ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by Title
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Canal180: redes de comunicação digitais como plataformas emergentes para o cinema de autorPublication . Ribeiro, Lourenço Cardoso de Sousa Matos; Ferreira, José QuintaEste relatório detalha a minha jornada como estagiário numa produtora audiovisual, explorando a diversidade das tarefas e a complexidade dos processos envolvidos na criação de conteúdo, tanto editorial quanto comercial. Ao longo do estágio, participei ativamente na produção e pós-produção de conteúdos variados, desde a realização de vídeos promocionais até a cobertura de eventos ao vivo. O documento reflete sobre as técnicas e ferramentas aprendidas, bem como os desafios e soluções encontradas ao trabalhar em diferentes projetos. Através deste estágio, desenvolvi uma compreensão profunda do funcionamento de uma produtora, desde a captação de imagem até à edição final, o que me permitiu aprimorar as minhas competências técnicas e criativas. O relatório também aborda a colaboração em equipa, a gestão de prazos e a interação com clientes, aspetos cruciais para o sucesso em ambientes profissionais dinâmicos e exigentes. Em última análise, este estágio proporcionou-me uma experiência valiosa, preparando-me para futuras oportunidades no campo audiovisual.
- Cinema latino-americano: onde o encontro do real com o fantástico se faz ñandePublication . Santos, Marcus Vinicius Teles; Martins, FilipeEste estudo busca apresentar uma reflexão sobre o realismo fantástico no cinema latino-americano e sua contribuição para a formação de uma identidade cultural. Partimos da concepção de fantástico proposta por Todorov e suas subdivisões: fantástico-estranho e fantástico-maravilhoso. A partir dessa explanação, explora-se a história e o conceito do realismo fantástico latino-americano em suas denominações "realismo mágico", do escritor venezuelano Uslar Pietri, e "real maravilhoso", do escritor cubano Alejo Carpentier. Finalizando o capítulo, identifica-se a dicotomia cinematográfica entre realistas, cuja tradição se iniciou com os irmãos Lumière e ganhou embasamento teórico com Bazin, e formalistas, representados por Sergei Eisenstein e o precursor Georges Mélies, considerado o pai do cinema fantástico. No segundo capítulo, adentra-se no cinema latino-americano, inicialmente conceituando as ideias de espaço-tempo de Milton Santos e de identidade cultural de Stuart Hall. Posteriormente, exploram-se os primórdios do cinema latino-americano, com maior enfoque nos países Argentina, Brasil e México, e investiga-se o realismo fantástico praticado pelos cineastas do Cinema Novo brasileiro, especialmente como uma forma de resistência a ditadura militar, finalizando com o diálogo entre Glauber Rocha e Gabriel García Márquez. O terceiro capítulo propõe uma análise das obras contemporâneas do cinema latino-americano que utilizam o realismo fantástico em suas narrativas, dividindo-as em três categorias características: a relação com a literatura, o forte protagonismo feminino e a ligação com culturas indígenas.
- A construção de imagens em contexto empresarialPublication . Carvalho, Maria Sara Fraga; Leal, JoãoO presente documento tem como objetivo documentar e argumentar todo o processo metodológico relacionado com o estágio curricular realizado na Associação Empresarial do Minho (AEMinho). A AEMinho foi fundada em 2021, com a sua sede estabelecida em Braga, no edifício do polo do IPCA de Braga. Surgindo da necessidade de representar e unir o tecido empresarial do Minho, a AEMinho visa atuar como um agente para o desenvolvimento regional, impulsionando o crescimento económico, social e cultural da região. Optei por concluir este mestrado com um estágio por acreditar que esta seria a opção mais vantajosa, na medida em que me prepararia melhor para o mercado de trabalho. Procurei uma experiência desafiadora e enriquecedora, que me preparasse para o futuro, me inserisse no mundo profissional, me permitisse aprimorar o currículo, e ajudasse a crescer pessoal e profissionalmente. O trabalho que desenvolvi no decorrer do estágio esteve sobretudo relacionado com a comunicação da associação, predominantemente a cobertura fotográfica de eventos empresariais organizados pela AEMinho. Como tal, o tema deste documento está relacionado com a construção de imagens em contexto empresarial, investigando a teoria que suporta a fotografia de eventos corporativos. Assim, analiso os fatores cruciais para este tipo de trabalho, destacando as qualidades técnicas e profissionais essenciais para a/o fotógrafa/o. Adicionalmente, o estudo fornece exemplos de fotógrafos especializados em eventos corporativos e analisa autores que estudaram o assunto. De forma a abordar este tema, considerei relevante começar por investigar subtemas como a fotografia documental, a influência da imagem na perceção pública das entidades, e a importância da fotografia na comunicação institucional.
- Da teoria à prática: explorando a representação e padronização na indústria fotográficaPublication . Soares, Pedro António Ferreira; Ribeiro, LuísO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever de forma minuciosa as principais tarefas, conhecimentos e experiências que foram realizadas no estágio curricular na empresa I Heart Studios em Amsterdão, com o prepósito de concluir o Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Fotografia. Desde o período de adaptação, até ao desempenho autónomo das funções de fotógrafo, ao longo do estágio houve um desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito de vários projetos diferentes que apresentavam novos desafios. A personalização do serviço foi analisada em cada projeto, ao contrapor a fotografia mecanizada que é utilizada no e-commerce, com a sensibilidade que é dada a cada marca para garantir a sua boa representação. Esta análise sustenta todo o processo prático efetuado desde a escolha do equipamento, esquema de luz, fundo, estilização e pós-produção. Para a conclusão do estágio, foi proposto a execução de um ensaio fotográfico autónomo e independente, usando todos os recursos necessários e disponíveis em estúdio, de forma a sumarizar os conhecimentos obtidos ao longo do semestre, e colocando-os em prática realizando um projeto com a finalidade de e-commerce.
- O diálogo entre a música e a imagem no cinema documental: estágio na Casa da MúsicaPublication . Silva, Mariana Meireles Ferreira da; Lopes, FilipeO presente relatório de estágio visa descrever a minha experiência na Casa da Música enquanto estagiária no Departamento de Produção Técnica - Vídeo, no âmbito da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema Documental e Experimental. Ao longo de 6 meses foi-me dada a oportunidade de explorar a forma como a música e a imagem dialogam através do desenvolvimento de projetos práticos, nos quais irei basear a minha investigação teórica. Tendo a escuta como base, pude perceber diferentes aspetos da música, da imagem e do diálogo entre ambas no cinema, influenciando o modo como realizei as minhas funções enquanto editora e diretora de fotografia. Deste modo, a minha abordagem teórica irá incidir sob o papel da música como forma de expressão com enfoque na imagética da mesma, explorando a ligação entre a música e a imagem. Os conteúdos audiovisuais que foram produzidos ao longo do estágio tiveram como pilar a Música, permitindo-me criar uma relação com o som que potenciou a descoberta de diferentes estilos de montagem e de criação de narrativas. Neste documento será feita uma breve contextualização da entidade acolhedora assim como serão apresentados os diversos projetos que tive a oportunidade de integrar, sendo analisado, em cada um deles, o papel da escuta, evidenciando a minha metodologia de trabalho.
- Diferentes plataformas, novas linguagens, mesmas histórias: montagem multiplataforma no Canal 180Publication . Moreira, Tomás Ribeiro; Ferreira, José QuintaEste relatório descreve a realização de um estágio curricular no Canal 180, no âmbito da unidade curricular de Dissertação/ Proj eto/ Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia, na especialização de Cinema de Ficção, da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Mantendo como foco o papel do Montador face às diferentes linguagens audiovisuais que este trabalha, o relatório inicialmente reflete sobre o processo de Montagem e como este varia consoante as novas linguagens audiovisuais que vão surgindo, para depois integrar esta reflexão dentro do estudo empírico que o estágio curricular possibilitou.
- Direção de fotografia em Na Praia dos Pescadores: a captação da autenticidade no documentário etnográficoPublication . Almeida, Rui Daniel Proença; Martins, Filipe; Negrão, PedroEste ensaio propõe uma reflexão sobre o realismo e o conceito de autenticidade aplicado a arte cinematográfica. Desde muito cedo na história do cinema, os filmes deixaram de ser meros registos mecânicos do mundano, tendo evoluído para novas formas narrativas que transcendem a intenção básica do dispositivo tecnológico, tal como foi originalmente concebido pelos irmãos Lumiere. Apesar do seu realismo primordial — ou ontológico —, o cinema rapidamente se transformou numa arte narrativa dedicada a criação de mundos de fantasia e ficções. Também no cinema documental — o qual, por definição, mantém um vínculo particularmente forte com o realismo —, se pode assinalar uma emancipação essencial em relação ao realismo primordial do cinema. De facto, o documentário também explora, a sua maneira, diferentes campos de criação. Servindo—nos de conceitos como contingência e autenticidade (F. Martins, 2023), passando pela análise de tendências históricas ou estilos cinematográficos, como o neorrealismo, iremos interrogar—nos neste ensaio sobre o sentimento de autenticidade que os filmes tantas vezes nos transmitem — um tipo de autenticidade que parece persistir até nas formas mais autorais e artísticas do cinema documental, ou mesmo na ficção. Naturalmente, a nossa reflexão tenderá a incidir em particular no cinema documental de estilo observacional e de abordagem etnográfica, de modo a servir como enquadramento teórico para a última parte do ensaio, a qual será dedicada a descrição do trabalho de direção de fotografia no filme Na Praia dos Pescadores, projeto prático de finalização deste mestrado.
- Entre a rotunda e o abismo: o carácter curativo das histórias aplicado ao cinema de ficção em mise en abymePublication . Gonçalves, Ana Raquel Novo; Lopes, FilipeEste trabalho visa investigar o “poder curativo” das histórias, isto é, a influência que o seu consumo tem na psique humana, e de que forma o cinema de ficção, estruturado em mise en abyme, aborda e explora essa influência. Neste contexto, foi realizado um levantamento de vários estudos e experiências nas disciplinas que abordam o estudo da narrativa e da ficção, bem como o seu impacto na mente humana. Entre essas disciplinas estão: neurociência, psicoterapia, estudo do sono, psicologia analítica, estudos sociais, filosofia e teoria da narrativa. Num primeiro momento, foi utilizado o método de revisão de literatura para os temas mencionados, recolhendo conceitos relevantes em cada uma das áreas e investigando a sua relação com a criação e interpretação narrativa. Num segundo momento, foram analisadas seis obras cinematográficas construidas ern mise en abyme, explorando de que forma os conceitos recolhidos justificam essa estruturação narrativa. Os resultados demonstram que a influência da ficção no quotidiano da espécie humana é bastante significativa. O estudo dessa influência permite uma compreensão mais profunda da estrutura narrativa e revela que o conhecimento desses conceitos e uma ferramenta poderosa e relevante para a criação de ficção cinematográfica.
- O espaço do ir e o espaço do estar: a perceção da experiência cinematográficaPublication . Máximo, Mariana Peixoto; Lopes, FilipeEsta investigação tem como ponto de partida o oximoro conforto desconfortável. Pretende compreender a perceção cinematográfica a luz das ideias de conforto e desconforto, visando esclarecer alguns aspetos da perceção sensorial na arte. Para esse efeito, foram estudadas possíveis alterações espaciotemporais na imagem em movimento e como as mesmas afetam a receção de determinada obra. Foi também feita uma análise sobre o cinema de arte e os seus possíveis significados, bem como a distinção entre uma complexidade intelectual dada pela independência autoral e as emoções fabricadas pela indústria do entretenimento. Partiu-se do conceito de cinema do desconforto, tal como proposto por Geoff King na obra The Cinema of Discomfort (2021), para analisar as reflexões de diversos autores, assim como diversos momentos da história do cinema. Num primeiro momento é feita uma análise da definição e entendimento dos ideais de conforto e desconforto ao longo do tempo, sobretudo desde o início do século XIX. Num segundo momento são analisados os conceitos de tempo e de espaço na imagem em movimento, através da referência a alguns filmes. Os resultados não pretendem dar uma resposta definitiva as questões que se colocam ao longo da investigação, mas antes permitir uma reflexão crítica sobre os temas abordados. É possível afirmar que, apesar da perceção se tratar de um assunto subjetivo, dependente da experiência pessoal de cada indivíduo e do seu contexto envolvente, artes como o cinema parecem apontar para algumas sensações comuns no público geral que, por sua vez, possibilitam a reflexão feita neste texto. Partindo desta investigação é possível identificar caminhos emergentes, alguns já em prática consolidada no cinema, como é o caso da arte generativa e do uso de inteligência artificial, que nos levam a pensar sobre qual poderá ser o significado de Cinema Experimental na atualidade.
- O espaço enquanto evocador de memórias no cinema documental: a realização em Enquanto as Borboletas VoaremPublication . Araújo, Joana Isabel Loureiro Vaz de; Martins, Filipe; Negrão, PedroNeste ensaio explora-se o poder que o espaço que nos rodeia tem sobre nós e sobre a nossa memória, quer pessoal quer coletiva, com especial foco no uso que o Cinema Documental faz dos espaços para evocar sentimentos nostálgicos, nomeadamente ao estabelecer uma relação com a passagem do tempo. Através da realização do filme Enquanto as Borboletas Voarem e da análise de outras referências cinematográficas, exploro a ligação que o espaço tem com as nossas memórias, com a passagem do tempo e com a transcendentalidade do ser.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »