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Authors
Abstract(s)
A prontidão escolar é um conceito amplo, que nos indica se a criança está preparada para iniciar e ter sucesso no ambiente escolar formal de aprendizagem. Cabe ao Terapeuta da Fala o estudo de prontidão escolar com foco na avaliação formal da linguagem, analisando as competências linguísticas da criança como preditoras do seu sucesso escolar futuro. Determinar se, através da aplicação de instrumentos formais de avaliação de linguagem oral ou de um instrumento de avaliação formal de desenvolvimento global é possível detetar fatores de prontidão escolar. Determinar se o resultado desses instrumentos está relacionado com os resultados académicos. Estudo com delineamento observacional, descritivo e comparativo, com recolha de dados e interpretação estatística, de análise de correlações. Participaram 35 crianças com idades entre 71 e 75 meses, com matrícula condicional no 1º ano do 1º ciclo. Aplicou-se ALO, TICL e o CCN e recolheram-se os resultados das provas de avaliação (Matemática e Português) académica das crianças em dois momentos. Neste estudo foram encontrados indicadores em que crianças com habilidades linguísticas mais avançadas tendem a demonstrar melhor desempenho em áreas como alfabetização, compreensão de leitura e resolução de problemas, no desempenho académico em Português e Matemática. Este estudo demonstra a relação existente entre as competências de linguagem e o sucesso escolar, considerando-as fatores de prontidão escolar. Demonstra ainda a necessidade de identificação precoce de alterações ou perturbações de linguagem que possam ser alvo de intervenção do terapeuta da fala, diminuindo o seu impacto no sucesso escolar.
Description
Keywords
Prontidão escolar Desenvolvimento da linguagem Avaliação formal da linguagem oral Sucesso escolar Leitura e escrita