao longo do tempo. Por fim, o ensaio intitulado “O Simbolismo do Beijo nas Mudanças Sociais” será elaborado, explorando como o gesto do beijo refletiu as transformações sociais e a busca pela liberdade em Portugal.
- A voz narrativa na realização da curta-metragem de ficção “Umbral”Publication . Vale, Miguel Andrade do; Pinheiro, José AlbertoO presente ensaio explora a Voz Narrativa como um elemento-chave na realização da curta-metragem de ficção Umbral (2024), utilizando as teorias de Gérard Genette sobre níveis narrativos, narrativa metadiegética e metalepse, juntamente com o conceito de "filmes puzzle psicológicos", introduzido por Elliot Panek, que criam uma ambiguidade deliberada e envolvem a audiência numa interpretação ativa. O estudo detalha a construção das personagens de Umbral (2024), nomeadamente do protagonista Edgar, cuja "defesa moral", em interação com a dualidade representada pela personagem da Irmã, atua como um catalisador crucial para o desenrolar da narrativa, criando uma tensão interna que impulsiona o desenvolvimento da história. A análise desenvolvida revela ainda que Umbral (2024) não é apenas uma narrativa sobre crime e castigo, mas sim uma proposta de reflexão sobre o julgamento moral, alcançada através do esforço colaborativo na Realização, Fotografia, Som e Arte. Ao empregar técnicas como a narração alternada, a narrativa metadiegética e a metalepse, para sustentar a ambiguidade, o filme encoraja a audiência a envolver-se profundamente com a história e a interpretar ativamente o seu significado, desafiando a narrativa convencional e criando, em última análise, uma experiência cinematográfica complexa e provocadora.
- A sensibilidade do corte na edição de projetos audiovisuais: estágio curricular na FilmesDaMentePublication . Ribeiro, José Eduardo da Rocha; Cortesão, Maria JoãoO presente relatório incide, essencialmente, sobre o percurso efetuado durante o estágio curricular na FilmesDaMente, sediada na zona de Boavista, cidade do Porto. Este foi realizado como parte integrante da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Cinema e Fotografia, com especialização em Cinema de Ficção da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto). Primeiramente, será realizada uma analise teórica e reflexiva sobre a pertinência da edição de vídeo e da sensibilidade do corte na montagem de um projeto audiovisual/cinematográfico, serão caracterizados os vídeos publicitários e institucionais, como também a relevância da operação de câmara para a criação de um vídeo. Seguidamente, será apresentada uma visão abrangente da entidade acolhedora, FilmesDaMente, incluindo uma explicação da sua metodologia de trabalho e da diversidade de projetos em que o estudante participou. Para além disso, este documento apresentara e descrevera as numerosas atividades realizadas ao longo do estágio, de quatro meses, juntamente com as competências e aprendizagens adquiridas durante este período.
- Estratégias criativas na produção de curtas-metragens de terror: curta-metragem UmbralPublication . Ferreira, Diogo Filipe Pinto; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio visa explicitar o desenvolvimento da função da direção de produção na curta-metragem UMBRAL do Mestrado em cinema e fotografia — Especialização em Cinema de Ficção da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto). A primeira parte é composta por um corpus teórico, que versará sobre temáticas relacionadas com a pertinência do produtor no desenvolvimento de um filme, assim como a ligação do departamento de produção aos diversos departamentos. A parte prática consistirá na descrição de metodologias adotadas pela produção nas diferentes fases do filme, nomeadamente a gestão dos atores no set e a gestão da equipa atendendo ao género de filme em causa (terror).
- Diferentes plataformas, novas linguagens, mesmas histórias: montagem multiplataforma no Canal 180Publication . Moreira, Tomás Ribeiro; Ferreira, José QuintaEste relatório descreve a realização de um estágio curricular no Canal 180, no âmbito da unidade curricular de Dissertação/ Proj eto/ Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia, na especialização de Cinema de Ficção, da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Mantendo como foco o papel do Montador face às diferentes linguagens audiovisuais que este trabalha, o relatório inicialmente reflete sobre o processo de Montagem e como este varia consoante as novas linguagens audiovisuais que vão surgindo, para depois integrar esta reflexão dentro do estudo empírico que o estágio curricular possibilitou.
- Canal180: redes de comunicação digitais como plataformas emergentes para o cinema de autorPublication . Ribeiro, Lourenço Cardoso de Sousa Matos; Ferreira, José QuintaEste relatório detalha a minha jornada como estagiário numa produtora audiovisual, explorando a diversidade das tarefas e a complexidade dos processos envolvidos na criação de conteúdo, tanto editorial quanto comercial. Ao longo do estágio, participei ativamente na produção e pós-produção de conteúdos variados, desde a realização de vídeos promocionais até a cobertura de eventos ao vivo. O documento reflete sobre as técnicas e ferramentas aprendidas, bem como os desafios e soluções encontradas ao trabalhar em diferentes projetos. Através deste estágio, desenvolvi uma compreensão profunda do funcionamento de uma produtora, desde a captação de imagem até à edição final, o que me permitiu aprimorar as minhas competências técnicas e criativas. O relatório também aborda a colaboração em equipa, a gestão de prazos e a interação com clientes, aspetos cruciais para o sucesso em ambientes profissionais dinâmicos e exigentes. Em última análise, este estágio proporcionou-me uma experiência valiosa, preparando-me para futuras oportunidades no campo audiovisual.
- O naturalismo na evolução da narrativa visual cinematográfica: direção de fotografia na curta-metragem Sem SinalPublication . Valente, Joana Andreia Pinho; Ferreira, José Quinta; Ribeiro, Pedro AzevedoA luz abraça os espaços e estórias, da mesma forma que consegue Vincar as “auras” das personagens envolvidas, transformando a atmosfera ao longo da narrativa. Não só a construção da iluminação é um elemento-chave, mas também a cor é um grande complemento da estimulação Visual e estética que define um filme. Este ensaio propõe-se a explorar a modelação estilística e narrativa da iluminação e a forma como alcançar o propósito idealizado. Também tem como objetivo salientar o processo de estudo e execução utilizado na Direção de Fotografia da curta-metragem de ficção Sem Sinal, com especial foco no uso da iluminação para a criação de uma dimensão emocional e Visual, utilizando, posteriormente, o trabalho de colorista para oferecer o efeito dramático pretendido. O objetivo, durante o percurso deste estudo, passa por retratar as intenções, usando referências e técnicas que serão aplicadas no caso prático, acrescentando a análise do resultado obtido.
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