Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No teatro, a voz constitui um dos elementos essenciais para o ator, onde a preparação vocal é encarada como um pré-palco. Atualmente, estão descritas diferentes metodologias de preparação vocal, usualmente, utilizadas por professores de voz, mas também por terapeutas da fala. Contudo, em Portugal, esta realidade está pouco estudada, pelo que é importante, conhecer-se quais as abordagens de preparação vocal utilizadas nos espetáculos de teatro, de forma a que o terapeuta da fala ajuste a sua intervenção junto dos atores. Realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com recurso a observações de ensaios e a entrevistas. Observaram-se três processos de preparação vocal e realizaram-se seis entrevistas a professores de voz e encenadores. Verificou-se que as abordagens de preparação vocal utilizadas são adaptadas pelo professor de voz, e que integram múltiplas influências. Foi reconhecida a importância da preparação vocal, que deve ser conduzida por um especialista em voz, que para além dos conhecimentos específicos na área da voz, deve compreender as particularidades da prática cénica. Ao terapeuta da fala foi reconhecido um papel na reabilitação e saúde vocal, mas não no trabalho de preparação vocal como o ator. As competências específicas do preparador vocal foram evidenciadas, dando orientações para formação complementar.
Description
Keywords
Voz Ator Preparação vocal Terapeuta da fala Professor de voz