Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mental health stigma and mental health knoewledge in Porto Metropolitan Area population: cross-sectional studyPublication . Cunha, Ana Rafaela Azevedo; Marques, António; Sousa, Sara de; Campos, Filipa; Almeida, Raquel Simões deThe community’s stigma associated with mental illness has been linked to low mental health literacy, lack of information or understanding of mental illness, and its inherent symptoms. In Portugal, this population targets prejudice and discrimination in the diferente contexts where it is inserted. Toassess the sitgma and discrimination against people with lived experience of mental illness residing in the Metropolitan Area of Porto, Portugal. In this analytical observational study, we surveyed 3980 individuals living in the metropolitan área of Porto and aged between 18 and 96 years, using the Portuguese version of the Mental health knowledge Schedule (MAKS). The questionnaire dimensions with the highest mean scores were employment and psychotherapy, followed by support and pharmacological treatment. Seeking help and recovery were the dimensions with the lowest mean scores. Depression, schizophrenia, and bipolar disorder were the conditions most recognized as mental disorders. Grief was the condition least recognized by the participants. These results suggest that the participants presente correct representations and perceptions about mental illnesses, indicating that negative beliefs and stereotypes are not significantly rooted in this sample. The study sample representative of the Portuguese population of the metropolitan are of Porto reveals moderate levels of mental health literacy. However, the scores of seeking help and recovery may reflect the need for publica nt-stigma campaigns that discuss these factos, given the progressive reduction of social stigma.
- Ações afirmativas e evasão escolar: o intermulticulturalismo como proposta pedagógica em uma Instituição Federal de Educação BrasileiraPublication . Meira, Edimilson Lopes de; Andrês, Adelina Maria GranadoA presente dissertação tem como título "Ações Afirmativas e Evasão Escolar: o Intermulticulturalismo como Proposta Pedagógica em uma Instituição Federal de Educação Brasileira" e consiste em um estudo de caso realizado no Instituto Federal de Rondônia - câmpus Vilhena, através fundamentalmente de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O principal objetivo deste trabalho foi averiguar eventuais causas que terão conduzido à evasão escolar nesta instituição de ensino, especificamente dos alunos pertencentes às ações afirmativas/cotas raciais e sociais na categoria AF/PPI-Ações Afirmativas Pretos, Pardos e Indígenas. O conceito de ação afirmativa inclui-se nas políticas públicas brasileiras que visam beneficiar indivíduos pertencentes a grupos sociais econômica e culturalmente marginalizados, pelo que os formalmente denominados pretos, pardos e indígenas (lei 12.711/2012) consideram-se uma única categoria de cota racial e social AF/PPI. Enquanto servidor da instituição em estudo, percebi que estes alunos ingressavam por cotas, mas muitos evadiam. A pesquisa documental realizada, com alunos da categoria AF/PPI do IFRO campus de Vilhena ingressos no ano 2016 nos cursos técnicos, revelou os altos índices de alunos evadidos e os principais motivos que os levaram à evasão. Busca-se também, neste estudo, propor ações para diminuir essa evasão, como a implantação de um curso de formação para docentes com foco na intermulticulturalidade, capaz de promover a visão heterogênea possibilitadora das interrelações necessárias ao sucesso escolar.
- Saúde mental, burnout, coping e suporte social em profissionais de saúde durante a pandemia COVID-19Publication . Vasconcelos, Ana Carolina Gonçalves de; Araújo, Manuel Salvador Gomes deA sociedade atual depara-se com uma tarefa árdua em combater um vírus que surgiu no final do ano 2019 denominado por COVID-19. Uma das classes profissionais mais afetada consistiu nos profissionais de saúde por constituírem um grupo de alto risco que se encontra na primeira linha de combate, por isso considerou-se importante analisar e entender como estes atuam e reagem aos novos desafios encontrados no seu dia a dia. A questão “Qual o nível de saúde mental, burnout, estratégias de coping e suporte social percebido dos profissionais de saúde em Portugal durante a pandemia COVID-19?” orientou o presente estudo. Assim, pretendeu-se analisar as principais temáticas relacionadas com a Saúde Mental da amostra de profissionais de saúde em contexto de pandemia, tais como os níveis de Depressão, Ansiedade, Stress e Burnout, bem como os Moderadores de Stress, nomeadamente os Estilos de Coping, Suporte Social e outros moderadores relevantes para a investigação atual. Para a realização deste estudo, foi utilizada uma metodologia quantitativa e transversal, com análises descritivas, correlacionais, preditivas e comparativas. Os dados foram recolhidos através de um questionário online realizado na plataforma Google Forms, onde se obteve 203 respostas. A análise dos dados obtidos foi feita utilizando o IBM-SPSS (versão 26.0). Os resultados revelam que ser solteiro, não possuir filhos, não desempenhar cargos de chefia e menor experiência profissional representam valores mais elevados na escala da saúde mental (DASS-21) e na escala do burnout (MBI-HSS). Ainda, as pontuações da escala DASS-21 e subdimensões posicionaram-se dentro dos padrões normais, detetou-se a existência de burnout na amostra, um suporte social percebido elevado e, os estilos de coping mais utilizados foram os adaptativos, nomeadamente Planeamento, Coping Ativo e Aceitação. Desta forma, concluiu-se que os profissionais de saúde após 1 ano de pandemia reportaram valores normais no que diz respeito à Saúde Mental e sintomas de burnout, por outro lado revelaram sentir suporte social elevado e demonstraram que utilizaram estratégias de coping adaptativo com maior frequência.