ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- O espaço onírico: o ambiente de simulação na curta-metragem de ficção UmbralPublication . Silva, José Miguel Tedim Costa Campos da; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoO presente ensaio procura desmistificar o processo de conceptualização de um espaço cinematográfico singular, alicerçado numa dimensão onírica da construção de ambientes visuais. Numa abordagem inicial, exploram-se os fundamentos teóricos relacionados com o onírico, enquanto conceito, articulando-os com o estudo de caso de dois exemplos paradigmáticos do cinema de distopias. Conclui-se o enquadramento teórico com a alusão ao movimento minimalista no cinema, e o processo através do qual se enquadra na definição estética da premissa visual do filme em estudo. O segundo momento do ensaio contempla uma análise empírica do trabalho desenvolvido pelo diretor de fotografia na curta-metragem Umbral, explorando os meandros da materialização desta mesma paisagem cinematográfica singular, o ambiente de simulação da maquina "Umbral".
- O espaço enquanto evocador de memórias no cinema documental: a realização em Enquanto as Borboletas VoaremPublication . Araújo, Joana Isabel Loureiro Vaz de; Martins, Filipe; Negrão, PedroNeste ensaio explora-se o poder que o espaço que nos rodeia tem sobre nós e sobre a nossa memória, quer pessoal quer coletiva, com especial foco no uso que o Cinema Documental faz dos espaços para evocar sentimentos nostálgicos, nomeadamente ao estabelecer uma relação com a passagem do tempo. Através da realização do filme Enquanto as Borboletas Voarem e da análise de outras referências cinematográficas, exploro a ligação que o espaço tem com as nossas memórias, com a passagem do tempo e com a transcendentalidade do ser.
- O diálogo entre a música e a imagem no cinema documental: estágio na Casa da MúsicaPublication . Silva, Mariana Meireles Ferreira da; Lopes, FilipeO presente relatório de estágio visa descrever a minha experiência na Casa da Música enquanto estagiária no Departamento de Produção Técnica - Vídeo, no âmbito da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema Documental e Experimental. Ao longo de 6 meses foi-me dada a oportunidade de explorar a forma como a música e a imagem dialogam através do desenvolvimento de projetos práticos, nos quais irei basear a minha investigação teórica. Tendo a escuta como base, pude perceber diferentes aspetos da música, da imagem e do diálogo entre ambas no cinema, influenciando o modo como realizei as minhas funções enquanto editora e diretora de fotografia. Deste modo, a minha abordagem teórica irá incidir sob o papel da música como forma de expressão com enfoque na imagética da mesma, explorando a ligação entre a música e a imagem. Os conteúdos audiovisuais que foram produzidos ao longo do estágio tiveram como pilar a Música, permitindo-me criar uma relação com o som que potenciou a descoberta de diferentes estilos de montagem e de criação de narrativas. Neste documento será feita uma breve contextualização da entidade acolhedora assim como serão apresentados os diversos projetos que tive a oportunidade de integrar, sendo analisado, em cada um deles, o papel da escuta, evidenciando a minha metodologia de trabalho.
- Relatório de estágio profissional na empresa IHeart Studios: a imagem publicitária no contexto de e-commercePublication . Cruz, Ana Luísa Pereira da; Leal, JoãoO estágio curricular realizado ao abrigo do programa Erasmus Plus, na "lHeart Studios” foi o principal foco deste trabalho. A lHeart é uma empresa de e-commerce com sede em Amesterdão (Países Baixos) e em Hong Kong, daí o trabalho fotográfico realizado ter sido orientado para a fotografia realizada em contexto de estúdio. Este documento conta então com uma descrição de todos os trabalhos e projetos realizados durante o estágio, bem como do meu enquadramento nos objetivos da empresa. A investigação teórica presente no capítulo dois, reflete sobre a imagem técnica, o e-commerce enquanto conceito e, por fim, a relevância do detalhe na fotografia de e-commerce. Esta investigação articulou a análise de diversos autores e obras, através da comparação e interpolação entre conceitos e exemplos Visuais. A sustentação teórica foi muito importante para conhecer melhor o contexto em que estava inserida em estágio, melhorando também a abordagem a nível prático na empresa. Por fim, como forma de conclusão do estágio realizei um projeto autoral a pedido do meu orientador na empresa, cujas fases e resultados estão descritos no último capítulo deste relatório. Este estágio permitiu-me, entre outras coisas, conhecer metodologias de trabalho dentro de um estúdio profissional num contexto altamente competitivo, especialmente no que se refere à fotografia de produto, um dos sectores mais importantes desta empresa.
- I Heart Studios: da conceção à concretização - a progressão das sessões fotográficas em estúdioPublication . Dias, Maria João Ferreira; Rolando, SérgioA minha ambição para a realização de um estágio curricular, como parte integrante do meu percurso de mestrado em cinema e fotografia, derivou de uma grande vontade de adquirir experiência prática junto a uma entidade que se dedique ao desenvolvimento de projetos fotográficos em ambiente de estúdio. Adicionalmente, desde o início, a minha intenção foi a de realizar este estágio fora das fronteiras portuguesas. Tal predisposição tem origem na minha anterior experiência de estudos na Itália, durante a licenciatura, e reflete o desejo e a curiosidade de replicar a experiência, mas desta vez no âmbito profissional da fotografia. Estou convicta de que a oportunidade de estagiar fora do meu país me proporcionou perspetivas distintas e métodos de trabalho na área da fotografia que, talvez, em Portugal, não teria a mesma amplitude de oportunidades ou locais propícios. Foi assim que me deparei com o I Heart Studios, uma agência especializada em fotografia e videografia com sedes em Amsterdão e Hong Kong. A empresa destaca-se pela sua abordagem na criação de conteúdo concebido para atender aos desafios, objetivos e requisitos comerciais de seus clientes. Concentrando-se predominantemente em fotografia de moda e produtos, os estúdios do IHeart visam valorizar, ampliar e agregar qualidade às diversas marcas com as quais colaboram.
- Da teoria à prática: explorando a representação e padronização na indústria fotográficaPublication . Soares, Pedro António Ferreira; Ribeiro, LuísO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever de forma minuciosa as principais tarefas, conhecimentos e experiências que foram realizadas no estágio curricular na empresa I Heart Studios em Amsterdão, com o prepósito de concluir o Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Fotografia. Desde o período de adaptação, até ao desempenho autónomo das funções de fotógrafo, ao longo do estágio houve um desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito de vários projetos diferentes que apresentavam novos desafios. A personalização do serviço foi analisada em cada projeto, ao contrapor a fotografia mecanizada que é utilizada no e-commerce, com a sensibilidade que é dada a cada marca para garantir a sua boa representação. Esta análise sustenta todo o processo prático efetuado desde a escolha do equipamento, esquema de luz, fundo, estilização e pós-produção. Para a conclusão do estágio, foi proposto a execução de um ensaio fotográfico autónomo e independente, usando todos os recursos necessários e disponíveis em estúdio, de forma a sumarizar os conhecimentos obtidos ao longo do semestre, e colocando-os em prática realizando um projeto com a finalidade de e-commerce.
- Entre a rotunda e o abismo: o carácter curativo das histórias aplicado ao cinema de ficção em mise en abymePublication . Gonçalves, Ana Raquel Novo; Lopes, FilipeEste trabalho visa investigar o “poder curativo” das histórias, isto é, a influência que o seu consumo tem na psique humana, e de que forma o cinema de ficção, estruturado em mise en abyme, aborda e explora essa influência. Neste contexto, foi realizado um levantamento de vários estudos e experiências nas disciplinas que abordam o estudo da narrativa e da ficção, bem como o seu impacto na mente humana. Entre essas disciplinas estão: neurociência, psicoterapia, estudo do sono, psicologia analítica, estudos sociais, filosofia e teoria da narrativa. Num primeiro momento, foi utilizado o método de revisão de literatura para os temas mencionados, recolhendo conceitos relevantes em cada uma das áreas e investigando a sua relação com a criação e interpretação narrativa. Num segundo momento, foram analisadas seis obras cinematográficas construidas ern mise en abyme, explorando de que forma os conceitos recolhidos justificam essa estruturação narrativa. Os resultados demonstram que a influência da ficção no quotidiano da espécie humana é bastante significativa. O estudo dessa influência permite uma compreensão mais profunda da estrutura narrativa e revela que o conhecimento desses conceitos e uma ferramenta poderosa e relevante para a criação de ficção cinematográfica.
- Henrique Alves Costa e a memória do cinema portuguêsPublication . Silva, Manuel Vitorino Abreu da; Ferreira, José QuintaA arquitetura da personagem fílmica obedeceu a várias etapas: começou na pré-produção, passou para a fase seguinte, ou seja, a produção e terminou na pós-produção. No domínio do cinema documental e, mais concretamente, no caso de uma biografia cinematográfica, a sua representação aparece através de testemunhos, documentos, imagens, desenhos e sons que, ajudam a construir uma memória e testemunham o tempo e o modo da personagem. Neste contexto, foi nossa intenção estabelecer uma simbiose entre a biografia enquanto género literário e cinematográfico, mas também com a história, contexto social e político. No caso de Henrique Alves Costa (1910-1988) procurou-se traçar algumas coordenadas do cineclubista crítico e historiador de cinema nascido no Porto, bem como, elencar um conjunto de factos que o tornam uma referência incontornável da sétima arte e uma das personagens mais influentes ao longo do séc. XX.
- Estágio na Bubble Creative Studio: da conceção à concretização do programa TECH3 na era do panóptico digitalPublication . Xará, Inês da Silva; Lopes, FilipeEste projeto de investigação está a ser desenvolvido no âmbito de um estágio curricular na Bubble Creative Studio, uma produtora audiovisual que trabalha com proximidade à televisão pública. A investigação vem propor uma reflexão sobre a ideia de Panoptismo, cruzando-a com a ideia de Televisão na Era Digital. Primeiramente, é feita uma incursão teórica que permite discutir o conceito de “Panóptico” na realidade mediática atual, nomeadamente no contexto televisivo. Este termo mostrar-se-á relevante para se pensar sobre o que é e/ou como é ver-se televisão nos dias de hoje. Numa segunda parte da investigação, com base na experiência empírica de estágio na produtora, é também proposta uma abordagem etnográfica que consistirá na imersão na produtora como meio para recolher dados acerca do tema de investigação, que também vai permitir uma análise teórica e crítica perante o que é fazer e receber a televisão atualmente. A RTP, na qualidade de televisão pública, será um dos focos de atenção ao longo desta investigação, já que esta vai fazer da conceção do programa TECH3, produzido pela entidade audiovisual que acolhe este estágio, o ponto agregador da discussão.
- Cinema latino-americano: onde o encontro do real com o fantástico se faz ñandePublication . Santos, Marcus Vinicius Teles; Martins, FilipeEste estudo busca apresentar uma reflexão sobre o realismo fantástico no cinema latino-americano e sua contribuição para a formação de uma identidade cultural. Partimos da concepção de fantástico proposta por Todorov e suas subdivisões: fantástico-estranho e fantástico-maravilhoso. A partir dessa explanação, explora-se a história e o conceito do realismo fantástico latino-americano em suas denominações "realismo mágico", do escritor venezuelano Uslar Pietri, e "real maravilhoso", do escritor cubano Alejo Carpentier. Finalizando o capítulo, identifica-se a dicotomia cinematográfica entre realistas, cuja tradição se iniciou com os irmãos Lumière e ganhou embasamento teórico com Bazin, e formalistas, representados por Sergei Eisenstein e o precursor Georges Mélies, considerado o pai do cinema fantástico. No segundo capítulo, adentra-se no cinema latino-americano, inicialmente conceituando as ideias de espaço-tempo de Milton Santos e de identidade cultural de Stuart Hall. Posteriormente, exploram-se os primórdios do cinema latino-americano, com maior enfoque nos países Argentina, Brasil e México, e investiga-se o realismo fantástico praticado pelos cineastas do Cinema Novo brasileiro, especialmente como uma forma de resistência a ditadura militar, finalizando com o diálogo entre Glauber Rocha e Gabriel García Márquez. O terceiro capítulo propõe uma análise das obras contemporâneas do cinema latino-americano que utilizam o realismo fantástico em suas narrativas, dividindo-as em três categorias características: a relação com a literatura, o forte protagonismo feminino e a ligação com culturas indígenas.