Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-22"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Working in a tourism company: experience at Dixo´s Oporto ApartmentsPublication . Brito, João Afonso Piano Borges de; Furtado, Marco António Cerqueira MendesThe present report is part of the curricular internship of the Master’s degree in Intercultural Studies for Business, from the Porto Accounting and Business School (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto). This internship took place at the tourism field related company, Dixo’s Oporto Apartments. Globalization has been increasing at unprecedented rates and with that, the limits and the borders between countries and nations have been reducing. As a result, there has been a marked increase in the need for intercultural communication as it becomes reality and people depend more on this type of communication. The tourism sector is no exception from the inevitable changes imposed by globalization, and it too depends on intercultural communication. Cities such as Porto with a great flux of tourism rely on the finest quality services delivered by leading professionals. High standards can only be achieved by those who are used to intercultural communication and are familiarized with concepts such as globalization and interculturality. The purpose of this report is to describe and understand, at the most precise level the activities carried out during the internship based on the concepts and knowledge learnt during the master’s degree.
- Transmission of scientific knowledge in the digital era: the path to open sciencePublication . Machado, Marco Faria Lopes; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO crowdfunding tem registado um elevado crescimento nos últimos anos, mesmo em Portugal. Três fatores contribuiram para o desenvolvimento: a internet, as redes sociais e a recessão de 2008/2012. É no centro desta actividade, dos que buscam financiamento e dos que desejam financiar, que se encontram as plataformas online. E são as plataformas, que facilitam a interação entre as partes envolvidas no crowdfunding, dando a ambos a oportunidade de atingir os resultados pretendidos. Este trabalho de investigação tem dois objetivos: o primeito, centra-se em aumentar o conhecimento sobre as plataformas de crowdfunding a operar em Portugal e o seu modo de funcionamento, e o segundo, pretende dar a conhecer em maior detalhe uma plataforma de crowdfunding – a PPL, e o seu modo de funcionamento. A metedologia adoptada nesta investigação tendo em vista a prosecução dos objetivos, foi o recurso a uma triangulação de fontes, tais como a realização de uma entrevista semiestruturada, por meio digital, a um cofundador da PPL, a uma pesquisa documental na internet e na comunicação social, a uma consulta das bases de dados financeiras, da Sabi e da e-Informa, e à base de dados interna da PPL. Os resultados, mostram a debilidade existente na sustentabilidade económica das plataformas portuguesas em geral. A investigação mostra uma grande percentagem de plataformas que não conseguiram estabelecer-se. O caso de estudo, indica que adoção do modelo da plataforma tudo-ou-nada revelou-se importante na sua credibilização, contribuindo para o aumento da atratividade das campanhas intermediadas. Os resultados obtidos refletem também, uma grande capacidade de resiliência da plataforma PPL na adaptação à realidade portuguesa e à regulamentação. A investigação indica ainda, que a estratégia de adaptação das fontes de receita da plataforma em estudo, permitiram até ao momento uma longevidade sem pararelo em Portugal.
- Validade concorrente de um método de avaliação da biomecânica da voz com base em análise acústicaPublication . Portela, Ana Rita Rodrigues; Araújo, André Guerreiro MartinsNa prática clínica do terapeuta da fala as análises percetiva e acústica são as mais comuns na avaliação da voz. A avaliação da biomecânica fonatória é realizada pelo otorrinolaringologista através da examinação laríngea, sendo um método invasivo e de acesso limitado. A aplicação Online.Lab . desenvolvida para avaliar a biomecânica fonatória com base na análise acústica do sinal vocal, mostra-se promissora. Contudo, carecem estudos que demonstrem a sua viabilidade e fiabilidade. Pretendeu-se averiguar a validade concorrente da avaliação do Online.Lab com referência às medidas percetivas e acústicas mais referidas na literatura. Realizou-se um estudo observacional descritivo-correlacional. A amostra é não probabilística de conveniência, composta por 9 indivíduos de ambos os géneros, com e sem disfonia, avaliados por ORL. Analisou-se a vogal sustentada [a] com CAPE-V, análise acústica (fo, intensidade, jitter, shimmer, HNR, CPP, CPPS, DSI) e análise biomecânica (Online.Lab ). Os resultados foram tratados estatisticamente, obtendo-se correlações entre os parâmetros biomecânicos e as medidas percetivas e acústicas. Os grupos relativos à duração das fases do ciclo glótico, tensão, força, e eficiência do encerramento glótico mostram resultados promissores. Nem todos os parâmetros apresentaram correlações e algumas das correlações obtidas não foram justificáveis pela literatura que sugere necessidade de investigação sobre a validade.
- A responsabilidade social, o Governo das Sociedades e a relação entre ambosPublication . Silva, Joana Patrícia da Costa e; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA responsabilidade social das organizações evoluiu de uma visão restrita para um conceito complexo com diversas vertentes, que tem vindo a obter cada vez mais importância nas tomadas de decisões das empresas, expressando-se como um compromisso das empresas com pessoas e valores humanos, como também preocupações genuínas com o meio ambiente. O governo das sociedades tem assumido cada vez maior importância ao longo dos anos principalmente devido a escândalos financeiros, como também ao aumento do controlo e exigências pelos restantes stakeholders. Integra um conjunto de regras e procedimentos com o objetivo de otimizar o desempenho de uma organização, com observância de princípios como a transparência e a responsabilização. Estudando a relação entre a responsabilidade social e o governo das sociedades, verifica-se que ambos têm sido investigados de forma independente, porém diversos autores consideraram a existência de indícios da sua complementaridade. Na presente investigação é utilizada uma hipótese do estudo de Jamali, Safieddine e Rabbath (2008), adequando-a ao contexto empresarial Português, com a finalidade de compreender a perspetiva das empresas do PSI 20 (Portuguese Stock Index) quanto à relação entre a responsabilidade social e o governo das sociedades tendo em conta três modelos empíricos. O estudo de caso apresentado é de natureza exploratória e descritiva, com recurso a uma análise qualitativa e quantitativa, através de um inquérito por questionário e do uso de técnicas de observação. A amostra é constituída pelas empresas cotadas no PSI 20 à data de 31 de dezembro 2019, sendo o período de análise de 2017 a 2019, participando na investigação nove dessas empresas de diversos setores de atividade. Tendo em conta as empresas do PSI 20 analisadas, conclui-se que as mesmas consideram a existência de uma relação entre a responsabilidade social e o governo das sociedades, traduzindo-se esta ligação pelo governo das sociedades e a responsabilidade social como parte do continuum.
- Evolução do custo da fraude: um paralelo Brasil - PortugalPublication . Alves, Filipe Antonio Rodrigues Severino; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA presente dissertação tem como objetivo o estudo da evolução do custo da fraude em função de um quadro teórico e suas implicações na auditoria, fazendo um paralelo entre semelhanças e particularidades entre Brasil e Portugal. O tema releva-se devido o crescente número de fraudes empresariais e crises financeiras em todo o mundo, de modo que afetou direta ou indiretamente Brasil e Portugal e suas economias. A auditoria se manteve em constante reformulação e atualização nesses últimos anos, de forma a buscar dar um retorno às partes interessadas, acerca da confiança e lisura, principalmente no que tange os investidores nos mercados de capitais. A lacuna de auditoria se mantem como um ponto vital de discussão entre as reais funções e responsabilidades dos auditores e as expetativas quanto ao seu trabalho na ótica das partes interessadas. A presente pesquisa teve enfoque qualitativo, descritivo e histórico, de modo que foi suportada por livros, papéis de trabalho, artigos, normas, legislações brasileiras, portuguesas e internacionais, bem como um profundo estudo e analise dos mesmos.
- Avaliação complementar da voz através de medidas acústicas de longo termo em vozes disfónicasPublication . Faria, Joana Costa Frutuoso; Araújo, André Guerreiro MartinsA avaliação acústica da voz inclui medidas acústicas de curto ou longo termo, sendo as primeiras as mais utilizadas na pratica clínica. Contudo, apresentam limitações, sobretudo na análise da fala encadeada. O objetivo desta investigação foi estudar a contribuição de tarefas de fala encadeada, medidas acústicas de longo termos e medidas combinadas para complementar a avaliação da qualidade vocal, tendo como referência medidas de curto e áudio-percetivas. Realizou-se um estudo analítico, observacional, quantitativo e transversal. Doze indivíduos, com e sem disfonia, foram sujeito a avaliação por ORL, gravação da voz (vogal sustentada e leitura em diferentes intensidades) e avaliação áudio-percetiva (por três peritos, usando a escala CAPE-V adaptada) ficando distribuídos por três graus: sem alterações, grau ligeiro e grau moderado de disfonia. Foram calculadas medidas de curto e longo termo e da análise estatística (correlação de Person) concluiu-se que tarefas de leitura em diferentes intensidades são importantes na avaliação acústica, verificando-se correlação inversa entre a dinâmica de intensidades, (H1-H2)ltas, CPPS fala e CPPSvogal e o grau de disfonia. Verificou-se também, a relevância dos índices DSI e AVQI na caracterização do grau de disfonia. Foram feitas considerações sobre as práticas de avaliação vocal pelos terapeutas da fala para uma melhor caracterização vocal.
- Information management and exponencial learning in Society 5.0: foundations for an integrated systemPublication . Oliveira, Dalbert Marques; PEREIRA, PATRICIA MIRANDAHumanity uses the information to reduce discomfort, effort, and errors. With this in mind, headphones were invented, so that the music could be heard without disturbing others; home appliances were created to reduce the effort in washing dishes or clothes, and calculating machines were developed so that human distraction would not cause an accident in calculating the weight that a bridge could support. But the information has hardly changed the certainties and doubts about which university course to take, what the individual's daily life will be like in the academic path, which includes when and what to study, what to eat and what to do in their free time. Is there a hobby that the individual could enjoy, but does not know? There is greater access to information, but many times instead of navigating this information, the individual sinks in the middle of it. In addition, teachers and students remain stuck in the curriculum, with the same menu being provided for carnivores, vegetarians, or lactose intolerants. If before, students were beaten with wood in their hands and were attacked psychologically, having to learn the same as everyone else, nowadays only hands are no longer suffering from wood, at least in theory. Reducing mistakes in choosing a higher education course and the whole life that governs the academic path, can be a dream for many individuals, and software that collects enough information to learn about the individual and guide him/her on the beginning of their academic path could be an extremely useful compass. Knowing which university course to take, which discipline, among the electives, to choose, knowing the right time to get up according to the circadian cycle, what to do throughout the day, what and when to eat, are all informational outputs that utopian software could provide so as to contribute to the individual's success. But would such informational management drastically reduce the hassles, efforts, and mistakes to be made, or would it negatively affect the individual's life due to lack of experience with failure? Is the information learned from failure really necessary for success? This article starts from a brief history about information in education, analyses information management in Society 5.0, in the era of exponential technologies, and the construction of competence matrices. The goal is to start a debate about the delegation and trust in software, the management of personal information for individual success.
- Organizações aprendentes, satisfação com a liderança e flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo no Instituto Federal de Mato Grosso do SulPublication . Figueiredo, Cintia Lorena de Carvalho; Araújo, Manuel Salvador Gomes deNa Era da Aprendizagem, com todo dinamismo social proporcionado, exigindo a flexibilidade para que as organizações possuam o fator de conhecimento como elemento estratégico e diferencial, buscou-se investigar os passos para que uma organização alcance o status de Organização que Aprende e sua relação com a Satisfação com a Chefia Imediata e a Flexibilidade Cognitiva. O objetivo geral foi o de analisar se os campi Aquidauana e Ponta Porã, encontram-se como uma Organização que Aprende. Por conseguinte, como objetivos específicos, buscou analisar as variáveis da Satisfação com a Chefia Imediata e a Flexibilidade Cognitiva e a possível correlação entres essas, observando também se o fator Tempo de Gestão de uma organização possui influência, para tornar-se aprendente, e por fim, se a variável da Organização que Aprende é preditora tanto para a Satisfação com a Chefia imediata quanto para a Flexibilidade Cognitiva. Para cumprir com o proposto adotou-se um caminho metodológico que compreendeu uma pesquisa de caráter quantitativo com análise descritiva, exploratória, comparativa e correlacional baseada em estudo de caso. Os resultados apontam para: 1) a aceitação da hipótese de os campi Aquidauana e Ponta Porã possuem características de uma organização aprendente; 2) correlações positivamente e estatisticamente significativas nas variáveis principais (exceção da relação entre a Flexibilidade Cognitiva e a Satisfação com a Chefia); 3) a Organização que Aprende preditora quer da Flexibilidade Cognitiva quer da Satisfação com a Chefia; e 4) algumas diferenças nas variáveis quando comparadas por grupo de variáveis sociodemográficas (mas não foram encontradas diferenças no Tempo de Gestão). Apresentam-se as conclusões, com sugestões de melhorias organizacionais tendo em conta os resultados de acordo com o nível de risco de cada subdimensão - ações e sentimentos – de uma Organização que Aprende, como também estimular a satisfação com a chefia e a flexibilidade cognitiva.
- Fragilidade em pessoas com 75 anos ou mais de idade: evidência de um projeto de telessaúde do SNS24Publication . Couto, Rita Daniela Machado Gomes do; Coelho, Tiago; Marques, MarianaA fragilidade resulta da interação de diferentes componentes, que são influenciadas pelo curso de vida e que aumentam o risco de resultados adversos, como incapacidade, dependência ou morte, justificando assim a implementação de medidas com o intuito de reduzir o seu impacto. Neste sentido, a telessaúde pode ser uma ferramenta particularmente útil para a prevenção, deteção e/ou tratamento de fragilidade. Pretendeu-se descrever a prevalência de fragilidade numa amostra de indivíduos com ≥ 75 anos residentes na comunidade; analisar a associação entre o sexo, a idade e a presença de fragilidade; e analisar a associação, em indivíduos frágeis, do nível de fragilidade com o humor e a participação em atividades prazerosas, 12 meses após apoio em telessaúde. A amostra é constituída por 5042 indivíduos com idade ≥ 75 anos. A recolha de dados foi efetuada por telefone, no âmbito do projeto “Proximidade Sénior” promovido pelo SNS24 com recurso ao instrumento Tilburg Frailty Indicator (TFI). Para responder aos objetivos utilizaram-se o teste t para amostras independentes, o teste do qui-quadrado, a regressão linear múltipla e a regressão logística binária. A média de idades dos participantes foi de 82.3 e a pontuação média total do TFI foi de 5.2 (±3.0), tendo cerca de 45% dos indivíduos sido classificados como frágeis. Verificou-se ainda que a idade e o sexo associaram-se significativamente à presença de fragilidade (p˂0.001). A faixa etária ≥ 85 (p˂0.001) e o sexo feminino (p˂0.001) tiveram maior probabilidade de apresentar fragilidade. Adicionalmente, observou-se que uma maior pontuação do TFI em pessoas frágeis associou-se a um pior estado de humor (p=0.007) e a um menor nível de participação em atividades prazerosas (p=0.021), independentemente do sexo e da idade dos indivíduos. No presente estudo verificou-se uma elevada proporção de pessoas frágeis numa amostra de residentes na comunidade, especialmente nas mulheres e na faixa etária ≥85. Em pessoas frágeis, maiores níveis de fragilidade associaram-se a pior humor e menor participação em atividades prazerosas, 12 meses depois da avaliação inicial, apesar de terem recebido apoio de telessaúde durante esse período. Estes resultados sugerem que é importante desenvolver medidas multidimensionais de apoio para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais frágeis.
- Desenvolvimento galénico teórico de uma emulsão cutânea óleo em água contendo Artemisia campestris L.Publication . Vilar, Joana Alão; Pinho, Cláudia Marta Libreiro de; Oliveira, Ana Isabel de Freitas Tavares deA procura por cosméticos tem aumentado, nas últimas décadas, assim como a exigência dos seus utilizadores, o que torna necessário o desenvolvimento de novas formulações. As novas formulações apresentam características distintas, no sentido de tentar aliar a função cosmética à prevenção de inúmeras condições cutâneas. As plantas medicinais, apesar de usadas desde a antiguidade, continuam a ter um papel fundamental na prevenção e tratamento de patologias cutâneas. Assim, tirando o proveito das substâncias ativas de extratos vegetais e combinando-as com as formulações cosméticas, torna-se possível produzir produtos que, para além das características inerentes a uma formulação cosmética, tenham a capacidade de prevenir danos como o caso do envelhecimento cutâneo e de reduzir a inflamação da pele. A Artemisia campestres L. é uma planta com aplicações para inúmeras patologias, podendo destacar-se a sua atividade antioxidante e anti-inflamatória. O objetivo do presente trabalho é a produção de um documento de apoio ao desenvolvimento galénico de uma emulsão com extratos de Artemisia campestris L. com propriedades de proteção e regeneração cutânea. É explorada a formulação galénica base e os parâmetros que contribuem para que uma emulsão seja eficaz, mas também, estável e segura. Futuramente seria importante o complemento deste trabalho com os respetivos ensaios laboratoriais.