ESS - DM - Terapia da Fala
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Contributo para a tradução e validação do Assessment for living with Aphasia (ALA)Publication . Teixeira, Sónia Raquel Oliveira; Patrício, Ana Brígida FranciscoO Assessment for Living with Afasia (ALA) é um instrumento de avaliação do impacto da afasia na vida da pessoa, desenvolvido no Aphasia Institute. É comstituído por 45 questões acompanhadas por suporte pictográfico, foi construído através de uma base conceptual, a A-FROM e propõe-se a medir o impacto da afasia nos diferentes domínios na vida da pessoa. O ALA é composto por diferentes recursos, sendo eles: Instructional Manual, Record Booklet, Pictographic Booklet, Scoore Sheet, Rating Scale e DVD de aplicação. Traduzir e adaptar culturalmente o Instructional Manual, Record Booklet, Pictographic Booklet, Scoore Sheet do ALA para a população portugesa e aferir a sua validade de conteúdo. A tradução e adaptação para o PE passou pelas seguintes fases: tradução, retroversão, painel de peritos e cognitive debriefing. A versão harmonizada para o PE foi analisada pelos especialistas para aferição da validade de conteúdo. Durante as fases do processo metodológico, foram realizadas mudanças para garantir a adaptação semântica e conceptual, idiomática e cultural. Todos os recursos traduzidos e adaptados obtiveram índices de validade de conteúdo superiores a 0,80. O Manual de Instruções, o Caderno de Registo, o Caderno Pictográfico e a Folha de Pontuação do ALA foram traduzidos e adaptados culturalmente para o Português Europeu, demonstrando uma validade de conteúdo aceitável.
- Critérios para a seleção de alvos na intervenção em perturbação dos sons da falaPublication . Costa, Sofia; Patrício, Ana Brígida Francisco; Correia, Ana Catarina Baptista de Jesus; Rodrigues, Susana Filipa ViegasA perturbação dos sons da fala é uma das alterações mais prevalentes na infância. O terapeuta da fala deverá selecionar os alvos de intervenção que permitirão suprir as dificuldades de fala de forma eficaz. Identificar critérios de seleção de alvos utilizados pelos terapeutas da fala, em Portugal, para intervir junto de crianças dos 3 aos 6 anos, com perturbação dos sons da fala. Averiguar a existência de associação entre critérios de seleção de alvos e ano de conclusão do curso, formação complementar e percentagem de crianças com perturbação dos sons da fala. Questionário de Brumbaugh e Smit (2013) traduzido e adaptado culturalmente. Os resultados foram analisados recorrendo a estatística descritiva inferencial. Obtiveram-se 128 questionários. Critérios de seleção de alvos mais utilizados foram consciência fonológica, tradicionais, competências de planeamento motor e processo fonológicos. Obteve-se apenas associação entre os critérios de seleção de alvos e “Ano de Conclusão do Curso” e “Percentagem de Crianças com Perturbação dos Sons da Fala”. Maior propensão no uso de critérios de base fonológica. Critérios de seleção de alvos mais empregues são os de consciência fonológica. Implementação de critérios é mais influenciada pela “Percentagem de Crianças com Perturbação dos Sons da Fala”.
- Caracterização do desenvolvimento lexical de crianças ciganasPublication . Santos, Joana Filipa Martins dos; Magina, Eugénia VieiraO desenvolvimento de competências lexicais é um preditor do sucesso escolar, sendo o período pré-escolar a altura de maior desenvolvimento lexical da criança. A escassez de estudos sobre a língua cigana em Portugal lançou o desafio de estudar o desenvolvimento lexical das crianças das comunidades ciganas de Grijó. Caracterizar o desenvolvimento lexical de crianças entre os3 e 6 anos e 6 meses, da comunidade cigana de Grijó, ao nível do número de palavras produzidas, de classe de palavras e categorias semânticas utilizadas. De natureza quantitativa, observacional. Foi aplicada a prova de vocabulário do teste de linguagem infantil -ABFW e gravada uma sessão de brincadeira livre entre as crianças de etnia cigana. A amostra foi composta por 9 crianças. As crianças apresentaram maior percentagem de nomeação de palavras nos campos lexicais de móveis e utensílios, animais e alimentos. As crianças de 6 anos foram as únicas que utilizaram palavras das diferentes classes, com exceção das conjunções, não utilizadas por nenhuma criança. As crianças demonstraram evolução na produção lexical, em quantidade e variedade de classes de palavras, nas diferentes faixas etárias, embora se encontrem abaixo do sugerido na literatura para o desenvolvimento de crianças não ciganas.
- Reabilitação motora da deglutição pós AVC: duração dos efeitos da tDCS vs rTMS - revisão sistemática com meta análisePublication . Melim, Catarina Raquel Freitas; Freitas, Susana Vaz; Martins, João PauloA disfagia pós-AVC abrange 30 a 90% da população. A tDCS e a rTMS influenciam na neuro plasticidade e função neurológica da deglutição. No entanto, não há garantia da durabilidade e estabilidade dos seus efeitos. O objetivo desta meta análise é analisar a duração dos efeitos destas intervenções. Foram estabelecidos critérios de elegibilidade, fonte e estratégia de investigação. Foram utilizadas as bases de dados PubMed, Speechbite, ASHA, Web of Science e LILACS. O risco de viés foi analisado pelo RoB 2 e a meta-análise pelo SPSS versão 29.0.01. as intervenções rTMS e tDCS têm impacto significativo na severidade (p=0,02), mas não na aspiração (p=0,14), funcionalidade (p=0,15), força oral (p=0,90) e qualidade de vida (p=0,35), nem mostraram efeito distinto na deglutição (rTMS: 9=0,06; tDCS: p=0,66). Não foi possível comparar se o efeito das intervenções varia ao longo do tempo. O efeito das intervenções pode não estar limitado à severidade, dado que as estimativas globais foram calculadas a partir de um número reduzido de estudos. Apear da variabilidade no protocolo de intervenção a realizar e da carência de estudos abrangentes sobre os efeitos no acompanhamento, vários estudos apontam que ambas as intervenções apresentam um impacto positivo.
- Guidelines para avaliação e diagnóstico diferencial da linguagem em crianças bilinguesPublication . Gamboa, Raquel Tavares Luzia de Melo; Alves, Susana Maria Capitão Silva; Faria, Paula Cristina Trocado da CostaO bilinguismo ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala, especialmente ao nível dos procedimentos necessários para avaliação de linguagem e de diagnóstico diferencial com crianças bilingues. É fundamental considerar aspetos que irão surgir desde a sinalização/referenciação da criança até ao diagnóstico diferencial. Para estabelecer guidelines para avliação e diagnóstico diferencial com crianças bilingues é necessário esclarecer definições, identificar características do desenvolvimento destas, especificar aspetos que deverão constar no processo de avaliação e desmistificar conceitos que podem influenciar a decisão clínica do terapeuta da fala aquando da atribuição de diagnóstico. Como tal, realizou-se uma revisão de literatura e aplicou-se uma entrevista a terapeutas da fala especialista, a exercer em Portugal. Recorreu-se ao cruzamento de dados obtidos, através da análise de conteúdo, de forma a identificar a informação crucial a considerar no processo de avaliação. Aspetos como dados a recolher na anamnese, mitos a esclarecer, barreiras no contexto terapêutico, materiais utilizados, áreas de linguagem a abordar, necessidade de tradutor e diagnóstico diferencial foram devidamente analisados e explanados. Deste modo, a informação obtida foi organizada de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala, através da delineação de guidelines para avaliação de linguagem e diagnóstico diferencial de crianças bilingues.
- A influência do ruído na descriminação auditiva em contexto escolarPublication . Fortes, Raíssa Cristina da Graça; Alves, Susana Maria Capitão Silva; Simões, David Tomé BartolomeuAs escolas desempenham um papel crucial na educação e por isso, é fundamental que o ambiente escolar favoreça a aprendizagem dos alunos a par das condições de ensino dos professores. O ambiente acústico tem sido estudado devido ao impacto dos ruídos, que dificultam a discriminação auditiva, a compreensão em sala de aula e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Compreender a influência do ruído na capacidade de discriminação auditiva em contexto escolar. Estudo observacional transversal analítico e comparativo, com elementos exploratórios. Participaram do estudo 29 crianças, das quais 25 eram normo-ouvintes e 4 apresentavam perda auditiva, com idades entre 6 e 11 anos (M=8,53), abrangendo o 1º e o 2º ciclo. Um teste de discriminação auditiva foi aplicado em três ambientes simulados diferentes. O desempenho das crianças normo-ouvintes foi superior, tendo-se verificado uma diferença significativa nos ambientes de sala de aula (p˂0,001) e no silêncio (p˂0,001). No silêncio o desempenho revelou-se superior comparativamente a condição de maior ruído. Os resultados destacam a importância da qualidade acústica nos ambientes escolares, evidenciando que o ruído impacta a discriminação auditiva, o desempenho e o bem-estar dos alunos. A relação sinal-ruído é crucial para a compreensão da fala e o desempenho académico, especialmente entre crianças em idade escolar.
- Fatores preditores da prontidão escolar em crianças de entrada condicional no primeiro cicloPublication . Vieira, Margarida Nobre; Gonçalves, Maria João Moreira; Borges, Janete da SilvaA prontidão escolar é um conceito amplo, que nos indica se a criança está preparada para iniciar e ter sucesso no ambiente escolar formal de aprendizagem. Cabe ao Terapeuta da Fala o estudo de prontidão escolar com foco na avaliação formal da linguagem, analisando as competências linguísticas da criança como preditoras do seu sucesso escolar futuro. Determinar se, através da aplicação de instrumentos formais de avaliação de linguagem oral ou de um instrumento de avaliação formal de desenvolvimento global é possível detetar fatores de prontidão escolar. Determinar se o resultado desses instrumentos está relacionado com os resultados académicos. Estudo com delineamento observacional, descritivo e comparativo, com recolha de dados e interpretação estatística, de análise de correlações. Participaram 35 crianças com idades entre 71 e 75 meses, com matrícula condicional no 1º ano do 1º ciclo. Aplicou-se ALO, TICL e o CCN e recolheram-se os resultados das provas de avaliação (Matemática e Português) académica das crianças em dois momentos. Neste estudo foram encontrados indicadores em que crianças com habilidades linguísticas mais avançadas tendem a demonstrar melhor desempenho em áreas como alfabetização, compreensão de leitura e resolução de problemas, no desempenho académico em Português e Matemática. Este estudo demonstra a relação existente entre as competências de linguagem e o sucesso escolar, considerando-as fatores de prontidão escolar. Demonstra ainda a necessidade de identificação precoce de alterações ou perturbações de linguagem que possam ser alvo de intervenção do terapeuta da fala, diminuindo o seu impacto no sucesso escolar.
- Influência da respiração predominantemente oral no sistema estomatognáticoPublication . Botelho, Cláudia Raquel Dias; Franco, Débora Lucília Santo; Patrício, BrígidaA respiração nasal é uma função fundamental do sistema estomatognático, crucial para o seu funcionamento. A substituição pela respiração predominantemente oral é considerada uma anomalia respiratória, impactando as funções e estruturas deste sistema. Este estudo, através de uma revisão sistemática da literatura, identificou e sintetizou artigos relevantes, com o objetivo de promover uma reflexão sobre este tema. O protocolo de investigação desta revisão foi conduzido conforme o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), incluindo o recurso a dois investigadores na seleção dos estudos obtidos após pesquisa nos motores de busca Cochrane Library, Science Direct, Scientific Electronic Library OnLine (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine com a utilização da lógica de combinações “mouth breathing” AND “swallowing disorders”, OR "breastfeeding" OR "speech sounds disorders" OR "chewing disorders". Foram considerados artigos com texto completo, escritos em português e inglês, que relacionassem a respiração predominantemente oral com o sistema estomatognático. Após a aplicação dos critérios de inclusão, a revisão abrangeu onze estudos. Estes apontam que a respiração predominantemente oral, quando realizada de modo ininterrupto, acarreta consequências estruturais e funcionais no sistema estomatognático, incluindo alterações ortodônticas, articulatórias, de deglutição, de mastigação e sensoriais.
- Tradução e adaptação cultural e linguística do teste de avaliação da linguagem na criança para o crioulo de Cabo VerdePublication . Pereira, Telma Sofia Gonçalves; Gonçalves, Maria João Moreira; Passos, Emanuel FernandesCabo Verde possui duas línguas com estatutos diferenciados: o Português – língua oficial e internacional e o Crioulo Cabo-verdiano – língua nacional e materna. Pela falta de instrumentos para avaliar a linguagem das crianças em Crioulo, optou-se por adaptar um instrumento desenvolvido para as crianças falantes de Português Europeu devido à proximidade entre as duas línguas. Traduzir e adaptar cultural e linguisticamente o Teste de Avaliação da Linguagem (TALC) para o crioulo, para poder ser empregue por outros pesquisadores a crianças cabo-verdianas. O estudo passou pelas seguintes etapas para alcançar uma primeira versão: tradução, retroversão, painel de peritos. Essa versão harmonizada para o Crioulo de Cabo Verde foi apresentada ao painel de cognitive debriefing para aferição do índice de Validade de Conteúdo (IVC). A versão harmonizada ficou com 193 itens. A maioria dos itens da versão harmonizada obtiveram um IVCglobal superior a 0.80, sendo considerado aceitável. Os valores obtidos foram excelentes em três das categorias analisadas: conteúdo (1,00), linguagem (1,00), ilustrações (1,00). A categoria motivação obteve IVCcat correspondente a 0.88. Conseguiu-se atingir a versão harmonizada para o Crioulo de Cabo Verde. Dados os comentários dos elementos do cognitive debriefing, sugere-se que o instrumento seja testado junto da população para verificar a sua adequação.
- ProsoVR – desenvolvimento do protótipo de uma ferramenta de avaliação da prosódia mediada por realidade virtualPublication . Teixeira, Diana Catarina Freitas; Araújo, Pedro André Guerreiro Martins deA prosódia apresenta um papel crucial nas interações sociais. Contudo, é especialmente difícil de avaliar, dado os protocolos tradicionais carecerem de validade ecológica. Para colmatar essa necessidade, surge o ProsoVR: um instrumento de avaliação da prosódia emocional expressiva, que recorre a ambientes virtuais para simular situações comunicativas. Construção da versão Alpha do ProsoVR, concebida para realizar uma recolha de amostras de fala representativas de diferentes estados emocionais, e teste da validade ecológica e usabilidade do produto. Seguindo um modelo Agile de desenvolvimento, realizou-se o teste-piloto onde 6 utilizadores experienciaram a imersão virtual. De seguida, recorreu-se às escalas Slater-Usoh-Steed Questionnaire e à Escala de Usabilidade do Sistema para avaliar a validade ecológica e usabilidade do protótipo. Posteriormente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas para identificar possíveis pontos de melhoria. Os resultados indicam que o protótipo possui elevados níveis de validade ecológica (80,56%) e usabilidade (81,25%), possibilitando uma imersão em ambientes virtuais ecologicamente válidos. Os utilizadores apontaram o Contexto 3 como o mais eficaz na indução da emoção-alvo. Demonstrada a usabilidade e validade ecológica, o ProsoVR apresenta um protótipo funcional com potencial para avançar desenvolvimento da sua versão final e estudos em contexto clínico.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »