Repository logo
 
Publication

Realização do filme Na Praia dos Pescadores: o papel da alteridade no documentário etnográfico

dc.contributor.advisorMartins, Filipe
dc.contributor.authorCapelão, Pedro Miguel Monteiro
dc.date.accessioned2025-09-05T11:08:03Z
dc.date.available2025-09-05T11:08:03Z
dc.date.issued2025-07-28
dc.description.abstractEste ensaio oferece uma reflexão crítica sobre o papel da alteridade no contexto do cinema etnográfico. O conceito de alteridade está presente no cinema praticamente desde a sua origem, tendo sua aplicabilidade evoluído tanto por meio da abordagem documental dos cineastas como pelas contribuições teóricas dos estudiosos do cinema. O estudo explora como a relação entre o “eu” e o “outro cultural” molda a prática cinematográfica e de que modo a alteridade permanece como componente estrutural no filme etnográfico, especialmente com o surgimento da autorrepresentação. Essa mudança permite que o sujeito filmado deixe de ser um objeto passivo de representação para se tornar um participante ativo, com voz própria. O filme Na Praia dos Pescadores (2025), que acompanha este ensaio, é analisado como estudo de caso a fim de ilustrar como a reflexão teórica influencia a prática cinematográfica. Dá-se ênfase à influência da teoria do cinema nas principais fases da produção, incluindo a escolha do tema, a pesquisa, a pré-produção e a identificação dos atores sociais dentro da comunidade piscatória retratada. Por fim, o processo de realização do filme é documentado por meio de um relatório de produção em forma de diário.por
dc.description.abstractThis essay offers a critical reflection on the role of otherness in the context of ethnographic cinema. The concept of otherness has been present in cinema virtually since its origin, with its applicability evolving through both the documentary approaches of filmmakers and the theoretical contributions of film scholars. The study explores how the relationship between the “self” and the “cultural other” shapes cinematic practice, and how otherness remains a structural component of ethnographic film, especially with the emergence of self-representation. This shift allows the filmed subject to move from being a passive object of representation to becoming an active participant, with their own voice. The film Na Praia dos Pescadores (2025), which accompanies this essay, is analyzed as a case study to illustrate how theoretical reflection influences cinematic practice. Emphasis is placed on the influence of film theory across the main stages of production, including theme selection, research, pre-production, and the identification of social actors within the fishing community portrayed. Finally, the filmmaking process is documented through a diary-style production report.eng
dc.identifier.tid203997972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30383
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAlteridade
dc.subjectCinema etnográfico
dc.subjectAutorrepresentação
dc.subjectTeoria do cinema
dc.subjectPrática documental
dc.subjectRealização
dc.subjectOtherness
dc.subjectEthnographic cinema
dc.subjectSelf-representation
dc.subjectFilm theory
dc.subjectDocumentary practice
dc.subjectFilmmaking
dc.titleRealização do filme Na Praia dos Pescadores: o papel da alteridade no documentário etnográficopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Cinema e Fotografia - Especialização em Cinema Documental e Experimental

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_PedroCapelao_2025.pdf
Size:
19.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: