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Authors
Abstract(s)
As escolas desempenham um papel crucial na educação e por isso, é fundamental que o ambiente escolar favoreça a aprendizagem dos alunos a par das condições de ensino dos professores. O ambiente acústico tem sido estudado devido ao impacto dos ruídos, que dificultam a discriminação auditiva, a compreensão em sala de aula e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Compreender a influência do ruído na capacidade de discriminação auditiva em contexto escolar. Estudo observacional transversal analítico e comparativo, com elementos exploratórios. Participaram do estudo 29 crianças, das quais 25 eram normo-ouvintes e 4 apresentavam perda auditiva, com idades entre 6 e 11 anos (M=8,53), abrangendo o 1º e o 2º ciclo. Um teste de discriminação auditiva foi aplicado em três ambientes simulados diferentes. O desempenho das crianças normo-ouvintes foi superior, tendo-se verificado uma diferença significativa nos ambientes de sala de aula (p˂0,001) e no silêncio (p˂0,001). No silêncio o desempenho revelou-se superior comparativamente a condição de maior ruído. Os resultados destacam a importância da qualidade acústica nos ambientes escolares, evidenciando que o ruído impacta a discriminação auditiva, o desempenho e o bem-estar dos alunos. A relação sinal-ruído é crucial para a compreensão da fala e o desempenho académico, especialmente entre crianças em idade escolar.
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Keywords
Discriminação auditiva Ruído Crianças Escola