Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto da direção de arte na construção das personagens e dos espaços: curta-metragem O Peso da Pena

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_RitaMoreira_2025.pdf22.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente ensaio reside sobre a construção das personagens e dos espaços e a sua aplicação prática, na curta-metragem O Peso da Pena, na ótica da direção de arte, escrita e realizada por Gabriela Morais. Neste contexto, o desenvolvimento teórico teve como base a pesquisa de bibliografia, tendo em vista a compreensão do papel do diretor de arte e o funcionamento de todo o departamento. Desta forma, é feita uma reflexão de conceitos que estão ligados à área de estudo, auxiliando a execução prática do filme em questão, tais como a organização do departamento e a criação de documentos auxiliares e estratégias a adotar, além de conhecimentos relativos à necessidade de um diálogo permanente entre a realização e os restantes departamentos. A edificação de espaços ou a sua transformação, como todos os departamentos, traz algo importante para a criação de um filme por diversos motivos. Permite traduzir e sugerir emoções e sentimentos de uma forma clara e concisa, muitas vezes superando barreiras linguísticas. Possibilita criar experiências imersivas, adicionar camadas de outros 'textos', e consequentemente envolver e estabelecer laços entre o filme e o espetador. Principalmente, num mercado competitivo, a direção de arte contribui para estabelecer a identidade de um filme. Neste sentido, esta função é determinante para contar a estória, pelas razões já mencionadas.
This essay focuses on the construction of characters and spaces and their practical application in the short film O Peso da Pena, from the perspective of art direction, written and directed by Gabriela Morais. In this context, the theoretical development was based on bibliographic research, with a view to understanding the role of the art director and the functioning of the entire department. Thus, a reflection is made on concepts that are closely linked to the area of study, assisting in the practical execution of the film in question, such as the organization of the department and the creation of auxiliary documents and strategies to be adopted, in addition to knowledge related to the need for ongoing dialogue between the director and the other departments. The construction or transformation of spaces, like all departments, brings something important to the creation of a film for several reasons. It allows emotions and feelings to be translated and suggested in a clear and concise way, often overcoming language barriers. It makes it possible to create immersive experiences, add layers of other “texts”, and consequently engage and establish links between the film and the viewer. Above all, in a competitive market, art direction contributes to establishing a film's identity. In this sense, this function is crucial to telling the story, for the reasons already mentioned.

Description

Dissertação de mestrado

Keywords

Direção de arte Cenografia Figurino Cinema Estória Art direction Set design Costume design Story

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence