Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-25"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Modelos de negócios nas empresas de serviços solares: barreiras e oportunidadesPublication . Azevedo, Rui Emanuel Flores Ramos da Costa; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daAs alterações climáticas e a crise petrolífera de 1973 foi o ponto de partida para consciencializar os governantes da escassez e da dependência dos recursos energéticos provenientes de combustíveis fósseis. Aliados a este dilema, o aumento do preço do barril de petróleo e a instabilidade política dos países que produzem, conduziu à necessidade de mudança e procura de novas soluções. Em Portugal, a incorporação das energias renováveis na sua matriz energética contribui para uma mudança no paradigma energético. Os incentivos legislativos à produção para autoconsumo, com recurso a energias renováveis, e em particular os sistemas fotovoltaicos (energia solar), em conjunto com o declínio substancial no custo dos sistemas fotovoltaicos (redução de 80% desde 2008) permite á energia solar competir com outras opções de geração de energia. Outro motivo para o crescimento fotovoltaico são os mecanismos de financiamento inovadores, proporcionando uma solução para os custos iniciais e para os custos de operações e de manutenção do sistema solar. O Modelo de Negócio Third party ownership (TPO) já bem-sucedido em alguns países desenvolvidos (EUA, Japão), e os seus dois principais instrumentos, o leasing solar e o Power Purchase Agreement (PPA) permitem aos consumidores obterem energia limpa a um preço inferior ao do mercado da eletricidade. Utilizando o conceito de Modelo de Negócio como ferramenta analítica, a presente dissertação pretende comparar a atratividade económica de dois modelos de negócios nas empresas solares na implementação de energia fotovoltaica. Proceder-se-á a uma avaliação económico-financeira do caso de estudo com o intuito aferir do retorno financeiro. Os resultados do caso de estudo sugerem a viabilidade económica dos dois modelos de negócios, apresentam resultados semelhantes, com retorno do investimento para a empresa promotora. Podendo desempenhar, os dois modelos de negócios, um papel importante num rápido crescimento das energias renováveis em Portugal.
- Probiótico para usarPublication . Delgado, Clementina Dulce de Carvalho; Rocha, Maria Manuela Bronze daEste trabalho integra-se na modalidade Projeto, do Mestrado em Artes Cénicas, Especialização em Figurino. É um projeto que tem como objetivo explorar, de um modo artesanal, uma matéria natural e ecológica de vida circular – o Texticel. Este produto provém da desidratação de Scooby (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast), originário da fermentação de Kombucha (solução de chá, vinagre e açúcar). O presente estudo tem como principal foco a presença desta matéria na produção de bio tecido, vulgarmente designado como couro vegan, uma solução biológica e reciclável para, assim, substituir outras matérias, consideradas altamente poluentes, utilizados atualmente na indústria têxtil. Assim, apresento todo o processo de produção artesanal do Texticel desenvolvido em testagens, reações e manipulações, com o intuito de explorar e desenvolver a plasticidade e as possibilidades desta matéria. Um projeto que aglomera três vertentes: a pesquisa laboratorial, o relatório sobre o método, as ferramentas e as experiências realizadas e, como corolário, uma exposição que apresenta as conclusões obtidas e os objetos conseguidos.
- Melhoria do OEE de uma linha de enchimento de bebidasPublication . Ribeiro, Andreia Marisa Costa; Marques, Catarina Moreira; Oliveira, Lia Coelho deA evolução tecnológica verificada ao longo dos últimos anos, bem como a globalização, deram origem a uma crescente competitividade do mercado e, consequentemente, a um aumento da exigência dos clientes. De forma a acompanhar estes avanços, as organizações passaram a apostar em processos de melhoria contínua, que permitem, por um lado, otimizar a produtividade e, por outro, reduzir os custos industriais. Estes processos envolvem a implementação de indicadores de desempenho rigorosos e eficazes, tal como o OEE, que permitem medir de forma consistente o desempenho de uma linha produtiva e, ao mesmo tempo, identificar os principais pontos fracos e passíveis de melhoria. O Super Bock Group é uma empresa portuguesa de bebidas refrescantes, cuja atividade principal assenta no negócio das cervejas e das águas engarrafadas. Ao longo dos anos, de forma a fazer face às exigências dos clientes, a empresa foi realizando várias restruturações no seu portefólio de produtos e instalações, o que levou a quebras de eficiência, principalmente no enchimento. Atualmente, a linha 2 é aquela que apresenta um OEE mais crítico, tendo sido o foco principal deste projeto. Neste contexto, de forma a dar resposta às ineficiências do processo, foram identificadas e caracterizadas as principais causas associadas ao reduzido OEE e sugeridas diversas ações de melhoria, no sentido de contribuir para um aumento generalizado da eficiência operacional da empresa. Os principais problemas identificados foram a elevada taxa de avarias, mudanças, limpezas e tempo degradado. Através de um trabaho conjunto entre as áreas da manutenção e produção, foi possível aumentar em 1,8% o OEE entre 2021 e 2022. No entanto, OEE é um indicador cujos resultados são alvo de constante mudança, sendo o seu estudo e melhoria um trabalho contínuo, em que novas ações devem ser delineadas, a curto e longo prazo, à medida que novos problemas vão surgindo.
- Publicidade a suplementos alimentares e medicamentos não sujeitos a receita médica em PortugalPublication . Mota, Nádia de Fátima Cerqueira; Pinho, Cláudia Marta Libreiro deA publicidade televisiva de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e suplementos alimentares (SA) é uma forma de comunicação em saúde comum. Porém, são escassos os estudos que explorem a quantidade, frequência e tipo de informação publicitada. O trabalho tem como objetivo estudar a publicidade de MNSRM e SA, em meio televisivo, em Portugal. Estudo descritivo e transversal, com recolha de anúncios de MNSRM e SA, por gravação, durante 10 meses, de canais da televisão portuguea (RTP1, SIC, TVI). Foram visualizados 6562 anúncios (5584 para MNSRM; 978 para SA), correspondentes a 60 MNSRM e 26 SA diferentes. Todos MNARM referiam as indicações de uso e cuidados de segurança, como referido na legislação; nenhum SA referiu ter propriedades profiláticas, de tratamento ou cura. Nos SA de venda online/telefone as informações foram insuficientes. O grupo farmacoterapêutico 6 (Aparelho Digestivo) foi o mais publicitado (1901 anúncios), estando associado ao tratamento de condições de saúde comuns. Os SA mais publicitados foram para o reforço da imunidade, excesso de peso e bem-estar geral (606 núncios). A publicidade pode ser benéfica para a saúde pública, desde que as informações divulgadas sejam claras, legais e baseadas em evidências científicas.
- Os impactos da assimetria de informação no spread bancárioPublication . Macedo, Luís Rafael Ferrás; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira da; Lopes, Isabel Cristina da SilvaA presente dissertação de mestrado trata-se de uma investigação empírica que pretende avaliar se a assimetria de informação terá sido um dos determinantes do spread bancário, no periodo de 2013 a 2019. Desta forma, foram utilizados indicadores de assimetria de informação construídos a partir da pesquisa do Banco Mundial do relatório Doing Business. Os dados para a realização deste estudo, também foram recolhidos em bases de dados do FMI e Heritage Foundation tendo-se analisado um total de 69 países. Para este propósito é formulado um modelo econométrico que vai ser estimado através de quatro formas: pelo método tradicional dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS), por dois métodos para dados em painel: o de Efeitos Fixos e o de Efeitos Aleatórios e, por fim, por modelos dinâmicos de dados em painel, GMM System. Com base na significância estatística global dos modelos, e com a existência de diferentes níveis de poder explicativo, pode-se concluir que um menor grau de assimetria de informação nos mercados de crédito reduz o spread bancário.
- Literacia da informação e os serviços de informação no ensino superior: o caso da Faculdade de Economia da Universidade do PortoPublication . Preto, Maria Paulina Ramos; Braga, Maria Inês PeixotoIn higher education the process of learning is flexible and structural. At a pedagogical level, methods and techniques are used to stimulate new forms of study where information literacy competences play a decisive role. The rapid changes in society, the unrestrained production of information, the galloping evolution of technologies are challenging for the information services and demand from them constant answers and adaptations. Services are faced with constraints that they try to overcome by inventing and reinventing ways to stay alive within organisations and to respond to users' demands. Information professionals are taking on different roles, developing skills and adapting to the new information age, where digital information reigns and is spread worldwide by rapid communications and sophisticated technological means. In a changing reality, it is urgent to assess whether services are, in the field of information literacy, developing activities that enrich the community and communicate effectively. The purpose of this master thesis is to assess to what extent information services contribute to the development and improvement of information literacy skills in higher education. The work is developed with a quantitative and qualitative approach, in the form of a case study in an observable reality at the Faculty of Economics of the University of Porto and uses surveys and interviews as data collection techniques. The results of the surveys and interviews reveal that the academic community is not aware of the activities developed by the library and the resources it provides and that there is a low participation in information literacy training activities. Gaps in information literacy skills are detected in relevant areas such as bibliographic research and information ethics. In this context, future perspectives are presented in order to mitigate and combat the shortcomings identified, namely at the level of training planning and marketing.
- Machine Learning como driver do ebusinessPublication . Costa, Cláudia Miranda da; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira; Trigueiros, Paulo José de Albuquerque CardosoThe procedure of this dissertation was encouraged by the great growth of electronic commerce and the latest exponential technological development. The impact of artificial intelligence – namely machine learning, which is one of the sub-areas of AI – on ebusiness was the generative fundamental question propelling this investigation. The implementation of machine learning in e-business aims to improve the performance of experiences and predictions of certain consumer behaviors when shopping online – without being expressly programmed. During the course of the study, relevant subjects were addressed to better understand the impact of AI on e-business, such as e-business and e-commerce, that for the majority of people mean the same, which is not correct. The increasing interest of the generic public in sharing data (e.g. opinions and feelings throughout comments and other interactions) contributed to collecting a greater volume of information present on digital platforms. In order to underline the impact of artificial intelligence on electronic business, sentiment analysis was conducted using machine learning algorithms. Tweets related to Amazon products were collected and processed with text mining techniques leading to the identification of certain feelings. Consequently, we are able to understand the intentions of the current customer, and potential customers, in relation to certain products or services.
- Intervenção não-farmacológica e não-cirúrgica na disfunção temporomandibular: Revisão sistemática e meta-análisePublication . Assunção, Rafael Caria; Carvalho, Paulo; Albuquerque, Miguel; Ribeiro, AndreaA DTM concerne um grupo de condições músculo-esqueléticas e neuromusculares com afeção dos músculos mastigatórios, da ATM e/ou de estruturas associadas. Constituindo um problema de saúde pública major. O objetivo deste estudo assenta na análise da eficácia e efetividade das intervenções não farmacológicas e não cirúrgicas em utentes com DTM. A pesquisa desta revisão sistemática ocorreu em bases de dados online, sendo considerados estudos experimentais, do tipo randomizado controlado, com data de publicação entre novembro de 2010 e janeiro de 2022. Na estratégia de pesquisa foram utilizadas palavras-chave e títulos de temas médicos. Incluíram-se estudos mediante o cumprimento dos critérios de elegibilidade, que comparam a intervenção não-farmacológica e não-cirúrgica com a intervenção farmacológica, cirúrgica, placebo ou sem intervenção, em sujeitos com DTM, através da avaliação de dor (EVA) e função mandibular (MAM). A heterogeneidade foi avaliada pelos testes do X2 e I2. Esta revisão está registada na PROSPERO com protocolo nº CRD42020216689. As intervenções N-F/N-C superiorizam-se ao placebo para a dor e à cirurgia para a função mandibular. As intervenções não farmacológicas/não-cirúrgicas devem ser adotadas como primeira linha de intervenção. Sendo necessários mais estudos para estabelecer um protocolo de intervenção mais eficaz na DTM.
- Perceção de work-life balance pré, peri e pós pandemia: vivências pessoais e políticas organizacionaisPublication . Godinho, Leonor Ferreira Trindade Mendes; Araújo, Manuel Salvador Gomes deNo mercado de trabalho atual, já não são apenas as questões salariais ou a progressão de carreira que definem quão aliciante um desafio profissional poderá ser. Cada vez mais existe a procura do equilíbrio entre as múltiplas dimensões da vida pessoal e profissional. O ritmo de trabalho e a pressão para atingir objetivos é cada vez maior e muitas das vezes há profissionais que sentem a necessidade de trazer para casa, parte das tarefas que não foram finalizadas. Segundo a Ordem dos Psicólogos (2020), a pandemia Covid-19, veio agravar esse desequilíbrio, uma vez que as esferas pessoais e profissionais ficaram cada vez mais indissociáveis e implicou uma reorganização profunda naquilo que eram as rotinas do dia-a-dia. Neste sentido, esta investigação tem como principais objetivos: 1) Descrever a realidade de antes de março de 2020, isto é, como era vista a questão do trabalho e como é que os profissionais geriam o work-life balance (WLB); 2) Compreender quais as consequências do covid-19 no work-life balance e quais foram as estratégias que as empresas e os colaboradores adotaram como forma de reagirem a esta circunstância; 3) Identificar quais são as tendências organizacionais que as organizações pretendem adotar para que haja ainda uma maior preocupação e enfoque no work-life balance. Foi utilizada uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com recurso a instrumentos como o questionário da Dra. Perdigão (2019), assim como o GHQ12 - The 12-Item General Health Questionnaire. As principais conclusões do estudo indicam que o desequilíbrio entre as múltiplas esferas é de facto um risco psicossocial e prejudicial para os trabalhadores. Embora as organizações sejam já percecionadas como tendo abordagens de WLB, a perceção dos trabalhadores é de que podem ir mais longe. As pessoas afirmam estar de boa saúde, no entanto, revelam níveis de stress maiores durante a pandemia, sendo o valor de morbilidade mental (ansiedade e depressão) também considerável (15,2%). O cenário ideal de trabalho no futuro imaginado pelos colaboradores é maioritariamente misto (50% presencial, e 50% remoto), preferindo a seguir trabalho mais remoto do que presencial. A flexibilidade horária, a implementação de um regime híbrido e o respeito pelas horas de descanso são as áreas que apontam de melhoria às organizações para uma melhor WLB. No que concerne às estratégias, para lidar com a harmonia entre as dimensões da vida futura, a tendência de subida da procura de profissionais especialistas na área, é clara.
- Hummy - felicidade no trabalho em contexto de pequena empresaPublication . Silva, Marina Andreia Magalhães; Andrês, Adelina Maria Granadocada vez mais tem merecido a atenção dos responsáveis de Recursos Humanos que procuram que as suas ações estejam em conformidade com aquilo que hoje em dia é considerado a felicidade no trabalho. Cada vez mais este tema tem ocupado um lugar de maior destaque, uma vez que é umaferramenta para o êxito de uma organização. Este estudo debruçou-se sobre a Hummy Portugal, uma pequena empresa que se dedica ao comércio de doces, tendo já cinco lojas abertas pelo país. Inicialmente, foi efetuada uma recolha de conceitos de felicidade no trabalho para diferentes autores, e posteriormente foram analisados os valores por estes mencionados. Com este trabalho quis-se perceber quais são as motivações e os principais valores que se consideram imprescindíveis para que exista felicidade no trabalho, considerando um grupo restrito de pessoas. Ao longo deste trabalho foram analisados os pilares considerados importantes para que exista felicidade no trabalho; para isso recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a algumas funcionárias da Hummy Portugal. Este foi o método aqui considerado mais eficaz, uma vez que se conseguiram obter respostas mais abrangentes e que consequentemente permitiram um estudo mais aprofundado. Após uma análise às respostas das três entrevistadas, conclui-se que o reconhecimento (feedback positivo), a liberdade criativa e o “bom ambiente” entre os membros são as principais motivações para que exista felicidade no trabalho. Um dos maiores obstáculos neste trabalho foi a seleção de informação, uma vez que já tanto foi estudado sobre o tema, selecioná-la de maneira a que se conseguisse tirar o maior proveito e aplicá-la da maneira adequada naquilo que eram os objetivos do meu trabalho. O principal contributo foi o facto de ter a possibilidade de fazer este estudo aplicado a uma empresa, e ter a oportunidade de apresentar perguntas totalmente dirigidas àquilo que era a questão de estudo. Por fim, creio que retiro uma análise desta questão que vai possibilitar exercer o meu trabalho de uma melhor maneira.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »