ISCAP - DM - Assessoria de Administração
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Objetivos
O Mestrado em Assessoria de Administração visa a conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou instituições. Abrangendo áreas nucleares como a Assessoria e Comunicação Organizacional, a Gestão, a Economia, a Contabilidade, a Informática, o Direito, as Línguas e Culturas, as Ciências Sociais e a Matemática, propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais da administração através da aquisição de competências avançadas por parte do futuro Assessor de Administração.
Objetivos do Mestrado:
- Desenvolver capacidades analíticas, usando conceitos que provêm de um grande leque de unidades curriculares, direcionadas para a resolução de problemas no âmbito administrativo, em contexto interno e externo;
- Fornecer um conjunto de ferramentas multidisciplinares que proporcionem formação qualificada e especializada como a Gestão, a Contabilidade, o Direito, as Ciências Sociais, a Economia;
- Adquirir competências especializadas no domínio da Gestão ou do Direito para integrar uma posição de responsabilidade significativa;
- Adquirir conceitos relacionados com o processo de administração empresarial abrangendo as fases de planeamento e de execução estratégica e operacional;
- Fomentar a eficácia organizacional através da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão da empresa;
- Apropriar-se das metodologias de investigação e análise para produzir novos conhecimentos, desenvolver novas atividades e métodos operacionais;
- Proporcionar a realização de um estágio/projeto profissional ou desenvolvimento de uma dissertação, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas.
Este ciclo de estudos tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes do 1º ciclo de estudos da área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem a profissão de Assessores de Administração. Este Mestrado pretende, também, preparar os estudantes para que, durante o exercício profissional, tenham condições de lidar com a incerteza de forma flexível sem descurar a rapidez necessária à resolução de problemas.
Saídas Profissionais
- Exercer atividades de assessoria ao mais alto nível da administração
- Gestão de serviços administrativos
- Secretariado de direção
Reconhecimento do Mestrado de Assessoria de Administração
Por Despacho de 08-06-2012 do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o Mestrado de Assessoria de Administração, foi deferido o pedido de reconhecimento para o grupo de recrutamento 530, do ensino básico, 2º e 3º ciclos, e do ensino secundário.
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- Acesso à informação e transparência nos portais dos Institutos Federais de Educação do BrasilPublication . Moura, Ismaelson Costa de; Gonçalves, Maria José AngélicoEssa dissertação tem por objetivo analisar o nível de acesso e de transparência das informações públicas disponibilizadas pelos gestores nos portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil. Para proporcionar melhor estruturação das ideias, optou-se por, em primeiro lugar, se proceder a uma revisão sistemática de literatura. A mesma foi efetuada em subcapítulos, sendo que, no primeiro deles, foram abordados aspectos gerais relativos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), servindo esta como contextualização para, na sequência, tratar aspetos pertinentes à gestão pública no Brasil, à transparência e à accountability na Administração Pública. Trata-se de revisão sistemática de literatura, com coleta de dados realizada a partir do Portal CAPES, mediante a informação dos seguintes critérios de inclusão: adequação ao objetivo e tema dessa pesquisa, qual seja, Transparência das informações públicas nos portais dos institutos federais de educação versus a obrigatoriedade da legislação federal; atendimento aos descritores da pesquisa (transparência pública, accountability, Governo Eletrônico, acesso à informação, Governo Aberto); disponibilização de acesso ao texto completo. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: em que nível de acesso e de transparência encontram-se as informações públicas disponibilizadas pelos gestores nos portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil? Em seguida, usando uma aborgem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo dos Portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil, usando um instrumento de análise desenvolvido com base na revisão da literatura. Após analisados os sites concluímos que, atualmente, os Websites ainda apresentam falhas consideráveis na apresentação das informações, não estando todos eles cumprindo integralmente o que dita a lei, sendo que, de todos os Institutos Federais analisados, somente quatro disponibilizam todos os itens mencionados no texto legal para acesso pelo público em geral. Contudo, acredita-se que, ainda que a disponibilização das informações básicas ao público em geral seja deficiente, elas são compreensíveis e úteis para o público, com disponibilização na forma de links. A contribuição que a tese fornece à comunidade científica consiste em abordagem centrada no cumprimento – ou não – do dever de transparência na disponibilização de informações públicas nos portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil. As limitações do trabalho são relativas à escassez de literatura existente com a mesma proposta desse estudo, o que o torna original, mas dificulta a discussão dos resultados.
- Ações afirmativas e evasão escolar: o intermulticulturalismo como proposta pedagógica em uma Instituição Federal de Educação BrasileiraPublication . Meira, Edimilson Lopes de; Andrês, Adelina Maria GranadoA presente dissertação tem como título "Ações Afirmativas e Evasão Escolar: o Intermulticulturalismo como Proposta Pedagógica em uma Instituição Federal de Educação Brasileira" e consiste em um estudo de caso realizado no Instituto Federal de Rondônia - câmpus Vilhena, através fundamentalmente de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O principal objetivo deste trabalho foi averiguar eventuais causas que terão conduzido à evasão escolar nesta instituição de ensino, especificamente dos alunos pertencentes às ações afirmativas/cotas raciais e sociais na categoria AF/PPI-Ações Afirmativas Pretos, Pardos e Indígenas. O conceito de ação afirmativa inclui-se nas políticas públicas brasileiras que visam beneficiar indivíduos pertencentes a grupos sociais econômica e culturalmente marginalizados, pelo que os formalmente denominados pretos, pardos e indígenas (lei 12.711/2012) consideram-se uma única categoria de cota racial e social AF/PPI. Enquanto servidor da instituição em estudo, percebi que estes alunos ingressavam por cotas, mas muitos evadiam. A pesquisa documental realizada, com alunos da categoria AF/PPI do IFRO campus de Vilhena ingressos no ano 2016 nos cursos técnicos, revelou os altos índices de alunos evadidos e os principais motivos que os levaram à evasão. Busca-se também, neste estudo, propor ações para diminuir essa evasão, como a implantação de um curso de formação para docentes com foco na intermulticulturalidade, capaz de promover a visão heterogênea possibilitadora das interrelações necessárias ao sucesso escolar.
- Análise da educação remota emergencial durante a pandemia da Covid-19: o caso do Instituto Federal de Mato Grosso do SulPublication . Silveira, Laura Regine; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira Barbosa; Oliveira, Luciana Gomes deWith the Covid-19 pandemic in 2020 as a context, this research aims to understand the implementation of emergency remote education in a Brazilian public education institution, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul (IFMS ), focusing on the challenges faced and the initiatives taken in this regard. Through the exploratory research methodology and case study, and qualitative approach, primary data was collected through semi-structured interviews with twelve IFMS managers, and analysis of institutional documents regarding the theme and related issues relevant, including, also, analysis of the Virtual Teaching and Learning Environment (Avea-Moodle) and the modifications made in it to meet the new demand imposed by the implementation of non-presential activities in the institution. As a result, the challenges and perceived initiatives were categorized and analyzed into six dimensions: diagnosis, for understanding the realities of servers and students; normative, since there were numerous adapted official documents and guidelines collaboratively constructed for the offer of non-face-to-face activities; technological and logistics, in which the IFMS was successful in promoting digital access with computer loans and student aid for hiring internet and mobile telephony; didactic-pedagogical, the most challenging dimension, with the difficulties faced by teachers and students in the transposition of physical to non-face-to-face pedagogical methodologies and practices; the psychological support offered to them so that they could deal with the impacts of the pandemic on mental health was the main initiative regarding the social, affective or psychological dimension; and the economic situation of students and their families, aggravated by the pandemic, was the challenge most addressed in the last dimension, economic/financial, with institutional initiatives to minimize impacts.
- Análise da Evasão Escolar do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná - utilizando técnicas de mineração de dadosPublication . Bezerra, Jackson Henrique da Silva; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEficiência é chave para manter uma instituição de ensino pública competitiva, funcional e capaz de suprir as necessidades educacionais que a sociedade necessita. O gestor público educacional precisa utilizar mecanismos para gerar conhecimento acerca da instituição de ensino e assim traçar estratégias para lidar com os desafios encontrados no ambiente institucional. Entre eles a evasão escolar tem se mostrado uma problemática grave a ser combatida, pois ocasiona prejuízos para toda sociedade. Uma ferramenta capaz de fornecer conhecimento acerca do passado, presente e futuro da instituição, possibilitando ao gestor promover ações eficientes de combate à evasão escolar é a mineração de dados. Neste contexto, o presente trabalho utilizou a pesquisa-ação como processo metodológico de pesquisa e a metodologia CRISP-DM para a aplicação do processo de mineração de dados. O objetivo da pesquisa foi utilizar algoritmos de classificação na base de dados do sistema acadêmico do IFRO Campus Ji-Paraná e assim construir dois tipos de perfis de alunos com tendência a evadir. Entre os perfis acadêmicos foram identificadas informações importantes como alunos do primeiro ano letivo, dos turnos matutino e vespertino possuem tendência a evadir. Já entre os perfis socioeconômicos foi identificado que alunos que utilizam ônibus coletivo como transporte escolar, possuem baixa renda familiar e que recebem auxílio estudantil também possuem tendência a evadir. Assim, a partir deste conhecimento cruzado com vários outros, foram traçadas estratégias de combate à evasão pela Comissão de Permanência e Êxito do IFRO, proporcionando assim uma mudança organizacional significativa na forma de compreender e combater a evasão no ensino técnico e superior.
- Análise de antecedentes da satisfação do cliente e a relação desta com as intenções de lealdade na compra: o efeito mediador do valor percebido pelo cliente e o efeito moderador do uso das redes sociais digitais – Estudo empírico numa empresa do setor de mobiliárioPublication . Brito, Diana Nunes de; Silva, Pedro Bruno Mendonça da; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroObjetivo: medir e analisar relações antecedentes da satisfação do cliente e desta na sua lealdade, bem como o valor percebido pelos clientes medeia e as redes sociais moderam essas mesmas relações. Metodologia: pesquisa empírica de corte transversal, descritiva e quantitiva confirmatória, pela identificação de um modelo teórico sustentado pela revisão de literatura, capaz de estudar relações entre variáveis latentes; a recolha dos dados foi efetuada por questionário online com a obtenção de 285 respostas válidas, sendo as hipóteses testadas por um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados: confirmam-se parte das hipóteses e interessantes capacidades preditivas; a satisfação do cliente é explicada em 73% pelo efeito conjunto da qualidade do produto, qualidade do serviço e valor percebido pelo cliente; a qualidade do produto e a qualidade do serviço explicam 73.9% da variação do valor percebido; a satisfação do cliente explica 86% da sua lealdade; o uso redes sociais não tem efeito moderador e o efeito mediador é parcialmente confirmado; foi assegurada adequada qualidade psicométrica e validade convergente, mas não a totalidade divergente entre duas escalas. Limitações/Implicações: a amostra não probabilística exige que os resultados sejam analisados com atenção; a escassez de trabalhos anteriores inibiu uma melhor discussão comparativa; os resultados contribuem para a Teoria da Desconfirmação da Expectativa, onde estratégias de satisfação do cliente são drivers e recomendadas aos gestores. Originalidade/Valor: este estudo produz algum conhecimento, pela aplicação de um modelo que relaciona dimensões de gestão em empresa do setor mobiliário, aspetos não analisados em pesquisas anteriores à data em Portugal. Palavras chave: Satisfação do cliente, Qualidade do Serviço, Qualidade do Produto, Valor Percebido pelo Cliente, Uso de Redes Sociais, Intenções de Lealdade
- Análise dos antecedentes da intenção empreendedora de alunos universitários: um estudo empírico no BrasilPublication . Bernardi, Luis Fernando Mendes; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraObjetivo – O estudo analisa e mede alguns possíveis antecedentes da intenção empreendedora em alunos do ensino superior no Brasil. Metodologia – Fundamentada pela revisão bibliográfica e um modelo teórico, realizou-se um estudo empírico de corte transversal, quantitativo confirmatório, que investigou a relação entre a intenção e a atitude empreendedora, perante possíveis antecedentes preditivos destas. Os dados foram recolhidos com um instrumento de medida, disponibilizado online, permitindo obter uma amostra válida de 489 respondentes. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovaram-se, através dos testes de hipóteses, como preditores diretos, simultaneamente em 76% da intenção empreendedora, a norma subjetiva, a atitude e o controle comportamental. A utilidade percebida prediz totalmente a atitude em 67%. Concluímos existir uma relação significativa, direta e positiva entre possíveis variáveis antecedentes da intenção empreendedora e igual relação do preditivo da atitude. Foram obtidos níveis de correlação interessantes entre as variáveis estudadas e assegurada a validade convergente e discriminante das escalas de medida. Limitações/implicações - Os resultados precisam ser analisados com atenção, perante uma amostra de conveniência. A escolha de determinadas variáveis de estudo, como explicativas, pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas, uma intenção e atitude empreendedoras, e o que pode influenciar estas, são determinantes na vida do estudante e no empreendedorismo universitário. As implicações práticas do estudo permitem inferir algumas recomendações para os gestores e uma gestão empreendedora do setor universitário. Originalidade/valor – Este trabalho procurou conhecer que tipo de antecedentes empreendedores podem influenciar a atitude e intenção empreendedora do estudante universitário. Este estudo contribui, à data, com um novo modelo de relações entre variáveis antecedentes e consequentes, no âmbito de uma educação empreendedora universitária e a compreensão de factos humanos e sociais.
- Análise dos antecedentes do comportamento de compra online no comércio electrónico: um estudo empírico no BrasilPublication . Soares, Thaísa Fonseca; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraObjetivo – Este estudo analisa e afere possíveis antecedentes que podem influenciar a intenção de compra do consumidor brasileiro no varejo eletrônico. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão bibliográfica, suscetível de investigar relações de variáveis latentes antecedentes da intenção de compra online, numa amostra de consumidores individuais brasileiros, maiores de 18 anos, que já realizaram compras online. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu obter 376 respostas válidas. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovou-se como preditores diretos, em simultâneo em 38% da intenção de compra online, a auto eficácia, a utilidade e a facilidade de uso percebida. Foi assegurada a validade convergente e divergente das escalas de medida, adequada qualidade psicométrica e interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis. O estudo confirma parte das relações e hipóteses identificadas. Limitações e implicações – Perante percepções subjetivas e respostas obtidas de uma amostra de conveniência, os resultados precisam ser analisados com toda a atenção. A escolha de certas variáveis de estudo como explicativas pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas o estudo permitiu observar a pertinência e associação de certas variáveis com a intenção de compra online. As implicações práticas do estudo permitem apontar sugestões aos gestores, principalmente, para eventuais estrátegias de marketing. Originalidade e valor – O estudo permitiu conhecer que tipo de determinantes no comércio eletrônico poderão influenciar a intenção de compra online de consumidores. Paralelamente, este estudo propôs analisar um novo modelo de relações entre possíveis variáveis antecedentes de compra online.
- Análise dos impactos do programa de capacitação e qualificação dos servidores do IFRO na motivação e desempenho profissionalPublication . Loras, Nirce Vieira; Silva, Amélia Cristina Ferreira daA capacitação de servidores públicos tornouse um instrumento de grande destaque para o desenvolvimento das instituições públicas brasileiras. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo geral analisar o impacto do programa de capacitação e qualificação dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em relação à motivação e desempenho profissional. Esta pesquisa foi conduzida numa instituição de ensino técnico e superior brasileira. Foram combinadas diversas abordagens metodológicas. A análise documental, análise bibliográfica e participação direta do investigador foi complementada com a aplicação de um questionário, construído a partir de escalas validades por outros estudos. A amostra foi composta por 323 trabalhadores da instituição. A análise fatorial exploratória permitiu concluir que o coeficiente MSA foi bastante satisfatório (0,903), indicando um bom poder de explicação dos dados a partir dos fatores encontrados. Todavia, a escala permitiu a valiar as motivações que foi dividida em 6 fatores, o que significa que as 23 perguntas sobre motivação são agrupadas em 6 componentes principais que explicam 63,995% da realidade estudada.
- Análise e consequências da identidade corporativa do IFRO: um estudo empírico com os professoresPublication . Oliveira, Hígila de Souza Normando; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroPurpose: To investigate and measure the attractiveness of IFRO corporate identity and possible consequences of that, from the point of view of the institution's teaching staff. Methodology: Empirical, descriptive, and quantitative confirmatory research, based on a theoretical model based on the literature review. Data were collected through an online questionnaire, with a valid sample of 205 respondents. The operational hypotheses were tested by means of a confirmatory model of structural equations. Findings: The results allowed confirming most of the hypotheses and their respective levels of association of the variables. The psychometric quality and convergent and divergent validity were ensured. Interesting levels of correlation and predictive abilities between the study variables were obtained. We highlight that the attractiveness of identity is explained 75.7% (R2= 0.757) by the set of variables, visual identity and behaviour; the attractiveness of identity explains 49.4% (R2= 0.494) of identification in the organization; attitude to work is explained 73.9% (R2= 0.739) by the effect of identification in the organization. Limitations/implications: The results demand attention due to a non-probabilistic sample. The scarcity of works of this nature of research in Brazil for the purpose of comparative analysis and the pandemic are factors to be considered. The work confirmed the importance of corporate identity management and its influence and relation with other organizational variables studied, in an academic environment, suggesting recommendations to academic managers in terms of strategies to improve the management of corporate identity attractiveness, its consequences and elements that compose it. Originality/value: This study enabled to know the perception of IFRO teachers about the attractiveness of the corporate identity and its academic organizational consequences. Important research for not having been investigated a model, previously in Brazil, in the educational field.
- Análise exploratória de desempenho de comunicação no Facebook: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Colorado do Oeste-ROPublication . Bolsoni, Weslley Michel da Silva; Oliveira, Luciana Gomes deA educação está inserida no contexto social e à medida que a sociedade evolui, promove alterações na dinâmica educacional. No contexto atual das evoluções, no campo da educação-comunicação-tecnologia, nota-se que as redes sociais estão crescendo de maneira vertiginosa no Brasil. Nesse sentido verifica-se que as práticas de comunicação institucional no Facebook, tornaram-se objeto de estudo cada vez mais frequente em trabalhos acadêmicos. O objetivo da presente dissertação pauta-se pela análise de desempenho de comunicação no Facebook: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste – RO. Contém elementos que apoiam sua classificação como estudo de caso, pois considera a experiência da instituição. Recorre-se a pesquisa documental, a qual tem como propósito retratar a temática em estudo. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, de natureza mista, suportada pela análise de documentação institucional e de dados quantitativos não tratados, fornecidos pela instituição. Foram analisados documentos internos da instituição, relacionados a política de comunicação social do IFRO Campus Colorado do Oeste tais como: Resoluções, Relatórios, Leis, Decretos, Portarias e demais registros que foram fornecidos pela Coordenação de Comunicação. A categorização dos conteúdos postados, se deu a partir do modelo apresentado por Oliveira & Figueira (2015). As análises revelaram que a rede social Facebook possui grande alcance de público. O potencial do Facebook na comunicação do IFRO com o público reside na forma de apresentar aos usuários conteúdos considerados essenciais no Plano de Desenvolvimento Institucional, principalmente nas áreas temáticas da Educação, Pesquisa e Sociedade. Nesse sentido, os resultados evidenciam o que se configura como canal eficiente para a comunicação com os públicos institucionais, por meio da interação virtual instantânea e reveste-se de importância sumária na comunicação dialógica entre alunos, alunos potenciais e instituição.