ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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- A materialização do espaço psicológico a partir da cinematografia na curta-metragem O EgotistaPublication . Ferreira, Catarina Sofia Mota; Ribeiro, Pedro AzevedoO ensaio propõe abordar a materialização do espaço psicológico da personagem a partir da cinematografia, analisando como os elementos visuais e técnicos contribuem para a representação do mundo interior do protagonista. O desenvolvimento teórico centra -se na vivência da personagem no espaço e na evocação de sentimentos, como memória, nostalgia e conflito interno, transmitidos por meio de enquadramentos, iluminação, movimento de câmara e composição visual que transpõem para o quadro as condições interiores e exteriores do protagonista. Para sustentar a temática apresentada, propõe -se a análise de estudos de caso filmográficos e de referências bibliográficas pertinentes, com ênfase na relação entre espaço e psicologia da personagem no cinema. Numa abordagem mais concetual, onde se definirá essa relação, serão referenciados autores como Jean Mitry, Jacques Aumont, Joseph V. Mascelli e Gilles Deleuze, destacando -se as suas contribuições para compreender como o cinema pode representar dimensões subjetivas e psicológicas através da manipulação narrativa e visual.
- A realização de Doula: formação dos valores da sociedade através da vertente emocional e figurativa do documentárioPublication . Gontar, Aleksandra; Ferreira, José QuintaEsta investigação examina as dimensões éticas, estéticas e narrativas do cinema documental contemporâneo, com especial enfoque na representação da vulnerabilidade, na retórica do corpo e na negociação entre autoria e cuidado. O trabalho é composto por duas componentes interligadas: uma investigação teórica ancorada nos estudos críticos de cinema, e um projeto prático - o documentário Doula - que explora o apoio perinatal não médico enquanto tema e abordagem cinematográfica. A parte teórica baseia-se em debates académicos sobre o olhar, a representação, a reflexividade e a construção de sentido no cinema não ficcional. Dá-se especial atenção à forma como a retórica visual molda a interpretação do espectador e às implicações éticas da documentação da experiência vivida, sobretudo em contextos de exposição emocional e marginalidade social. A análise aborda como as práticas documentais - através do enquadramento, do silêncio, da duração e da seleção - podem funcionar como ferramentas tanto de expressão como de cuidado. Em paralelo, o filme Doula foi desenvolvido num modo observacional e reflexivo, abordando aspetos emocionais e culturais do parto, da perda e da agência feminina. O projeto exigiu uma constante negociação entre estratégias estéticas e responsabilidade ética, sobretudo no trabalho com participantes em situações de vulnerabilidade e em contextos multilingues. A componente prática constituiu não apenas um resultado artístico, mas também um campo de experimentação metodológica e de clarificação conceptual. Conclui-se que o cinema documental, quando guiado por uma postura autoral consciente e uma sensibilidade ética, torna-se um espaço de reflexão crítica e de envolvimento social. A interligação entre conhecimento teórico e a prática artística revela o potencial do documentário para conter presença, cuidado e complexidade em igual medida.
- A realização em Lá Pró Pé do Fim: a abordagem etnográfica no cinema documentalPublication . Inácio, Gonçalo Rui Mendes; Martins, FilipeEste ensaio procura debruçar-se sobre as ferramentas e metodologias utilizadas no estudo da etnografia associada ao cinema documental e como estas podem ser usadas na realização de um filme que se aproxime ao máximo da realidade de uma comunidade a ser estudada, com atenção a todas as implicações éticas que possam daí existir. Para além disso, pretende-se averiguar como o subgénero etnográfico se manifestou na prática do cinema português na representação de comunidades de diferentes pontos do território, com especial ênfase na região do Algarve. Partindo do cruzamento de conceitos dos campos da Antropologia Visual, Sociologia e Etnografia, o objetivo passa por entender de que forma uma abordagem etnográfica pode moldar a construção da narrativa documental de determinado filme. Através da realização do filme Lá Pró Pé do Fim e da análise de outras referências filmográficas, explora-se como melhor aplicar técnicas e estratégias de envolvimento com o Outro representado para criar uma obra documental mais autêntica.
- Cafés – Ensaio fotográfico sobre o café como espaço socialPublication . Alves, Francisco Monteiro; Alves, Cesário; Leal, JoãoNeste trabalho, propõe -se o desenvolvimento de um projeto fotográfico que reflita sobre os cafés enquanto espaços sociais. O estudo destes locais será enquadrado na noção de “terceiro lugar” apresentada por Oldenburg (2013), que defende a necessidade de um outro local além de casa (primeiro lugar) e do trabalho (segundo lugar), cuja função seja puramente de convívio. Assim, entendem -se os cafés como espaços importantes para a saúde social das comunidades, onde as pessoas passam o tempo em convívio informal, mas cujo papel como terceiro lugar tem vindo a ser ameaçado pelo mundo digital. O projeto pretende documentar esses estabelecimentos e as pessoas que os frequentam, no sentido de compreender e de refletir sobre o papel destes cafés nas comunidades locais atualmente. Para tal , interessa estudar os espaços e os clientes, bem como as relações dos indivíduos com os locais e entre eles próprios. O enquadramento teórico incide sobre a representação popular na fotografia documental, a relação entre fotógrafo e sujeito , o documentário do quotidiano e o tempo na fotografia. A exploração fotográfica procura promover um olhar crítico e atento a estes espaços, tendo em mente o clima sociocultural e político atual.
- Canal180: redes de comunicação digitais como plataformas emergentes para o cinema de autorPublication . Ribeiro, Lourenço Cardoso de Sousa Matos; Ferreira, José QuintaEste relatório detalha a minha jornada como estagiário numa produtora audiovisual, explorando a diversidade das tarefas e a complexidade dos processos envolvidos na criação de conteúdo, tanto editorial quanto comercial. Ao longo do estágio, participei ativamente na produção e pós-produção de conteúdos variados, desde a realização de vídeos promocionais até a cobertura de eventos ao vivo. O documento reflete sobre as técnicas e ferramentas aprendidas, bem como os desafios e soluções encontradas ao trabalhar em diferentes projetos. Através deste estágio, desenvolvi uma compreensão profunda do funcionamento de uma produtora, desde a captação de imagem até à edição final, o que me permitiu aprimorar as minhas competências técnicas e criativas. O relatório também aborda a colaboração em equipa, a gestão de prazos e a interação com clientes, aspetos cruciais para o sucesso em ambientes profissionais dinâmicos e exigentes. Em última análise, este estágio proporcionou-me uma experiência valiosa, preparando-me para futuras oportunidades no campo audiovisual.
- Cinema latino-americano: onde o encontro do real com o fantástico se faz ñandePublication . Santos, Marcus Vinicius Teles; Martins, FilipeEste estudo busca apresentar uma reflexão sobre o realismo fantástico no cinema latino-americano e sua contribuição para a formação de uma identidade cultural. Partimos da concepção de fantástico proposta por Todorov e suas subdivisões: fantástico-estranho e fantástico-maravilhoso. A partir dessa explanação, explora-se a história e o conceito do realismo fantástico latino-americano em suas denominações "realismo mágico", do escritor venezuelano Uslar Pietri, e "real maravilhoso", do escritor cubano Alejo Carpentier. Finalizando o capítulo, identifica-se a dicotomia cinematográfica entre realistas, cuja tradição se iniciou com os irmãos Lumière e ganhou embasamento teórico com Bazin, e formalistas, representados por Sergei Eisenstein e o precursor Georges Mélies, considerado o pai do cinema fantástico. No segundo capítulo, adentra-se no cinema latino-americano, inicialmente conceituando as ideias de espaço-tempo de Milton Santos e de identidade cultural de Stuart Hall. Posteriormente, exploram-se os primórdios do cinema latino-americano, com maior enfoque nos países Argentina, Brasil e México, e investiga-se o realismo fantástico praticado pelos cineastas do Cinema Novo brasileiro, especialmente como uma forma de resistência a ditadura militar, finalizando com o diálogo entre Glauber Rocha e Gabriel García Márquez. O terceiro capítulo propõe uma análise das obras contemporâneas do cinema latino-americano que utilizam o realismo fantástico em suas narrativas, dividindo-as em três categorias características: a relação com a literatura, o forte protagonismo feminino e a ligação com culturas indígenas.
- Cinematográfico – Os limites da fotografia e do cinemaPublication . Abreu, André Filipe Pereira de; Ribeiro, Luís; Baptista, AdrianaO presente trabalho debruça-se sobre duas diferentes metodologias fotográficas, a fotografia sequencial e a cronofotografia. Nele abordam-se questões sobre a história da fotografia refletindo sobre a época em que estes processos fotográficos surgiram e porque se desenvolveram, fazendo referências ao cinema e às implicações destas técnicas fotográficas no seu surgimento. Tenta-se a reflexão sobre as fotografias realizadas no séc. XIX e a análise de outros exemplos contemporâneos que evidenciam originalidade. Insere-se no projeto a abordagem de um tema relevante do ponto de vista pessoal: o abraço, refletindo e analisando tanto a ação performativa de um abraço, como o modo como diferentes estratégias na fotografia, sequencial, e na cronofotografia permitem uma melhor análise desta ação, e como se pode atualmente realizar um trabalho fotográfico autoral que cumpra, usando técnicas antigas, intenções contemporâneas.
- Coexistências transtemporais - Estudo fotográfico sobre a paisagem e a cartografia das linhas de defesa do Alto MinhoPublication . Oliveira, Hernâni Jorge Martins de; Baptista, Adriana; Alves, CesárioO projeto Coexistências Transtemporais tem como objetivo refletir sobre a forma como o tempo se inscreve na paisagem, partindo através de processos investigativos e criativos da relação entre cartografia e imagem fotográfica. Tendo por base plantas militares elaboradas por Manuel Pinto de Vilalobos no início do século XVIII, foram revisitados os territórios por ele cartografados, com especial atenção às povoações fortificadas junto ao rio Minho. Através da observação desses lugares no presente, procurou-se analisar como diferentes épocas coexistem no mesmo espaço, tanto nas formas construídas como nos vestígios que permanecem ou desaparecem. A paisagem (real ou construída) foi, aqui, entendida como um palimpsesto, onde camadas sucessivas de tempo se acumulam, se apagam parcialmente e se reescrevem. A fotografia foi utilizada como meio para observar, comparar e relacionar essas camadas temporais, revelando contrastes, permanências e transformações. O trabalho combina investigação teórica com prática visual, propondo uma leitura do território como um lugar de cruzamento entre passado e presente e a fotografia como uma forma de elaborar memórias e chamar a atenção sobre o que não é percetível.
- A construção de imagens em contexto empresarialPublication . Carvalho, Maria Sara Fraga; Leal, JoãoO presente documento tem como objetivo documentar e argumentar todo o processo metodológico relacionado com o estágio curricular realizado na Associação Empresarial do Minho (AEMinho). A AEMinho foi fundada em 2021, com a sua sede estabelecida em Braga, no edifício do polo do IPCA de Braga. Surgindo da necessidade de representar e unir o tecido empresarial do Minho, a AEMinho visa atuar como um agente para o desenvolvimento regional, impulsionando o crescimento económico, social e cultural da região. Optei por concluir este mestrado com um estágio por acreditar que esta seria a opção mais vantajosa, na medida em que me prepararia melhor para o mercado de trabalho. Procurei uma experiência desafiadora e enriquecedora, que me preparasse para o futuro, me inserisse no mundo profissional, me permitisse aprimorar o currículo, e ajudasse a crescer pessoal e profissionalmente. O trabalho que desenvolvi no decorrer do estágio esteve sobretudo relacionado com a comunicação da associação, predominantemente a cobertura fotográfica de eventos empresariais organizados pela AEMinho. Como tal, o tema deste documento está relacionado com a construção de imagens em contexto empresarial, investigando a teoria que suporta a fotografia de eventos corporativos. Assim, analiso os fatores cruciais para este tipo de trabalho, destacando as qualidades técnicas e profissionais essenciais para a/o fotógrafa/o. Adicionalmente, o estudo fornece exemplos de fotógrafos especializados em eventos corporativos e analisa autores que estudaram o assunto. De forma a abordar este tema, considerei relevante começar por investigar subtemas como a fotografia documental, a influência da imagem na perceção pública das entidades, e a importância da fotografia na comunicação institucional.
- Da ideia ao ecrã: o processo de desenvolvimento da montagem na FilmesdamentePublication . Costa, Patrícia Filipa Moreira da; Lopes, FilipeO presente relatório tem como finalidade descrever e refletir criticamente sobre o percurso desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado na FILMESDAMENTE, produtora audiovisual sediada na zona da Boavista, na cidade do Porto. Este estágio integrou a unidade curricular Dissertação/ Projeto/ Estágio, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Cinema e Fotografia — Especialização em Cinema Documental e Experimental, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Politécnico do Porto (PPorto). Durante quatro meses, tive a oportunidade de colaborar em diversas fases da pós-produção audiovisual, com foco particular na montagem e edição de conteúdos institucionais, promocionais e documentais. Esta experiência permitiu-me aprofundar competências técnicas e conceptuais no âmbito da pós-produção, bem como refletir sobre a linguagem da montagem enquanto elemento estruturante da narrativa audiovisual. Este relatório organiza-se em duas partes principais. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico, onde é abordado os principios da montagem, a colaboração em ambiente de pós-produção e as perspetivas criativas relacionadas com o processo de edição. A segunda parte, de carácter prático, apresenta uma contextualização da entidade acolhedora, uma análise da metodologia de trabalho adotada pela FILMESDAMENTE, e uma descrição dos projetos nos quais estive envolvida, com especial atenção aos aspetos técnicos e colaborativos da montagem. Serão ainda exploradas outras atividades complementares, como a gestão interna de equipamentos, a montagem de cenários e a organização do canal de YouTube da empresa. Através deste relatório, pretende-se não apenas relatar a experiência prática vivida, mas também refletir criticamente sobre o papel da montagem na criação de sentido e de ritmo na construção audiovisual, bem como sobre a importância do trabalho colaborativo em ambientes profissionais de produção técnica.
