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- O auditor e a ISO 9001Publication . Teixeira, Miguel Mondim; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalAtualmente vivemos num mundo preenchido de normas. Com a evolução, a competitividade e o surgimento de novas tecnologias têm obrigado as empresas em busca de novas formas de melhoria de processos e/ou produtos para poderem alcançar um resultado desejado, mais eficiente e eficaz. As normas da ISO assumem um papel cada vez mais importante num mercado cada vez mais exigente, crescendo progressivamente e quase exponencialmente. Na presente dissertação, desenvolve-se a temática da importância das normas ISO 9001, o papel da auditoria para a gestão da qualidade e o conceito de qualidade e o seu valor. Foi elaborado um questionário de questões de natureza quantitativa, de forma a obter uma resposta mais concreta. A amostra de oitenta e cinco empresas da área metalúrgica foi extraída da plataforma SABI, tendo-se obtido com sucesso 28% de respostas submetidas. Como conclusão final do estudo do caso considerado apurou-se que, para o sucesso da organização são importantes e benéficas a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com a participação de toda a organização e a existência de um custo/benefício que a empresa obtém.
- Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundáriaPublication . Coelho, Inês Margarida Abreu; Barahal, Jed Anthony; Chuaqui, Vicente; Chvets, Oxana; Marinho, FernandoNo âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.
- ISO 9001 na concessão de crédito bancárioPublication . Sousa, Diogo Vieira de; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO setor bancário está particularmente sujeito à ocorrência de fraudes, principalmente, internas. Reconhecendo esta realidade, o presente trabalho tem como principal objetivo avaliar, até que ponto, a implementação da ISO 9001(Certificação de sistemas de gestão da qualidade), no setor bancário, mais propriamente na concessão de crédito, é uma vantagem, uma vez que este influencia não só a liquidez concedida às empresas como o nível de pricing, algo mais frequente nas Pequenas e Médias Empresas (PME) do que nas Grandes Empresas (GE). Com os cenários de crise e escândalos ligados a esta temática, as entidades reguladoras como o Banco de Portugal (BP) e a European Banking Authority (EBA), procuram que os Bancos sejam mais eficientes na gestão de risco de crédito. Com base nas regulamentações emitidas por estes dois reguladores e com os requisitos necessários para a implementação da ISO 9001, procuro estudar o conhecimento de profissionais que trabalham na área sobre esta certificação, assim como, perceber se a acham vantajosa pois, teoricamente, através desta certificação as instituições financeiras e concessoras de crédito, teriam mais uma garantia de segurança da custódia dos depósitos dos seus clientes, não comprometendo a sua atividade e aumentando o seu valor no mercado. A análise será realizada através da condução de entrevistas, análise de documentação e observação do funcionamento do Departamento. Concluímos através desta dissertação e tudo o que a ela concerne, que não há ainda muito conhecimento sobre a ISO 9001 contudo, após os colaboradores terem uma breve explicação do que se trata, consideram-na uma grande vantagem para a instituição. Este trabalho constitui uma mais valia dada a existência de poucos estudos científicos desenvolvidos a nível global sobre a implementação da ISO 9001 no departamento de concessão de crédito.
- Análise Multivariada de Propriedades Acústicas da voz para a Caracterização do GéneroPublication . Pereira, Teresa Dias; Araújo, André Guerreiro MartinsIntrodução: A análise acústica contribui com dados objetivos na caracterização da voz normal e patológica. O Terapeuta da Fala intervém em quadros clínicos com comprometimento da perceção do género na voz dos falantes. A caracterização acústica do género pode revelar-se importante na avaliação e intervenção nestes casos. Objetivo: analisar as propriedades acústicas da voz associadas à caracterização do género em falantes de Português Europeu (PE). Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de carácter analítico transversal em 15 homens e 15 mulheres (18-25 anos) normofalantes de PE. Analisaram-se as diferentes amostras de voz e extraíram-se medidas aerodinâmicas e acústicas de curto e longo termo. Os resultados foram obtidos a partir da estatística inferencial e multivariada. Resultados: A fo média, DP, alpha e (H1-H2) LTAS são superiores nas mulheres, a Extensão Vocal e CPP são superiores nos homens . As combinações de medidas representativas nos homens incluem fo, foDP, gama, HNR, jitter e shimmer, enquanto nas mulheres incluem fo, CPPS, jitter e shimmer. As medidas com mais peso na amostra total são mais próximas das obtidas nos homens. Conclusões: Este estudo demonstra a pertinência de estudar combinações de parâmetros acústicos na caraterização do género e aponta hipóteses para estudos futuros.
- Localização do videojogo Stellar WandererPublication . Rocha, Tiago Filipe OliveiraO presente trabalho resulta do projeto de localização de Stellar Wanderer, um simulador espacial disponível para Android e iOS, para português europeu, no âmbito do mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas. Inicialmente, contextualiza-se a indústria da localização, referindo a sua evolução, os seus processos e a sua importância na construção de um mundo mais global. De seguida, aborda-se a sua importância num dos mercados com maior crescimento em todo o mundo: o dos videojogos. A parte final deste relatório relata o projeto prático da localização do videojogo, onde se pretende ilustrar as características e as dificuldades presentes num projeto de localização através de uma componente prática. Deste projeto, resultou a publicação do jogo em português europeu.
- Transcrição, tradução e legendagem do vídeo do evento “Energy Systems of the Future"Publication . Alves, Inês Isabel Sousa; Ribeiro, Sandra Patrícia Marques; Azevedo, FranciscoO presente relatório diz respeito ao projeto desenvolvido ao longo do segundo e último ano letivo do Mestrado enquanto projeto final. Este relatório pretende contextualizar o objetivo do projeto, as suas etapas e respetivo desenvolvimento, e a sua finalidade. O projeto consiste na transcrição, tradução e legendagem de um vídeo de 4 horas e 13 minutos do foro de engenharia e que diz respeito à conferência sobre os sistemas de energia do futuro, “Energy Systems of the Future”. Esta conferência teve lugar na Faculdade de Engenharia do Porto e contou com a parceria e apoio de várias empresas de renome e cujos oradores são também ícones na área e conhecidos mundialmente. Decidiu-se a divisão do projeto em três partes para garantir uma legendagem da melhor qualidade possível. Assim, o projeto começa pela transcrição de toda a conferência, para posteriormente realizar a sua tradução de Português (Portugal) para Inglês (UK) de forma a existir uma compreensão dos conceitos e do tema em questão mais cuidada e pormenorizada. Após estas duas fases, inicia-se a legendagem do vídeo que, em alguns casos, envolve modificações na tradução e estrutura do texto. Por fim, a finalidade desta legendagem assenta em colocar o conteúdo disponível ao público no website do centro de investigação INESC TEC, em Inglês do Reino Unido, tendo em conta o relevo intercultural dos intervenientes do evento e do público com interesse na temática.
- Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental StudyPublication . Midões, Alberto Tiago Lima; Furtado, Marco António Cerqueira MendesA pandemia da COVID-19 obrigou muitos discentes de todo o mundo a adaptarem-se a circunstâncias de aprendizagem quase exclusivamente remota – os formandos de interpretação não foram exceção. Propomo-nos, como tal, analisar neste estudo empírico o impacto causado por estes fatores na formação de intérpretes-estudantes do primeiro ano curricular do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Politécnico do Porto. O estudo tem início nos primeiros momentos da mudança do ensino presencial para a formação a distância, em que o primeiro momento experimental terá como função uma linha de base (estudo piloto). O segundo momento realiza-se em condições semelhantes às do momento anterior, perto do final do período letivo: os cenários experimentais são os mesmos, exceto a temática dos discursos, de modo a evitar que o primeiro momento experimental afete o segundo. O foco principal incide num conjunto de critérios escolhidos pela sua relevância para normas de interpretação e imperfeições relacionadas com o stress no desempenho de um aluno-intérprete. Os dados obtidos em ambos os momentos serão comparados, tendo em consideração a utilização desses mesmos critérios. Teremos igualmente em conta para a nossa análise as respostas por parte dos discentes aos questionários após cada momento experimental. O feedback dos estudantes é crucial, uma vez que, melhor do que ninguém, podem relatar as suas próprias experiências e emitir uma opinião sobre o que poderá ter mudado (ou não) de um momento experimental para o outro. Independentemente das suas respostas, os dados recolhidos proporcionarão uma visão imparcial sobre as diferenças existentes em ambos os momentos.
- Análise crítica à implementação do modelo integrado de gestão do risco no sector público português: estudo de caso: Município da MaiaPublication . Pereira, Rafaela Laurinda Moreira; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado” (Roberto Skinyashiki). Vivemos num paradigma económico cada vez mais agitado e em constante renovação e transformação. A implementação de um Modelo Integrado de Gestão do Risco que permita a organização e sistematização dos riscos inerentes às atividades das organizações é crucial para a maximização das oportunidades e minimização das perdas. A implementação de um modelo deste género no Sector Público Português enfrenta algumas dificuldades como: a dimensão da organização; os escassos recursos; o levantamento exaustivo dos riscos; as mudanças de serviços; a resistência dos colaboradores à mudança; a pressão para uma boa, contínua e eficaz gestão; entre outros. Como sabemos, a implementação da Gestão do Risco no Sector Público Português é obrigatória e vinculativa, imposta pelas Recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção. Considerando esta área de interesse, surgiu a possibilidade de se realizar um estágio abordando a temática em questão. Neste sentido, decidimos realizar uma análise crítica à implementação de um Modelo Integrado de Gestão do Risco no Município da Maia. Procedemos a uma revisão da literatura sobre a Gestão do Risco e o seu enquadramento no Sector Público Português. Posteriormente procuramos analisar, de forma detalhada e através da observação indireta, o trabalho que a unidade orgânica responsável pelo processo de Gestão Risco desenvolve e as práticas de Gestão do Risco implementadas na organização e se estão integradas no Sistema de Gestão organizacional.
- Perspetiva dos cuidadores face à utilização da Teleprática na Terapia da FalaPublication . Raposo, Ana Raquel Oliveira; Faria, Paula Cristina TrocadoIntrodução: A Teleprática é um recurso na avaliação e intervenção em várias áreas, nomeadamente na terapia da fala. Os cuidadores são reconhecidos pelos terapeutas como elementos principais da intervenção terapêutica. As sessões de teleprática , a partir do contexto familiar, parecem ser a oportunidade ideal para promover a participação dos cuidadores na terapia. Objetivo: Descrever e caracterizar a perspetiva dos cuidadores de crianças em idade pré-escolar face à utilização da teleprática na terapia da fala e ao seu contributo para o processo terapêutico. Métodos: estudo observacional-descritivo, qualitativo e transversal. Divulgação pela rede de contactos da investigadora e efeito bola de neve, com recolha de dados efetuada por entrevista semiestruturada online. Participaram 18 cuidadores de crianças em idade pré-escolar da região norte. Posteriormente, realizou-se análise de conteúdo com definição de categorias à posteriori. Resultados: A perspetiva dos cuidadores apontou vantagens e desvantagens inerentes à teleprática, e também o aumento da sua participação nas etapas do processo terapêutico. Os cuidadores revelaram progressos quanto à sua perspetiva, face aos resultados obtidos com o aumento da sua participação pela teleprática. Conclusão: A perspetiva dos cuidadores relativamente à utilização da teleprática na terapia da fala é positiva e parece advir do aumento da sua participação, mesmo sendo só um mediador.